quarta-feira, novembro 30, 2005

Pregador

A foto da pequena aglomeração ao lado da banca de revistas tenta flagrar um pregador falando a algumas pessoas.

Os pregadores fazem parte da paisagem da cidade. É possível encontrá-los no Largo Glênio Peres, como nessa foto, na Rua da Praia, tentando falar ao passantes apressados, ou na Praça da Alfândega, onde sua pregação se dirige aos que sentam por alguns momentos no bancos.

Algumas pessoas lhes dão ouvidos. Algumas mesmo se convertem .

"Você precisa sentir o poder de Jesus Cristo! Você precisa se render ao Espírito Santo!"
"Não adianta você tentar se esconder de Deus na cachaça, na maconha, no crack! Não! Você precisa reconhecer que precisa de Deus!"


Auto-Retrato

Para quem reclamava, que o meu blog não possuía foto minha...



Chegou Natal (VII)

Fotos tiradas no saguão da Agência Central do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul).




Prefeitura de Porto Alegre

Abaixo, fotos da Prefeitura de Porto Alegre, ou Passo Municipal com preferem alguns. Com seu chafariz em frente, e suas pombas.



Umbigo

- E aí? Entendeste o porquê de "Voltas em Torno do Umbigo"?
- É. Voltas em torno da Praça da Alfândega.
- Mais ou menos...

Rua da Praia

Ou Rua dos Andradas, seu nome oficial. Aqui uma imagem, feita a partir da esquina da Rua da Praia com a Rua Caldas Júnior.



Porto Alegre, 26 Graus na Praça da Alfândega

A temperatura diminuiu um pouco devido a um chuvisco. Por volta das 15 h, a temperatura era de 26º C. A previsão de máxima para hoje era de 34º C.
Nesta nota, outra fotos da Praça da Alfândega se fazem presentes. Ela, a praça, continua desimpedida e agradável para caminhar, por enquanto.



Praça da Alfândega Entregue aos Pedestres

Só não se sabe por quanto tempo...



Porto Alegre, 31 Graus

31º C era a temperatura exibida pelos termômetros digitais, no centro da cidade, por volta do meio-dia.



Chegou Natal (VI)

E este Papai Noel gigantesco foi colocado sobre a fachada do Rua da Praia Shopping.



Fotomontagens e Panorâmicas

Durante a consolidação de Josef Stalin na União soviética, na década de 1930, ficaram célebres os retoques em fotografias, onde "sumiam" os antigos líderes bolchevistas que iam caindo em desgraça. Isso no início do século XX, com manipulação de filmes.
Hoje em dia, o processo de retocar fotografias digitalmente ficou bem mais fácil, além do alcance de ditadores todo-poderosos.
As fotos abaixo são uma seqüência tiradas da Catedral Episcopal (Anglicana) do centro de Porto Alegre, que fica na rua dos Andradas, 880, e que resultaram na montagem final feita com o software Autostitch (http://www.cs.ubc.ca/~mbrown/autostitch/autostitch.html) e retocada com o Gimp (www.gimp.org) .


segunda-feira, novembro 28, 2005

Em Porto Alegre, 33 Graus

Era o que marcavam os termômetros digitais, por volta das 3:00 da tarde.



domingo, novembro 27, 2005

Sem Teto

Descobri, pelo Correio do Povo de hoje, 26/11/2005, que a manifestação de Sem Teto ontem (ver nota abaixo) deve ser parte da "Marcha dos Sem" acontecida ontem aqui.

Liberdade de Imprensa, Liberdade de Empresa

A propósito da nota anterior, no saite Liberdade de Imprensa há um sistema de busca. Eu procurei por "Lúcio Flávio Pinto", e "Maiorana", sem resultados.

Jornalista Premiado e Ameaçado

O texto a seguir foi publicado no boletim semanal do Observatório da Imprensa, e é copiado aqui com autorização. O texto original, com uma petição para que parem as perseguições, pode ser encontrado aqui:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=356CID005 .

LÚCIO FLÁVIO PINTO
Jornalista premiado e ameaçado

Rede Cipó Comunicadores da Amazônia e Rede Rios Vivos

O jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal, necessita do apoio incondicional da opinião pública brasileira por ser vítima permanente de perseguições e injustiças em represália à sua determinação de buscar a verdade no cumprimento dos preceitos universais do jornalismo. Entre os que querem calar Lúcio Flávio encontram-se os dirigentes do grupo de comunicação Organizações Rômulo Maiorana (ORM) e representantes da Justiça do Pará.

A indignação se estende a entidades como a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Organizações Globo e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção do Pará, pela omissão acerca das agressões, inclusive físicas, praticadas por integrantes do Grupo de Comunicação Organizações Rômulo Maiorana (ORM), que tem tentado de diversas formas calar a voz do jornalista Lúcio Flávio Pinto em defesa da terra e do povo da Amazônia. O Grupo ORM detém os direitos de retransmissão da Rede Globo no Pará.

Lúcio Flávio Pinto é um ícone da profissão no Brasil e no Pará, tendo recebido diversos prêmios, entre eles o Esso, o mais prestigiado da imprensa nacional. Este ano, ele foi um dos escolhidos para receber, em Nova York, o Prêmio Internacional da Liberdade de Imprensa, concedido pela organização Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ - Committee to Protect Journalists). O CPJ é uma organização dedicada a defender a liberdade de imprensa.

Por causa dos processos, Lúcio Flávio Pinto tem sido impedido de se ausentar do Pará. Na entrega do prêmio da CPJ, está sendo representado por sua filha, Juliana da Cunha Pinto. O jornalista responde a 19 processos na Justiça do Pará, decorrentes de informações publicadas no Jornal Pessoal, uma publicação quinzenal editada por ele há mais de dez anos. Se ele deixar a cidade de Belém, pode perder o prazo para algum recurso ou sofrer uma condenação, que, eventualmente, pode levá-lo a pagar uma multa ou, pior, à prisão.

A maioria desses processos é movida por integrantes da família Maiorana, da Rede ORM, que edita o jornal O Liberal (o maior do Pará) e dona da TV Liberal, afiliada da Rede Globo. Em janeiro, em um restaurante de Belém, Lúcio Flávio Pinto foi brutalmente espancado por Ronaldo Maiorana, com o auxílio de dois guarda-costas. Mesmo com queixa na delegacia e exame de corpo de delito, Maiorana abriu mais um processo contra Lúcio, dizendo ter sido o jornalista o agressor. Em outro processo, Maiorana quer impedir o jornalista de publicar qualquer informação acerca da família Maiorana, num ato de censura prévia.

Lúcio Flávio Pinto é o único jornalista brasileiro vítima da perseguição implacável de uma empresa jornalística, o grupo ORM, que é um dos financiadores do portal Liberdade de Imprensa, criado em parceria da Unesco e Associação Nacional de Jornais(ANJ). O diretor do grupo, Ronaldo Maiorana, que espancou o jornalista, preside a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da Ordem do Advogados do Brasil - Pará.

sábado, novembro 26, 2005

Parabéns aos Gremistas

Parabéns pelo inédito título de campeão da segunda divisão do campeonato brasileiro. O que dará direito a jogar na primeira divisão no próximo ano.
O Grêmio chegou ao inédito título após um jogo totalmente incrível com o Náutico, de Pernambuco. Os jogadores do Náutico erraram dois pênaltis, e o Grêmio fez o gol que lhe deu a vitória após ter quatro (quatro!!) jogadores expulsos, enquanto o Náutico teve um jogador expulso.
Este título, e esta vitória, ficarão muito tempo na memória dos gremistas!

Porto Alegre, 27 Graus

Em Porto Alegre, hoje à tarde, 27º C. Dia de sol na capital do Rio Grande do Sul.



Manifestação de Sem Teto

Houve manifestação na Rua Caldas Júnior, quase esquina com a Avenida Mauá.



sexta-feira, novembro 25, 2005

Hoje é Dia de Ação de Graças

"Aclamai a Deus toda a terra!" - Livro dos Salmos, capítulo 66, verso 1.

Hoje é Dia de Ação de Graças. E eu tenho certeza de que pelo menos a igreja que eu freqüento está reunida para celebrar Ações de Graças ao Senhor. Fisicamente eu não estarei lá, mas lembrarei de anos anteriores e serei grato.
A nossa igreja manteve esta tradição, após ter sido fundada na década de 1930 por missionários norte-americanos.
A propósito, eu não sabia, mas a celebração de Ação de Graças faz parte do calendário brasileiro, através de ato do Congresso votado no governo Gaspar Dutra, e retificado pelo General Castelo Branco. A quarta quinta-feira do mês de novembro.

quinta-feira, novembro 24, 2005

Chegou Natal (V)

Mais uma foto do Rua da Praia Shopping.




Chegou Natal (IV)

Estas imagens são do condomínio onde moro...



Ainda Mais Sobre Criação (II)

(Cronc, ou Kronk, ou Cronck, ou Kronck[de quantas maneiras é possível escrever um nome próprio do qual não se conhece a grafia, apenas a fonética?] é um personagem do desenho animado dos Estúdios Disney chamado A Nova Onda do Imperador, patético, mas muito simpático)

Como diria o Cronc, "Ai, quanta emoção!".

Abaixo está texto que recebi como comentário para o meu "post" Ainda Mais Sobre Criação. Como o comentário veio sem procedência (anônimo), estou copiando-o para cá, para mostrar quantas possibilidades interpretativas diferentes são possíveis tomando-se a Bíblia como base para a ciência:

Quem disse que a Teoria Evolucionista não pode ser integrada a Criacionista?
A Igreja? Essa mesma Igreja que matou um cara que disse que a Terra gira em torno do Sol?
Bom, não tem problema, a Igreja já pediu desculpas por isso...
Opinião pessoal: DEUS é infalível! A Igreja, por ser constituída de homens (falhos) é falha!
Visão pessoal: a Bíblia está correta! O que está errado é nossa interpretação dela.
Afinal, segundo a Teoria Evolucionista, o homem evoluiu desde organismos unicelulares, passando por seres semelhantes aos nossos primatas de hoje, até chegar ao que somos. Em nada contraria a Bíblia, nela diz que o homem foi criado por DEUS a partir do barro. Os seres unicelulares proliferam em meio ao barro, logo, temos a confirmação da fé pela ciência.
DEUS criou o mundo em 7 dias. Quem pode afirmar que os 7 dias de DEUS são iguais aos 7 dias do homem? Cada dia de
Deus não poderia ser o equivalente a 1 bilhão de anos do homem???
(só ainda não consegui identificar a interpretação correta da criação de Eva, mas, tenho certeza, deve haver)
A ciência evolui. E conforme isso acontece, deveríamos ir aplicando-a na interpretação da Bíblia. Não devemos esquecer que as palavras da Bíblia foram escritas para pessoas que acham a chuva, um eclipse, milagres. E não fenômenos físicos.

A emoção é que é um comentário que complementa / questiona o conteúdo do blog. O primeiro assim... :)

Ministro Esperto

O texto abaixo é um trecho de reportagem do jornal Folha de São Paulo, do dia 23 de novembro de 2005:

"A deputada Luciana Genro (PSOL-RS) acusou o ministro de ser "o precursor, em Ribeirão, dos métodos que o PT utiliza hoje, de desvio de dinheiro em benefício do partido". "As denúncias contra o senhor são mais fortes do que as que pesam contra o deputado José Dirceu (PT-SP)." João Fontes (PDT-SE) disse que Palocci "perdeu as condições ética e moral para continuar ministro da Fazenda". Palocci não respondeu. Argumentou que ele e Luciana não haviam feito perguntas."

Porto Alegre, 19 Graus

O Gaúcho é um forte!
De ontem para hoje, a temperatura caiu 20º C.



Porto Alegre, 40 Graus

23 de novembro de 2005: Na esquina da Rua da Praia com a Ladeira, o relógio digital variava entre 39º e 40º C.


terça-feira, novembro 22, 2005

Gravadoras Querem Manipular Consumidor Conforme Este Analista

De um saite especializado em Macintosh:

http://www2.uol.com.br/macpress/noticias/c033s04300.shtml

Blade Runner Fora de Catálogo

O protesto de um colunista do saite WebInsider:

Ônibus de Turismo

Porto Alegre também tem.



Ainda Mais Sobre Criação

Quando meu filho me pergunta como conciliar crenças sobre a Criação no Gênesis, com as idéias da evolução dominantes na ciência hoje, eu costumo fazer uma aproximação ontológica, a qual eu acredito que não chega a fazer muito sentido para ele, informando que a Bíblia é um livro que começou a ser escrito há cerca de 3.500 anos atrás, e terminou de ser escrito por volta do ano 90 da era cristã. O método científico como existe hoje começou a nascer há uns 300 anos apenas, com as experimentações de Galileu, continuadas por Newton, e as especulações de Descartes. A Bíblia não surgiu como manual científico, e não me parece que essa fosse sua proposta.

Nas ciências "duras", como a física, ou a biologia, é possível analisar evidências por testes, ou observando através da parafernália ótica e eletrônica que foi desenvolvida nestes 300 anos. A física teórica conseguiu desenvolver sofisticados modelos matemáticos, que procuram explicar até a origem do universo conhecido, e mesmo do universo que os nossos sentidos não conseguem conhecer.

E onde eu coloco a evolução nisso tudo? Para mim é como um sistema de crença laico que procura afastar a Providência (Deus) como hipótese teórica. Afinal não se pode submeter Deus à observação microscópica ou macroscópica, nem se criaram equações para colocá-lo como hipótese válida e testável. Como diria o Paulo Francis, não se pode provar a existência de Deus (nem a inexistência, também dizia ele, a propósito).

Rua Doutor Flores, 21 de novembro de 2005, 21 h 20 min

Por volta de nove horas da noite a rua Doutor Flores é agradável de caminhar. Todo o intenso comércio de móveis e eletrodomésticos da rua está fechado. O movimento parece com o do final da semana. Não é o formigueiro humano que existe durante o horário em que o principal comércio está aberto, mas também não é um deserto completo. Muitas pessoas caminham para baixo e para cima. Quem são estas pessoas? Trabalhadores que esperaram passar a hora do "rush", estudantes saindo de seus cursos, ... Há ainda taxistas nos pontos aguardando passageiros, na esquina com a Otávio Rocha há um vendedor de churrasquinho de gato, também há alguns papeleiros revirando o lixo a procura de algum material para reciclagem que lhe garanta algum trocado.

Estudantes saindo de seus cursos. Como se estuda nesta cidade. As pastas e bolsas denunciam alunos de primeiro e segundo grau, alunos de cursos profissionalizantes, alunos de graduação superior, e mesmo de pós-graduação. É a luta por melhores condições de vida.

Não sei porquê, mas me sinto bastante tranqüilo e seguro caminhando por esta rua em direção ao ponto do ônibus que me levará para casa. Talvez seja porque eu seja um indivíduo do sexo masculino, relativamente grande, em idade adulta. Os descuidistas vão procurar vítimas mais fáceis para predar.

Senegalês

Assim também é chamado o calor do verão de Porto Alegre. Embora eu acredite que poucas das pessoas que afirmam isso tenham de fato experimentado o calor do Senegal, país do noroeste da África.



Fonte do mapa: http://www.globosapiens.net/subapp_countries/app_data/maps/senegal-map.jpg

Canícula

Nos países de fala espanhola esta palavra é comumente relacionada ao calor do verão. Nos países de fala espanhola, que ficam no hemisfério norte, eles relacionam ainda a canícula com o solstício de verão, ao redor de 22 de junho, sendo que as nossas fogueiras São João são celebradas no dia 24 de junho por causa disso. O auge do verão.

Também há relação com a estrela mais brilhante no céu: Cão Maior, ou, se preferir, Canis Major, Sirius.

Neste novembro, a canícula já se instalou em Porto Alegre.

Hoje, 22 de novembro de 2005, 37ºC à sombra.

Ainda Sobre Criação

Para desconsolo do apresentador Pedro Bial, 63% dos telespectadores do Fantástico de ontem, 20/11/2005, acharam que a teoria da Criação deveria ser ensinada nas escolas. Participaram dessa votação telespectadores que pudessem telefonar para a Rede Globo, durante o programa, num período de aproximadamente 3 minutos.

Criacionismo x Evolucionismo

No dia 16/05/2005, a rádio Gaúcha, em seu programa "Polêmica", que é transmitido de segunda a sexta-feira, às 9 h 30 min, propôs aos seus ouvintes, no que eles acreditavam, criacionismo ou evolucionismo? Não havia matizes, nem gradações possíveis, apenas isso.

Sendo que o moderador, o Lauro Quadros, ao referir-se ao criacionismo, falava sempre em "aquilo que a gente aprendeu quando criancinha nas aulas de catequese, Adão e Eva, e tal...".

Para minha agradável surpresa a votação, que é feita por telefone, naquele dia, deu 51% de opções pelo evolucionismo, e 49% para o criacionismo, praticamente um empate, o que é uma agradável surpresa, diante de todo o bombardeio de divulgação científica que é feito sistematicamente contra a crença em um Criador.

A pesquisa não possui método estatístico, é baseada apenas na boa vontade de ouvintes que se dignam a ligar para a rádio. Eu nem mesmo soube quantas pessoas fizeram isto, mas é bom saber que o número dos que se dispõem a ligar para uma rádio a respeito do assunto é praticamente igual para ambos os lados.

A Propósito da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Este linque (http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm) possui uma cópia completa da tal Declaração, em 21/11/2005. Também o Ministério da Justiça do Brasil possui uma cópia em seu saite (http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm).

segunda-feira, novembro 21, 2005

Bush na China

Fez bem o Presidente dos Estados Unidos, em se solidarizar com os cristãos chineses, quando de sua estadia na China, indo a uma Igreja, entre as que são permitidas oficialmente.

É possível objetar que, como estrangeiro, ele está se imiscuindo em um assunto interno da China. Mas a China é país membro da ONU, e como tal signatária da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E no artigo segundo da Declaração se diz " todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. " E mais, no seu artigo 18, " Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular. " Assim faz todo sentido esta demonstração de solidariedade.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, de hoje, há cerca de 80 milhões de cristãos "oficiais" na China, e um número indefinido de cristãos não vinculados a alguma das igrejas permitidas pelo Estado.

Ainda Sobre a Feira do Livro

A Feira do Livro de Porto Alegre é um grande potencializador dos negócios em torno da Praça da Alfândega. A RBS TV entrevistou um pipoqueiro para demonstrar isso.
Quem freqüenta o McDonald's da Rua da Praia, em frente à Caixa Econômica Federal, deve ter constatado que durante o período da Feira o movimento de fregueses era muito maior, do que era antes, ou está sendo agora após a Feira.



Chegou Natal (III)

A foto abaixo é do Shopping Rua da Praia.



Lago Rio Guaíba

O ator Werner Schünemann, quando esteve no Programa do Jô, e lhe foi perguntado como se chamava o acidente geográfico que banhava a cidade de Porto Alegre, respondeu que o fluxo d'água era um lago. "O Lago Rio Guaíba", informou ele. Faz bastante sentido. Gaúchos com idade de trinta e alguma coisa anos de idade cresceram ouvindo falar do Rio Guaíba, que inclusive tinha balneabilidade até o início dos anos 1970 (ainda hoje há alguns corajosos que insistem em se banhar no Guaíba à altura do bairro Ipanema).
Em algum momento entre os anos 1970 e 1980, o Guaíba passou a ser chamado de estuário. Algo maior que um rio, e que recebia águas dos rios Gravataí, dos Sinos e Jacuí. No encontro dessas águas há um grande e belo delta, que infelizmente é difícil de ser apreciado.
E de uns tempos para cá, o Guaíba virou lago. Então, é isso aí, Lago Rio Guaíba, embora alguns queiram reduzir para Lago Guaíba.