sexta-feira, março 31, 2006

Bola Fora

Infelizmente nem tudo são flores.
A investigação da Polícia Federal contra o tal caseiro Francenildo dos Santos Costa, a partir de denúncia do COAF, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, uma agência federal subordinada ao Ministério da Fazenda, parece uma das mais mesquinhas formas de retaliação, porque o homem disse que o ministro da Fazenda freqüentava certa mansão muito noticiada nos últimos dias.

Estado de Direito (II)

Num outro caso, o comandante do exército recebeu o conselho para que não mais aceite privilégios, como o que recebeu no recente episódio, em que conseguiu com que um vôo que estava pronto para decolar voltasse ao terminal de embarque para que o general pudesse viajar.
O general afirma que agiu como qualquer passageiro que tenha sido vítima de "overbook" por parte de uma empresa aérea, fazendo uma reclamação formal ao Departamento de Aviação Civil (DAC). Sua reclamação teve efeito, mas afinal era o comandante do exército que estava fazendo uma reclamação. Como conseguiu embarcar, enquanto outros passageiros também vítimas de "overbook" não conseguiram, ficou configurado o privilégio.
Esperamos que o general acate o conselho.


Estado de Direito

A Folha de São Paulo tem noticiado nestes dias 23 e 24, que o Ministério Público Federal, está solicitando ao comandante do Comando Militar do Leste, informações sobre a operação do exército que colocou soldados nas ruas do Rio de Janeiro, tendo inclusive solicitado ao comandante para ir à procuradoria para prestar esclarecimento. O comandante alegou que não iria dar as informações pois se tratava de assunto de segurança nacional, e além disso obteve uma liminar na justiça militar isentando-o de comparecer à procuradoria.
São ótimas notícias!
Há 50 anos atrás ninguém intimaria um general para prestar esclarecimentos sobre uma operação militar. E se intimasse, talvez corresse o risco do general ameaçar atacar com a sua tropa.
Isso é uma conseqüência da Constituição de 1988, que estabeleceu regras para as forças armadas, e novos níveis de atuação para a procuradoria de justiça.
O comandante do Comando Militar do Leste afirma que só poderia responder por alguma violação que tivesse sido cometida pelo exército perante a Justiça Militar. A Procuradoria discorda. Eu gostaria sinceramente que esse confronto jurídico chegasse ao Supremo Tribunal Federal para que houvesse uma jurisprudência para o caso.


Israel Dá Lição aos Estados Unidos (II)

Apesar de ter havido notícias de torturas e maus-tratos (a mais recente arbitrariedade noticiada foi a alimentação forçada para prisioneiros que estavam em greve de fome, em protesto contra a sua condição), o principal problema de Guantánamo é o limbo jurídico em que estão os homens aprisionados lá. O governo americano classificou-os como combatentes ilegais, e os colocou fora do alcance da lei, qualquer lei, seja a americana, ou a internacional. É como se o presidente George W. Bush tivesse se tornado um rei dos tempos do absolutismo e declarado que os prisioneiros eram inimigos do rei. Na Europa do século XVII era o suficiente para alguém ser mandado para alguma masmorra indefinidamente ou ser enforcado.
Processando os terroristas que informa ter capturado, Israel mostra um caminho aos Estados Unidos.


Israel Dá Lição aos Estados Unidos

Conforme notícia publicada na Folha de São Paulo, do último dia 22, Israel capturou dois terroristas associados à Al Qaeda. Eles estão presos e indiciados, o que significa que deverão ser levados à justiça para serem julgados. É exatamente o que os Estados Unidos deveriam fazer com os homens que estão sendo retidos em Guantánamo.

Manifestação do Magistério Público Estadual Pára Trânsito na Mauá

A manifestação ocorreu hoje, 23/03/2006, à tarde, nos fundos da sede da Secretaria Estadual da Fazenda.
-


quinta-feira, março 30, 2006

Charge da Folha de São Paulo, 23/03/2006

quinta-feira, março 23, 2006

Nossa Política

Evito falar de política aqui neste blog, por alguns motivos, tais como as paixões que o assunto gera, ou o fato que este assunto enche literalmente os nossos jornais impressos e televisivos.
Contudo, este fato, que li na Folha de São Paulo de hoje, me chamou a atenção. O senador Antônio Carlos Magalhães, ex-presidente do Senado, e que renunciou ao mandato na legislatura passada em meio a uma ameaça de cassação devido ao escândalo de violação do painel de votos, foi reeleito (os eleitores da Bahia devem ter os seus motivos) é agora é presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Pois é...

terça-feira, março 21, 2006

Algumas Pérolas do Tutty Vasques

Globalização
Do filósofo Eurico Miranda, sobre a nova ordem mundial: A bagunça no futebol carioca não é maior que a das ruas de Paris!

Sai que é sua, Garotinho!
Depois da bagunça nas prévias do partido, PMDB pode desistir de concorrer à presidência da República para disputar o Campeonato Carioca. Tem boas chances de superar Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo em desorganização.

Barra Pesada
Justiça seja feita, perto dos estudantes de Paris, sem terra brasileiro é tudo anjinho.

A maldição dos 10%
ACM acha que 90% da aliança do PFL com o PSDB está consolidada. "Falta ainda negociar 10%." É impressionante como tudo no Brasil depende de 10%.

http://nominimo.ibest.com.br/notitia/servlet/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=11

Semana de Porto Alegre

Desde o dia 17 pp, até o próximo dia 26, domingo, estamos comemorando a 47ª Semana de Porto Alegre, e os 234 anos da cidade. É, portanto, uma semana de 9 dias.
Mais informações no saite da Prefeitura: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa/ .
--

Alunos da UFPel Protestam Contra Cotas para o MST (II)

Como comentei com uma colega: "É. Na democracia, todo mundo tem reivindicações." A questão é como atender a todos.

Alunos da UFPel Protestam Contra Cotas para o MST

Segundo notícia da Zero Hora, alunos do curso de Medicina Veterinária fizeram manifestação contra reserva de vagas para alunos indicados pelo Movimento Sem Terra (MST). A idéia seria da direção do curso.

Efeméride

Hoje, 21 de março, é Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial. Notícia do Diário Gaúcho. Que cada um possa refletir sobre os seus valores e atitudes.

Baixar imagem erótica dá 20 anos de cadeia nos EUA (III)

A nota anterior foi repetida porque é difícil de acreditar. Houve gente que duvidou da notícia. Então ela foi repetida com ligação para a notícia original.

Baixar imagem erótica dá 20 anos de cadeia nos EUA

Baixar imagem erótica dá 20 anos de cadeia nos EUA

Baixar imagem erótica dá 20 anos de cadeia nos EUA

Terça-feira, 14 de março de 2006 - 12h12

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Porto Alegre, 30 Graus

Os relógios-termômetros mostravam 30º C ou 31º C, hoje, por volta de 15 h. Parece menos.
O Canal do Tempo, informa 27º C, e sensação térmica de 28º C. Nada mal para o segundo dia de outono.


Manifestação de Professores da Rede Pública Estadual (III)

A pergunta sobre quanto vale o trabalho de um professor é pertinente. Desembargadores do estado de Minas Gerais fizeram paralisação de um dia ontem, porque o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu o teto de recebimentos no Poder Judiciário em R$ 24.500,00 , e qualquer subsídio acima disso (por exemplo, qüinqüênios, anuênios, bônus por tempo de atividade) deve ser cortado. Os desembargadores afirmam que tal teto fere direitos.


Manifestação de Professores da Rede Pública Estadual (II)

A propósito, seria interessante que se soubesse quanto ganha um professor. Quanto vale o trabalho de um professor?

Manifestação de Professores da Rede Pública Estadual

Por volta, de 15 h, manifestação de professores da rede pública estadual percorria a Rua Sete de Setembro. Eram cerca de 100 pessoas, mais uns 15 ou 20 policiais militares acompanhando. A manifestação entrou pela Rua Caldas Júnior, e, a seguir, Rua da Praia, de onde eu imagino que deverá subir a Rua General Câmara, para chegar à sede do Governo Estadual. O magistério está em uma greve parcial desde 2 de março.


Ventos Sopram

Recebi esta historinha pelo correio eletrônico, e resolvi copiá-la aqui:

Ventos Sopram

Alguns anos atrás, um fazendeiro possuía terras ao longo do litoral do Atlântico.

Ele constantemente anunciava estar precisando de empregados.

A maioria das pessoas estavam pouco dispostas a trabalhar em fazendas ao longo do Atlântico.

Temiam as horrorosas tempestades que varriam aquela região, fazendo
estragos nas construções e nas plantações.

Procurando por novos empregados, ele recebeu muitas recusas. Finalmente, um homem baixo e magro, de meia-idade, se aproximou do fazendeiro.

- Você é um bom lavrador? Perguntou o fazendeiro.

- Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram, respondeu o pequeno homem.

Embora confuso com a resposta, o fazendeiro, desesperado por ajuda, o
empregou.

O pequeno homem trabalhou bem ao redor da fazenda, mantendo-se ocupado do alvorecer até o anoitecer, e o fazendeiro estava satisfeito com seu trabalho.

Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente.

O fazendeiro pulou da cama, agarrou um lampião e correu até o alojamento dos empregados.

Sacudiu o pequeno homem e gritou:

- Levanta! Uma tempestade está chegando! Amarre as coisas antes que sejam arrastadas!

O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente:

- Não senhor. Eu lhe falei, eu posso dormir enquanto os ventos sopram!

Enfurecido pela resposta, o fazendeiro estava tentado a despedi-lo
imediatamente.

Em vez disso, ele se apressou a sair e preparar o terreno para a tempestade.

Do empregado, trataria depois.

Mas, para seu assombro, ele descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo.

As vacas estavam bem protegidas no celeiro, os frangos nos viveiros, e todas as portas muito bem travadas.

As janelas bem fechadas e seguras.

Tudo foi amarrado.

Nada poderia ser arrastado.

O fazendeiro então entendeu o que seu empregado quis dizer, então retornou para sua cama para também dormir enquanto o vento soprava.

O que eu quero dizer com esta história é que quando se está preparado
espiritualmente, mentalmente e fisicamente, você não tem nada a temer.

Eu lhe pergunto: você pode dormir enquanto os ventos sopram em sua vida?

Espero que você durma bem!...

domingo, março 19, 2006

O Blogger continua com problema

Domingo, 19/03/2006,

O Blogger continua com problema. Devem ser as dores do crescimento.
-

quinta-feira, março 16, 2006

Problema de Atualização

O Blogger não está conseguindo atualizar os "posts". São 23h38min.

Deu "Poblema" no Blogger Ontem

Houve algum problema nos servidores do serviço Blogger ontem. Não consegui atualizar este blog.
--
.

Cachorro Quente do Rosário na Rua da Praia Shopping

Não sei quando foi, mas hoje constatei que abriu uma loja do Cachorro Quente do Rosário no Rua da Praia Shopping. Isso é bom!
Já há lojas do Cachorro Quente do Rosário nos shoppings Lindóia e Total, onde por um preço relativamente baixo, é possível se embuchar com um cachorro quente de três salsichas bem saboroso e Coca-Cola. Tomara que a loja prospere e permaneça ali.

--
.

Porto Alegre: Calor!

Depois de dias de temperaturas amenas no final de fevereiro, nestes últimos dias a temperatura aumentou bastante. Hoje, por exemplo, os relógios-termômetro marcavam 30º C. O Canal do Tempo, às 17h30min, indicava 34º C e sensação térmica de 38º C. O que é bastante quente! Ontem, o calor continuou por algum tempo noite a dentro até a temperatura baixar.
Para completar temos estiagem, que já gerou algumas declarações de calamidade pública na região da campanha, do Rio Grande do Sul, como, por exemplo, Bagé.
O nível do Lago Rio Guaíba já baixou...
--
.

Como Diria Luciano Huck...

...loucura, loucura, loucura!

Baixar imagem erótica dá 20 anos de cadeia nos EUA

Baixar imagem erótica dá 20 anos de cadeia nos EUA

Terça-feira, 14 de março de 2006 - 12h12

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Mais TV Digital

Conforme noticiado no saite da revista Info Exame, da Editora Abril , o governo da Argentina está negociando com o governo brasileiro para o estabelecimento de um padrão comum para as tv's digitais dos dois paí­ses. É mais um sinal que não é preciso ter pressa para escolher a tecnologia para a tv digital brasileira

Boca de Rua

Boca de Rua é o nome de um jornalzinho escrito por moradores de rua, que é editado pela Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação - ALICE, com o apoio da Fundação Maurício Sirotski, da FASC e Secretaria de Cultura de Porto Alegre, entre outros. Eu adquiri um exemplar que estava sendo vendido por um morador de rua (quem mais?) na fila do ônibus.
É um meio interessante de conhecer um pouco desse universo invisível. São pessoas com sonhos, anseios, necessidades. O português encontrado no jornal não é o mais, digamos assim, ortodoxo, mas vale como expressão de idéias e sentimentos.
.
A ALICE tem endereço na Internet: www.alice.org.br

terça-feira, março 14, 2006

Em Porto Alegre, 32 Graus

Por volta, de 14 h, esta era a temperatura que o relógio-termômetro na esquina da rua Sete de Setembro com a rua Caldas Junior marcava.
Apesar disso, não parecia um calor insuportável.



Lembrando Rahavam Zeevi (II)

Rahavam Zeevi era ministro do turismo, mas não se preocupava muito com os assuntos de sua pasta. Ele estava no ministério como representante de seu partido, na coligação que então governava Israel. Seu interesse era estar participando dos debates do parlamento israelense e das reuniões de governo, diziam os jornais na época de seu assassinato.
E, em parte, é para isso que existem ministérios. Para alinhamentos políticos. Em alguns regimes parlamentaristas, existem até a figura dos ministros sem pasta, para compor com partidos uma coligação.
Agora diminuiu um pouco, mas até bem pouco tempo, os comentaristas políticos brasileiros costumavam achar que o governo Lula tinha ministros demais, e trabalho de menos. Pode ser até que estivessem certos. Mas é uma forma de manifestação da política.

Lembrando Rahavam Zeevi

O ex-ministro do turismo israelense era um radical de direita, que achava que toda a Palestina devia pertencer a Israel, e os palestinos deviam ser expulsos de Gaza e da Cisjordânia. Foi o primeiro membro de governo de Israel a ser morto em ataque terrorista palestino, desde a fundação do estado de Israel, em 1948.

Israel Destrói Prisão Palestina em Jericó Para Capturar Suposto Envolvido com Morte de Ministro Israelense em 2001

E por falar em Israel (nota anterior), a BBC informa (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/03/060314_israelprisaojerico3rc.shtml) que o exército de Israel atacou e destruiu uma prisão palestina, em Jericó, para capturar Ahmed Saadat, militante da FPLP - Frente Popular de Libertação da Palestina, acusado de ter conexões com o assassinato do ex-ministro do turismo israelense Rahavam Zeevi, ocorrido em 2001. Saadat havia sido eleito deputado nas recentes eleições parlamentares palestinas, e era possível que a Autoridade Palestina viesse a libertá-lo, alegando não haver comprovação da ligação de Saadat com os assassinos do ex-ministro.
Um detalhe é que a prisão era mantida em parte sob vigilância de carcereiros norte-americanos e britânicos, que abandonaram a prisão alegando falta de segurança.
Como a região já está num impasse desde que o movimento político-guerrilheiro Hamas, que não reconhece a existência de Israel, obteve maioria no parlamento palestino, espera-se um acirramento dos ânimos...

Morreu Slobodan Milosevic

Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia morreu no sábado passado, 11 de março, na Holanda, onde estava preso, e sendo julgado por crimes contra a humanidade, crimes de guerra, e genocídio. Ele é acusado de ser um dos principais, senão o principal, responsáveis pelas guerras que mataram milhares de pessoas, durante a secessão da Iugoslávia, quando Croácia, Eslovênia, e Bósnia-Herzegovina se separaram da federação, e depois quando o território do Kosovo queria autonomia. Após os Estados Unidos terem feito uma série de bombardeios sobre a infraestrutura iugoslava, inclusive atacando uma emissora de tv, em Belgrado, um levante popular acabou depondo Milosevic. Tempos depois, ele foi entregue pelo novo governo para ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, por seus crimes, ou supostos crimes.
Ele nunca se assumiu culpado por crimes de guerra ou genocídio. Achava que como ex-governante não deveria estar sendo julgado. Confiante nisso, também dispensou advogados, e tratava pessoalmente de sua defesa junto ao tribunal. Com a saúde debilitada, acabou tendo em enfarte, e faleceu.
É uma pena. Com a sua morte, o julgamento acaba, e não vai se saber se o tribunal tinha elementos para responsabilizá-lo por crimes contra a humanidade ou por crimes de guerra.
O tempo é inclemente.
Em 2002, eu escrevi um texto em que comparava Milosevic, com Ariel Sharon, ex-primeiro-ministro de Israel (http://www.zealfredor.pop.com.br/ReflexaosobreIsraelI.htm) , declarando que com o propósito de defenderem seus povos, ambos haviam lançado exércitos contra civis. Hoje Milosevic está morto, e Sharon padece sob estado de coma há dois meses, internado em um hospital de Israel, após um acidente vascular-cerebral (vulgo derrame).

domingo, março 12, 2006

Plano sinistro

A classe média carioca está disposta a tudo para manter o Exército efetivo nas ruas. Se preciso for, é capaz até de roubar armas dos quartéis de vez em quando para justificar a permanência das tropas no patrulhamento da cidade.

Tutty Vasques
http://nominimo.ibest.com.br/notitia/servlet/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=11

sexta-feira, março 10, 2006

Ainda a TV Digital

Ontem, 08/03/2006, a Folha de São Paulo havia noticiado que o presidente Lula havia escolhido o padrão japonês para televisão digital brasileira. Este blog citou a notícia e comentou.
Hoje, a Folha noticia que houve forte reação da parte do lobby do padrão europeu (para constar, ele é chamado de padrão europeu, mas parece que alguns países da Ásia, como Tailândia e Malásia também o estão adotando). A Folha informa ainda que, de Londres, o presidente Lula desconversou, e disse que ainda não havia decidido.
Ou seja, ainda não temos definição.

quinta-feira, março 09, 2006

Have You Been in Sin City?

Or have you seen it?
If not, and if you like graphic comics, you should (see it).
Be welcome at a strange universe, where the violence is extreme and stylized. Arms are broken. Legs can be cut off. Organs can be smashed.
A pan sexual universe, where women are sexy, hot, and also dangerous, violently dangerous!
The images are mostly black and white, but a detail can be colored, such as a pair of eyes. Big blue eyes!
And, as I said, you need enjoy comics to enjoy this movie! If you like it, enjoy (Sin City)!
Não entendeu? Veja abaixo:
Você Já Esteve em Sin City?
Ou você já a viu?
Se não, e se você gosta de histórias em quadrinhos, você deveria (ver isto).
Seja bem-vindo a um mundo estranho, onde a violência é extrema e estilizada. Braços são quebrados. Pernas podem ser decepadas, Órgãos podem ser esmagados.
Um universo onde as mulheres são sexies, quentes e perigosas, violentamente perigosas!
As imagens são normalmente em preto e branco, mas um detalhe pode ser colorido, tal como os olhos. Grandes olhos azuis!
E, como foi dito, você precisa gostar de histórias em quadrinhos para desfrutar deste filme! Se você gosta delas, desfrute do filme (Sin City)!

Foto (II)

Aproveito o assunto para lembrar que tenho compartilhado minhas fotos no Flickr (http://www.flickr.com), um saite dedicado justamente ao compartilhamento de fotos. Para ver as minhas, clique aqui (http://flickr.com/photos/zealfredor/).

Foto

A relativa popularização da fotografia digital trouxe a imagem para um novo patamar de banalização. E também tornou mais banal o conflito por conta de pessoas que se sentem desconfortáveis com a captura de sua imagem por uma câmera digital. No ápice deste conflito há a alegação de que talvez se esteja aprisionando parte da alma da pessoa fotografada.
Aprisionando a alma? Não, não me parece.
A câmera (digital ou de filme) captura a luz que se reflete no "ente", seja este ente uma pessoa, um bicho, ou um objeto. O ente em si, ou parte dele (como a sua alma) não pode ser capturado. Sem luz não há captura. Fotografia é a escrita (graphos) da luz (photos).

TV Digital

E o presidente Lula escolheu o padrão japonês para o Brasil entrar na era da televisão digital.
A competição estava aberta desde o governo do ex-presidente FHC, e competiam o padrão europeu, o japonês e o norte-americano. Como seria de se esperar num caso como este havia(há) muitos interesses em jogo. Os atuais radiodifusores, isto é, a TV Globo, a Bandeirantes, etc., que pretendiam que o modelo de televisão brasileiro permanecesse como é hoje, com a única mudança sendo a transmissão em alta definição; as empresas de telefonia, que gostariam de também distribuir conteúdo de televisão; os movimentos sociais que esperavam que, como a TV digital ocupa uma fração do atual espectro de transmissão, poderiam aumentar o número de canais de transmissão, com uma maior democratização da televisão. Esta definição também levará a uma mudança a médio prazo do parque de aparelhos receptores (as nossas tv's em nossas casas) dos telespectadores-consumidores.
Segundo o Ministério das Comunicações, o padrão japonês era o que mais se assemelhava ao atual modelo de televisão brasileiro, a concessão para transmissão de televisão é uma prerrogativa do estado, oferecida a agentes privados para difusão, com seus custos pagos através da publicidade que é veiculada entre os programas. Assim o ministro das comunicações, Helio Costa, achava que este também é o melhor para o Brasil.
O padrão europeu era apoiado pelas empresas de telefonia.
O padrão americano era considerado imaturo pelo Ministério das Comunicações, e francamente deixado de lado pelo ministro, que não o considerava viável.
A título de curiosidade, existe o padrão chinês, que está sendo constituído na China continental, e que deve estar disponível para os telespectadores chineses em 9 ou 10 anos. Como já há intercâmbio entre Brasil e China para desenvolvimento de tecnologia espacial, isto também poderia ser "esticado" para um desenvolvimento conjunto para a tv digital.
Se tudo correr sem maiores problemas, a partir de meados de 2007 deveremos estar recebendo transmissões de alta qualidade em nossas casas, o que nos incentivará a comprar mais novos e melhores aparelhos de tv. Não creio que venha a haver problemas, pois além do projeto ter apoio das principais redes de televisão brasileiras, há uma série de parlamentares que são concessionários de transmissoras de tv ou estão associados a concessionários.
Se uma das definições de poder é a capacidade de transformar os nossos desejos em realidade, eis aí uma bela manifestação de poder das nossas redes de televisão.

Dia Internacional da Mulher

08/03/2006:
Parabéns a todos estes seres que dão tanto amor, conforto e sofrimento a nós, homens.

quarta-feira, março 08, 2006

Porto Alegre, Temperatura Amena

Parece primavera. Os dois últimos dias têm sido bastante agradáveis. Talvez seja melhor pensar que o outono possa estar chegando bem de mansinho. Alguns termômetros-relógio marcavam 28º C, às 11:00. Às 17:00, o Canal do Tempo informava 31º C, com a mesma sensação térmica.

Sol (II)

Isso a propósito de um ditado indiano, que uma vez vi citado pelo escritor Luis Fernando Veríssimo, em uma de suas crônicas:
"Only mad dogs and Englishmen go out in the noonday sun."(o ditado pode ser encontrado em http://www.worldofquotes.com/proverb/Indian/1/index.html") , isto é, "Só cachorros loucos e ingleses saem para a rua no sol do meio-dia.". Veríssimo insinuava que uma das motivações dos ingleses para a criação do seu império era a fuga das constantes chuvas das ilhas britânicas, e a busca do sol nos trópicos.
Esta nota vem bem a propósito do presidente Lula estar em visita oficial ao Reino Unido nestes dias.

Sol

Tempos atrás, eu conversava com uma colega sobre um certo "mapa" das taxas de suicídio mundo afora, que vi em alguma notícia, provavelmente alguma revista. Comentávamos que as taxas de suicídio eram mais altas no hemisfério norte, como nos países do norte da Europa e Japão. E curiosamente, as mais baixas de suicídio estavam na América do Sul e Central. Concordamos que possivelmente isso se devia ao fato de sul e centro americanos estarem mais expostos ao sol.
Não é conclusão científica! É uma simples inferência, a partir de dados muito genéricos! Talvez apenas coincidência!

Oscar

06/03/2006 -
Esta noite foi transmitida a premiação do Oscar 2006.
Autêntico fenômeno midiático, ele é transmitido ao vivo(ou quase, não tenho certeza) para o Brasil, e é foco de notícias nos principais jornais, em rádios e televisões.
Em muitos casos eu tendo a discordar do ex-cineasta e atual comentarista televisivo Arnaldo Jabor, mas neste eu concordo, que a premiação do Oscar é uma festa caipira, da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, para ela mesma, e que premia os filmes feitos no "padrão hollywoodiano". É uma festa americana, que marginalmente é importante para o restante do mundo.
Numa ocasião, o ex-presidente FHC disse que o brasileiro era um povo caipira, como de maneira geral são os povos de países continentais: Estados Unidos em primeiro lugar, mas também China, ou Rússia, por exemplo. Justamente por haver uma vastidão de território para cada cidadão percorrer, essa atitude é mais natural.
Povos de países pequenos podem ser mais cosmopolitas. A distância do Rio de Janeiro a Salvador é pouco menor do que a distância entre Lisboa e Paris. Isto não é uma regra, nem uma lei, só um palpite.
Deveríamos dar tanta importância para o Oscar quanto damos para o Festival de Cannes, por exemplo.

domingo, março 05, 2006

Esclarecimento da Nota ("Post") Anterior

Apesar de publicado no domingo, 05/03/2006, a nota anterior se referia ao clima da sexta-feira, 03/03/2006.

Porto Alegre, Clima Abafado!

Ufa! Relógio-termômetro da esquina da Rua Sete de Setembro com a Rua Caldas Júnior marcava 35º C, por volta de 14h30min. O Canal do Tempo neste mesmo horário informava temperatura de 32º C, e sensação térmica de 37º C (37º C!!!). E tempo nublado. Ontem caiu um chuvisco à tarde. E nesta madrugada caíram mais alguns pingos. Se ao menos refrescasse...

sexta-feira, março 03, 2006

Sobre Gaúchos (III)

Ainda para constar. Não dá para só falar mal dos estancieiros. Eles têm seus méritos. É preciso reconhecer que este estado não seria o que é sem o pioneirismo deles.

Sobre Gaúchos (II)

Para constar. Sou portoalegrense, urbano e brasileiro. Adoro o Rio Grande do Sul, e para mim é uma bênção ter nascido aqui.

Mas como nasci e fui criado em Porto Alegre(Porto Alegre, como se sabe, e está em seu brasão, é a "Leal e Mui Valerosa" cidade que permaneceu leal ao império), sinto um certo estranhamento com esse gauchismo, que me parece algo muito relacionado à campanha, à estância e ao latifúndio. Ao mandonismo, ao paternalismo, e ao patrimonialismo.

E gosto de churrasco e chimarrão!

Sobre Gaúchos

No início de janeiro, li um texto de uma paranaense a respeito das peculiaridades dos gaúchos. Neste caso os nascidos na banda leste do rio Uruguai, pois também os há(os gaúchos) na banda oeste. O tal texto se chama "Breve Reflexão Cultural Sobre Gaúchos e Lagostas", e está disponível no saite Digestivo Cultural (http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1802).

Lá ela comenta sobre a forte identidade de grupo dos gaúchos, principalmente daqueles que por um motivo ou outro se exilam de sua terra. Comenta ainda de sua capacidade gregária, e da fundação de Centros de Tradições Gaúchas (CTG's) Brasil afora. Segundo ela, e eu tenho de concordar, esta identidade não raro se sobrepõe à brasileira. Segundo ela, e eu novamente concordo, uma evidência disso é que em alguns automóveis pertencentes a gaúchos estão afixados adesivos com o mapa, ou a bandeira do Rio Grande do Sul, e junto a frase "O Rio Grande é o meu País!". Como muitas vezes não é informado de qual Rio Grande se está falando, que fique claro desde já junto aos potiguares que o Rio Grande deles, o do "Norte", não existe.

Gaúchos são mesmo seres peculiares. Gostam de louvar a memória de uma revolução, que como disse outro(1), perdemos. Ou seja a Revolução Farroupilha, uma revolução, na verdade uma guerra civil, que se estendeu por 10 anos. Quanto a essa questão de celebrar uma revolução perdida, nada demais. Os paulistas também fazem o mesmo com a Constitucionalista de 1932, e parte da elite cultural paulista ainda hoje sente grande ódio da memória de Getúlio Vargas. O problema é que somos bastante seletivos naquilo que gostamos de celebrar, tipo o bom a gente exalta, e o ruim faz de conta que não existiu. É lembrada a nobreza de Bento Gonçalves que se negou a destruir São José do Norte para ocupá-la e ter um porto marítimo para as exportações farroupilhas, e que ainda forneceu remédios aos feridos da guarnição legalista (imperial) que momentos antes combatera. Também é lembrado o destemor dos farroupilhas se negando a aceitar ajuda de argentinos, curiosamente os gaúchos "de lá", para se engajarem na luta contra o Império Brasileiro de então. Os farroupilhas não apenas recusaram a ajuda, como também ameaçaram atacar qualquer tropa argentina que se arriscasse a cruzar o rio Uruguai. É lembrado ainda, que os farroupilhas, ou os gaúchos, tão logo terminou o conflito, em que conseguiram uma paz honrosa, logo foram envolvidos pelo Império Brasileiro, em guerras no Rio da Prata, na Argentina(na época "Províncias Unidas do Rio da Prata"), e no Uruguai. Mas ninguém gosta de lembrar a traição do general Canabarro ao corpo de lanceiros negros, do exército farroupilha, nos estertores do conflito. (O que fazer com aquela negrada a quem havia sido prometida a liberdade, como prêmio pela sua participação nas batalhas?). Ainda a respeito dos lanceiros negros, não tenho certeza de que o movimento tradicionalista gaúcho celebrava sua participação na Revolução antes do governo Olívio Dutra.

Por outro lado, também ninguém gosta de lembrar, o comportamento bárbaro de ambos os lados contendores da Revolução Federalista de 1893, ambos os lados gaúchos, em que a degola de inimigos presos e desarmados se tornou banal.

Por fim, nesta genealogia do gauchismo do Rio Grande do Sul, a turma ainda gosta de lembrar, que um bando de gaúchos saiu daqui para amarrar seus cavalos no obelisco da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, então capital federal do Brasil. Mas não se queria separação, se queria poder. E a revolução de 1930, teve como estopim o assassinato do então candidato a vice-presidente, João Pessoa, na Paraíba. E Getúlio não teria se tornado presidente do Brasil se não tivesse apoio de mineiros, pernambucanos, paraibanos...

E ainda no ciclo da Revolução de 1930, também devemos lembrar que na revolta paulista de 1932, Flores da Cunha, uma liderança regional gaúcha, apoiou os paulistas contra o governo ainda provisório do gaúcho Getúlio Vargas.

Mas tudo bem.

No seu melhor lado a identidade do gaúcho produz uma certa comunhão, amistosidade, e é divertida. No seu pior, pode produzir separatismo, preconceito, reacionarismo, até racismo!

Em tempo: a escritora paranaense citada no início deste texto, quando fala em lagostas, está fazendo uma alegoria em relação a outros escritores paranaenses.




(1) TELLES, Jorge. Farrapos: A Guerra que Perdemos. Porto Alegre: Martins Livreiro Editor, 2002.

Marcadores: ,

quinta-feira, março 02, 2006

Porto Alegre, Temperatura Amena

Segundo o Canal do Tempo, 26º C, e sensação térmica de 28º C. O tempo está nublado. Parece que vai chover.
No final da manhã estava mais quente e abafado. Segundo os relógios-termômetros digitais, a temperatura ficava ao redor de 30º C.


quarta-feira, março 01, 2006

O Clima

31º C de temperatura. Sensação térmica de 32º C.
Interessante é que nestes dias de Carnaval, isto é, entre 24 e 28 de fevereiro, muita gente deixou Porto Alegre com destino ao litoral, mas de 24 a 27, o tempo não esteve bom como está hoje.

Back!

Fim de férias. Espero que tenham sentido saudades dos meus escritos.