sexta-feira, junho 30, 2006

Fotos da Capital da Mongólia 1

...

Mapa da Mongólia

..

O Livro das Maravilhas


Lá pelo século XIII, Marco Polo, junto com seu pai e um tio, trilhou a Rota da Seda. Um caminho que, partindo do Egito, passando pela Palestina, Pérsia e Ásia Central, iria terminar na China, que pela época de sua aventura deveria estar submetida à dominação mongol.
De sua aventura, saiu uma narração, que hoje conhecemos como o Livro das Maravilhas, que foi baseado puramente em suas memórias. Tempos duros aqueles. Se eles fossem bastante ricos, poderiam pagar para que artistas os acompanhassem, para "ilustrar" a viagem.
Tenho um amigo, brasileiro, que migrou com a família para o Canadá. Se não me engano, ele é auditor de sistemas. Pois a empresa em que ele trabalha o enviou para a atual capital da Mongólia, Ulan Bator, e ele deve permanecer por lá até o final deste mês de junho. Ele compartilhou algumas fotos desta sua viagem.
Elas estão acima. Ele não mandou descrições, mas podemos perceber várias influências. Geograficamente, a Mongólia fica espremida entre o norte de China e o leste da Rússia. Assim, nas fotos podemos ver o uso de escrita cirílica (russa), e chinesa. Nas ruas, automóveis de marcas japonesas e coreanas.

quinta-feira, junho 29, 2006

Brasil Não Será Campeão?

Juca Kfouri, em seu blog (aonde mais, não é mesmo?) informa as razões pelas quais ele vê dificuldades para o Brasil ser hexa-campeão, além do futebol fraco.

Brasil 3 x 0 Gana - 4

Li no Correio do Povo que houve ampla aglomeração humana no Mercado Público para a partida entre as seleções de Brasil e Gana. A reportagem informa que o segundo piso do Mercado ficou lotado, e a vibração era intensa. Inclusive estavam entre os torcedores o prefeito em exercício de Porto Alegre, o Dr. Eliseu Santos, do Partido Trabalhista Brasileiro, o candidato ao Senado Federal pelo Partido dos Trabalhadores, Miguel Rossetto, e o deputado estadual Raul Pont, do mesmo partido, o que também transformou aquele local num espaço de convivência cívica e democrática.
Ou seja, houve lugares em que aconteceram comemorações na cidade. Eu é que não estive nos locais certos.

Abstinência...

quarta-feira, junho 28, 2006

Brasil 3 x 0 Gana - 3

As últimas observações que recebi foi de um colega que disse que sempre que o Brasil jogasse, ele torceria contra o Brasil, exceto quando o Brasil jogasse contra os Estados Unidos. Se o Brasil não estivesse jogando, ele torceria pelo país com governo mais à esquerda do espectro político, ou pelo país mais explorado. Por exemplo, no jogo Itália versus Ucrânia, ele deverá torcer pela Ucrânia.
Aquele outro que colocou Portugal, Alemanha, e outros na frente do Brasil, disse ainda que preferia ainda Japão e Espanha, antes do Brasil. Mas que o último time pelo qual ele torceria seria a França. França nunca!
Cosmopolitas!

Pausa para Respirar

Depois de mais de 15 dias com jogos diariamente, terminaram a fase classificatória e as oitavas de final da Copa do Mundo. Temos dois dias para respirar e refletir. Sexta-feira e sábado teremos os jogos das quartas de final. Nas próximas terça e quarta as semi-finais. Dias 8 e 9 de julho as decisões de terceiro e quarto lugares, e a finalíssima.
Grandes expectativas!

TV Digital, O Veredicto Final

Pelo que tem sido divulgado por diversas agências de notícias, o presidente Lula deve assinar amanhã, dia 29, quinta-feira, na presença do ministro das comunicações do Japão, o decreto que regulamenta o Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD, que deverá seguir o modelo japonês de modulação. O ministro Helio Costa, defensor do modelo japonês, sempre disse que este era o modelo mais adequado à maneira como se produz televisão no Brasil.
Só para lembrar, as empresas de telefonia defendiam o modelo europeu de televisão digital, que o ministro Helio Costa afirmava que não possuía espectro para divulgação de imagens de alta qualidade, que aqueles felizes brasileiros possuidores de televisões com tela de mais de 30 polegadas poderão usufruir.
E o modelo nacional, defendido por movimentos sociais, segundo o ministro, além de também não ser capaz de disponibilizar imagens de alta qualidade, poderia transformar as televisões num espetáculo mambembe, pois se, conforme gostariam os movimentos sociais, fosse liberado espectro para 300 emissoras, como seria fornecido o conteúdo para todas elas?
Assim, o Brasil adotará o modelo japonês. Imagens de alta qualidade, compatíveis com a tecnologia existente para a transição, e receptíveis em telefones celulares adaptados para receber a transmissão. Poucas redes de televisão, e uma com padrão mundial de qualidade.
No futuro poderemos ver o Domingão do Faustão, ou o Domingo Legal do Gugu Liberato em aparelhos de alta definição.
E provavelmente, as atuais redes de televisão contarão com financiamento do BNDES para atualizarem suas estruturas de transmissão.

Uma Noite Muito Fria em Porto Alegre

Esta noite, de 27 para 28 de junho, foi muito fria!

O ar parecia gelado, ou seja, quem estivesse na rua, lá pelas dez da noite, poderia se sentir como se estivesse num refrigerador.

Uma noite para deixar cachorro rengo.

terça-feira, junho 27, 2006

Brasil 3 x 0 Gana - 2


Talvez haja salvação para os portoalegrenses.
Um colega me disse que vinha vindo para o trabalho após assistir o jogo, havia grande comemoração na rua Lima e Silva, na Cidade Baixa. Ele teve ímpetos de ficar por lá!


Brasil 3 x 0 Gana


O Brasil ganhou de Gana, com um gol de impedimento. Com isso passou às quartas-de-final da Copa do Mundo.
Mas aqui no centro de Porto Alegre não houve grandes comemorações. A comemoração foi no máximo morna, isso quando aconteceu. Não sei se nós, gaúchos, estamos tão enfarados de títulos que estamos nos importando pouco, ou se estamos tão céticos com o rendimento da seleção brasileira, que só celebraremos quando e se o Brasil for efetivamente campeão.
Ou pode ser saudade daquele momento, no século XIX, em que o Rio Grande do Sul formava um ambiente econômico comum com o Uruguai e parte da Argentina.
É, vai ver que é isso. Tenho um colega que se diz argentino, e que comemorou o único gol sofrido pelo Brasil, feito pelo Japão. Mas este não pode ser levado a sério, pois ele faz referência à Redentora comovido e batendo continência. Quer dizer, torce pela Argentina, mas se ancora no nacionalismo das Forças Armadas.
Tem outro que diz que torce antes por Portugal, depois pela Argentina, depois pela Alemanha (me parece que ele tem estudado alemão ultimamente), e finalmente, pelo Brasil.
Mas ainda acho que estes são a minoria.
Acho que a maioria está louca para vibrar. Mas está se contendo!...

Inverno...

Melhorou o Clima em Porto Alegre


Hoje está apenas frio.
Parou a ventania que nos afligia ontem.
E há sol!

China Pode Multar Quem Divulgue Notícias Sem Autorização


Notícia divulgada no UOL - Universo Online, informa que a Assembléia Nacional Popular da China pode instituir uma multa em valores equivalentes a 5 mil a 10 mil dólares para quem divulgar crises ou catástrofes sem autorização. Não fica claro pela notícia quem pode autorizar a publicação ou não de algo, mas algumas publicações estão mais ou menos acostumadas a divulgar as notícias da Agência Oficial de Notícias, a Xinhua.
Notícia bastante assustadora.

Porto Alegre, Um Dia de Vento


Vento, vento, vento, vento, vento!...
Muito vento!
Quando choveu no início da manhã, não adiantava tentar se proteger. Era impossível abrir guarda-chuvas!
Essa ventania que atinge todo estado, gerou sensações térmicas de temperaturas negativas no início da manhã no sul do estado (Pelotas, Rio Grande,...) , e 3º C em Porto Alegre.

domingo, junho 25, 2006

O Gordo e o Magro

Coisas da Internet: alguém me passou a imagem pelo correio eletrônico, e a estou colocando aqui.

sábado, junho 24, 2006

República Brucutu - Charge da Folha de São Paulo, 23/06/2006

Uniforme da Seleção do Brasil, Para Variar


Comentário da jornalista Bárbara Gancia, da Folha de São Paulo: "o que era aquele uniforme da seleção no jogo contra o Japão? Ovo frito?"

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2306200604.htm

Pena de Morte Extinta nas Filipinas


A presidente das Filipinas assinou hoje, 24 de junho, uma lei extinguindo a pena de morte nas Filipinas, e estabelecendo como pena máxima no país a prisão perpétua. Entre as alegações para a extinção da pena de morte estão a sua pouca eficácia para prevenir crimes hediondos, os possíveis erros judiciários, e a alegação que o sistema penal não deve ser instrumento de vingança familiar. Além destes argumentos, a presidente Glória Macapagal Arroyo alegou suas convicções católicas para assinar a extinção da pena de morte.

sexta-feira, junho 23, 2006

Ninguém me Ama, Ninguém me Quer

A charge abaixo também foi publicada na Folha de São Paulo, de 18/06/2006.
.

Baiacú

Meu filho carinhosamente me chama de "Cabeça de Baiacú". Eu, em resposta, o chamo carinhosamente de "Cabeça de Bagre".

A charge abaixo foi publicada na Folha de São Paulo, de 18/06/2006.
.

Porto Alegre, Que Clima Mesmo?

Continuando a sucessão de informações sobre o clima, hoje o dia começou nublado e frio, mas mudou para ensolarado no final da manhã. Apesar do sol, o dia não esquentou muito.
Como o gaúcho gosta de se ver, o gaúcho é um forte!
Como repetia um amigo carioca, o gaúcho é um sobrevivente!
...

Ainda o Uniforme da Croácia


Conforme Tutty Vasques, colunista do saite No Mínimo (http://nominimo.ibest.com.br/notitia/servlet/newstorm.notitia.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=11) :

Uniforme da Croácia parece fantasia de diretor de ala do Salgueiro.

Porto Alegre, Um Inesperado Dia de Sol

Dia de primavera em pleno inverno. Sol! Vá entender!...
.

quarta-feira, junho 21, 2006

Dia de Chuva em Porto Alegre

O dia com nuvens cor de chumbo de ontem se transformou no dia chuvoso de hoje. Na verdade, ontem mesmo, no início da noite já começou a chover.
Mas o que se há de fazer. Hoje está iniciando oficialmente o inverno...
.
.

O Que é Bom Dura Pouco...

O dia perfeito de ontem, virou o dia com nuvens cor de chumbo de hoje.
.

Prá vc que é chegado em blog's

Esse é blog do pai do Fred, aquele que fez o segundo gol do Brasil na vitória sobre a Austrália


http://blog.uai.com.br/blog/fredgol/jua/

E o do próprio Fred:

http://blog.uai.com.br/blog/fredgol/copa/

terça-feira, junho 20, 2006

Dia Perfeito


Tão perfeito quanto possa ser um dia climaticamente muito agradável.

Porto Alegre, Céu de Brigadeiro...


...Mar de almirante (no Guaíba obviamente...). Será que devo dizer "chão de general"?
Mas a verdade é que vivemos um excelente dia de primavera hoje, há dosi dias de entrarmos oficialmente no inverno.
Por volta de 3 h da tarde, a temperatura devia estar ao redor de 20º C.
Depois de uma semana, com frio, chuvas e chuviscos, céu nublado, nuvens cor de chumbo, eis que hoje Porto Alegre teve um dia perfeito!

segunda-feira, junho 19, 2006

Mundo do Trabalho






Quando eu crescer...

A relação das novas gerações com o mundo do trabalho não é questão de livre escolha, mas de oportunidades. O país só resolve esse dilema com crescimento econômico.

Marcel Gomes, da Agência Carta Maior

Data: 01/06/2006 Nery da Silva Oliveira trabalhou 32 anos no Unibanco antes de se aposentar. Gildásio Cândido está na Magneti Marelli Cofap, em São Bernardo do Campo, há 20 anos. Edílson Ferreira da Silva cumpre expediente há 32 anos na Daimler Chrysler, antiga Mercedes-Benz, também em São Bernardo. Esses brasileiros são filhos de um Brasil que não existe mais. Quando eles começaram sua vida profissional, o sonho de cada um era encontrar um trabalho e ser feliz. A felicidade era representada por um emprego assalariado, com carteira assinada, diretos garantidos pelo acordo coletivo e perspectiva de ascensão profissional.

Nesse Brasil de antigamente, o trabalho assumia um caráter celestial do qual o templo terreno era a própria empresa. Edílson explica: "Para mim, empresa é uma instituição como a igreja. O padre pode morrer, mas a igreja fica". Nery, Gildásio e Edílson conquistaram seus objetivos. Cumpriram a meta de sua juventude, formaram famílias e criaram filhos. E isso não foi fácil. Muitas vezes, a luta pela reafirmação de direitos conquistados foi fundamental, seja no sindicato ou em atividades direcionadas à comunidade. Até porque a geração deles deparou com a guinada mais drástica do mercado de trabalho desde a aceleração dos processos de industrialização e de urbanização, após os anos 30 do século passado.

A partir da década de 80, uma série de transformações impulsionadas pela informática, a robótica e a globalização dos mercados alterou as características do mercado de trabalho no país. Conforme explica o economista da Unicamp Marcio Pochmann, as características do emprego passaram a ser determinadas por fatores como o enxugamento das empresas, novos padrões de gestão de mão-de-obra, implantação de novas hierarquias profissionais, fusão de empresas, reengenharias e terceirizações.

O rosto desse novo Brasil de pouco mais de 20 anos pode ser traçado pelas pesquisas do Dieese e da Fundação Seade. Entre 1985 e 2005, a parcela de trabalhadores no setor industrial despencou de 32,8% para 19,5%, na região metropolitana de São Paulo. Boa parte desse contingente migrou para o setor de serviços, que ampliou sua participação de 40,7% para 53,1%. Ao mesmo tempo, o nível de desemprego na mesma região subiu de 12,2% para 16,9% da população economicamente ativa no período, enquanto o rendimento mensal médio caiu de 2.048 para 1.060 reais.

Por opção ou falta de

Diante dessa nova realidade, novos e maiores desafios surgiram para o trabalhador brasileiro. Diante da escassez de vagas no mercado de trabalho, da gigantesca precarização e do achatamento dos salários, os filhos de Nery, Gildásio e Edílson certamente almejam o sucesso que seus pais obtiveram, mas com sonhos e caminhos diferentes. A empresa vista como uma igreja eterna, o trabalhado assalariado e a estabilidade profissional são hoje paradigmas postos em dúvida pela juventude.

Não poderia ser diferente. Ao analisar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1982 e 1996, Pochmann detecta a crise que atingiu a classe média e sua perspectiva de mobilidade social. Se antes era comum um filho prever que superaria seu pai, a realidade transformou isso mais em um desejo. Segundo o economista, durante aqueles 14 anos, a classe média foi a mais atingida desfavoravelmente em termos de mobilidade social.

Isso é fruto das transformações no interior do mercado de trabalho, que atingiu fortemente os empregos intermediários na estrutura ocupacional, e da perda de eficácia da educação em se transformar em passaporte para o emprego melhor. Em 1996, um a cada quatro filhos de famílias de classe média conseguiu melhor posição que a do pai. Em 1982 essa situação era para a cada três.

Alexandre Loloian, economista da Fundação Seade, diz que os jovens enfrentam muito mais dificuldades de inserção no mercado de trabalho do que seus pais. Nem sequer o velho discurso de que a educação é passaporte para um emprego melhor permanece em pé. Nos últimos anos, os postos de trabalho com maior qualificação têm sofrido mais com o achatamento de salários e outros rendimentos do que aqueles de menor qualificação. Essas novas características do mercado de trabalho determinam mudanças definitivas sobre as expectativas dos jovens de inserção profissional.

Os filhos

Edson Cândido, filho de Gildásio, ameaçou seguir a profissão de metalúrgico do pai. Fez curso de desenho mecânico no sindicato, que mantinha parceria com o Senai, mas desistiu. Almeja, em vez da carteira assinada por uma empresa, arriscar-se como autônomo. Trabalha como ambulante, vende de porta em porta panelas, tapetes e filtros em Mauá, onde vive com a família. "Tem algumas vantagens, você está livre, não está preso." O ideal da liberdade vale mais para Edson do que a estabilidade de uma carteira assinada. Aos 21 anos, ele tem a perspectiva de ganhar 2 mil reais em breve. A consciência do nível de precarização em sua atividade não o desanima.

Diante das transformações do mercado, da reestruturação das empresas e da dificuldade de acesso ao "bom" emprego, a liberdade tornou-se um valor defendido por muitos jovens que iniciam sua vida profissional. Nery Júnior, filho do bancário, concorda. "Trabalhar por conta própria é interessante. É claro que tem vantagens e desvantagens. Acho que consigo ganhar mais do que se estivesse empregado numa empresa. Sou dono do meu tempo, posso me organizar como eu quero. Mas tenho de ter mais reponsabilidade para garantir o salário no final do mês", relata.

Nery Júnior também já trabalhou em banco, mas jamais alimentou sonho de fazer carreira. O emprego de meio período e um salário razoável lhe era conveniente para que terminasse os estudos universitários. Chegou a cursar alguns anos de física, mas acabou se formando em administração. Hoje trabalha com seu pai, que, após se aposentar, fundou uma corretora de mercadorias em São Paulo. Sua trajetória profissional segue passos próprios.

Para Eliane Cunha da Silva, filha de Edílson, o próximo objetivo é fazer uma pós-graduação. Diferentemente de seu pai, ela conseguiu grau universitário e formou-se em biomedicina. Trabalha em um grande laboratório de análises clínicas de São Paulo - com carteira assinada. Exemplo de outra característica do mercado de trabalho atual - a feminilização -, Eliane afirma que em sua área seria muito difícil um vôo solo. Nesse caso, parece concordar com o valor que seu pai dá à estabilidade: "Quando o camarada tem juízo, ele fica na empresa em vez de ficar pulando de galho em galho", afirma Edílson.

Outra grande diferença entre o Brasil de antes e depois de 1982 é o nível de crescimento econômico que separa essas duas gerações. Nos 20 anos anteriores a 1982, o PIB brasileiro cresceu, em média, quase 7% ao ano. Nos vinte anos seguintes, encerrados em 2002, a média de crescimento foi de pouco mais de 2%. E se o país não cresce o bastante para absorver sua força de trabalho, o dilema "trabalhar por conta versus emprego fixo" fica em segundo plano. Não se trata de questão de escolha, mas da falta dela: a geração em curso fará o que estiver ao seu alcance para tocar a vida.

http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=11444

sábado, junho 17, 2006

Que Droga! Morreu o Bussunda!


Coisa desagradável é você acordar de manhã, ouvindo a notícia da morte de alguém que até o dia anterior você imaginava pleno de vida.
Horrível também é saber que a pessoa que morreu tem uma idade próxima da sua.
Porcaria. Morreu o Bussunda!
Não que eu o achasse um grande artista. Faz algum tempo que não tenho visto o programa Casseta e Planeta, mas quando o via com alguma regularidade, eu costumava dizer que o programa alternava algumas tiradas muito sutis e inteligentes, com outras chulas de constranger.
Mas morrer com 43 anos... Faça-me o favor!...


sexta-feira, junho 16, 2006

Teorias de Conspiração e o Código da Vinci


A julgar pela produção audiovisual, norte-americanos adoram uma teoria da conspiração. Vide, a série Arquivo X.
No filme "O Código da Vinci", a certa altura um personagem diz que é preciso divulgar que Jesus foi apenas um homem, e que teve uma descendência com Maria Madalena, para "liberar as pessoas que permanecem escravizadas à Igreja". Me deu vontade de rir de tal declaração. Padres têm um certo poder, conhecem segredos que não podem ser revelados para que não percam tal poder. Como diria o José Simão: Rárárá!
Você acha fácil iniciar uma religião? Acha que pessoas fundam religiões para alcançar dinheiro e poder? Tente fundar uma!
A verdade é que as pessoas em número cada vez maior deixam de se submeter a qualquer autoridade eclesiástica. Aqui no Brasil, muitos se dizem católicos, desses muitos dizem discordar da orientação da Igreja. Então por que se dizem católicos? Muitos se dizem católicos, mas desses muitos não vão à missa, nem mensalmente, que dirá semanalmente. Se é verdade que no Brasil, muita gente se tornou evangélica, proporcionalmente, muito mais gente começou a se declarar ateu, ou sem religião, conforme o último censo.
Ou seja, muita gente está abandonando a fé, ou montando credos "a la carte" a partir de coisas como astrologia, ou filosofias éticas. Não estão escravizadas. Não é necessário nenhuma revelação bombástica.


Código da Vinci


- Tá certo que O Código da Vinci é uma obra de ficção, mas não precisava usar esta justificativa para espalhar mentiras. - Disse eu.
- Não são necessariamente mentiras. São as teorias do autor. - Ele me respondeu.
- Peraí. Não havia nenhuma guerra entre cristãos e pagãos no tempo de Constantino. Desde o advento do cristianismo houve algumas perseguições, relativamente esporádicas, aos cristãos. E casualmente a perseguição mais sistemática foi a movida pelo imperador Diocleciano, não muitos anos antes do imperador Constantino ter liberado o cristianismo no Império.
- O Concílio de Nicéia - continuei - pode até ter selecionado que livros vieram a fazer parte do Novo Testamento, mas os livros que ficaram de fora, os que foram chamados de apócrifos, não mostravam um Jesus mais humano. Pelo contrário, mostravam um Jesus muito mais divino e poderoso que o Jesus dos Evangelhos Canônicos.
Eu não pude parar de falar: - O Concílio de Nicéia foi realmente convocado pelo Imperador Constantino, que só se deixou batizar no seu leito de morte, mas o cristianismo foi liberado mais de dez anos antes, em comum acordo entre Constantino, que então era Imperador apenas da parte ocidental do Império. O imperador, Licínio, do oriente concordou. Daí surgiu o Edito de Milão. O cristianismo foi liberado.
Continuei falando: - O Concílio de Nicéia consagrou o que até agora é a ortodoxia entre cristãos: Jesus era pleno homem, e pleno Deus. Constantino foi batizado no seu leito de morte, como eu já disse. E quem batizou Constantino? Um bispo de fé ariana. A fé ariana dizia que Jesus não era pleno Deus. Que tal? A propósito ariano, vem de Ário, maior defensor da desta doutrina. A fé ariana é considerada um desvio doutrinário por católicos e protestantes, ainda hoje em dia.
Eu não parava de falar: - É estranho falar de guerra entre cristãos e pagãos. O que Constantino realmente conseguiu fazer foi trazer as lutas intestinas entre os cristãos para dentro do Império. As lutas de cristãos contra cristãos foram mais reais do que "guerra entre cristãos e pagãos".
- Além disso, será difícil encontrar qualquer evidência que Jesus tenha casado com Maria Madalena em qualquer evangelho, seja canônico, seja apócrifo.
- E o cristianismo só se tornou religião oficial com o Imperador Teodósio, mais de 50 anos depois de Constantino.
Ele afinal me respondeu novamente:
- Mas ele deve ter se baseado em alguma coisa para propor tal teoria.
- Só se ele quiser desprezar as evidências históricas.


Cidade Cosmopolita?


Estava novamente eu vindo trabalhar, quando na lotação, em frente ao Hospital Conceição embarcam duas velhinhas.
Juntas, começam a conversar, num idioma que presumo que seja alemão. A mais velha tem voz mais estridente, e aí são "ich" para lá, "zur" para cá... Estaria Porto Alegre ficando mais cosmopolita?
Quando a lotação se aproxima do início da Avenida Farrapos, elas se dirigem ao motorista, em português. Querem descer próximas da rodoviária.
É. Se depender das duas senhoras, Porto Alegre não está ficando mais cosmopolita. Eram apenas duas senhoras vindas de região de colonização alemã.

Observação do José Simão sobre o Uniforme da Croácia


E o uniforme dos croatas? Sabe o que parecia a seleção da Croácia? Onze sacos de Purina jogando bola. Aquilo não era um uniforme, era um saco de Purina!


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1506200603.htm

Manifestação de Desempregados na Praça da Alfândega - 3


Repetindo o que já foi postado anteriormente neste blog ( http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/03/alunos-da-ufpel-protestam-contra-cotas_21.html ):
Como comentei com uma colega: "É. Na democracia, todo mundo tem reivindicações." A questão é como atender a todos.

Manifestação de Desempregados na Praça da Alfândega - 2


O Correio do Povo de ontem, 15/06/2006, complementou as informações prestadas neste blog sobre a manifestação de do Movimento dos Trabalhadores Desempregados.
Eles estiveram no edifício Banrisul para irem até a CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento, a empresa estatal de distribuição de água do estado, e pedirem uma espécie de moratória para desempregados antes que seja cortado o fornecimento. Eles pediram que no caso de desemprego, a água continue sendo fornecida por seis meses antes de ser cortada. Também queriam este tipo de benefício para o fornecimento de eletricidade. Assim eles também estiveram na AGERGS, a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Rio Grande do Sul, onde suas reivindicações foram recebidas pelo conselheiro Guilherme Sociais Villella.


quarta-feira, junho 14, 2006

Manifestação de Desempregados na Praça da Alfândega

Hoje pela manhã, houve uma manifestação do Movimento dos Trabalhadores Desempregados na Praça da Alfândega, em frente ao Banrisul, com apoio da Central Única dos trabalhadores, a CUT. Pelo que me foi possível deduzir, os manifestantes queriam que o governo do estado deixasse de dar isenções e benefícios fiscais para empresas, e apoiasse os trabalhadores à procura de emprego.
Havia um cordão de isolamento feito por motociclistas da Brigada Militar em frente à agência, e outro cordão de isolamento feito por soldados da Brigada, na entrada de acesso ao edifício Banrisul. Provavelmente para prevenir qualquer ato de vandalismo.
Após uma discussão, uma mini-assembléia junto à rua Caldas Júnior, o grupo saiu em passeata pela Av. Siqueira Campos, como é possível ver na foto abaixo.
.

Minhas Fotos no Flickr

Não é que eu tenha atualizado a quantidade de fotos que eu compartilho via serviço do Flickr (www.flickr.com), mas, devido à Copa do Mundo, eu resolvi expor algumas fotos de como parte da população está sentindo a Copa. Assim, resolvi colocar algumas fotos novas, embora, em casa, eu ainda esteja organizando as fotos de 2005, para depois compartilhá-las.
Tive uma boa surpresa quando alguém me convidou para colocá-las numa coleção chamada "Impressões da Copa do Mundo 2006" ( "The World Cup [impressions] FIFA WM 2006" ). O convite partiu de um alemão que utiliza o Flickr, e resolveu montar esta coleção. A coleção congrega todo tipo de gente e todo tipo de foto.
Link para a coleção: http://www.flickr.com/groups/wm2006/pool/

Link das minhas fotos no Flickr: http://www.flickr.com/photos/zealfredor

terça-feira, junho 13, 2006

Um Mundo de Intolerantes


Um dos erros mais grosseiros do ser humano é a crença de que o serve para mim debe servir para os demais, e que quanto encontramos a maneira adequada e harmoniosa de viver temos o dever moral de encher a paciência de nossos semelhantes com o discurso proselitista de nossas conquistas e o conselho maçante de que o nosso é o melhor caminho a seguir.


Do saite "No Mínimo" : http://contemporanea.nominimo.com.br/, citando o jornal argentino "La Nacion" : http://www.lanacion.com.ar/edicionimpresa/suplementos/revista/nota.asp?nota_id=812805

Cidadania


A palavra cidadania está meio gasta, mas não há outra melhor para definir esta regulamentação.

STF Indica que Bancos Devem Se Colocar Sob Código de Defesa do Consumidor


Esta foi uma notícia que talvez não tenha recebido toda ênfase que deveria, apesar de ter sido noticiado em praticamente todos os jornais e na televisão.
Com o seu veredicto, o Supremo Tribunal Federal afirma que entre os bancos e os seus clientes há uma relação de consumo, e que os bancos devem respeitar o código de defesa do consumidor.
Os bancos não são "mais iguais" que qualquer outro vendedor de mercadorias ou serviços, como eles, os bancos, preconizavam.
Vitória do consumidor e da cidadania.

Brasil 1 x 0 Croácia


Joguinho ruim de se ver.
A seleção brasileira me pareceu lenta, lenta. Ganhou pela sua constelação de estrelas, mas não chegou a se apresentar com um time.
Mas provavelmente o técnico dirá que o importante foi a vitória, mesmo que sofrida.
Este primeiro adversário em tese é o mais difícil da chave. Veremos os outros. Domingo o jogo será contra Austrália. A Austrália ganhou do Japão ontem por três a um.
Brabo é que, se passar desta primeira fase, o Brasil pegará Itália ou República Tcheca. Pelo que pude ver até agora, foi justamente a República Tcheca quem melhor se apresentou. E com um futebol rápido.
Aguardemos.


Copa do Mundo via Internet


Hoje pude assistir uma partida inteira de futebol via streaming, isto é, fluxo contínuo, de vídeo. Foi uma experiência interessante. Quem recebe as imagens pela televisão, tem acesso instantâneo à informação. Assistir via Internet gera um delay, isto é, um retardo de alguns segundos, ou de vários segundos dependendo da paciência de cada um.
O jogo assistido foi Brasil x Croácia, que resultou em placar de um a zero para o Brasil. A visão do único gol da partida veio como uma onda. Primeiro na televisão, depois um monitor ligado à Internet, e depois outro monitor, e depois outro. Uma onda de imagens...

Dia de Jogo da Seleção Brasileira


Se anteriormente neste blog, foi dito que Porto Alegre ainda não se vestira para a Copa do Mundo, hoje, dia de jogo da seleção brasileira, a coisa mudou de figura. Muita gente vestida com camisetas da seleção ou similares. Agasalhos verdes e amarelos, ou azuis e brancos, estas últimas cores do uniforme número 2. O povo se vestiu para torcer pela seleção.
Em um restaurante, onde fui almoçar, os funcionários vestiam camisetas verdes, ou camisetas azuis, escrito Brasil em letras bem visíveis.
Bandeiras e mais bandeiras em mastros, ou simplesmente postas em janelas, ou vitrines.
E, por volta de 14 h 30 min, muita gente deixando seus locais de trabalho para assistir o jogo em casa.
Em tempo de Copa do Mundo, dia de jogo da seleção é feriado!

Copa do Mundo: Brasil x Croácia

Amanhã, 13 de junho, teremos o primeiro jogo da seleção brasileira. Será contra a Croácia. Espero sinceramente que o Brasil ganhe, não apenas porque sou brasileiro, mas também porque a Croácia, na minha opinião, tem a camisa mais feia da Copa. Eu vivo repetindo que aquela camisa da Croácia, com aquele padrão xadrez vermelho e branco, parece toalha de mesa de pizzaria.

Fim do Veranico de Junho

Dizem os meteorologistas que o que aconteceu na semana passada não poderia se caracterizar como "veranico", porque para tal seria necessário que acontecessem pelo menos 7 dias de temperaturas acima de 25º C. E foram algo como 3 ou 4 dias na semana passada.
Passada. Já está no passado. Hoje tivemos frio para gaúcho nenhum botar defeito. Por volta de 8 h da manhã, a temperatura estava em torno de 8º C. Deve ter chegado a 15º C à tarde. E agora à noite, caiu novamente para 10º C.

domingo, junho 11, 2006

Guerra e Tecnologia


Texto do doutor Drauzio Varella, na Folha de São Paulo deste sábado, informa que durante a Segunda Guerra Mundial, médicos do exército dos Estados Unidos perceberam que o nível de glóbulos brancos dos técnicos que trabalhavam com gás mostarda caía. A partir disso, começaram a testar o princípio em pacientes doentes de leucemia, que faz com que os glóbulos brancos se multipliquem excessivamente. Foi o princípio dos tratamentos de quimioterapia para tratamento de alguns tipos de câncer.
Por um lado, faz lembrar a música da Legião Urbana, uma guerra sempre avança a tecnologia....
Por outro lado, não é de admirar que, dependendo da debilidade do doente, algumas vezes o paciente morra antes em decorrência do tratamento com quimioterapia, do que em decorrência do câncer propriamente dito.

Efemérides: 10 de Junho Dia da Língua Portuguesa


Hoje se comemora o dia da morte do poeta Luís de Camões, e em conseqüência se tornou o dia da Língua Portuguesa. É feriado nacional em Portugal.

sexta-feira, junho 09, 2006

Então é a Copa do Mundo!...

Começou hoje, às 13 h, horário de Brasília.
Num título feliz, a FIFA chamou o filme oficial da Copa do Mundo de 1994, de "Todos os Corações do Mundo". Agora todos os corações do mundo se voltam para a Copa, mesmo os dos cidadãos de países que não conseguirem se classificar para a Copa, mesmo os corações de pessoas excluídas de cidadania, que não pertencem a nenhum estado nacional.
Na Folha de São Paulo de hoje, há um texto do secretário geral da ONU, em que ele saúda a Copa do Mundo, e faz um paralelo de como ele gostaria que as Nações Unidas participassem de uma competição como a Copa, com regras, em que cada nação tenta superar a outra sem o derramamento de sangue, e aonde a violência e a deslealdade são punidas, ao menos devem ser.
No Correio do Povo, há notícia de que os comandos palestinos devem evitar ataques à população ou ao exército de Israel durante a Copa.
Para destoar da felicidade geral, nas manchetes de hoje, Israel atacou o que chamou de posições de extremistas palestinos, e a digamos assim guerra civil de baixa intensidade continua no Iraque ocupado, e possivelmente exista uma situação semelhante no Afeganistão. Sim, ainda a guerra civil no Sudão também, mas ouvi falar que na Costa do Marfim foi firmada uma trégua, pelo menos até o final da Copa.
Mas é Copa. Na imensa maioria das cidades do mundo, as pessoas vão estar olhando e comentando as partidas de futebol.

quinta-feira, junho 08, 2006

Véspera de Copa do Mundo

E Porto Alegre não parece muito entusiasmada. Há decoração nas vitrines de lojas, mas não em todas elas, e nem sei se na maioria delas.
A Copa do Mundo deve começar amanhã, por volta de 13 h, horário de Brasília, mas Porto Alegre não está enfeitada como eu esperaria.

Sim, É Um Veranico de Junho!

Ou talvez uma primavera. Hoje, por volta de 15 h, a temperatura aqui em Porto Alegre, estava ao redor de 25º C.
E pensar que em alguns dias inicia o inverno...

quarta-feira, junho 07, 2006

Calor no Outono

Veranico de junho? Conforme previsto o calor chegou hoje a Porto Alegre, talvez até um pouco adiantado. A temperatura chegou próxima de 30º C. Agora à noite, a temperatura está em 20º C.

terça-feira, junho 06, 2006

Jovem - II

Também conheço alguém que diz que velha é a pessoa que tem 30 anos a mais que ele. Outra abordagem prática. :)

Jovem

Eu sou mais prático. Simplesmente digo que sou jovem há mais tempo do que alguém que seja, digamos, 5 anos mais jovem do que eu. :)

Homenagem à Minha Quase Ex-Esposa

Expressão vista na revista CartaCapital, de 31 de maio passado. Citação da escritora francesa Colette: "O chato de envelhecer é que eu sou jovem." :)

Os Dias de Outono de Porto Alegre

Os dias de outono de sucedem. Noites frias, manhãs frias, tardes agradáveis. Durante a tarde a temperatura fica ao redor de 20º C.
É paradoxal. Os repórteres de televisão que estão cobrindo a Copa do Mundo, na Alemanha, reclamam que lá está frio, mas lá é plena primavera, e dentro de alguns dias iniciará o verão.
O nosso outono é mais quente que a primavera deles.
E o InfoTempo, do UOL, informa que durante esta semana a temperatura deve subir na região sul, chegando próxima de 30º C. Haja resistência para estas variações de temperatura!

segunda-feira, junho 05, 2006

Viva Muqtada, do Blog Bagdá em Chamas



O texto abaixo é uma tradução que fiz do post Viva Muqtada, do blog Bagdá em Chamas (Burning Bagdah). A autora do blog Bagdá em Chamas apenas se identifica como uma garota do Iraque. O texto original pode ser encontrado, em inglês neste endereço: http://riverbendblog.blogspot.com/2006_05_01_riverbendblog_archive.html

Viva Muqtada...

É fascinante observar o mundo além do Iraque se preparando para a Copa do Mundo. Eu tenho em meu correio eletrônico fotos de pessoas segurando bandeiras e escudos, torcendo por um time ou outro. Ah, nós temos bandeira e escudos também - panos negros sobre toda Bagdá, anunciando mortes de velórios. As bandeiras costumam ser de apenas uma cor - preta, verde, vermelha ou amarela - representando uma certa facção religiosa ou um grupo político.

Um amigo que tem uma loja em Karrada teve um probleminha com uma bandeira na semana passada. Karrada era uma das melhores áreas comerciais de Bagdá antes da guerra. Era o lugar que você ia quando tinha uma lista de diversas necessidades, como sapatos, descascador de batatas, esmalte cor de rosa, e uma dúzia de cd's virgens. Você tinha certeza de encontrar tudo o que você necessitava em menos de uma hora.

Após a guerra, SCIRI, Da'awa e outras facções religiosas começaram a abrir escritório lá. Lojas que antes exibiam roupas coloridas, e posteres de mulheres com maquiagem, começaram a sumir. Logo, em lugar de mulheres charmosas anunciando perfumes Dior, as lojas começaram a pendurar cartazes de Sistani, parecendo um pouco um zumbi, envolvido em negro. Ou fotos de Sadr, amargo e de preto, e certamente não exalando Dior.

Este amigo é dono de uma pequena loja de cosméticos, onde ele vende de tudo, de batons a xales para a cabeça. Seu apartamento está localizado em cima da loja, assim, da janela da sala de estar. ele pode ver quem pára diante da loja. G. (este amigo) herdou a loja de seu pai, artigos de costura em lugar de cosméticos. A loja pertence à família há quase 20 anos. Antes da guerra, sua esposa e sua irmã atendiam na loja, sendo mais persuasivas nas vendas, provavelmente devido a histórias sobre os cosméticos (a prova disto é este chamativo xale de pescoço que eu comprei há 4 anos e nunca tirei do armário desde então). Depois da guerra, e de várias ameaças na forma de cartas e de vidraças quebradas, G. começou a atender a clientela pessoalmente, e, junto com os cosméticos, ele começou a vender uma muito apropriada linha de mantos e véus pretos.

A última vez que eu estive na loja de G. foi há duas semanas atrás. Desde janeiro, a loja de G. vinha sendo o centro de alguma atividade futebolística. A obsessão dele com futebol chegou ao ponto de a loja fechar duas horas mais cedo, para que E., o primo dele e amigos possam se juntar para torneios da FIFA no PlayStation. Estes torneios são basicamente um grupo de marmanjos sentados em semicírculo, dirigindo pequenos homens digitais correndo atrás de uma bola também digital, gritando incentivos e insultos uns aos outros. Se você entra na loja querendo comprar alguma coisa durante estes momentos, você se arrisca a ser posto para fora, ou a lhe dizerem "pegue, pegue - seja lá o que for. Pegue e vá embora!". Todo ano de Copa do Mundo, G. e sua esposa discutem brincando sobre para qual nome devem trocar o nome de seu filho em homenagem ao jogador do ano (em um tipo de compromisso, família e amigos concordaram em chamar seu filho de 14 anos de "Ronaldino" [sic] até que os jogos terminem).

Um primo de G., que vive no Canadá há quase 15 anos, recentemente mandou a G. uma grande e colorida bandeira do Brasil. Perfeita para pendurar na vitrine da loja. Ele nos disse como ele estava planejando pendurá-la bem no centro da vitrine, e pintar abaixodela em grande letras "VIVA BRASILIA!!" [sic]. E. pareceu ambíguo enquanto G. de maneira animada descrevia como ele mudaria as cores à mostra - verde e amarelo para ir de encontro à bandeira.

Dois dias se passaram antes dos problemas começarem. O primeiro indício de problema veio do vizinho de G. Ele parou perto da loja e disse a G. que um jovem clérigo com um turbante preto tinha passado diante da vitrine, quando a bandeira atraiu sua atenção.De acordo com o vizinho, Abu Rossul, o clérigo parou, encarou a bandeira, tomou nota do nome da loja, sua localização e seguiu seu caminho. G. deu de ombros com as palavras, "Bem. Talvez ele seja um fã do Brasil também..." Abu Rossul não estava tão certo,"Ele parecia mais do tipo 'Viva Sadr!' para mim...".

Um dia depois, G. teve uma visita ao meio-dia. Um clérigo jovem e vestido de preto entrou na loja, e deu uma olhada ao redor. G. tentou mostrar-lhe alguns lindos xales e mantos, mas não se apartou de sua aparente missão. Ele disse ser um "representante" doescritório de imprensa de Sadr, que ficava algumas quadras adiante e tinha uma mensagem para G.: as pessoas do tal escritório não estavam felizes com a vitrine de G. Aonde estava seu senso de orgulho nacional? Aonde estava seu senso de religião? Em lugar de um jogador infiel, havia imagens do primeiro Sadr, ou, melhor ainda, Muqtada! Por que ele tinha uma bandeira estrangeira vergonhosamente exposta na vitrine? Se ele sentisse necessidade de uma bandeira, havia a bandeira iraquiana para colocar ali. Se elesentisse a necessidade de uma bandeira verde, como a da vitrine, havia a bandeira verde do "Al il Bayt"... Democracia, afinal de contas, é sobre ter opções.

G. não ficou feliz. Ele disse ao clérigo que ele iria encontrar uma "solução" e ofereceu uns pares de chinelos baratos e algumas cuecas de algodão, que ele às vezes vendia, como oferta de paz. Naquela tarde ele conversou com vários parentes e amigos, e, embora nenhum deles o aconselhasse de tirar a bandeira, ele insistiu que a bandeira deveria permanecer por uma questão de princípios. Sua esposa até se ofereceu para transformar a bandeira em uma cortina ou em lençóis para que ele pudesse usufruir do objeto até o final da Copa. Ele insistiu em manter a bandeira.

Dois dias depois, ele encontrou uma advertência mais forte em uma carta passada sob a porta externa de alumínio. Simplificando, a carta declarava que G. e pessoas como ele eram "infiéis" e demandava que ele tirasse a bandeira ou ele correria perigo. Demoraum pouco para estremecer um cara como G., mas no mesmo dia ele tirou a bandeira e a vitrine voltou ao normal.

Como isto passou, Muqtada tem uma fatwa contra o futebol. Eu a baixei e esta é uma tradução do que ele diz quando alguém lhe pede uma fatwa sobre futebol e sobre a Copa do Mundo:

Na verdade, a posição de meu pai sobre este assunto não é deficiente... Não só meu pai, mas a Sharia também proíbe tais atividades que mantêm os seguidores muito ocupados para a adoração, mantêm os seguidores afastados da lembrança [de adorar]. Habeebi, o Ocidente criou coisas que nos impedem de completarmos a nós mesmos (perfeição). O que eles fizeram nos fazermos? Correr atrás de uma bola, Habeebi... O que isto significa? Um homem, deste tamanho e desta altura, muçulmano correndo atrás de uma bola? Habeebi, esta meta ('goal') como é chamada... se você quer competir, compita por um objetivo nobre. Siga os objetivos nobres que lhe completam, e não os que lhe diminuem. Lute por um objetivo, coloque-o em sua mente e todos que seguem seu próprio caminho para o objetivo de satisfazer a Deus. É isto. A segunda coisa, que é mais importante, nós sabemos que o ocidente e especialmente Israel, habeebi, você os vê jogando futebol? Você os viu praticando jogos como os árabes o fazem? Eles nos deixam nos manter ocupados com futebol e outras coisas, e permitem isto. Você já ouviu sobre a equipe de Israel, maldita seja, ir à Copa do Mundo? Ou ainda os Estados Unidos? Somente outros jogos... Eles nos mantêm ocupados - cantando, jogando, fumando, e coisas assim, e satélites são usados para coisas que são blasfemas enquanto eles ocupam a si mesmos com ciência, etc. Por que, Habeebi? Eles são melhores que nós? - Não, nós somos melhores que eles."

Nota importante: a Sharia islâmica não proíbe o futebol ou outros esportes - isto só é proibido na versão da Sharia da cabecinha imersa em trevas de Muqtada. Eu me pergunto o que ele pensa de tênis, natação e ioga...

Eu ouvi a fatwa, com ele sendo emocional a respeito de jogar futebol , e eu não sabia se ria ou chorava. A ocupação estrangeira e ser parte de um governo fantoche - está certo. Futebol, ao contrário, será o fim da civilização como nós a conhecemos, de acordo com Muqtada. É divertido - eles não parecem com Bush - mas ele me lembra Bush. Ele tem dificuldades para juntar duas sentenças adequadamente, mas mesmo assim, milhões de pessoas consideram sua palavra a lei. Assim, quando Bush delira a respeito do novo "governo iraquiano iniciante" "livremente eleito" no poder, você dá uma olhada em Muqtada e vê um dos novatos. Ele é um dos mais poderosos homens no país devido a seus seguidores.

Então, isto é a democracia. Esta é uma das grandes mentes do Iraque democrático de Bush.

A milícia de Sadr controla partes do Iraque agora. Apenas há alguns atrás, sua milícia, com a ajuda de Badr, estava mantendo as mulheres afastadas do mercado na cidade de Karbala, no sul. Não é permitido às mulheres irem ao mercado, e os donos de lojas reclamam que seus negócios estão sofrendo. Bem-vindo ao novo Iraque.

É tenebrosamente divertido ver em que nos tornamos, e também angustiante. Muqtada Al-Sadr é uma medida de quanto nos regredimos nestes três últimos anos. Mesmo durante a guerra com o Irã, e durante o período de sanções, as pessoas praticavam esportes para se distrair do dia-a-dia. Depois da ocupação, nós ganhamos uma partida de futebol contra um ou outro e consolamos a nós mesmos dizendo "Bem, nós perdemos as guerras - mas nós ganhamos no futebol!". De um país que já celebrou esportes - especialmente o futebol - para um país que se preocupa se os jogadores estão vestindo calções longos o suficiente, ou se todos os torcedores irão para a danação eterna... Isto é o que nos tornamos.

Fuga em Helicóptero


Esta notícia deu na BBC Online.
Dois detentos escaparam de uma prisão de segurança máxima, na Grécia. Vassilis Pakeokostas, grego, cumpria pena de 25 anos por assalto a banco e seqüestro, e, Alket Rizai, albanês, cumpria pena de prisão perpétua. Ambos fugiram por meio de um helicóptero que pousou no teto da prisão Korydallos, em Atenas, às 18 h 20 min locais, 12 h 20 min de Brasília.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/5046986.stm

domingo, junho 04, 2006

Animal em Extinção

Estes dias quando eu estava vindo trabalhar, na Avenida Farrapos, eu vi uma caminhonete volkswagen kombi. Segundo a pintura da carroceria, o veículo servia para distribuir água mineral.
No vidro traseiro estava escrito algo como: "Combossauro - Atenção!".

O Clipe Mysterious Ways - Um Comentário

O clipe da música Mysterious Ways que está no You Tube não traz a participação de Ofra Haza, que consta no disco Harem. É um clipe muito colorido, alegre, para cima. Mas há duas coisas que achei estranhas nele.
Uma é o árabe exótico, uma coisa meio de circo, com malabaristas, equilibristas, dançarinas do ventre. Fazendo paralelos, é como se todo mexicano usasse sombrero, ou todo gaúcho, bombachas.
A outra é a própria Sarah Brightman. A tez pálida e os olhos azuis da cantora britânica ficaram me parecendo meio fora de lugar. :)


Mysterious Days no "You Tube":
http://www.youtube.com/watch?v=F41KNFtVvHE&search=brightman

Mysterious Days - Sarah Brightman

Performance: Sarah Brightman

Springtime in Tangier
The sky's getting wider
Renewing its splendour
The world's getting brighter

Setting out just like the sun
That's never seen the rain
Stepping out we're homeward bound
And never be the same

Ah - we lay our hearts wide open
Ah - we live mysterious days
Ah - the spell cannot be broken
Ah - we live mysterious days

American writers
Now work in the attic
Up in the Casbah
There's plenty to worship

Shine again Arabian moon
And be the guiding light
Life is changing like the dunes
Wandering in the night

(Hebraico:)

Sham Betoch Ha'arafel (over there, inside the fog)
Sham Karov Le'elohim (over there, close to God)
Sham, Sham, Sham Balev (over there, over there, over there in the heart)

Ah - we lay our hearts wide open
Ah - we live mysterious days
Ah - the spell cannot be broken
Ah - we live mysterious days

http://www.letrasmusicas.com.br/sarah-brightman/120408/


Mysterious Days (Tradução) (Sarah Brightman)

Autor: Desconhecido

Primavera em Tangier
O céu está alargando
Renovando o seu esplendor
O mundo está mais brilhante

Nascendo como o sol
Que nunca viu a chuva
Estamos indo para casa
E nunca seremos iguais

Ah-ah, nós expomos nossos corações
Ah-ah, nós vivemos dias misteriosos

Escritores americanos
Agora trabalham no sótão
Lá em Casbah
Há muito a ser louvado

Brilhe novamente Lua Árabe
E seja a luz que guia
A vida está mudando como as dunas
Vagando pela noite

Ah-ah, nós expomos nossos corações
Ah-ah, nós vivemos dias misteriosos

Nós vivemos dias misteriosos

Hebraico:
Lá...dentro da neblina
Lá...perto de Deus
Lá, lá, lá no coração

Ah-ah, nós expomos nossos corações
Ah-ah, nós vivemos dias misteriosos
Ah-ah, o encanto não pode ser quebrado
Ah-ah, nós vivemos dias misteriosos

Ai-ai-ai, ai-ai-ai ...
Nós vivemos dias misteriosos
Ai-ai-ai, ai-ai-ai ...
Nós vivemos dias misteriosos
Nós vivemos dias misteriosos

http://www.letrasmusicas.com.br/sarah-brightman/120409/

Ofra Haza


Em algum lugar da minha memória eu me lembrava de ter ouvido falar em Ofra Haza. Foi alguma coisa relacionada com "World Music" (World Music: coisa de americano etnocêntrico: quando aparece algo que eles não conseguem classificar, eles taxam de "world music" - música do mundo...), lá pelo final dos anos 1990. Esta mesma vaga lembrança dizia que era uma cantora israelense.

Minha quase ex-esposa é fã da música da cantora britânica Sarah Brightman, de modo que de tanto escutar Sarah Brightman, eu acabei gostando da música dela (de Sarah Brightman) também. Um dos discos de Sarah Brightman se chama "Harem", e a música Mysterious Ways, que faz parte deste disco, traz uma pequena participação de Ofra Haza. São três versos em hebraico, que dão um clima mais exótico à música, em um disco que tenta ser exótico.



Encantado com a participação de Ofra Haza no disco de Sarah Brightman, lá me fui ao saite da Amazon (http://www.amazon.com), para ver a discografia de Ofra Haza. Surpresa! Esta cantora tem traços de mulher árabe. Será ela uma cidadã israelense de origem árabe? E justo ela, ter feito sucesso com "world music", no final dos anos 1990?

Para acabar com minhas dúvidas, resolvi consultar a enciclopédia on-line Wikipédia, no caso a versão em inglês (http://en.wikipedia.org). Graças à Wikipédia, as descobertas.



Ofra Haza era um cidadã israelense de origem judaica, mas de judeus que haviam emigrado do Iêmen. O que explica os traços árabes. O nosso Érico Veríssimo, em seu livro Israel em Abril, se eu não me engano de 1973, um relato de viagem, já dizia que a ele parecia que os judeus israelenses pareciam muito com as pessoas das comunidades nas quais viviam anteriormente. Assim, os judeus da Europa Central e Oriental eram loiros. Os judeus que viviam entre árabes tinham traços árabes. Depois, na década de 1980, descobrimos que na Etiópia viviam judeus, que eram, como se poderia pensar, negros.

E a descoberta desagradável: Ofra Haza havia falecido no ano 2000, mais exatamente em 23 de fevereiro, de pneumonia, ou septicemia. A Wikipédia esclarece que a família da cantora fez questão de deixar o motivo do falecimento como assunto de interesse privado.

Mas o disco Harem é de 2003. Como poderia ser? Acontece que o produtor do disco de Sarah Brightman é Frank Peterson (a propósito, seu atual companheiro), que foi produtor de discos de Ofra Haza na década de 1990, e achou que a voz dela ficaria bem no disco de Sarah.



Assim a voz de Ofra Haza se tornou um espectro que me assombrou.

Também me trouxe aquela espécie de luto emocional que nos acomete quando perdemos pessoas que admiramos. Aconteceu comigo na tarde de 11 de outubro de 1996, quando Renato Russo morreu. Aconteceu com o locutor da Rádio Ipanema FM, na noite de 5 de abril de 1994, quando Kurt Kobain se suicidou (eu sei porque estava escutando a rádio naquele dia, óbvio).

É estranho uma sensação de perda por alguém que morreu há 6 anos atrás, mas é uma sensação real. Acho que é porque foi uma morte prematura, e eu imaginava que a cantora devesse estar viva. É realmente triste que pessoas que trazem alegria a tantos morram precocemente. Ofra Haza tinha 42 anos quando morreu!...


Vídeos Significativos de Ofra Haza no You Tube:

Galbi - http://www.youtube.com/watch?v=wQpMotwJuek&search=Ofra

Yad Beyad - http://www.youtube.com/watch?v=_HvhYHR524E&search=Ofra

Tzur Menti - http://www.youtube.com/watch?v=7rV_G7tYuRo&search=Ofra

Im Nin Alu - http://www.youtube.com/watch?v=kPeRBwSxemU&search=Ofra

Shaday (remix) - http://www.youtube.com/watch?v=R1hdiYqGjuE&search=Ofra

Jerusalem of Gold (quando da celebração dos 50 anos do Estado de Israel, no estádio da Universidade Hebraica) - http://www.youtube.com/watch?v=aZPmQjQ712c&search=Ofra


E uma nostálgica homenagem:

Sodot (secrets), por Roi Aloni - http://www.youtube.com/watch?v=SLRZXK9kXxc&search=Ofra

quinta-feira, junho 01, 2006

Leveza do Ser


O encontro com a morte de um ente querido traz uma leveza à nossa vida. Por alguns momentos parece que tudo fica menos importante. A palavra do livro do Pregador, ou Eclesiastes, passa a fazer mais sentido: "tudo é vaidade, e correr atrás do vento"...

A Dor da Morte


Faleceu meu tio Dalvo, irmão de minha mãe. Contando com a minha mãe, também já falecida, foram quatro irmãos que conheci. Permanece um vivo entre eles, o mais jovem, mas também com a saúde já bastante debilitada.
Domingo passado ele ainda havia ligado para mim...