domingo, abril 30, 2006

Coisas da Internet

Recebi um "spam", oferecendo remédios para disfunção erétil, provavelmente a preços módicos.
A singularidade era o nome do remetente: Bilal Cianciolo.

sábado, abril 29, 2006

Piada com Trocadilho Infame

Foi anunciado que a Sra. Anne Krueger, deve deixar o FMI em agosto próximo.
O colunista José Simão, da Folha de São Paulo, informava que ela era a irmã do Freddy Krueger.

Charge da Folha de São Paulo de 28 de Abril de 2006

sexta-feira, abril 28, 2006

Mais Uma da Turnê do Fim do Mundo?

O jornalista Tutty Vasques, colunista do saite No Mínimo (http://nominimo.ibest.com.br/notitia/servlet/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=11), já citado aqui neste blog, cunhou uma expressão chamada "a turnê do Fim do Mundo" para eventos que poderíamos chamar de apocalípticos, de que foram expressões tanto crises políticas mundiais, como o início da Guerra do Iraque, em 2003, como catástrofes ambientais, como o Tsunami que assolou o Oceano Índico, no final de 2004, ou o furação Katrina, em 2005.
Amanhã ela, a turnê, ameaça aparecer de novo. Amanhã encerra o prazo dado pelo Conselho de Segurança da ONU para que o Irã pare de processar urânio em suas usinas. O governo iraniano parece que não cogita parar, podendo inclusive abandonar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear se achar necessário. O governo dos Estados Unidos avisa que todas as hipóteses para evitar que o Irã continue a enriquecer urânio estão em avaliação, inclusive dissuasão militar com bombardeios sobre as usinas, embora a via preferencial seja a diplomática. O governo do Irã avisa que irá retaliar se atacado...

Passivo Ambiental

FRASES

"O passivo de criminalidade ambiental nunca foi apurado. A Justiça, principalmente do Estado do Pará, não tem compromisso em investigar, apurar e julgar esse passivo criminoso."

Tarcísio Feitosa da Silva, que atua com a Comissão Pastoral da Terra, ajudou a denunciar, em 2000, a exploração ilegal de mogno na Terra do Meio (Pará) e recebeu, anteontem, nos EUA, o Prêmio Goldman, considerado o Nobel do ambientalismo, ontem na Folha.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2604200608.htm , Publicada na Folha de São Paulo, de 26 de abril.

Saite e Sítio

Ultimamente tenho visto mais brasileiros utilizando a palavra sítio para as páginas de Internet. De repente isto começou a me parecer atrativo. Estou meio que me enamorando da idéia.
Assim, não estranhem se em algum momento vocês encontrarem a palavra sítio, onde atualmente tem sido usado saite neste blog.

Vaca Sagrada da Propriedade Privada

No final da chamada Idade Média, com a urbanização, as pessoas começaram a possuir outros bens além da terra, na Europa. Os filósofos de então começaram a propor que as pessoas tinham direito à propriedade privada. Esta proposição estava em contraste com o costume segundo o qual, toda a terra pertencia ao rei, que dava o direito de exploração e usufruto aos seus nobres, que por sua vez, contavam com os camponeses para fazê-la frutificar. Durante a chamada Idade Moderna, isto se alterou, a terra foi dividida, e apropriada, e poderia ser negociada, como as roupas, ou a colheita, e a idéia de posse da propriedade era uma defesa contra qualquer tentativa de usurpação por parte de reis de querer se apropriar novamente da terra.
Contudo a defesa da propriedade privada a qualquer preço não faz sentido se não houver na sociedade uma grande quantidade de proprietários. Foi por isso que tantos países realizaram reformas agrárias desde a metade do século XIX até pouco mais da metade do século XX. Para multiplicar os proprietários. Os Estados Unidos impuseram uma reforma agrária sobre o Japão ocupado.

Ainda Eucaliptos

O ataque por parte de integrantes de mulheres da Via Campesina é um assunto espinhoso, pois mexe com a maior vaca sagrada do mundo atual que é a posse, praticamente incondicional, de propriedade privada.
Me parece que a invasão e destruição de mudas de eucalipto por parte de mulheres da Via Campesina era para ser um "evento espetáculo", como as manifestações anti-globalização de Seattle na década de 1990, ou a destruição de sementes transgênicas da Monsanto, também na década de 1990, aqui no Rio Grande do Sul. Como a invasão aconteceu durante a semana da mulher, cujo dia internacional é celebrado em 8 de março, e também durante um fórum das Nações Unidas sobre reforma agrária, aqui em Porto Alegre, um grupo de mulheres (semana da mulher) resolveu destruir o viveiro para ressaltar que a monocultura de eucalipto ocupava áreas que poderiam ser utilizadas para fins de reforma agrária e produção de alimentos, em lugar de papel.
A cobertura da imprensa porém não foi capaz de fazer essas inferições. De forma quase unânime e muito veemente condenou o "ato de vandalismo". É, foi mesmo um ato de vandalismo, mas não foi um ato de vandalismo gratuito. Queria-se chamar a atenção para algo. A imprensa chegou próxima da histeria: o ato de vandalismo não contribuía para a reforma agrária, trazia prejuízos aos proprietários, e poderia afugentar investimentos.
A estimativa dos prejuízos da invasão tem estado ao redor de 6 milhões de reais. Casualmente, dias depois da invasão a Aracruz publicou balanço com lucro de mais de 180 milhões de reais, referente ao ano contábil de 2005. Mantida a rentabilidade do capital, mais a correção de inflação estimada, uns 4%, menos esse prejuízo, a Aracruz poderá ter um lucro de 181 milhões em 2006.
A imprensa poderia ter refletido se essas plantações são mesmo a melhor opção de plantio, qual o lucro da comunidade ao redor com essa cultura. Coisas que não quis fazer. Essas reflexões ficaram para a imprensa alternativa de esquerda e alguns saites da Internet. Um pena. A imprensa poderia oferecer mais aos cidadãos do que apenas reações histéricas de condenação com as quais os donos de jornal não concordam.

Eucaliptos

Eu me aproximei da minha amiga bióloga e disparei:
- E aí, os eucaliptos realmente degradam o solo, esgotando água e nutrientes?
A resposta dela atalhou:
- Pois é, que bobagem aquela coisa que esse pessoal fez, né?
Claro que ela se referia a depredação de um viveiro de mudas e um laboratório de pesquisas da empresa Aracruz Celulose, e sabia que a minha pergunta tinha esse incidente como pano de fundo. Quem não saberia com a retumbante cobertura da mídia local e nacional?
Ela continuou:
- Mas pior mesmo é o pinus, que consome o solo muito mais...
- Pinus?
- É. Se tu viajas para os campos de cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, ...) tu vês plantações e plantações de pinus.
Ou seja, além de plantações de eucaliptos, temos plantações de pinus para produção rápida de madeira e celulose. Ambas espécies exótica à flora gaúcha. Ambas gerando florestas artificiais.
Eu tentei continuar:
- Mas e o eucalipto?...
- Sim consome recursos, mas a atitude desse pessoal foi uma bobagem.

Elegância do Comportamento

O texto abaixo me foi passado, como seria de se esperar, pelo correio eletrônico. Quando comecei a lê-lo, pensei com os meus botões "afinal um texto da Martha Medeiros bonzinho!". Mas não era da Martha Medeiros. Pelo menos, não é atribuído a ela. No final há uma atribuição ao artista francês Toulouse-Lautrec, que realmente viveu no final do século XIX, em Paris. Eu não sei precisar se os anos referidos na base do texto são absolutamente corretos.
Há uma representação do artista no filme Moulin Rouge, com a atriz Nicole Kidman. Toulouse-Lautrec é vivido pelo ator John Lenguizano.
Como toda atribuição na Internet, deve ser visto com muita reserva. No final do século XIX, fotógrafos e fotografia eram raros. Eu creio que frentistas deviam ser mais raros ainda. Telefones também não eram muito comuns. "Brucutu" é um personagem de quadrinhos e animações da segunda metade do século XX, mas pode ter sido liberdade do tradutor. Também deve ser liberdade de tradução o uso da palavra "frescura" no final.
Enfim, aproveite o texto.

Elegância

"Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a Elegância do Comportamento.

É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.

É uma elegância desobrigada. É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca-a-boca.

É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.

É possível detectá-la em pessoas pontuais.

Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.

Oferecer flores é sempre elegante.

É elegante não ficar espaçoso demais.

É elegante, você fazer algo por alguém, e este alguém jamais saber que você teve que se arrebentar para o fazer...

É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.

É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.

É elegante retribuir carinho e solidariedade.

É elegante o silêncio, diante de uma rejeição...

Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.

Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.

É elegante a gentileza. Atitudes gentis falam mais que mil imagens...

... Abrir a porta para alguém é muito elegante.

... Dar o lugar para alguém sentar... É muito elegante.

... Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma...

... Oferecer ajuda.. É muito elegante.

... Olhar nos olhos ao conversar é essencialmente elegante.

Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.

A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado "brucutu", que acha que "com amigo não tem que ter estas frescuras".

Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os desafetos é que não irão desfrutá-la.

Educação enferruja por falta de uso! E, detalhe: não é frescura."

(Texto realmente é de Toulouse-Lautrec, pintor francês que viveu de 1864 a 1901 que retratava "mulheres despojadas de elegância", pois sua fascinação estava sobretudo, nas "mulheres".)

quarta-feira, abril 26, 2006

Porto Alegre no Outono

O dia começou nublado...
--
Mas acabou ensolarado...
--


Chuva em Porto Alegre

No final desta tarde, começou a chover. A temperatura diminuiu. 21º C às 18 h 20 min.

segunda-feira, abril 24, 2006

Porto Alegre, 26 Graus

Embora o relógio-termômetro não seja muito confiável, estes 26º C são críveis.
O Canal do Tempo informava 24º C às 18 h 20 min.
.

Japoneses no Cais Central do Porto

No sábado, no final da tarde, havia quatro pessoas, três moças e um rapaz, de aparência oriental no cais central do porto. Nesse dia, se encerrava aqui o Fórum Internacional de Software Livre, em sua sétima edição.
Não posso dizer com certeza se eram japoneses. A minha timidez me impediu de tentar falar com eles. Posso dizer que pareciam. Tinham aparência feliz, e possuíam as indefectíveis câmeras fotográficas digitais. Estavam lá, falando, sorrindo e fotografando.
A propósito do Fórum de Software Livre, li no saite da revista Info Exame, que este ano havia estandes do Google e da Sun. Junte-se a isso, os japoneses do cais do porto. Será que estamos ficando mais cosmopolitas, e menos provincianos?

Culto de Noite de Domingo na Igreja Batista Central de Porto Alegre, 23 de Abril de 2006

O pastor, Niander Winter, está em Curitiba, participando de um congresso promovido pela Aliança Batista Mundial.
O pregador da noite é o pastor Prêntice Walin. O tema de sua mensagem é "A Cura de Deus para a Ansiedade". Uma muito boa reflexão sobre o Salmo 23:

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.


Uma frase recorrente na reflexão, daquelas para lembrar era que "a ansiedade é improdutiva, irracional e prejudicial", e que Cristãos precisam fazer conhecidas de Deus, todas as suas ansiedades. Pode soar como escapismo, mas é bastante coerente para Cristãos que crêem na Bíblia.

Encerrou-se a mensagem, cantando-se o hino 408, do Hinário para o Culto Cristão, que se chama "Mestre, o Mar se Revolta", composto em 1874, por Horatio Richmond Palmer e Mary Ann Baker, e traduzido ao português em 1903, por William Edwin Entzminger:

1. Mestre, o mar se revolta,
as ondas nos dão pavor.
O céu se reveste de trevas,
não temos um salvador.
Não te incomodas conosco?
Podes dormir assim,
se a cada momento estamos
bem perto de submergir?

Estribilho:
As ondas atendem ao meu mandar:
"Sossegai!"
Seja o encapelado mar,
a ira dos homens, as forças do mal,
tais águas não podem a nau tragar
que leva o Senhor, Rei do céu e mar.
Pois todos ouvem o meu mandar:
"Sossegai, sossegai;
convosco estou para vos salvar,
sim, sossegai."

2.Mestre, na minha tristeza
estou quase a sucumbir.
A dor que perturba minha alma,
eu peço-te, vem banir.
De ondas do mal que me encobrem,
quem me fará sair?
Pereço sem ti, ó meu Mestre;
vem logo, vem me acudir.

3. Mestre, chegou a bonança.
Em paz vejo o céu e o mar.
O meu coração vive em calma
que não poderá findar.
Fica comigo, meu Mestre,
dono da terra e céu,
e assim chegarei bem seguro
ao porto, destino meu.


Um hino do final do século XIX, traduzido no início do século XX, parece meio obsoleto no início do século XXI. Mas como foi dito antes, para os cristãos desta tradição protestante, faz bastante sentido, e é belo!

domingo, abril 23, 2006

Inconseqüência Cara

Ainda a propósito do Diogo Mainardi, o jornalista Franklin Martins (se você vê os telejornais da Rede Globo, é ele mesmo, o comentarista político), em texto assinado no Observatório da Imprensa, informa que está processando o colunista da Veja por difamação, pois este teria insinuado que o Franklin teria agido em favor de sua irmã para alguma nomeação federal junto ao Senado Federal. As bobagens do colunista da Veja tão começando a sair caras.

A matéria do Observatório:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=377IMQ010

Foo Fighters - Best Of You

Eu vi o Clipe na MixTV, Canal 40 de UHF aqui em Porto Alegre. Me chamou atenção a forma meio apaixonada, meio raivosa do vocalista. Logo a legenda esclareceu: era o Foo Fighters, com a música best Of You. Muito bom. Quem diria que o Dave Grohl, o ex-baterista do Nirvana poderia formar um conjunto tão bom?

Best Of You
Foo Fighters

Composição: Indisponível

Ive got another confession to make: Im your fool
Everyones got their chains to break, holdin you

Were you born to resist or to be abused?

Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?
Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?

Are you gone and onto someone new?

I needed somewhere to hang my head without your noose
You gave me something that I didnt have but had no use

I was too weak to give in, too strong to lose
My heart is under arrest again but I break news

My head is giving me life or death but I cant choose
I swear Ill never give in, I refuse

Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?
Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?

Has someone taken your faith? It's real, the pain you feel
You trust, you must, confess

Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?
Oh...

Oh... oh...
Oh... oh...

Has someone taken your faith? It's real, the pain you feel
The life, the love, you die to heal

The hope that starts, the broken hearts
You trust, you must, confess

Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?
Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?

Ive got another confession, my friend: Im no fool
I'm getting tired of start it again somewhere new

Were you born to resist or be abused?
I swear Ill never give in, I refuse

Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?
Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?

Has someone taken your faith? It's real, the pain you feel
You trust, you must, confess

Is someone getting the best, the best, the best, the best of you?
Oh...

http://offspring.letras.terra.com.br/letras/139558/



Best of you (tradução)
Foo Fighters

Composição: Indisponível

Melhor de você

Eu tenho outra confissão a fazer
Sou seu idiota
Todo mundo tem suas correntes para quebrar
Te segurando

Você nasceu para resistir ou para ser abusado?
Tem alguém tirando o melhor, o melhor, o melhor de você?
Tem alguém tirando o melhor, o melhor, o melhor de você?

Você se foi e está com outra pessoa?
Eu precisava de algum lugar para me enforcar
Sem seu laço
Você me deu algo que eu não tinha
Mas não teve utilidade
Eu estava fraco demais para me entregar
Forte demais para perder
Meu coração está preso novamente
Mas eu me liberto
Minha cabeça está me dando vida ou morte
Mas eu não consigo escolher
Eu juro que nunca vou me entregar
Eu me recuso

Tem alguém tirando o melhor, o melhor, o melhor de você?
Tem alguém tirando o melhor, o melhor, o melhor de você?
Alguém tomou sua fé?
É real, a dor que você sente
Você confia, você deve
Confessar
Tem alguém tirando o melhor, o melhor, o melhor de você?
Oh...

Alguém tomou sua fé?
É real, a dor que você sente
A vida, o amor
Você morre para curar
A esperança que começa
Os corações partidos
Você confia, você deve
Confessar

Tem alguém tirando o melhor, o melhor, o melhor de você?
Tem alguém tirando o melhor, o melhor, o melhor de você?

Eu tenho outra confissão, minha amiga
Eu não sou idiota
Eu estou ficando cansado de começar de novo
em algum novo lugar

Você nasceu para resistir ou para ser abusado?
Eu juro que nunca vou me entregar
Eu me recuso

http://offspring.letras.terra.com.br/letras/184535

O link abaixo leva a uma página com o clipe:
http://www.foofighters.com/audio_video.html

sexta-feira, abril 21, 2006

Cineasta Jorge Furtado e Casa de Cinema de Porto Alegre Vencem Ação Contra Diogo Mainardi


Segundo informa o saite Coletiva.net , dedicado à mídia e à publicidade. A decisão de primeira instância dada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, se refere a uma coluna publicada na revista Veja, em 12/05/2005, em que Mainardi acusa Furtado de receber verbas públicas ilicitamente.

Coletiva.Net (http://coletiva.net/noticiasDetalhe.php?idNoticia=14884)

Yahoo! Ajudou Governo Chinês a Prender Mais de um Dissidente

Segundo notícia publicada no Observatório da Imprensa, a ONG Reporteres sem Fronteira, informou que o portal de busca e serviços de Internet Yahoo! pode estar envolvido no processo de prisão de pelo menos três dissidentes: Jiang Lijun, que foi condenado por "subversão" a quatro anos de prisão em novembro de 2003; Liu Di, presa de novembro de 2002 a novembro de 2003, depois de participar de um fórum de discussão na rede; Li Zhi, condenado a oito anos de prisão por participar de partido não autorizado; e Shi Tao, condenado a dez anos de prisão por "divulgar ao exterior segredos de estado".

Para maiores informações:
- Observatório da Imprensa (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=377MON018);
- Reporteres sem Fronteira (em inglês http://www.rsf.org/article.php3?id_article=17180).

Presidente Lula em Porto Alegre e os Aviões da FAB

O presidente Lula esteve no Rio Grande do Sul ontem, 19 de abril, para algumas inaugurações, que demandaram que ele visitasse três diferentes cidades relativamente longe uma da outra: Tenente Portela, Osório e Porto Alegre. Com a presença do presidente no estado, aumentou o tráfego aéreo da cidade. No meu local de trabalho, durante a tarde tivemos nossa atenção chamada pelo sobrevôo de um avião Hércules da Força Aérea Brasileira - FAB.
Foi inevitável lembrar o bordão dos limpadores de janela do programa Zorra Total: "Olha o Lula indo!", "E olha o Lula vindo!", "Já que a gente não pode viajá, vamo trabalhá!". Então?...

Tiradentes

Após ouvir o cantarolar da canção abaixo por uma colega, que a devia estar cantarolando a propósito do feriado de amanhã, 21 de abril (ou hoje, 21 de abril, já que já passa da meia-noite enquanto escrevo), sai procurando a tal canção pelo Google (http://google.com). Para minha surpresa, descobri que a música foi samba de enredo do Império Serrano em 1949(!), e foi gravada por Elis Regina, por Nara Leão, por Cauby Peixoto...

Exaltação a Tiradentes
(Mano Décio, Penteado e Estanislau Silva)

Joaquim José da Silva Xavier
Morreu a vinte e um de abril
Pela independência do Brasil
Foi traído e não traiu jamais
A Inconfidência de Minas Gerais
Foi traído e não traiu jamais
A Inconfidência de Minas Gerais

Joaquim José da Silva Xavier
Era o nome de Tiradentes
Foi sacrificado pela nossa liberdade
Este grande herói
Pra sempre há de ser lembrado

quinta-feira, abril 20, 2006

Porto Alegre, Dias de Outono

Como ontem. Manhã fria, meio-dia agradável, noite fria. Agora ficou bom para dormir.
.

terça-feira, abril 18, 2006

Outono Está Aqui

Porto Alegre: Manhãs com temperaturas baixas, sol intenso e agradável ao meio-dia, frio à noite. Que mais podemos querer?

Trocando de Assunto

Trocar de citações do Evangelho para uma Ferrari, é uma mudança um tanto abrupta, mas são coisas de blog.

segunda-feira, abril 17, 2006

Objeto de Desejo: Ferrari

Não é sempre que se consegue ver Ferraris como a da foto em Porto Alegre. Ela está em exposição no primeiro piso do Shopping Bourbon Country até esta segunda-feira, 17.
.

Relembrando a Semana Santa: Domingo

Relembrando a Semana Santa: Domingo

Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol.
E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida;
e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas.
Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram.
Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.

Evangelho de Marcos 16:2-7

Relembrando a Semana Santa: Sexta-Feira

Relembrando a Semana Santa: Sexta-Feira

Levaram-no, pois, ao lugar do Gólgota, que quer dizer, lugar da Caveira.
E ofereciam-lhe vinho misturado com mirra; mas ele não o tomou.
Então o crucificaram, e repartiram entre si as vestes dele, lançando sortes sobre elas para ver o que cada um levaria.
E era a hora terceira quando o crucificaram.
Por cima dele estava escrito o título da sua acusação: O REI DOS JUDEUS.

Evangelho de Marcos 15:21-26

Relembrando a Semana Santa: Quinta-Feira

Relembrando a Semana Santa: Quinta-Feira

Ora, dali a dois dias era a páscoa e a festa dos pães ázimos; e os principais sacerdotes e os escribas andavam buscando como prender Jesus a traição, para o matarem.
Pois eles diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.
Estando ele (Jesus) em Betânia, reclinado à mesa em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo de nardo puro, de grande preço; e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça o bálsamo.
Mas alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: Para que se fez este desperdício do bálsamo?
Pois podia ser vendido por mais de trezentos denários que se dariam aos pobres. E bramavam contra ela.
Jesus, porém, disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou uma boa ação para comigo.
Porquanto os pobres sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; a mim, porém, nem sempre me tendes.
ela fez o que pode; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura.
Em verdade vos digo que, em todo o mundo, onde quer que for pregado o evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.

Evangelho de Marcos 14:1-9

Ainda a Mosca Azul

Esta nota é para informar que eu abri outro blog, Ainda a Mosca Azul (http://aindaamoscaazul.blogspot.com) , mais focado em política. Quem tiver estômago que o consulte.

A MOSCA AZUL - Machado de Assis

Era uma mosca azul, asas de ouro e granada,
Filha da China ou do Indostão,
Que entre as folhas brotou de uma rosa encarnada,
Em certa noite de verão.

E zumbia, e voava, e voava, e zumbia,
Refulgindo ao clarão do sol
E da lua, - melhor do que refulgiria
Um brilhante do Grão-Mogol.

Um poleá que a viu, espantado e tristonho,
Uma poleá lhe perguntou:
"Mosca, esse refulgir, que mais parece um sonho,
Dize, quem foi que to ensinou?"

Então ela, voando, e revoando, disse:
- "Eu sou a vida, eu sou a flor
"Das graças, o padrão da eterna meninice,
"E mais a glória, e mais o amor."

E ele deixou-se estar a contemplá-la, mudo,
E tranqüilo, como um faquir,
Como alguém que ficou deslembrado de tudo,
Sem comparar, nem refletir.

Entre as asas do inseto, a voltear no espaço,
Uma cousa lhe pareceu
Que surdia, com todo o resplendor de um paço
E viu um rosto, que era o seu.

Era ele, era um rei, o rei de Cachemira,
Que tinha sobre o colo nu,
Um imenso colar de opala, e uma safira
Tirada ao corpo de Vichnu.

Cem mulheres em flor, cem nairas superfinas,
Aos pés dele, no liso chão,
Espreguiçam sorrindo, as suas graças finas,
E todo o amor que têm lhe dão.

Mudos, graves, de pé, cem etíopes feios,
Com grandes leques de avestruz,
Refrescam-lhes de manso os aromados seios,
Voluptuosamente nus.

Vinha a glória depois; - quatorze reis vencidos,
E enfim as páreas triunfais
De trezentas nações, e o parabéns unidos
Das coroas ocidentais.

Mas o melhor de tudo é que no rosto aberto
Das mulheres e dos varões,
Como em água que deixa o fundo descoberto,
Via limpo os corações.

Então ele, estendendo a mão calosa e tosca,
Afeita a só carpintejar,
Como um gesto pegou na fulgurante mosca,
Curioso de a examinar.

Quis vê-la, quis saber a causa do mistério.
E, fechando-a na mão, sorriu
De contente, ao pensar que ali tinha um império,
E para casa se partiu.

Alvoroçado chega, examina, e parece
Que se houve nessa ocupação
Miudamente, como um homem que quisesse
Dissecar a sua ilusão.

Dissecou-a, a tal ponto, e com tal arte, que ela,
Rota, baça, nojenta, vil,
Sucumbiu; e com isto esvaiu-se-lhe aquela
Visão fantástica e sutil.

Hoje, quando ele aí vai, de áloe e cardamomo
Na cabeça, com ar taful,
Dizem que ensandeceu, e que não sabe como
Perdeu a sua mosca azul.

(Ocidentais, in Poesias completas, 1901.)

Fonte: http://www.bccafe.com.br/literatura.htm

domingo, abril 16, 2006

Feliz Páscoa!

São os desejos deste blog.
A imagem abaixo é cópia de uma mensagem feita por crianças do prédio em que moro.
.

E Por Falar em Páscoa...


Fernando Gonsales - Folha de São Paulo, 14/04/2006

Pérolas do Macaco

Destaques da coluna do José Simão, o Macaco Simão do jornal Folha de São Paulo, desta quinta-feira, 13 de abril:
- E a Suzane von Richthofen matou os pais e foi solta. E aí enganou o "Fantástico" e foi presa! Ou seja, nunca engane o "Fantástico"!
- E adorei a charge do Zedassilva com a Suzane von Richthofen consultando o advogado: "Eu tenho alguma chance de ser absolvida?". "Só se for julgada pelo Congresso Nacional."
- Buemba 2! ALI BABÁ E OS 40 MENSALEIROS! Mais uma piada pronta: o Ministério Público indiciou 40 mensaleiros. Quarenta? Agora só falta o Ali Babá! Ali Babá e os 40 mensaleiros.

quinta-feira, abril 13, 2006

Porto Alegre, 25 Graus

É o que eu acredito que estava hoje à tarde. A foto do relógio-termômetro abaixo mostra 30º C, mas eu duvido que a temperatura fosse essa mesma. A tarde estava muito agradável para 30º C. Às 20 h 30 min, o Canal do Tempo indicava 22º C.
.

O País da Piada Pronta...Ou Quase

Piada pronta é como o colunista José Simão se refere a certos fatos aparentemente fortuitos que acontecem. Um caso paradigmático foi a questão de assessor parlamentar pego com dólares na cueca, em 2005.
Pois agora, o Procurador Geral da República, ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal, no chamado escândalo do "mensalão", contra 40 pessoas, sendo o ex-ministro José Dirceu chamado de chefe da quadrilha. Então ficou José Dirceu e os 39. Se fosse oferecida denúncia contra uma pessoa a mais, seriam José Dirceu e os 40. Já pensou?

terça-feira, abril 11, 2006

Ótimo Dia de Outono em Porto Alegre

Dia muito agradável. À noite a temperatura já é de 20º C.

segunda-feira, abril 10, 2006

Semana Santa

E já estamos no chamada Semana Santa.
Segundo o calendário litúrgico, ontem foi o Domingo de Ramos, o dia em que Jesus entrou na cidade de Jerusalém, aclamado por uma multidão.
"Então trouxeram a Jesus o jumentinho e lançaram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou nele.
Muitos também estenderam pelo caminho os seus mantos, e outros, ramagens que tinham cortado nos campos.
E tanto os que o precediam como os que o seguiam, clamavam: Hosana! bendito o que vem em nome do Senhor!
Bendito o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!"
Marcos 11:7-10

sábado, abril 08, 2006

O Sol Dá Show Em Porto Alegre

O sol dá show em Porto Alegre. O pôr do sol da foto abaixo foi registrado em 07 de abril de 2006.
.

Astronauta Brasileiro

Como já aconteceu em outro "post" deste blog, estou reproduzindo uma discussão com um irmão em Cristo acontecida em outro blog. Os nomes aqui foram trocados.



Quarta-feira, Março 29, 2006

A conquista do Espaço

Hoje, quase 60 anos depois do primeiro ser humano ir para o espaço, o primeiro brasileiro percorrerá o mesmo caminho... E imaginem só, ele vai de carona! de CARONA.
Mais de meio século separa um evento do outro e o nosso "país do futuro" não desenvolveu tecnologia para mandar nada para fora da órbita terrestre, nem objeto, nem gente. O tal do satélite brasileiro, o saci-I se encontra em órbita desde 1999 fazendo sabe-se lá o que, mas como seu par de carne-e-osso, também foi de carona num foguete Chinês. Se dependesse do programa espacial brasileiro o futuro herói nacional que segue hoje o caminho das estrelas não teria nem como se comunicar com o Brasil via Internet, porque o nosso programa "se esqueceu" de requisitar as autoridades Russas uma infra-estrutura básica para servir de apoio logístico a equipe brasileira que aguarda o lançamento no local.
Para falar com os amigos ou participar de entrevistas via Internet, os brasileiros tem que ir bater na porta do centro de apóio Norte-Americano e lhes pedir que por favor lhes cedam um ou dois computadores e a máquina de café por alguns minutos. Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão. Na época andaram culpando "agentes americanos" que estariam "com inveja" do nosso foguete e por isso, morrendo de medo da emergente tecnologia tupiniquin, o teriam sabotado. Mas os americanos são mais camaradas do que reza a crença popular, e acolhem os brasileiros necessitados sem rancores. No caso do foguete brazuca 21 pessoas foram simultaneamente mandadas para os ares... e até hoje os familiares dos técnicos e engenheiros que morreram na explosão reclamam da falta de condições de trabalho que o projeto vinha sofrendo com constantes cortes de orçamento e falta de manutenção. O Lula deu um jeito nisso tudo, nisso ele se prova o gênio que chegou a presidente sem precisar estudar, Lula conhece todos os atalhos: pra quê um programa espacial caríssimo se para entrar em órbita basta arranjar lugar num foguete russo por poucos milhares de dólares? Muito menos dinheiro do que o necessário para pagar o mensalão dos deputados para votarem em seus projetos?
Avante Brasil!

postado por: Proprietário 8:56 PM



E chega até "bunito" ver o povo todo, os meios de comunicação dando um super destaque ao tiozinho do ITA que foi pro espaço. Melhor ainda, é ouvir os comentários do povo. "Já volto, vou ali ver o lançamento do foguete na tv e volto logo."...

O Lula é master em "Jeitinho Brasileiro", já é assim há mais de vinte anos que ele vive sem trabalhar...
tiny | Homepage | 03.30.06 - 6:37 am | #

É interessante, mas também tem um americano indo, como dizes, de carona.
É verdade que o contingenciamento de verbas atrapalhou o programa espacial brasileiro, e contribuiu para a morte dos técnicos brasileiros no Centro Espacial de Alcântara.
Sobre serem infundadas as suspeitas de sabotagem, só se por infundadas entendermos a falta de provas ou evidências. Mas todo sabotador age no sentido de encobrir suas pegadas. Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:26 am | #

Tempos atrás, um colunista conservador do The New York Times, recentemente aposentado, se não me engano chamado William Saphire, divulgou que o governo americano lançou uma isca, uma especificação mal feita para uma espécie de válvula de gasoduto. A tal peça defeituosa foi copiada por espiões soviéticos e acabou causando uma explosão em algum lugar remoto da Sibéria.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:29 am | #

Também tempos atrás, um diplomata americano saiu do Brasil, depois de ter sido observado "olhando" plantações de soja no cerrado brasileiro. Casualmente houve ferrugem naquela região, pouco tempo depois. Pode ter sido contaminação natural. Mas quem pode garantir que não foi sabotagem?
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:31 am | #

"Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão."
É sempre interessante ver um cristão pregar dente por dente.
Zeh | Homepage | 03.30.06 - 9:34 am | #

Ah sim, Zeh, tão interessante quanto ver um cristão julgando intenções por ai... como é que é mesmo "com a mesma medida que medirem, vocês serão medidos"? Bem, toma ai uma medida "na cara".
Eu, sinceramente acho assombroso o anti-americanismo besta que ronda a cabeça de tanta gente pelo Brasil. Pegaram um americano olhando plantações de soja e quando a plantação é atacada de doença: pronto! temos um culpado. Sabemos agora de onde vem a ferrugem da soja! Existem milhares de mini-americanos que voam ao redor do planeta com roupas ninja e contaminando plantações de soja com ferrugem... Ah suspeita-se que os americanos sejam responsáveis tb pelo granizo e pelo mensalão, tudo porque tremem de medo do Brasil, esse gigante, que de tão grande tu mesmo acaba de comparar com a União Soviética durante a guerra fria! Somos um perigo maior do que todo o arsenal atômico da falecida URSS! Viva o Orgulho Brasileiro!
Proprietário | 03.30.06 - 1:54 pm | #

Ah, Sim! O americano que vai com o brasileiro no veículo russo também vai de carona, so que ele tem carro próprio sabia? E já faz tempo! Não sei nem a intento de que tu fizeste essa comparação, queres dizer por acaso que como o americano "também vai de carona" o programa Espacial Brasileiro e o Americano estão no mesmo nível? Não consegue ver que não tem como comparar um caso com o outro? Ou o patriotismo cega tanto assim?
Proprietário | 03.30.06 - 1:59 pm | #

Por último, acho perversa essa tua lógica: "Sobre serem infundadas as suspeitas de sabotagem, só se por infundadas entendermos a falta de provas ou evidências. "
Exatamente isso Zeh,toda suspeita, se não tiver prova ou evidência é INFUNDADA, e não pode ser NADA além disso. Porque é infundada? Porque não existe outra coisa além da imaginação que sustenta a tese e a imaginação pode estar cheio de outras coisas ocultas além da lógica e do bom senso, pode estar cheio de, por exemplo, xenofobia irracional contra norte americanos, ou quem sabe, patriotismo bobo que não admite falhas mas que sempre procura culpar os outros pela própria mediocridade, e assim vai. Por isso não é apenas infundado, é também perversa comentar suspeitas sem provas ou evidências. Achar que alguem fez alguma coisa somente porque essa pessoa poderia fazer tal coisa, é uma atitude perversa, e não combina bem com gente farisaica que fica medindo o "cristianismo" dos outros....
Proprietário | 03.30.06 - 2:09 pm | #

Se tu achas que eu sou um fariseu, é simples, é só me tratar como o publicano ou o pecador. Ou como ateu ou agnóstico. Ou o que tu quiseres.
Não foi a tua pessoa em jogo aqui. Foi o que disseste.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:35 am | #

Vou repetir o que eu disse: Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país. Tu falas em anti-americanismo, falas no carro do astronauta americano, mas não contra-argumentas o que é dito.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:40 am | #

A propósito, acredito que o Marcos Pontes possua também. Embora eu não saiba o que isso tem a ver com a discussão. Não estou falando de comparações de programa espacial norte-americano e brasileiro. O que eu disse é que o governo americano também usou um meio de custo-benefício melhor. Foi mais fácil para a NASA alugar o foguete russo, do que preparar um vôo próprio.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:43 am | #

E história se costuma dizer que ausência de evidência não é evidência de ausência. Arqueólogos não encontraram evidências claras da peregrinação dos hebreus pelo Sinai, e nem por isso a Torá está errada. Não há provas de sabotagem em Alcântara. Não há provas de sabotagem no Cerrado. Também não há provas em contrário. Mas o direito permite "in dubio pro reu", isto é, se não há prova contra alguém, ele é inocente perante a justiça. Contudo as pessoas podem ficar com dúvidas em relação ao caráter da pessoa.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:48 am | #

Na primeira metade do século XX, a justiça americana prendeu Al Capone por erros na declaração do imposto de renda. Mas alguém tem dúvida que ele cometia crimes piores?
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:49 am | #

E atenção: não estou chamando o governo americano de mafioso, nem chamando o governo americano de gângster, nem chamando o governo americano de Al Capone. Estou apenas reforçando que ausência de evidência não é evidência de ausência.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:51 am | #

Falando no caso do granizo. O governo americano fez chover chuva negra sobre Hiroshima, em 1945.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:53 am | #

E quanto ao mensalão, não há evidências de envolvimento de qualquer membro do governo dos Estados Unidos. Eu acredito piamente que os Estados Unidos são completamente inocentes nesse caso.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:54 am | #

E quase ia me esquecendo. Eu não sabia dos mini-americanos com roupas ninjas, fazendo sabotagens mundo afora. É um novo componente para as teorias de conspiração. Pena que o Arquivo X acabou.
Zeh | Homepage | 03.31.06 - 9:56 am | #

Zeh... a tua colocação não precisa de contra argumentação, porque não tem argumento nenhum, tu fala do que PODE ter acontecido, mas baseado no que tu chama "possibilidades" vamos dizer assim, QUALQUER coisa pode ter acontecido. Vamos fazer uma listinha? 1) O Lula mandou explodir o foguete, todos sabemos que o Lula tem os meios para fazer isso não tem? Qualquer um com 5 mil reais no bolso para comprar um tecnico na verdade tem meios para isso, não precisa ser a CIA. 2) Os argentinos mandaram explodir o foguete, Os paraguaios, os Russos os Chineses ou os Japoneses, sem falar nos Cubanos, qualquer um desses ai, e tantos outros poderiam ter mandado explodir o foguete, agora a pergunta não é se explodiram, a pergunta é porque somente os "americanos" eh que surgiram na tua cabeça e na de tantos outros como possibilidade. Para mim isso tem nome, ou é Xenofobia ou filme de Hollywood demais.
Proprietário | 03.31.06 - 3:05 pm | #

Quanto ao "carro próprio" estava seguindo a analogia da carona que tu tb adotasse, os americanos tb seguiram de carona com o brasileiro, mas ele "tem carro próprio", ou seja, o seu programa espacial está desenvolvido, tão antigo e mais avançado ainda do que o programa russo, enquanto o programa brasileiro é uma vergonha (gostou da palavra? vou repetir para ti) VERGONHA. O americano foi com os russo para economizar, uma atitude inteligente, o brasileiro foi com o russo para dar um "jeitinho". Programa espacial porque? É só pagar 10 contos para os russos que a gente "chega lá". Se para ti é uma grande coisa colocar um brasileiro no espaço, então fique feliz e contente, mas saiba que até a cadela Laika ganha dele em importância, porque apesar dos cães tb não terem desenvolvido um programa espacial, ela chegou lá primeiro.
Proprietário | 03.31.06 - 3:13 pm | #

Esse negocio de ausência de evidência não ser evidência de ausência é interessante, ajuda a esclarecer o motivo do pessoal das ciências exatas se negarem a aceitar o termo "ciência" para as ditas "ciências humanas" o nível de "achismo" tanto na história quanto na sociologia é alarmante. Mas mesmo essas ditas "ciências" não se dispõem a publicar alguma coisa, com medo de cairem no ridículo, sem possuir alguma evidência sobre o que realmente aconteceu. A tua desconfiança, enquanto não encontrar evidência externa, está dentro da tua cabeça, e só ai, se tu desconfia dos americanos, e não dos E.T's, por exemplo, essa desconfiança só reflete o tipo de julgamento que tu faz das pessoas, assim como tu não confia nos americanos, tu pode não confiar dos negros, dos judeus, dos amarelos de olhos rasgados, ou dos torçedores do São Paulo, é tudo a mesma coisa, é tudo preconceito, tudo bem opação tua. Só não pode sair por ai falando dessas tuas desconfianças como sendo fatos reais, porque na verdade esta tudo dentro dessa cabeçinha, isso é ser irresponsável, isso é uma agressão e a pessoa agredida tem todo o direito de não ser legal com a pessoa que o agrediu, sendo ela cristã ou não. se o governo americano se negasse a deixar os brasileiros usarem a sua maquina de café, eles estariam no direito deles, retribuindo justamente a agressão que sofreram por parte das autoridades brasileiras que irresponsavelmente espalharam sem prova nenhuma que os americanos sabotaram a sua geringonça.
Proprietário | 03.31.06 - 3:32 pm | #

Essa parada sobre hiroshima é mais um comentário bem idiota ein? pensou bastante antes de falar isso?
Ohh os americanos fizeram choverrrr chuvaaaa neeeeegraaaaaa sobre hiroshimaaaaaaaaaa ahhhhhhhh
como são malvados.
Sinceramente não tinha comentário mais fora de lugar para ti fazer, suponho que como "historiador" tu deva saber que existe todo um contexto em que o bombardeio atômico sobre hiroshima estava incluido, que a opção a ele seria o envio de 200 mil americanos (estimativa minima) para a morte numa invasão por terra ao Japão. Acho que tu preferiria assim não? Que os malvados americanos morressem aos bandos, ahh que delícia! pena que eles não gostaram da ideia e resolveram matar o inimigo não?
Por favor, guarde esses comentários agua com açucar e sem conteúdo para quem gosta
Proprietário | 03.31.06 - 3:44 pm | #

Quanto ao mensalão. tu deve culpar a oposição oligárquica revanchista e reacionária por colocar os 2 bilhões de reais nas contas do marcos valerio não? Essa delirante teoria da conspiração combina perfeitamente com a teoria da sabotagem da CIA ao calhambeque espacial brasileiro
Proprietário | 03.31.06 - 3:47 pm | #

Quanto ao tratamento que dispenso a ti, se fariseu, agnostico ou ateu, não se se ja percebeste mas ja te trato assim a tempos, quem continua insistindo em me tratar como "irmão" é tu, o único problema é que tu so me trata assim quando queres abusar da minha boa vontade (encher o saco), como aquele primo distante que so aparece para pedir dinheiro. Tu chega aqui e "irmãozinho" Pá! me enche o saco com algum comentário inapropiado. Ja te disse uma vez, te digo de novo, prefiro deixar meu cristianismo ser julgado por alguem com condições de fazé-lo, não por alguem que além de não em conhecer, vem me criticar usando como base um cristianismo auto-ajuda.
Proprietário | 03.31.06 - 4:32 pm | #

Só pra constar... ja houve um "carrinho" desses aí de ir pro espaço que os americanos mandaram e virou fogo de artifício bem bonito de olhar brilhando lá naquele céuzão bunitu de ver.

Qnt ao anti-americanismo, acho q existem coisas a criticar mesmo mas como a gente ainda não cuidou nem da grama e do portão da nossa casa fica complicado colocar defeito na casa do vizinho
O Filósofo | 04.01.06 - 1:28 am | #

Os Estadunidenses têm uns troço bunitu di vê sô! na literatura tem John Fante, J D salinger, Bukowski ... na verdade nem sei se eles são americanos mas se forem, palmas pra eles.

Agora q é um país chatinho é. Essa coisa de cristianismo fundamentalista, moralismo de fachada, país mais obeso do mundo q vende seu lixo alimentar pro mundo todo se empanturrar de fantasia/sonho americano. na verdade, se procurar defeitos, seja onde for a gente sempre encontra. Sempre tem algo pra apludir e algo para se reprovar. Por favor, importem só aquilo q é bom.

Na verdade eu ando de saco cheio nessa crença no progresso. essa coisa de q o homem vai conseguir se reerguer, essa coisa q inspirou desde o capitalismo até o comunismo. Desculpa a falta de vontade de escrever sobre isso. Até tem um cara q fala sobre o tema, acho q é um britanico, jonh gray. é um q é filósofo. deve exitir um monte de gente com o mesmo nome dele ... é um q escreveu um livro sobre a al quaeda.
O Filósofo | 04.01.06 - 1:51 am | #

Não q o progresso não exista................mas o q é importante progredir a humanidade não progride. pode mandar homem pra lua, marte, até pra casa do carvalho. essa vontade de se sentir poderoso, superior aos outros... dominar ou ser dominado... eu posso, eu sou bom o suficiente, eu tenho bala na agulha. não adianta, a gente não consegue deixar de ser aquele mesmo bicho q vivia na caverna. só q agora somos mais sofisticados.
O Filósofo | 04.01.06 - 2:05 am | #

Ora, que bom que o Filósofo volta a pastar por esses campos. A crença no progresso é uma ilusão utópica que foi lançada com o Comunismo e a adotada pelo capitalismo como instrumento de retórica contra a propaganda socialista. O Capitalismo, em sua essência não passa de um instrumento comercial que foi desenvolvido através dos milênios para organizar o comércio entre os seres humanos, esqueçam Max Weber, esqueçam a revolução francesa e industrial, o capitalismo começou quando o primeiro homem pré-histórico trocou o primeiro cacho de banana pela primeira dúzia de ovos e se desenvolveu até o estado atual, onde não existe um capitalismo, mas vários, o capitalismo americano, europeu e, vejam so, o chinês.. alêm do ineficiente capitalismo brasileiro
Proprietário | 04.01.06 - 9:08 am | #

Chuva negra sobre Hiroshima: Ninguém estava julgando o caráter dos americanos. Estava respondendo ao teu argumento, que os americanos podem causar granizo. Talvez granizo ainda não, mas que causaram uma tempestade radiativa causaram. É, era uma guerra. Tinham seus motivos. Mas que choveu, choveu.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:41 am | #

Quanto a me taxares de fariseu. Ótimo. Vou poder questionar qualquer proposição tua como ateu. E como eu disse, é muito interessante um cristão pregar dente por dente. Se bem que muita gente por aí acredita que oferecer a outra face é só figura de retórica.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:43 am | #

Se eu sou adepto de um cristianismo de auto-ajuda, tu és o que? de um cristianismo militante e combatente? Como Carlos Magno que afogou em sangue os bárbaros pagãos que não quiseram aceitar o batismo cristão? Ou os cruzados com os rios de sangue infiel na consquista de Jerusalém? Ou talvez mais atualmente, explodir clínicas de aborto para salvar as crianças nos úteros de suas mães?
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:47 am | #

Se tu sentes vergonha do programa espacial brasileiro, eu não sinto. É um programa possível para os recursos que o país se dispõe a aplicar.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:49 am | #

"Sabemos que o governo americano tem a capacidade por meio de suas agências de provocar sabotagens. Sabemos também que o governo americano, como aliás quase qualquer governo, trabalha para manter vantagens para seu país." Repito de novo.
Vamos ver o que tu dizes, apesar de tu não precisares contra-argumentar: 1) Lula explodiu o foguete. Ele não teria motivos para fazer isso, pois foi visto como um fracasso do governo dele. 2) Os argentinos e paraguaios nõ parecem ter programas espaciais. Os russos tem o mais eficiente sistema de lançamentos espaciais atualmente. Os chineses estão indo de vento em popa, e recentemente lançaram um homem ao espaço. Os japoneses tem montado um programa eficiente de lançamento de satélites artificiais. Por que os americanos? Pelos boatos de mais turistas chegando na região às vésperas do acidente. Contudo esta é uma evidência fraca demais. Na verdade ninguém contou realmente se havia mais turistas na época do que em qualquer outro período. O principal ônus dos americanos hoje em dia é serem a nação mais poderosa do planeta, ter a supremacia, e tentar evitar o surgimento de concorrentes.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:07 pm | #

A CIA esteve envolvida em golpes de estado: na Guatemala, em 1954; no Irã, em 1957; no Brasil, em 1964; no Chile, em 1973. O governo Reagan financiou terroristas contra o governo nicaraguense. Em 2002, quando do golpe contra Hugo Chávez, o governo americano silenciou, tendo tido meios para alertar o presidente eleito da Venezuela que um golpe estava sendo armado contra ele. Isto não é anti-americanismo. São fatos contra os quais não há como lutar. Sem fazer juízo moral sobre isso, o governo americano trabalha para manter vantagens para os Estados Unidos.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:08 pm | #

Sabes o que estou lendo agora? Plano de Ataque, de Bob Woodward, em que ele narra os preparativos do Governo do presidente George Walker Bush para atacar o Iraque. É um jornalista americano, com amplo acesso à cupula do governo americano. Antes eu havia lido, do mesmo autor Bush em Guerra, sobre a preparação de uma resposta dos ataques à Washington e Nova York, e o ataque ao Afeganistão. Sabes o que eu acho, lendo isto? Que o governo americano defende o que pensa ser os interesses dos Estados Unidos. Em geral isto está correto. Às vezes, fere o direito de outras nações como já aconteceu.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:17 pm | #

E não sei se conseguiste perceber. Eu estou te narrando fatos. Os golpes foram fatos. As respostas militares do governo W. Bush são fatos. E não estou fazendo nenhum juízo sobre elas. O governo americano fará aquilo para o qual foi eleito. Os feitos do governo americano vão ferir suscetibilidades, tanto internas quanto externas.
Isto não é preconceito. É só enxergar as coisas. Não tenho nada pré-concebido contra ninguém, nem americanos, nem judeus, nem negros. Tu é que insinuas isto.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:26 pm | #

Mas se tu ficas aborrecido com as minhas intervenções como aparentam para mim as tuas respostas, a coisa é simples. É só dizeres uma palavra, do tipo, "Zeh, não venhas nunca mais ao meu blog!", que eu não apareço mais. Diga uma palavra e eu não questiono mais nada.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 12:28 pm | #

Uma coisa é vc ser anti-americano, outra é vc ser contra o governo americano.

Eu não tenho nada contra o povo americano, só contra o seu governo. Se não gostar do governo seria ofender o povo, logo eu seria o cara mais anti-patriota do mundo entre 1997 e 2002.

Ah, e Proprietário, não dá pra aumentar a fonte dos comentários um pouquinho não ? Asvezes chega a doer a vista de tão pequena...
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:05 pm | #

Mas eu gostei memso foi sobre o post da república dos Pampas, hehe... "Rio grande do centro" foi ótima...


Sério, eu concordo com o texto, etnicamente o brasileiro é uma invenção. Acho que o certo seria o RS ser um país (ou talvez RS e SC juntos), do Paraná a goiás e o sudeste ser outro, a Bahia ser outro, o resto do Nordeste mais outro e a Amazônia mais outro.

Devia ter uns cinco "Brasis" etnicamente falando, mas em termos de geopolítica entendo que isso acabaria sendo prejudicial para todos eles. Se o Brail pode negociar um pouco mais lá fora é pelo seu tamanho. Se não seríamos igual ao Paraguai, uruguai, etc, um monte de países sem poder político nenhum. Então por esse lado, até que o Brasil resolva seus maiores problemas, acho que todos os "brasis" deveriam continuar sendo só um mesmo.

Talvez um aalternativa seria a adoção do Federalismo (mas não estadual e sim regional), ou a criação de regiões semi-autonomas (tipo catalunha, Euskal/país basco, etc). Poderia essas regiões até disputarem copa do mundo com equipes próprias mesmo sem serem independentes (tipo escócio, país de gales, irlanda do norte, hong kong, puerto rico, etc).
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:13 pm | #

Ah, e só pra aviar, meu livro está disponível para download em www.caracowl.xpg.com.br
Garoto Firme | Homepage | 04.01.06 - 3:15 pm | #

ô Zeh, me parece verdade q o governo americano interfere em outros países usando os "mais diversos meios". Não tenho dúvida q algum serviço de inteligência lá se preocupe com alguma coisa q possa ser feita aqui e atrapalhe eles acolá. Acho importante aceitar isso, q existe essas maracutaias sofisticadas porém tb acho importante notar q isso não parte apenas dos americanos. Sei q a questão não é essa, eu realmente fujo um pouco do tema as vezes. Mas acho q para continuar a conversa a gente tem q aceitar ou não a existência dessas conspirações. o problema é q hoje em dia todo mundo fala em teorias de conspirações adolescentes.

Acho q a história acontece por meio de conspirações.
Eu conspiro
Tu conspiras
Eles conspiram

Até o Brasil conspira.
O Filósofo | 04.01.06 - 8:41 pm | #

Caro Filósofo,
Concordo contigo. Temos que conviver com as teorias da conspiração. Até porque, como disse o Proprietário em uma nota, um post, anterior é que é difícil apreender toda a realidade. Na verdade, dependendo do conceito de realidade, só mesmo Deus a conhece.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:10 pm | #

Os Estados Unidos tem muitas coisas boas. Uma coisa excelente que eles têm é o acesso à informação garantido pelas leis. Isso acaba tornando-os mais transparentes do que os demais países. E é por aí que sabemos que o governo americano faz coisas que supõe serem para seu bem, mas que eventualmente podem prejudicar outros países. Provavelmente outros países fazem coisas que prejudiquem outros também, mas eles não permitem tanto acesso à informação.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:16 pm | #

Algum tempo atrás, ficamos sabendo que um homem foi preso e condenado nos Estados Unidos, por ter passado segredos militares a Israel(!). Israel espionando os Estados Unidos!
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:22 pm | #

E é por isso, que eu comentava com o meu filho enquanto assistíamos o Arquivo X, que a coisa era muito primitiva. Temos acesso a várias informações de governo, graças à lei americana! Não é preciso procurar conspirações ocultas. As informações estão disponíveis. Claro, exceto se você acredita que o governo americano esconda extra-terrestres.
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:26 pm | #

Leandro, deu pobrema no link de download do teu livro: "Página não encontrada".
Zeh | Homepage | 04.01.06 - 11:37 pm | #

tenta www.caracowl.xpg.com.br/protetores_da_galaxia.pdf

ou então tenta de novo mais tarde(clica com o botão direito no link e depois vai em "salvar destino como". Se persistir o problema, me avise de novo, pq acabei de testar e aqui ele tá indo direito. Estranho...
Garoto Firme | Homepage | 04.02.06 - 9:20 am | #

É. Agora funcionou. Obrigado.
Zeh | Homepage | 04.03.06 - 9:39 am | #

Agora funcionou. Obrigado.
Zeh | Homepage | 04.03.06 - 9:40 am | #

bah... que debate! puxa... nem consegui ler todos as perguntas-respostas-réplicas-tréplicas... hehehe
tiny | Homepage | 04.03.06 - 4:13 pm | #

Zeh, simplesmente me cansei dessa conversa de louco, afirmo tudo o que postei no blog e não retiro uma vírgula, o brasileiro está indo de carona sim, está dando um jeitinho sim, foi para o espaço plantar feijão por 10 milhões de dólares, o que é um absurdo sim, essa viagem é pura propaganda nacionalista e ufanista sim! os caninos e os simios chegaram ao espaço primeiro, e participaram de mais experimentos e de experimentos muito mais importantes para a raça humana do que o brasileiro sim, orgulhem-se deles, dos macacos e dos cães, são mais dignos de louvor do que o cosmonauta brazuca sim! Quer se orgulhar do brasileiro? vai fundo, acredite no sonho, seja feliz e aproveite e coma um pouco mais de capim, eu prefiro me orgulhar de coisas mais importantes.
Proprietário | 04.03.06 - 7:45 pm | #

É incrível que eu viva num mundo onde as pessoas te desafiam a "provar que os Estados Unidos não estavam envolvidos na explosão do foguete", é como se eu desafiasse alguêm a provar que os marcianos e o papai noel não estavam de concluio para derrubar o império inca! Claro que não tem jeito de provar! É ridículo propor uma questão dessas! É uma inversão de lógica, o acusador é quem tem que provar alguma coisa, se o governo brasileiro achou que os americanos, e não a incompetência, é que foi culpada pela explosão, ele que prove isso, ponto! Se não têm como provar, então cale a boca e não fale bobagens! Mas não, fizeram um estardalhaço dizendo que tinha americano demais na regiao, etc e tal, foi tão grande o burburinho que o ministro da defesa da epoca teve que ir a público falar que a possibilidade de sabotagem estava descartada (peça para ele provar tb que os americanos não estavam envolvidos). Por isso que digo, e redigo, que acharia bem feito se os americanos batessem a porta na cara do brasileiro que veio pedir a maquina de cafe emprestada! Dizem que foi por causa da nossa sabotagem, e não por incompetencia de vcs que o foguete não voou? E agora veem pegar nossas coisas emprestadas? Vao conseguir sua propria conexão para internet seu bolhas! Acho bem feito sim, acho justo! E o motivo de eu ser cristão e pensar assim eu vou te falar agora
Proprietário | 04.03.06 - 8:23 pm | #

Digo que o seu cristianismo é de auto ajuda e repito isso, e te digo o porque. Teu cristianismo é de auto-ajuda porque carece de reflexão teológica, é um cristianismo raso, que se acha na posição de julgar os outros sem antes ter passado a si mesmo por um julgamento de suas próprias convicções. A prova disso é essa tua frase:
É sempre interessante ver um cristão pregar dente por dente.
O contexto dessa frase se encontra no quarto comment no início desse arazoado todo, disse o que terminei de afrmar no comment anterior, que o governo brasileiro precisa de uma lição de humildade.
O cristianismo de auto ajuda estranha que um cristão possa concordar com isso, para ele, todos devem viver em paz e hamonia, viver pela graça e não pela lei. Um cristão citando a lei? "que interessante"? diz o cristão de auto ajuda tentando simular inteligência...
Proprietário | 04.03.06 - 8:31 pm | #

O cristão auto-ajuda tira a graça do contexto de arrependimento e fé e entende a graça como uma coisa que possa ser gerada apenas pela boa vontade das pessoas. Se o mundo está em trevas, é porque as pessoas não se amam! Mas tal cristianismo está errado, redondamente errado, sem arrependimento e fé a pessoa não pode ser tocada pela graça, nem nortear a sua vida por ela, porque carece do contexto no qual a graça mostra seu verdadeiro valor. Para o cristianismo auto-ajuda, a graça é barata.
Proprietário | 04.03.06 - 8:35 pm | #

Outra coisa que o cristianismo auto-ajuda não entende direito é a lei. A lei é boa, disse o apostolo paulo, contrariando o crente auto ajuda, que a acha "ruim". Na verdade a lei do "Olho por olho" não é so boa como é justa, porque acena para uma retribuição equilibrada da perda. Lhe roubaram uma vaca? então vc tem direito a uma vaca, mas não tem direito de tomar duas, ou três vacas! Lhe tiraram o olho? vc tem direito a tirar o olho de quem lhe lesou, mas não de tirar-lhe a vida! Este é o principio da retribuição, que Jesus aprovou, assim como paulo e os apóstolos, essas leis não eram apenas o suficiente para justificar ninguem, porque ninguem a seguia a contento, por isso a graça era necessaria, não para gerir o relacionamento entre as nações, mas para conduzir o homem a Deus. Claro que a graça influenciava nos relacionamentos, mas essa influência era extrita a um pegueno grupo de pessoas, essas que compartilhavam da graça, e não era adiministrada a todas as pessoas, porque a graça sem contexto gera o caos.
Proprietário | 04.03.06 - 8:41 pm | #

Quando digo então que seria bom para o brasil levar uma paulada na cabeça para ver se deixa de ser bobo, eu falo com proriedade, o brasil e os estados unidos não sao o reino de Deus, aqui a o que gerencia é a lei da retaliação, e não outra. Um pais não ataca o outro por respeito, respeito sobre o que o outro pais iria fazer se fosse atacado, e se um pais começasse a "dar a outra face" como o cristianismo auto ajuda sugere, logo seria dominado por outro e seu povo escravizado. Por isso, não sou nem um crente auto ajuda, nem algum outro desses tipos de "cristianismo" que tu quisesse me jogar na cara, na verdade esses tipos de cristianismo brutais que tu acha ser o contrario do cristianismo auto-ajuda, não é nada menos do que seu irmão, porque ambos carecem da mesma coisa, de reflexão teológica. Tu está mais perto de se tornar um Carlos Magno do que eu.
Proprietário | 04.03.06 - 8:48 pm | #

Se não sentes vergonha do programa espacial brasileiro, ou e por cegueira nacionalista ou e por pura ignorância mesmo, no meu caso não dá para não se envergonhar de um programa que já tem quase 50 anos (lançado na eepoca de janio quadros) e conseguiu resultados quase nulos, no maximo conseguiu produzir fogos de artifício e um "satelite burro", sua estrutura está tomada da cabeça aos pés pela ineficiencia e pelo melhor exemplo de burocracia brasileira, é cenário de disputas políticas internas, de brigas entre a ala militar e a ala civil, de briga de egos, foi idealizado inicialmente para produzir technologia para construir misseis balísticos e inclusive vendeu alguns propótipos para Saddan Russein (não admira que ele perdeu a guerra). Não achar que isso é uma vergonha, é não ter vergonha na cara. O programa espacial brasileiro não é valorizado nem pelo governo, que lhe destina uma fração do que destinava nos tempos de guerra fria.... se atualize um pouco mais sobre o programa aqui nesse endereço: http:// observatorio.ultimosegund...fc260820031.htm
Proprietário | 04.03.06 - 9:06 pm | #

E quanto a lhe pedir para sair daqui, so digo que nunca lhe convidei para vir, nem me lembro de ter te encorajado a ficar. Não sei porque agora tenho que lhe pedir para sair. Acho que ja disse uma vez, vou dizer de novo, não me incomodo com as tuas opiniões, as vezes são ate sensatas, diferentes das que se ve aqui, o que me incomoda mesmo são os comentários engraçadinhos sobre a minha espiritualidade, que garanto, vc não está apto para tecer.
Proprietário | 04.03.06 - 9:14 pm | #

Por falar nisso, mandei um abraço para ti, pro leandro e para o filosofo Filósofo no podcast dessa semana, não entenda isso como sinal de nada mais do que cordialidade para vcs que estão sempre comentando aqui, mesmo quando não posto...
Proprietário | 04.03.06 - 9:16 pm | #

Veja bem, para evitar mal entendidos, não acho que tu seja "per si" um "crente de auto-ajuda", mas considero que o teu comentario foi algo oriundo da mentalidade dessa escola de cristianismo...
Proprietário | 04.03.06 - 11:19 pm | #

A lei é boa. Concordo. O único problema é que o único que a cumpriu foi Jesus. E como diz Paulo, aquele que quebra um artigo da lei, é responsável por tê-la quebrado toda. Se torna culpado diante de Deus. Como todos os homens quebraram ao menos um artigo da lei, todos pecaram. A lei é justa e boa. Os homens é que não são. Em consequência, todos os governos do mundo, TODOS OS GOVERNOS do MUNDO são corrompidos pelo poder do pecado, inclusive o brasileiro e o americano.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:32 pm | #

Como disseram os chamados pais fundadores dos Estados Unidos, o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente, e por isso, eles formularam os tais pesos e contrapesos para evitar que o poder absoluto fosse conseguido nos Estados Unidos. Até agora isso tem sido conseguido com relativo sucesso.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:35 pm | #

Então a lei é boa. A autoridade serve para manter a ordem e a paz. Ambos servem para regular a convivência entre todos os seres humanos. Sejam crentes ou não, como é o caso da maioria.
O que não me entra na cabeça é que um crente aconselhe a retaliar. Se algumas pessoas, que gostam de conspirações acham que o governo americano teve algo a ver com a explosão do veículo lançador de satélites, mesmo que o governo brasileiro tenha negado tal evidência, então os jornalistas brasileiros no Cazaquistão devem ficar sem cafezinho, e sem acesso à Internet, como retribuição. É como eu disse, oferecer a outra face é figura de retórica de Jesus no Sermão da Montanha?
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:43 pm | #

Ou, como diz em Romanos: " Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça."
Também deve ser figura de linguagem.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:44 pm | #

Com relação, ao programa espacial brasileiro, de que sentes vergonha, esta semana, o satélite sino-brasileiro, de sensoriamento geológico fez transmissões para Dakota do Sul (ou do Norte, tanto faz), para usar as imagens geradas.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:47 pm | #

Tenho um orgulho relativo de ser brasileiro. Se fosse norte-americano, ou canadense, poderia sentir orgulho de ter nascido naquelas terras. Mas isso é sempre relativo. A epístola aos Hebreus fala de uma série de homens de fé, dos quais, "o mundo não era digno". Bom talvez eu seja digno do mundo, mas a graça me alcançou, e me salvou. Assim pela promessa, sou salvo.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:51 pm | #

Eu cheguei ao teu blog, via Google, quando eu procurava "Igreja Batista Central de Porto Alegre", e achei muito legal que houvesse um blog de alguém da Igreja. É uma pena, que como tu dizes, eu só seja cristão para te encher o saco. E como me parece que realmente não desejas meus comentários...
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:56 pm | #

Espero que quando te formares, sejas um bom pastor e bom missionário. É tudo que precisas ser.
Zeh | Homepage | 04.05.06 - 12:56 pm | #

Bem, se acha estranho um cristão entender que um pais deve respeitar o outro e que a retaliação em caso da falta de respeito é algo natural e até mesmo salutar, eu acho ainda mais estranho vc ficar citando romanos e esperando que isso seja aplicado aos relacionamentos entre as nações, por isso é que é dificil falar com um crente auto ajuda, fala besteira e fica posando de piedoso "deve ser figura de linguagem".. vai aprender a ler texto no contexto rapaz, para só depois ter a coragem de ficar citando a bíblia para os outros. Tenha um pouco mais de reverência para com a Palavra de Deus! Por causa de atitudes desse tipo eh que Paulo falou: "o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa"... Se fosse eu que fosse o dono da maquina de café, eu deixaria qualquer um usar, mas sei que com isso estaria ensinando mal os brasileiros. O brasileiro em geral tem essa atitude horrivel de se achar no direito de dizer qualquer coisa dos outros, mas achar ruim quando os outros não são "legais" com eles, essa mania de que todos tem que ser legais comigo, mas eu não preciso ser com ninguêm. Eu daria o café sim, mas sei que estaria fazendo um bem para mi m e não para eles. A mesma coisa não se aplica aos americanos se não forem cristãos, agir como cristão só é salutar para o cristão, porque nossa recompensa não está aqui, para um incrédulo dar a outra face é apenas um ato de fraqueza, e não força.
Proprietário | 04.06.06 - 3:44 pm | #

Essa agência espacial brasileira, da qual tu se ufana, não foi capaz de cumprir nem o acordo que tinha para com a estação espacial! A NASA treinou o astronauta e arranjou lugar para ele na estação não porque ele era bonitinho, mas porque tinha um acordo em que o Brasil iria forcer parte dos equipamentos para a estação espacial, mas nada do combinado foi entregue! Ou seja, a Nasa treinou o brasileiro de graça! Levou um calote federal da Agencia Espacial Brasileira. Se orgulha dela? A gente se orgulha facil quando não se tem nada mais para se orgulhar, não? Parece mais uma necessidade do que uma realidade. (leia mais aqui: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ ...houstonbg.shtml )
Proprietário | 04.06.06 - 3:51 pm | #

Suponho que eu precise ler o texto no contexto, porque o que eu disse não te agradou. Talvez tu precises me ensinar. Ou talvez tu vás dizer que não precisas me ensinar porque eu não vou conseguir aprender mesmo, já que tive a coragem de citar um texto que , conforme tu dizes, não está no contexto.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 6:56 pm | #

Suponho também que tu aches que dizer que "Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão." não é um conselho, ou um desejo de retaliação. E obviamente suponho que para ti é bom um cristão aconselhar quem quer que seja a retaliar toda e qualquer ofensa.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 6:59 pm | #

Por fim, deverias escrever um manual cujo nome poderia ser "O Novo Testamento Segundo o Proprietário", para que ninguém possa utilizar textos bíblicos de forma diferente da que tu achas correta.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:01 pm | #

O que significa mais reverência pela Palavra de Deus? "Tenha um pouco mais de reverência para com a Palavra de Deus! Por causa de atitudes desse tipo eh que Paulo falou: "o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa"...".
E complementando, o texto todo de Romanos que contém o que citaste é:
"Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade;
tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito."
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:10 pm | #

Pelo contexto, Paulo falava de alguns judeus do tempo dele aqui.
Zeh | Homepage | 04.07.06 - 7:11 pm | #

Não adianta tentar ver quem é mais cristão, no fim das contas cada um acha q é mais. Virou olimpíada. Religião normalmente acaba em guerra mesmo.


Mas falando em conspirações e colocar a culpa nos outros olhem isso http://noticias.terra.com.br/mun...1- EI294,00.html
Filósofo | 04.07.06 - 8:07 pm | #

Primeira coisa, Antes de tudo, não sou eu que vou no blog dos outros citando textos bíblicos na cara dos outros e se achando o máximo por causa disso, nunca tive intenção, em toda minha vida cristã, de usar a bíblia como "escada" para simular uma estatura espiritual que eu não tenho. Quando cito a bíblia aqui, cito para mim mesmo, e se alguem se sente incomodado com alguma coisa que eu digo quando reflito sobre algum texto, geralmente não é por intenção minha. Não uso a bíblia nem como arma contra outra pessoa, nem para "me posicionar acima" de ninguem. Isso é, em parte, o que significa ter mais reverência com a palavra de Deus. Mas são duas manias realmene chatas que tu tem demostrado desde o primeiros posts que tu largasse aqui. Não venha então tentar colar esse rótulo de crente nojento em mim, cole-o na tua testa que fica melhor.
Proprietário | 04.07.06 - 10:50 pm | #

Realmente eu não espero que tu entenda a minha posição, para tanto precisa primeiro aprender a refletir e deixar de lado o cristianismo auto-ajuda, que é cômodo demais para ser abandonado facilmente. So tenho uma coisa pra te dizer: não enche o saco! Essa história de "você quer é retaliação!" é um golpe baixo demais sequer para que eu me digne a responder, é muito cômodo da sua parte, imputar uma intenção má numa atitude de uma pessoa e depois desqualificar a pessoa com base na difamação que ela mesma espalhou. Esqueçe, vai ser coerente com o teu cristianismo auto ajuda e começe a tentar aplicá-lo na vida pública, peça as autoridades que perdoem, por exemplo, os bandidos que estão presos, porque seria retaliação da sociedade prender uma pessoa apenas porque cometeu um crime não é mesmo? Faça uma campanha para que seja perdoada todas as dívidas na sociedade! Quem deve não precisa pagar mais! Aplique essa sua graça barata por ai, veja se encontra quem concorde contigo! Mas acho que estou pedindo demais não? Para o crente auto ajuda até mesmo ser coerente consigo mesmo é um passo grande demais.
Proprietário | 04.07.06 - 11:02 pm | #

Quanto ao texto de romanos, tu quase acertasse, faltou um pouquinho, do que mesmo? ah! Reflexão teológica! Tem um princípio aqui que te escapa porque tu so ficasse citando o texto, como bom crente, e se esqueçeu que o texto foi escrito para que se reflita sobre ele. Os "gentios" por exemplo, blasfemam o nome de Deus somente por causa dos Judeus? ou, refletindo de outra maneira: "o que levou os gentios a blasfemarem contra Deus"? Foi a raça judaica ou a atitude judaica? O texto não deixa dúvidas, foi a atitude: "Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?" etc... Sim, meu caro, Paulo estava falando dos Judeus, mas não por causa da raça, mas da atitude. E assim como os gentios da época de Paulo "blasfemavam o nome de Deus" por causa dos judeus, hoje, os mesmos gentios, continuam blasfemando o nome de Deus por causa dos crentes auto-ajuda. Duvida? Faça um teste! Vai nos blogues dos "gentios" e começa com as suas gracinhas espirituais para ver se eles não blasfemam o nome de Deus rapidinho...
Proprietário | 04.07.06 - 11:17 pm | #

Pensando bem... os judeus fariseus eram uma espécie de petista... dizam que era ético e tal, para não roubar, etc... e olha só no que deu...
Raça de víboras, sepulcros caiados, detesto ambos, Fariseus e petistas...
Proprietário | 04.07.06 - 11:19 pm | #

É existem criaturas que são ambas as coisas ao mesmo tempo.... brrrrrr....
Proprietário | 04.07.06 - 11:20 pm | #

Pensando bem.... Acho que esses PTistas que foram pegos com a boca na butija deveriam ser presos, se roubar uma galinha no Brasil dá cadeia, porque não roubar o dinheiro público? Ahh.. mas isso não seria adequado para mim, um cristão defender não? Esse revanchismo todo, esse ódio todo dentro do meu coraçãozinho... Essa "retaliação toda"... Hoje em dia, ser cristão e ser justo não é mais opção, o cristianismo auto-ajuda matou o Deus justo, que se compraz na justiça, prefere agora o deus light, o deus da graça barata....
Proprietário | 04.08.06 - 11:38 am | #

Mais TV Digital

O representante da Siemens do Brasil, que está no lobby para que o Brasil adote o sistema europeu de televisão digital, disse que é absurdo que se queira televisão aberta nos celulares, conforme propõe o lobby a favor do sistema japonês. Mais detalhes sobre a posição deste executivo pode ser encontrado no saite do IDGNow!: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2006/04/06/idgnoticia.2006-04-06.4861960568/IDGNotic

Dia de Sol em Porto Alegre

Hoje foi um belo dia de sol na cidade de Porto Alegre. Ontem o dia estava nublado, e parecia que ia chover. Não choveu. Hoje amanheceu com neblina, mas depois o sol apareceu e nos proporcionou um belo dia!
.

Maya!

Hoje o dia começou bem porque eu encontrei a Maya, quando eu estava saindo de casa.
Abaixo a foto da Maya, para quem não a conhece.
--


sexta-feira, abril 07, 2006

Por Que Escrevemos Saite

O Texto abaixo foi retirado do saite Espaço Vital (http://www.espacovital.com.br/novo/porque_saite.php), justificando o uso da palavra "saite" em lugar de "site". Copiei aqui porque uso a mesma prática.

Desde março de 2001, o Espaço Vital adota a grafia saite, ao referir-se a este espaço do advogado e jornalista Marco Antonio Birnfeld na Internet. Em atenção aos leitores e internautas que, às vezes, questionam tal grafia, traz-se um parecer do professor de Português Paulo Flávio Ledur, autor de diversas obras que ensinam a escrever direito.

"É norma distinguir qualquer termo ou expressão de outra língua, a não ser que sua grafia seja adaptada ao nosso idioma. Usar entre aspas ou em letra diferenciada (grifo, por exemplo) são as formas corretas de fazer essa distinção. Exemplo: "site" ou, de preferência, site.

Há quem diga que nos casos de palavras estrangeiras de largo uso não haveria essa exigência.

Não se pode concordar com isso, porque na prática seria o mesmo que eliminar a norma. Quando se consideraria uma palavra de largo uso? Quais os limites? No caso da palavra site, apenas para ficar no mesmo exemplo, seria mais correto adaptá-la à língua portuguesa: saite. Então, sim, não seria necessário diferenciá-la graficamente .

Saite fica bem ! "

Vingança (III)

A narração sinistra do final do livro Bush em Guerra era apenas um encerramento para o livro, dentro do quadro de horror que os atentados de 11 de setembro de 2001 levaram aos Estados Unidos.
.
Pelo menos é como eu vejo.

Vingança (II)

Li o livro referido abaixo em meados de março. Ele se encerra com esta narração de uma cerimônia dedicada à vingança levada a cabo pelos Estados Unidos contra o então governo do Talibã no Afeganistão, e seus aliados árabes.
Achei a citação desconcertante, e bastante sinistra. Não sabia se mais desconcertante era a cerimônia em si, ou o fato de ela ser narrada no livro, e divulgada pelo mundo. A questão ficou matutando na minha cabeça.
Resolvi ler o próximo livro de Woodward para tentar entender melhor.
O próximo livro, Plano de Ataque (WOODWARD, Bob. Plano de Ataque. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Globo, 2004), que narra os preparativos do Governo Walker Bush para atacar o Iraque, e depor Saddam Hussein, termina, ao contrário, num verdadeiro anti-clímax: a guerra foi rápida; as armas de destruição de massa, motivo principal da guerra, não foram encontradas; a guerra trouxe ressentimentos contra os Estados Unidos pela postura unilateral de seu governo; aconteceu divisão interna na equipe de governo de Bush.

Vingança

No dia 5 de fevereiro de 2002, cerca de 24 homens representando três diferentes equipes de Forças Especiais e três equipes de paramilitares da CIA se reuniram nos arredores de Gardez, no Afeganistão, no lado leste, a cerca de 65 quilômetros da fronteira com o Paquistão. Fazia muito frio, eles estavam acampados, vestidos com roupas de frio. Ninguém, estava de uniforme. Muitos tinham barbas crescidas. Os homens estavam de pé, ou agachado em frente a um helicóptero. Uma bandeira americana estava fincada ao fundo. Havia uma pilha de pedras, arrumadas como um túmulo, sobre um destroço do World Trade Center, ali enterrado. Alguém tirou uma foto dos homens.
Um deles leu uma prece. Depois ele disse:
"Nós consagramos este lugar como um memorial eterno aos bravos americanos que morreram no dia 11 de setembro, para que todos os que quiserem fazer mal à América, fiquem sabendo que ela não se omitirá, e não ficará assistindo à vitória do terror."
"Nós exportaremos a morte e a violência aos quatro cantos da terra, em defesa da nossa grande nação."
.
O texto acima foi retirado da página 432, o final do texto, da tradução brasileira do livro do jornalista Bob Woodward, "Bush em Guerra" .
WOODWARD, Bob. Bush em Guerra. Tradução Lúcia Magalhães e Graziela Somaschini. São Paulo: Arx, 2003.

TV Digital

O "post" abaixo é referente a uma troca de mensagens de correio eletrônico sobre TV Digital.


Amigo,

Seria interessante saber quem escreveu isto.
Acho que as afirmações são verdadeiras.
Me parece que o interesse das emissoras de tv é manter o atual status quo, afastando as empresas de telefonia do negócio. As emissoras de tv têm faturamento anual de cerca de 5% das empresas de telefonia, ou seja, menos poder econômico, mas possuem um grande poder político como grandes divulgadoras de informações. A idéia é passarem para o novo modo de transmissão de tv, com o atual poder político. Para elas, se o tal padrão brasileiro do modulação lhes permitisse transmitir como transmitem atualmente, estaria tudo bem. Continuariam com o poder que têm.
A questão com os modelos de modulação, padrão japonês, europeu, norte-americano ou brasileiro, tem a ver com a venda de aparelhos televisores. Como tu deves saber, ou os fabricantes já são empresas transnacionais, como Sony, ou Philips, ou se são brasileiras como a CCE, praticamente importam todos os componentes para montá-los na Zona Franca de Manaus. Se fosse adotado um padrão totalmente brasileiro, a menos que o Brasil bancasse a divulgação da tecnologia para, por exemplo, outros países da América Latina com um dinheiro que me parece que o país não tem, os televisores só seriam vendidos aqui, e possivelmente o governo brasileiro iria dar aos fabricantes algum subsídio para adaptarem suas tecnologias. No momento, me parece que o governo está fazendo consultas aos representantes dos consórcios japonês e europeu para ver se eles estão dispostos a investir numa fábrica de semicondutores aqui no Brasil, o que diminuiria os gastos com importação, e poderia até gerar exportação dos tais componentes.
Além disso tudo, há ainda a questão que a transmissão digital economiza largura de banda. Dentro da freqüência atual, em que cabem 12 canais UHF, e uns 30 VHF, caberiam quase 300 canais, mas não com a tal HDTV, isto é, a tv de alta densidade, com 720 linha de resolução. O atual sinal analógico transmite menos de 400 linhas. Ou seja, teríamos 300 canais de opção, mas sem tv de alta qualidade como dizem as transmissoras. Essa divisão em 300 canais é o que desejam os movimentos sociais (sindicatos, igrejas, ong's). As transmissoras, como a Globo, afirmam que tal solução trará para o telespectador amadorismo, em vez de diversidade, além de privá-lo de imagens com muito melhor resolução.
Por fim, há ainda a questão da produção independente. Digamos que alguém chamado André se associe a outra pessoa chamada Adriano, e fundem uma produtora de vídeos, e comecem a produzir coisas: documentários, vídeos didáticos, etc. A produtora gera, digamos 24 obras por ano, uma média bem grande, de 2 por mês. Aonde eles vão exibir o que produzem? Seria mais uma questão que deveria estar envolvida no debate acerca da tv digital.

Acho que era isso,

Zé.

P.S. Gostei do texto. Acho que vou colocar no meu blog http://www.voltasnoporto.blogspot.com/ . :)


-----Mensagem original-----
De: Amigo
Enviada em: terça-feira, 4 de abril de 2006 21:12
Para: Pessoa Um; Pessoa Dois; Jose Rodrigues
Assunto: ENC: TV digital


Caros amigos recebi assim, não sei a fonte, mas tratando-se de Brasil, deve ser por aí!!!!

Amigo,

O que as emissoras querem esconder

Em numerosas reportagens de jornais e TVs temos lido que as emissoras de TV (Globo à frente) defendem a escolha do padrão japonês de modulação da TV digital (ISDB) porque este seria o único padrão que lhes permitiria fazer transmissão para recepção móvel usando a banda do espectro eletromagnético reservada para o UHF.

No caso do padrão europeu (DVB), por exemplo, a transmissão para recepção móvel teria que usar a banda reservada para a telefonia celular, o que incluiria as empresas de telefonia no núcleo-central da operação de TV.

Receosas desta concorrência, as emissoras, então, preferem a modulação japonesa.

Antes de prosseguir, algumas ressalvas:

** O padrão de modulação brasileiro, desenvolvido pela PUC-RS, conhecido como SORCER, também permite a transmissão para recepção móvel. Portanto, mesmo aceitando o argumento da Globo e das demais emissoras, poderíamos adotar uma modulação com tecnologia brasileira.

** Todos os padrões de modulação (japonês, europeu, norte-americano e brasileiro, além do chinês que está em desenvolvimento) permitem transmitir em SDTV, EDTV e HDTV. Ou seja, para esta questão específica, a escolha da modulação é indiferente.

** Igualmente, todos os padrões permitem que se desenvolva uma séria de serviços interativos, como governo eletrônico, e-learning, e-bank, telemedicina etc. Novamente, nesta questão específica, a escolha da modulação é indiferente.

Modelo pago

Mas voltemos ao suposto motivo da preferência da modulação japonesa pelas emissoras de TV: a transmissão para recepção móvel.

Pois bem, agora ficamos sabendo que, desde março de 2005, a Finlândia possui uma operação-piloto de transmissão da TV digital para recepção móvel utilizando o padrão de modulação europeu conhecido como DVB-H e transmitindo justamente pela banda de UHF, que a Globo dizia ser uma exclusividade do padrão japonês.

Estão envolvidas na experiência o operador de rede de broadcast da Finlândia (Digita), a maior emissora de TV daquele país (MTVB), a maior rede de TV nórdica (Sanoma WSOY), a TV pública da Finlândia (YLE), as duas maiores teles do país (Elisa e Telia Sonera) e a Nokia.

O modelo de negócios escolhido envolve as teles e é pago. Mas poderia perfeitamente ser gratuito, já que utiliza a banda de UHF e se trata de serviço de radiodifusão. Neste caso, não há nenhuma necessidade tecnológica de envolver as teles ou de cobrar do usuário. Trata-se de uma opção do modelo de negócios finlandês e não de uma demanda tecnológica.

E, ainda, também ficamos sabendo que a Holanda já está construindo sua rede para transmitir em DVB-H igualmente usando a banda de UHF.

Jogo nos gabinetes

Antes de prosseguir, nova ressalva. Vejam bem que este artigo não procura defender a adoção brasileira do DVB. Muito pelo contrário, continuo achando que devemos adotar a tecnologia nacional do SORCER.

Dito isso, cabe perguntar: se definitivamente não é verdade o que as emissoras disseram que somente o ISDB permitiria a transmissão para recepção móvel através da banda do espectro eletromagnético reservada para a radiodifusão, se é verdade que o DVB e o brasileiro SORCER igualmente permitem este mesmo tipo de transmissão, se também é verdade que qualquer padrão garante a alta definição (defendida pelas emissoras) e a introdução de serviços interativos, então por que, afinal de contas, as emissoras de TV estão defendendo a adoção do ISDB japonês?

Qual é a parte dessa história que nós não sabemos e que ainda não veio a público?

O que é que nós só saberemos depois, quando o jogo já tiver sido decidido nos gabinetes de Brasília, sem a participação da sociedade civil?