terça-feira, janeiro 31, 2006

Porto Alegre, 24 Graus

Dá para pensar que é clima de primavera em pleno verão: 24º C segundo o relógio-termômetro.
O Canal do tempo informa 25º, e sensação térmica de 26º, com umidade relativa do ar de 69%. E realmente está um pouco abafado...
--


Porto Alegre, 30 Graus

Segundo o Canal do Tempo, 29º C, com sensação térmica de 31º C. Mais cedo, a temperatura esteve bem mais alta, por volta de 35º C. No meio da tarde parecia que uma tempestade de verão estava se armando. No fim, foi só brisa.
--


Fórum Social Mundial

No início do Fórum Social Mundial - seção Américas, eu imaginava que não haveria correspondentes enviados para cobertura do evento, mas eu estava enganado. A Rede Globo enviou repórteres, a Folha de São Paulo também, e provavelmente muitos outros que eu não sei, nem saberei, agora que o Fórum está terminando.
Parece que o Fórum Social é um evento que se vai consolidando mesmo.

domingo, janeiro 29, 2006

Feliz Ano Novo!

Hoje, 29 de janeiro, está começando um novo ano lunar, em oposição ao ano solar que começou no último dia 1º de janeiro.
Por exemplo, para os chineses, hoje está começando o ano do cachorro de fogo, substituindo o ano do galo de madeira que termina.
Feliz Ano Novo!

sábado, janeiro 28, 2006

Porto Alegre, 26 Graus

Temperatura de 26º C, e sensação térmica de 28º C, segundo o Canal do Tempo.

Correção: O Dia de Reflexão Pelo Holocausto é 27 de Janeiro

sexta-feira, janeiro 27, 2006

26 de Janeiro, Dia de Reflexão por Auschwitz

...

Clima

Tempos atrás, uma revista semanal fazia propaganda na televisão, dizendo quem em suas páginas havia muito conteúdo útil. Para isso mostrava um homem adulto, relativamente jovem, conversando com outro, mais velho e possivelmente seu superior, sobre uma vasta gama de assuntos, como, por exemplo, saúde, onde a perda de tonicidade dos músculos, devido à idade, podia ser compensada com exercícios físicos; ou o mais recente livro do Saramago, onde supostamente após a leitura da resenha na revista, não seria necessário ler o livro em si, "espetáculo", fala o homem do tal livro, muito eloqüentemente. Acontece que o homem loquaz possuía um teleprompter , o ponto eletrônico; um transmissor-receptor usado, por exemplo, em programas de entrevistas, para passar dicas da direção do programa ao entrevistador; e algum problema técnico interrompe a transmissão da série de informações que alimentavam a conversa. De repente a loquacidade pára, e o homem fica sem ter o que dizer, perdido. Então, ele apela: "será que chove?..."
Clima é um assunto ameno, que sempre justifica o ato de puxar alguma conversa. Não é à toa, que este blog quase diariamente fala do tempo em Porto Alegre.
E agora há pouco, vi uma informação de uma massa de ar quente e seco está afligindo o centro do país. O Rio de Janeiro alcançou ontem a temperatura de 40,3º C, São Paulo 34,5º C, Vitória 36º C, Brasília 31,4º C, e Belo Horizonte 35º C, sendo que na capital mineira, a umidade relativa do ar esta em apenas 26%, um risco para a saúde pública (http://infotempo.uol.com.br/zml/jt?act=details&start=&start1=&act1=&id=21759).
É um verão quente este.

Porto Alegre, 31 Graus

O sol hoje veio com toda a força. 31º C, segundo nosso relógio-termômetro. 27º C, com sensação térmica de 28º C, e umidade relativa do ar de 61%, segundo o Canal do Tempo.
--



quarta-feira, janeiro 25, 2006

Canal do Tempo

Para quem não percebeu, o Canal do Tempo, com o tempo em Porto Alegre, tem link na coluna ao lado.

Porto Alegre, 32 Graus

O sol voltou a Porto Alegre, embora sem muita convicção. O relógio termômetro marcava 32º C. O Canal do Tempo marcava 29º C, e sensação térmica de 31º C.
O sol veio sem muita convicção porque, durante o dia, quem olhasse para leste veria nuvens, tempo nublado. Em determinado horário chegou a chuviscar no final da manhã. E no final da tarde, caiu uma tempestade de verão, forte, mas bem rápida.
Veremos amanhã.
--


Recado: Assembléia do Concílio Mundial de Igrejas em Porto Alegre (II)

Caro Pastor,

Confirmando, o recado que lhe enviei ontem, vai mesmo acontecer a Assembléia Geral do Concílio Mundial de Igrejas, aqui em Porto Alegre, de 14 a 23 de fevereiro próximos, no centro de eventos da PUC. Aquele saite da Internet, tem versão em português, com várias informações (
http://www.wcc-assembly.info/po/sobre-a-assembleia.html)

Att.

Zé Alfredo

Gênio!

Recado ao meu Pastor: Assembléia do Concílio Mundial de Igrejas em Porto Alegre

Caro Pastor,

O senhor viu que está marcado agora para o mês de fevereiro, entre os dias 14 e 23, uma assembléia do Concílio Mundial de Igrejas, em Porto Alegre?
Link (em inglês:)
http://www.wcc-assembly.info/?id=1098&tx_ttnews%5Btt_news%5D=5833&tx_ttnews%5BbackPid%5D=1637&cHash=c93842ae63

Zé Alfredo.
.

O Calor de Porto Alegre

Não quero que me entendam mal.
Eu adoro Porto Alegre. Dias nublados são algo down , mas Porto Alegre tem esse quê de fazer a temperatura chegar ao insuportável.
Adorei quando vi em outro blog (http://aneaguirre.blogspot.com/2006/01/estado-lquido.html) a comparação que se alguém chega distraidamente em Porto Alegre, e encontra esse nosso calor abafado, vai pensar que chegou em Teresina. É, a capital do Piauí, única capital do Nordeste que não fica no litoral.
Legal também foi um post em outro blog (http://nextstopwillbe.blogspot.com/2005/12/de-volta.html), onde o blogueiro informa que vindo de São Paulo, em dezembro, encontrou uns casais no avião que imaginavam que vinham para Porto Alegre pegar frio!

Porto Alegre, 28 Graus

Segundo o relógio-termômetro, 28º C. O tempo continua nublado, às vezes chove, às vezes pára.
O Canal do Tempo (http://br.weather.com/weather/local/BRXX0186) indica temperatura de 25º C, com sensação de 28º C.
O nosso alívio foi prolongado. Eu achava que hoje, terça-feira, o sol voltaria e iríamos novamente para temperaturas acima de 30º C. Segundo o Canal do Tempo, amanhã deveremos ter um dia ensolarado.

(Hoje eu esqueci das fotos dos relógios!)

terça-feira, janeiro 24, 2006

Justiça (V)

Mas, enfim, quem se importa?

Justiça (IV)

Claro que sempre haverá quem ache que direitos humanos é coisa para proteger bandido.
Claro que quem já sofreu, por exemplo, violência policial injustificada há de discordar.

Justiça (III)

O relatório continua a falar sobre os Estados Unidos, mas aí são os problemas de quase todo país: população carcerária, pena de morte, etc.
Sobre o Brasil (http://hrw.org/portuguese/docs/2006/01/18/brazil12424.htm) , por exemplo, o relatório fala da violência policial, as nossas condições da população carcerária, a violência nos conflitos de terra, a impunidade, e as ameaças que sofrem as pessoas que procuram defender direitos humanos. Faltou no relatório da Human Rights Watch sobre o Brasil uma palavra sobre a questão indígena no país. Nestes últimos anos tivemos mortes de crianças índias em decorrência de desnutrição, e pelo menos um índio morto em conflito por demarcação de reservas indígenas.

Justiça (II)

Tudo isso a propósito de liberação, na semana passada, do relatório anual da organização Human Rights Watch, Vigia dos Direitos Humanos, em uma tradução aproximada (http://www.hrw.org/wr2k6/us/index.htm - em inglês).
Durante a Guerra Fria, a Human Rights Watch foi acusada de ser instrumento da CIA para mostrar o desrespeito aos direitos humanos nos países comunistas. Pode até ter acontecido que a CIA em algum momento tenha instrumentalizado as pesquisas da Human Rights Watch em seu proveito. Contudo, agora o relatório aponta suas baterias contra os Estados Unidos, com as restrições aos direitos dos cidadãos em sua "Guerra ao Terror".
Lá estão os mais de 500 inimigos combatentes postos no limbo jurídico, presos em Guantánamo. O limbo jurídico se dá porque os Estados Unidos têm um sistema jurídico, que em muitos casos pode atribuir a um réu a pena de morte, desde que devidamente processado. Por outro lado, inimigos de guerra capturados em combate, são julgados em casos de crime de guerra, ou liberados para voltarem às suas atividades. Os detidos em Guantánamo não se encaixam em nenhum destes quadros. Estão detidos lá há mais de três anos, sem perspectiva de julgamento, nem de liberação. Mais de 131 prisioneiros já iniciaram greves de fome, e, informa o relatório, 24 estão sendo mantidos vivos sob alimentação forçada.
Além disso, há a questão dos abusos de prisioneiros em interrogatórios. O que é tortura? Simular afogamento é tortura? Isto não causa dor física, talvez pavor psicológico. E submeter um prisioneiro nu, ou quase, a baixas temperaturas, é tortura? Talvez a pergunta mais correta fosse: você gostaria de ser submetido a tal tratamento? Admitiria que seu filho, ou filha fosse submetido?
É uma pena. Os Estados Unidos, com todas as suas idiossincrasias, seria um dos países de onde mais se poderia esperar o predomínio da lei, e da busca da justiça. Contudo, com vistas à proteção dos cidadãos, parece que o Governo Americano, está extrapolando o seu próprio direito.


Justiça

Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.
II Pedro 3:13
O contexto desta passagem da segunda Carta (Epístola) de Pedro é o que certas pessoas confrontam os cristãos dizendo que já faz muito tempo que Jesus se foi, e nada indica que o dia do Juízo vem.
Para fortalecer a esperança, o apóstolo relembra que "para o Senhor mil anos são como um dia, e um dia como mil anos", e que "o dia do Senhor (isto é, o juízo) virá como ladrão" (num momento não esperado, pois se o dono da propriedade soubesse quando vem o ladrão, ficaria de vigia), o apóstolo conclui que aguardamos novos céus e terra em que habitará a justiça.

Porto Alegre, 20 Graus

Em Porto Alegre, 20º C, com chuvas esparsas. Eu acredito que a temperatura é mais alta do que isso, pois, fora a umidade, está bem agradável.
O Canal do Tempo (http://br.weather.com) indica 23º C, com igual sensação térmica. Umidade de 88% .

--


Fórum Social Mundial (V)

A edição asiática do Fórum Social Mundial deverá acontecer em março, em Karachi, antiga capital do Paquistão. O Paquistão está constantemente na mídia. Assim como o Brasil é o país que mata crianças de rua, queima a Amazônia, possui excelentes jogadores de futebol, um Carnaval espetacular, e muitas mulheres "calientes", o Paquistão é aquele país que, desde sua independência do Reino Unido, em 1947, vive em pé de guerra com a Índia, seu estado vizinho, é governado sucessivamente por governos eleitos que se tornam corruptos, e ditadores golpistas, e, não faz muito tempo, explodiu um artefato nuclear. Não sei quanto do estereótipo corresponde à realidade. Seria bom ouvir alguns paquistaneses...


Fórum Social Mundial (IV)

O Fórum neste ano estará subdividido. Sua fatia americana está iniciando em Caracas.
Haverá uma parte na África, no Mali. Isto mesmo, no Mali!
O Mali é uma república que fica no sudoeste da África, tendo sua capital da cidade de Bamako, que é onde se realiza, ou se realizará o Fórum. Sua população é de pouco mais de 12 milhões de habitantes, e sua língua oficial é o francês, falado por mais de 80% da população. Um governo democrático foi estabelecido em 1992, e desde então, três eleições se sucederam. O PIB atual do pais é de cerca de US$ 5, 5 bilhões, e o PIB por paridade do poder de compra US$ 11, 8 bilhões. Renda per capita a partir do PIB por paridade do poder de compra é de US$ 1.000 . Para fazermos uma idéia, este último valor no Brasil é de cerca de US$ 8.500 . Eis o país da edição africana do Fórum.
Dados retirados do saite da CIA - Central Intelligence Agency, World Factbook 2005 (http://www.cia.gov/cia/publications/factbook/geos/ml.html). :)


Fórum Social Mundial (III)

Ainda com relação ao Fórum, o Correio do Povo noticia que um evento paralelo está ocorrendo na fronteira entre Brasil e Uruguai, o Primeiro Acampamento Binacional, com debates políticos e culturais (mais detalhes em http://correiodopovo.com.br).

Fórum Social Mundial (II)

Por outro lado, o jornal Zero Hora enviou um correspondente para Caracas, para acompanhar o Fórum de lá, numa iniciativa única aqui no Rio Grande do Sul, talvez do Brasil. O correspondente, Rodrigo Lopes, está mantendo um blog no saite da Rede Brasil Sul de Comunicações (http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&uf=1&local=1&template=2881.dwt&tp=&section=Blog&&blog=19&tipo=1&coldir=1),
onde é possível acompanhar as observações do Repórter.

Fórum Social Mundial

Este ano, o Fórum Social Mundial se mudou para Caracas, capital da Venezuela, e deixou Porto Alegre.
E a prefeitura não foi capaz de organizar um Porto Alegre Fashion Week para compensar!

Clima Atípico

Levando em consideração, o furacão Katrina, o ciclone(ou furacão?) Catarina, as enchentes na Alemanha há dois anos, e a onda de calor no hemisfério norte que matou várias pessoas no hemisfério norte (mais visivelmente nos Estados Unidos e na França) sem que elas percebessem que estavam entrando em crise aguda de desidratação, será que realmente o clima do planeta está mudando?

Inverno Atípico

Enquanto isso, Moscou está com 30º C negativos, o que é muito frio, mesmo para Moscou.

Verão Atípico (II)

Enquanto isso, dizem que no Rio de Janeiro, a temperatura tem estado próxima dos 40º C. Uau! Bom, mas o Rio de Janeiro tem praia!

Verão Atípico

Leio na Folha de São Paulo, que a temperatura em São Paulo tem permanecido ao redor de 34º C, sendo que a umidade relativa do ar baixou para menos de 30%. Se isso alivia a sensação de "bafo" que sentimos com temperatura e umidade elevadas, por outro lado aumenta os riscos de desidratação.
Enquanto nós temos um refresco com a chuva que tem caído nos últimos dias, os paulistanos estão sendo cozidos.

domingo, janeiro 22, 2006

Porto Alegre, Dia Nublado

Nublado e quente. Neste domingo não passei por algum relógio-termômetro que me indicasse que temperatura estava fazendo.
O Canal do Tempo (http://br.weather.com) indica, agora à noite, 24º C, com sensação térmica de 26º C.

sábado, janeiro 21, 2006

Porto Alegre, 31 Graus

O sol e o calor voltaram mais cedo do que se esperava. Ontem, por exemplo, eu dizia aqui que a chuva deveria ir até a próxima segunda-feira, dia 23.
Hoje 31º C. Segundo o Canal do Tempo (http://br.weather.com), 32º C, e sensação térmica de 36º C.

--


sexta-feira, janeiro 20, 2006

Questão de Semântica (III)

Recebi esta resposta do ombudsman da Folha, mas acho que é resposta automática.

Caro Senhor,
agradeço sua manifestação, levada ao conhecimento da Folha Online.
Atenciosamente,
Marcelo Beraba
Ombudsman - Folha de S.Paulo

Macaco Simão Reflete Sobre a Democracia

"E adorei a charge do Henrique com o Bush pensando, o Bush pensando já é uma piada: "América Latina: um operário no Brasil, um comunista na Venezuela, um índio na Bolívia e uma mulher no Chile, essa democracia tá indo longe demais". Tão abusando da democracia. Rarará!"

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1901200602.htm - para assinantes do UOL)

Porto Alegre, 26 Graus

26º C, com céu nublado. Por volta de 10 h da manhã caiu uma chuva forte. Por volta de 14 h, parecia que as nuvens começavam a se dissipar. Mas à tardinha, o céu continua nublado.
O Canal do Tempo informa 25º C, com sensação térmica de 27º C, e prevê tempo nublado e chuvas até a próxima segunda-feira.

--


quinta-feira, janeiro 19, 2006

Porto Alegre, 23 Graus

23º C segundo o relógio-termômetro, 22º C segundo o Canal do Tempo (http://br.weather.com) . Dia nublado, às vezes chove, mas a temperatura é agradável, principalmente pelo que passamos até domingo, 15.
Lendo a coluna do José Simão, o "Macaco Simão", jornalista da Folha de São Paulo, de hoje (a coluna pode ser acessada integralmente aqui: http://www2.uol.com.br/josesimao/colunafolha.htm , ou, para assinantes do UOL: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1801200603.htm), me deu a impressão que o calor de Porto Alegre se transferiu para a cidade de São Paulo por alguns dias:

"
E o calor? E o bafo! São Paulo não é mais uma cidade, virou uma churrasqueira. Hoje na garagem uma vizinha me desejou: "Bom calor pra você!". Você pega insolação à noite, trancado no quarto e com ar-condicionado ligado! Cadê a Argentina que não manda a frente fria? Boicote! Boicote do Kirchner! A Argentina só manda frente fria no domingo, quando você está dando um churrasco na piscina do prédio. Aí vem a frente fria! "
--



Acesso à Informação

Dias atrás, foi citado neste blog que uma autoridade da União Européia havia criticado empresas como Microsoft, Google e Yahoo, por colaborarem com as autoridades da China continental em restringir aos usuários de Internet chineses o acesso a certas informações. Segundo essa autoridade européia os mecanismos de busca dessas companhias filtravam conteúdos para palavras tais como "democracia", "liberdade" e "direitos humanos".
Ontem, dia 17/01/2006, foi a vez do The New York Times, em editorial criticar estas mesmas companhias, em especial a Microsoft, pois esta abrigava em sua MSN, o blog de Zhao Jing, jornalista chinês. Pois bem, segundo o The New York Times, a Microsoft "fechou" o blog do jornalista chinês, a pedido do governo chinês.
Ainda segundo o editorial, o Yahoo já havia ajudado a condenar um dissidente político, identificando-o para as autoridades como o remetente de uma mensagem eletrônica, com críticas ao governo.
E aí? Que tal?
Para ver o "post" anterior deste blog, clique aqui: <http://voltasnoporto.blogspot.com/2005/12/autoridade-europia-critica-google.html>
Para o editorial do The New York Times (um pequeno cadastro é necessário, e o conteúdo estará aberto nos próximos dias, infelizmente só em inglês), clique aqui: <http://www.nytimes.com/2006/01/17/opinion/17tue2.html?th&emc=th>


Questão de Semântica (II)

O "post" abaixo é uma cópia de um correio eletrônico enviado ao ombudsman da Folha Online, sobre a maneira como o redator se referiu ao Jon Johansen, o DVD Jon, chamado escancaramente de "pirata", sendo que ele não me parece tal coisa.

Questão de Semântica

Acho que a matéria da Folha Online - Informática, com chamada "Pirata registra site para divulgar quebra de códigos" (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19517.shtml) teve um título depreciativo e mal intencionado, pois não me parece que o norueguês Jon Johansen seja um "pirata virtual", como a Folha o chamou. Ele não obtém lucro com a sua divulgação de códigos, e também não rouba ninguém, apenas procura ter liberdade para usar como quiser os produtos que ele mesmo adquire, e dar essa mesma liberdade a outros. Também não consta que ele tenha atacado barcos e navios mares e portos mundo afora.
Será que quando compramos um filme em DVD, temos a obrigação de assistir também os trailers, e as propagandas que vem junto, ou será que poderíamos recusar estes privilégios, se quiséssemos? Quem compra um disco DVD não possui o direito de fazer uma cópia de segurança (o pessoal da Folha já ouviu falar em becape [ou back-up], e além disso todos conhecem a robustez de um disco ótico)?
Enfim, diante do exposto, creio que a Folha deveria reavaliar o seu vocabulário, e usar certas palavras com mais parcimônia.
Att.
Zé Alfredo

terça-feira, janeiro 17, 2006

Porto Alegre, Mudança no Clima (II)

Ontem eu disse que choveu pouco.
Só que depois choveu bastante. E nesta terça-feira, o tempo tem se alternado, ora chuva, ora uma estiada, mas sempre nublado. A temperatura caiu para cerca de 19º C. O Canal do Tempo (http://br.weather.com) informa 20º C, com sensação térmica de 20º C, e umidade relativa do ar de 100%.
Agora, quem não tem aparelho de ar condicionado já pode dormir.



segunda-feira, janeiro 16, 2006

Da Blogosfera: Perigo na Nilo! (II)

Talvez seja só lenda urbana, mas, como dizem, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém (bom, talvez faça mal à galinha).

Da Blogosfera: Perigo na Nilo!

Aviso ao pessoal de Porto Alegre
Recebi um e-mail que parece bastante sério sobre Porto Alegre. Se cuidem:
Senhoras e senhores:

Aproximadamente a meia noite desta quarta feira eu a Victória (minha irmã), estávamos indo ao Supermercado Nacional do Iguatemi quando estávamos quase chegando na sinaleira da rua Marechal Andréa esquina com a Nilo (em frente 'a SAVARAUTO - revenda Mercedes) quando, nem tínhamos parado o carro, e um cara de 15-18 anos colocou uma arma na cara da Victória que estava dirigindo.

Um outro chegou pedindo a bolsa e dinheiro, que entregamos imediatamente. Neste mesmo tempo umas gurias que estavam em uma ECO começaram a buzinar e um terceiro cara chegou puxando os dois e fugiram os três pelo muro ao lado da Savarauto.

Fomos ao posto da Brigada da Chácara das Pedras registrar ocorrência e um dos brigadianos que nos atendeu afirmou que já foram mais de 80 ocorrências deste mesmo tipo naquele local nos últimos tempos, sempre entre 23:00 e 01:00 ou seja, já que a polícia não faz nada: EVITEM ESTE TRECHO NESTE HORÁRIO E DIVULGUEM AO MÁXIMO!!!!! No nosso caso foi só um susto e um prejuízo de baixo valor, entretanto vamos tentar evitar divulgando ao máximo!!!!

Abração 'a todos,

Thiago Jobim van Hoogstraten

Flickr

Mais fotos destas aqui podem ser encontradas no saite de compartilhamento de fotos "Flickr"
( http://www.flickr.com/photos/zealfredor ) .

Ano Novo 2006

Fotos batidas com câmera analógica (de filme), reveladas e digitalizadas ("scaneadas"), dos fogos de artifício em Porto Alegre, na Usina do Gasômetro.


Porto Alegre, Mudança no Clima

Por volta de 16 h 30 min, de hoje, finalmente choveu. Mas choveu pouco.
Contudo, 17 h 15 min, começou a soprar um vento forte do sul. Talvez seja a tal onda de ar frio vinda da Argentina. Segundo Canal do Tempo, no Yahoo da Argentina ( http://ar.weather.yahoo.com/ARBA/ARBA0009/index_c.html ), atualmente lá são 25º C. Espero que aqui fiquemos assim também.


Praça Alemanha

A praça Alemanha ainda está em construção neste momento (16/01/2006). Fica a leste dos shoppings Iguatemi e Bourbon Country. Apesar do nome "praça", parece que terá uma área maior do que a área do Parcão, o Parque Moinhos de Vento.
No entorno da nova praça, várias ruas estão sendo "alongadas" gerando novos caminhos entre o Jardim Ipiranga, a Vila Ipiranga, a Avenida Nilo Peçanha e os ditos shoppings. A inauguração devera ser em breve.


Porto Alegre, 32 Graus

32º C é que mostra o termômetro-relógio das fotos abaixo. Para mim, a sensação térmica devia ser bem maior. De fato, pelo Canal do Tempo, na Internet ( http://br.weather.com ), indica temperatura de 36º C, e sensação térmica de 42º C. Ou seja, aquela temperatura em que a roupa parece que gruda no corpo, e, ao mesmo tempo, corpo e roupa vão se derretendo. Aquele bafo meio úmido que nos cerca por todos os lados.
Já estamos enfrentando estiagem. A meteorologia tem prometido chuvas que não se cumprem. A mais recente expectativa frustrada foi o final de semana passado, dias 14 e 15 de janeiro. Os dias iniciam nublados, mas, no decorrer das horas, as nuvens dão lugar a céu azul e a intensos raios de sol. E quando saímos de casa próximo ao horário do meio-dia, parece que estamos entrando num forno...




sexta-feira, janeiro 13, 2006

Porto Alegre, 32 Graus

É o que mostra a imagem do termômetro-relógio: 32º C.
O Canal do Tempo ( http://br.weather.com ) fala em 29º C, com sensação térmica de 33º C.




Zé, Este Pseudônimo Incomum

Repercussões do Blog (II)

Outra pessoa, me disse que deveria acrescentar nas declarações da temperatura de Porto Alegre, que hoje, 12 de janeiro de 2006, por volta de meio-dia, havia uma brisa que amenizava o calor.
Eu pedi que me desse a observação por escrito, mas a pessoa se negou.


Repercussões do Blog

É uma pena que as pessoas que eu conheço prefiram me passar comentário pessoalmente, e não nos comentários do próprio blog.
Um que recebi foi interessante. Alguém me disse que ninguém deveria acessar o meu blog, pois isso pode causar danos psíquicos. Eu não entendi a metodologia em que ele se baseou para declarar isto. Em todo caso, eu acredito que a declaração possa ser contestada, a partir do apreensão do paradigma.


Porto Alegre, 38 Graus

Segundo o relógio-termômetro, 38º C. Segundo o Canal do Tempo ( http://br.weather.com/ ), 37º C, com sensação térmica de 40º C. Continua o calor sufocante!




Zoo Station

Ao contrário do que foi publicado neste blog, a música "Zoo Station", do U2, faz parte do disco "Achtung Baby", de 1991, e não do disco "Zooropa" (1993).


quarta-feira, janeiro 11, 2006

Christiane F., drogada e prostituída...Continua Viva...Ainda

Vi a notícia no Terra ( http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI828617-EI315,00.html ). Christiane F., autora de um livro que fez sucesso no início dos anos 1980, aqui no Brasil, em que contava seu mergulho no mundo das drogas ilícitas e a degradação de si mesma, continua viva, embora numa situação limítrofe. Pela notícia agora podemos saber que o nome completo dela é Christiane Vera Felscherinow, e que ele continua em sua luta contra o vício da heroína, embora em meu entender esta seja uma guerra perdida. Christiane é portadora de hepatite C, tem problemas circulatórios e necessita ser submetida regularmente a sessões de hemodiálise.
O livro que ela escreveu relatando seus problemas durante a adolescência se chamava "Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída...", se não me engano. Como foi dito acima, o livro se tornou um best-seller no final da década de 1970, e início dos anos 1980. Deu origem a um filme alemão de mesmo nome, que também foi sucesso de bilheteria.
Eu devo ter lido o livro lá por 1981, e, se a memória não me trai, vi o filme em 1984, ou 1985, no cinema Avenida que ficava na esquina da avenida João Pessoa, com a Venâncio Aires.
Ambos contam a mesma história, com o livro se aprofundando nos detalhes como seria de se esperar. De como uma menina adolescente sofre o impacto da separação dos pais e da desagregação de sua família na Berlim Ocidental do início dos anos 1970. E de como, em resposta a isso, ela vai se envolvendo com drogas ilícitas cada vez mais pesadas, chegando finalmente ao vício da heroína. Heroína é uma droga que causa dependência psicológica e física, transformando o usuário em autêntico escravo. Disso resulta a entrada de Christiane no mundo da prostituição em tão tenra idade. Tanto Christiane, quanto seu namorado, chamado Detlef (como também outros viciados) se prostituíam próximos a uma estação do metrô de Berlim chamada Zoo. Provavelmente a mesma "Zoo Station" que ficaria famosa em uma das faixas do disco Zooropa do U2.
Tanto o filme, como o livro, narram uma desintoxicação que Christiane e Detlef tentam juntos, e que aparentemente conseguem. Uma possível redenção. Mas o final do livro deixa entreaberto o risco da recaída.
Quem acompanhou a história, ouviu notícias aqui e ali, o famoso diz-que-me-diz, que ela teria voltado ao vício da heroína, quando teria cerca de 20 anos de idade, o que deve ter acontecido pelo início dos anos 1980 (recapitulando, o livro foi escrito originalmente em 1975. O filme veio um pouco mais tarde mas baseava-se na história do livro, e não a atualizava). E depois desse diz-que-me-diz, eu nunca mais havia ouvido falar em Christiane F. até esta notícia no Terra.
Atualmente ela tem um filho de 9 anos e vive com tios em Berlim. Continua viciada, com a saúde fraca, e com os rendimentos cada vez menores dos royalties das obras baseadas em sua vida.
Segundo a notícia, Detlef constituiu família à parte de Christiane, e declarou-se livre da heroína. Atualmente ele também vive em Berlim.
Quem tem um pouco mais, ou um pouco menos de 40 anos, há de se lembrar disso.


Porto Alegre, 35 Graus

Dia abafado. 35º C pelo relógio-termômetro. 36º C, com sensação térmica de 41º C, pelo Canal do Tempo (http://br.weather.com) . Calor sufocante!



Coisas Interessantes a Respeito de Blogs

Está publicado neste blog, com data de 07/01/2006, uma crítica à música "Imagine", do ex-Beatle John Lennon. Dos comentários que recebi (que não foram feitos no próprio blog), três falavam do fundamentalismo, mas outros dois apenas acharam legal que a letra original da música, e a sua tradução para o português estivessem publicados aqui!...




terça-feira, janeiro 10, 2006

Porto Alegre, 39 Graus

Bastante calor. Contudo, diferentemente de ontem, parece que a umidade relativa do ar estava mais baixa, pois a sensação de abafamento é menor hoje. Há uma brisa agradável que ameniza um pouco o calor. É uma pena que não dá para ir para a beira do Guaíba para se bronzear. O dia parece ideal para isso. Os relógios-termômetros digitais marcam 39º C. O "Canal do Tempo" ("Weather Channel" - http://br.weather.com ) indica 38º C e sensação térmica de 46º C !

--

segunda-feira, janeiro 09, 2006

2 Filhos de Francisco

Você já viu o filme 2 Filhos de Francisco? Não? Então vá ver! Vá a sua locadora e alugue o disco (DVD) ou a fita (VHS). Há ainda a opção de comprar o disco (segundo o Larry Rohter, correspondente de The New York Times no Brasil, já foram vendidas 500.000 cópias oficiais, e talvez umas 400.000 cópias piratas do filme). Melhor ainda, vá a uma sessão especial de cinema (já que a essa altura ele já saiu do circuito comercial).
Vá e se emocione, se deixe comover por um filme muito bom! Você não gosta da música de Zezé de Camargo e Luciano? Não importa. Eu também não gosto. E isso não estraga o filme.
O filme é tecnicamente bem feito. Tem boa fotografia. Razoáveis reconstituições de época. Desempenho primoroso do ator Ângelo Antonio no papel do "seu" Francisco, e um bom desempenho, mais contido, da Dira Paes. De certa forma é um pequeno retrato do Brasil nos últimos 40 anos, em que grande parte da população migrou do campo para a cidade, e sempre em busca de uma vida melhor para si e seus filhos. O filme retrata isso. A migração. A luta por uma vida melhor. A luta para fugir da pobreza.
Então vá! Vá ver o filme! Além de tudo você vai ficar sabendo que o verdadeiro nome do Zezé é Mirosmar, e o do Luciano é Wélson. Bom, isso o "seu" Francisco podia ter escolhido melhor...



Porto Alegre, 35 Graus

Hoje eu acredito que a temperatura está (ou estava no momento da publicação) em 35º C. E provavelmente com alto índice de umidade relativa do ar. Está um autêntico bafão na rua. A roupa gruda no corpo, e uma caminhada um pouco mais longa faz com que a camisa fique empapada de suor.
Segundo os jornais, a temperatura chegou a 39º C em Porto Alegre, neste domingo, e 41º C, na cidade de Campo Bom, que fica a uns 50 km daqui.

--


sábado, janeiro 07, 2006

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Foto batida à noite.


--

Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa

Abaixo imagem do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. O museu possui grande acervo de jornais antigos.


--

Porto Alegre, Temperatura Alta

Normalmente quando conferimos nossos relógios, e há pequenas diferenças. seja de segundos, seja de minutos, dizemos que os relógios formam uma família desunida.
É possível dizer o mesmo dos relógios-termômetro digitais que se espalham por muitas cidades, e por Porto Alegre em particular. Como é possível conferir nas imagens, um termômetro marca 36º C, e o outro 32º C, sendo que eles estão distantes cerca de 300 metros, um do outro.


--

Dia de Reis

Hoje é dia de reis. Referência aos "reis" magos, que teriam vindo do oriente adorar (possivelmente prestar homenagem) Jesus quando este nasceu, embora o texto bíblico de Mateus, no capítulo 2, fale apenas em "magos", não reis, como é possível constatar no texto abaixo - Mateus capítulo 2, versos 1 a 11:
"Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:
Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém;
e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.
Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera;
e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.
E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra."
É o dia em que desmontamos nossas árvores de Natal, e guardamos nossos presépios. Dizem que em países tão diferentes como Rússia e México, é neste dia que são distribuídos presentes, o que não deixa de ser coerente com o que a tradição comemora.
Mas eu me pergunto o por quê de comemorarmos Dia de Reis onze dias após o Natal. Será este o número de dias que uma caravana de camelos (como eu imagino que pudesse ser a dos magos) leva para ir da Mesopotâmia até Jerusalém e arredores (levando em consideração que a Mesopotâmia seja o ponto de partida, devido a tradição de observação astronômica daquela região por séculos)?

"Imagine" - John Lennon

Filho,

Outro dia me disseste que gostavas da música "Imagine", do ex-Beatle John Lennon. Eu, obviamente, disse que em matéria de Beatles gostava mais do Paul McCartney. E que achava que a música Imagine era um hino ao ateísmo, e que portanto, não podia concordar com o conteúdo dela. Abaixo há cópias da letra original, e de uma tradução fidedigna, que foi retirada do saite "Pegue.com" ( http://www.pegue.com/traducao/letras/Imagine.html ) .

Imagine
John Lennon

Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isnt hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the people
living life in peace...

Imagine no possessions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of men,
imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I'm a dreamer,
but Im not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one


Imagine
John Lennon


Imagine que não exista nenhum paraíso,
É fácil se você tentar.
Nenhum inferno abaixo de nós,
Sobre nós apenas o firmamento.
Imagine todas as pessoas
Vivendo pelo hoje...

Imagine que não exista nenhum país,
Não é difícil de fazer.
Nada porque matar ou porque morrer,
Nenhuma religião também.
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz...

Imagine nenhuma propriedade,
Eu me pergunto se você consegue.
Nenhuma necessidade de ganância ou fome,
Uma fraternidade de homens.
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo todo.

Você talvez diga que sou um sonhador,
Mas eu não o único.
Eu espero que algum dia você junte-se a nós,
E o mundo viverá como um único.



E a música começa com negações de céu e inferno, coisas fundamentais ao Cristianismo, mesmo que não haja total clareza sobre o que significam céu e inferno. Se não há céu, nem inferno, também não precisa haver Deus, ou o diabo. Não precisa ir muito longe. A música segue dizendo para imaginar não haver religião. Talvez o poeta esteja falando em religião institucionalizada, com dogmas, cleros, escrituras, e não no sentimento que conduz cada ser humano à busca de Deus, mas eu duvido muito que seja isso. Me parece que ele descarta Deus mesmo.

Ele ainda fala em imaginar que não exista nenhum país. Contudo, países existem. Mesmo que seja uma grande abstração, os homens lutam e morrem por um país. Dentro da história da humanidade, os homens constituíram países. Eu penso na terra de Emanuel Kant, Koenigsberg: era parte de algum reino alemão quando o filósofo era vivo. Assim passou todo o século XIX, e iniciou o século XX. Contudo, em 1919, a cidade se tornou polonesa. E desde 1945 é um enclave russo entre os territórios da Polônia e da Lituânia, e agora se chama Kaliningrado. A cidade trocou de mãos, de língua, e provavelmente de população. Mas os homens sempre continuaram matando e morrendo por ela (e por outras também).

É legal pensar em fim da ganância e da fome, e numa irmandade de homens, mas em nome de quais valores, e a que preço essa utopia, ou sonho como diz o poeta, deve ser erguido (se é que deve mesmo)?

Pois é, filho. Pode me chamar de fundamentalista!

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Israel na Encruzilhada (De Novo!)

Ontem à noite vi notícia na Internet, que o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, havia sofrido novo derrame. O segundo em questão de dias, e muito mais prejudicial que o primeiro.
Este derrame acontece num momento em que Sharon parecia que caminhava para o estabelecimento das bases de fronteiras que poderiam vir a gerar um futuro estado palestino. Sharon havia rompido com seu partido, o Likud, e fundado um outro, chamado Kadima, que tinha como plataforma partidária a própria figura do primeiro-ministro. Sharon havia retirado as colônias judaicas da Faixa de Gaza, e parecia que também desmantelaria algumas colônias judaicas na Cisjordânia, e entregaria definitivamente estas faixas de terra à administração da Autoridade Palestina. Parece que é menos do que o ex-primeiro-ministro Ehud Barak havia oferecido a Yasser Arafat no final dos anos 1990, mas daria aos palestinos algo para começar a administrar um estado, e as negociações continuariam.
Agora ninguém mais sabe o que surgirá das próximas eleições em Israel, que devem acontecer em breve.


25 Anos

- Hoje faz 25 anos que tive o meu primeiro registro em carteira.
- Legal. já dá para pensar em se aposentar!
- Se ao menos fosse pela legislação antiga...

Aniversários

Ontem, 4 de janeiro, foi aniversário do meu casamento. 20 anos.
Hoje, 5 de janeiro, é aniversário do meu primeiro registro de contrato de trabalho em carteira. 25 anos.

Rancor

Se só pensas em rancor,
se o passado para ti é apenas infelicidade, dor,
Por que ainda vivemos?

Brigas Domésticas

O ruim das brigas domésticas é que a gente fica amuado, apático, absorvendo o choque. Entre outras coisas, deixa de atualizar o blog.
O bom das brigas domésticas é que a gente pode se dar ao luxo de ficar amuado. Pode ainda chorar, beber, dormir para esquecer, ou tudo isso junto. Só não pode degenerar em violência porque aí vira caso de polícia. Se a briga for no ambiente profissional, ao contrário, todo sentimento tem que ser engolido, reprimido, e a gente tem voltar a trabalhar, mesmo que em algum momento tivesse tido vontade de quebrar a cara do colega, ou do chefe, ou do patrão, ou do subordinado, ou do empregado...

Porto Alegre, 34 Graus

Clima quente. Interessante que vez por outra o dia começa, ou fica, ou termina, nublado, uma ameaça de chuva. Só que a chuva não vem. Se bem que na segunda-feira, 2 de janeiro, entre 9:30 e 11:00 caiu 110 milímetros de chuva em Porto Alegre. Chegou perto da quantidade de precipitação para todo o mês de janeiro.

-