segunda-feira, julho 31, 2006

Salmo 128

O meu desejo para Israel, num Salmo da Bíblia.

Salmo 128


1.Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
2.Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3.A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.
4.Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
5.De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida,
6.e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.

Frio, Muito Frio em Porto Alegre

Eu falei anteriormente em "renguear cusco". Agora eu digo que está um frio de gelar os pés, por mais bem protegidos que os pés estejam. Por volta de 15 h, que seria um horário de "pico de alta temperatura" o relógio-termômetro da esquina da Rua Sete de Setembro com a Caldas Júnior marcava 13º C. No início da noite o Canal do Tempo informa 10º C.

Irã

Outra notícia informa que o Conselho de Segurança da ONU deu prazo de 30 dias para que o Irã cesse todo processo de enriquecimento de urânio no país.
Ou o que?
Levando em consideração que o governo dos Estados Unidos rejeita qualquer condenação a Israel, quando este ataca a população civil do Líbano, e que parece que há gente pronta para atacar o Irã, quando este se propõe a desenvolver tecnologia nuclear, fico me perguntando se a ONU ainda serve para alguma coisa. Como hiperpotência, é só os Estados Unidos imporem sua vontade, como fizeram na Invasão do Iraque, em que foram contra o Conselho de Segurança.

Novos Ataques Aéreos Foram Lançados Contra o Sul do Líbano

Segundo as agências de notícias, o primeiro-ministro de Israel disse que não há e não haverá trégua, enquanto houver a ameaça do Hezbollah contra Israel. Então a hipótese de trégua está descartada.

Qana II: As Vinhas do Ódio

De Um Blog Libanês – Lebanese Political Journal


Abaixo a tradução de um “post” de um blog do Líbano.


Qana II: As Vinhas do Ódio


Enquanto eu “posto” isto, o Conselho de Segurança da ONU está reunido para discutir a recente escalada no Líbano, principalmente o injustificado ataque do exército israelense contra na vila de Qana, no sul do Líbano. Cerca de 37 dos 60 mortos em Qana eram crianças inocentes.


Tal agressão atroz não é nova para Qana e seus habitantes. Dez anos atrás, Qana tinha testemunhado um evento sangrento similar, o qual foi chamado “As Vinhas da Ira”. Esta pequena aldeia do sul é percebida pelos oficiais israelenses como uma base de apoio forte para o Hezbollah. Foi declarado que Israel tinha advertido os civis para abandonarem a aldeia antes do ataque. Mas isto justifica um ato desumano que não pode ser aceito sob qualquer hipótese?


Qana II não aconteceu sem implicações políticas significativas: Israel está se perdendo mais e mais, e sua imagem se tornando mais e mais sombria. Depois de uma reunião de emergência entre o primeiro-ministro Fouad Siniora e o porta-voz Nabih Berri no Grande Salão de Beirute, ficou claro que toda a família libanesa estava agora unida, não apenas do ponto de vista humano, mas também politicamente. O conselho de ministros libanês declarou segunda-feira como um dia de luto nacional em todo o Líbano.


Em um programa de entrevistas, com o jornalista Ali Hamadeh, na TV Future, o ministro representante do Hezbollah, Mohammed Fneich, e o representanto do Movimento Futuro (“Future Moviment”) Mohammed Kabbani declararam abertamente que todos os libaneses estão mais unidos agora, depois dos ijustificados ataques que miram qualquer um em qualquer lugar. O primeiro-ministro Fouad Siniora disse que nenhuma negociação é possível antes de ser alcançado um imediato e incondicional cessar-fogo. De acordo com a Agência France Press (AFP), Israel declarou uma suspensão de seus ataques aéreos ao sul do Líbano por 48 horas.


Depois de Qana II, se tornou claro que Israel vai aos extremos. Ehud Olmert (primeiro-ministro de Israel) parece abalado agora, e os passos tomados por suas forças militares parecem apresentar erros sobre erros.


Siniora se dirigiu ao corpo de diplomatas em Beirute, e descreveu as atrocidades e a importância daquilo que ele chamou “As Vinhas do Ódio”, ou Qana II. Ele também deu apoio a Hassan Nesrallah em todas as suas posições, e disse que qualquer cessar-fogo deve ser decidido pelo agressor, Israel.


A cena depois de Qana II - Mais libaneses simpatizam com o Hezbollah e o povo do sul, tanto humana, quanto politicamente. O governo libanês condena com veemência os crimes atrozes de Israel e adota posições crescentemente favoráveis em relação ao Hezbollah. Condenação internacional do ato de Israel (mesmo “amigos” de Israel, como a Jordânia declararam abertamente que rejeitam o que Israel fez). Os representantes dos Estados Unidos estão sob pressão de vários europeus, e mesmo da opinião pública interna que claramente condena os massacres de Israel em Qana. A administração americana não pode mais contar com uma aproximação “amigável” do governo libanês: Condi Rice não é bem-vinda a Beirute antes que um cessar-fogo seja alcançado. A secretária de Estado dos Estados Unidos e representantes do Reino Unido declararam que estavam buscando alcançar tal cessar-fogo, depois que eles tinham rejeitado completamente tal possibilidade em passado recente. Os erros de Israel estão mudando definitivamente as regras do jogo de guerra.


Que Deus abençoe as almas de todos os mártires, principalmente aqueles civis inocentes, e especialmente aquelas pobres crianças de Qana II...


http://lebop.blogspot.com/2006/07/qana-ii-grapes-of-hatred.html

Mundo Patético

Esta Guerra do Líbano é patética.
Países ficam mobilizando recursos para evacuar turistas pegos no fogo cruzado, que na verdade não é fogo cruzado, são ataques de Israel. Assim o governo brasileiro, por exemplo, mobilizou os aviões de sua força aérea, e evacuou centenas de brasileiros que estavam no Líbano. Neste aspecto, o recorde é do Canadá, país que mobilizou recursos de sua marinha, e resgatou milhares de pessoas do Líbano. Mas os bombardeios continuam acontecendo, pessoas continuam morrendo.
E quem poderia evitar o morticínio não o faz.

Caná da Galiléia

Leio na Folha de São Paulo, de hoje, 31/07/2006, que pesquisadores israelense identificam a cidade onde Jesus realizou o primeiro milagre como uma região homônima do norte de Israel, próxima de Nazaré, onde Jesus teria vivido. Fica o registro.
Ou seja, Caná da Galiléia não é necessariamente Qana do Líbano.

Bêbado!

Como Isso Pôde Acontecer? - Folha de São Paulo, 31/07/2006

Publicado na Folha de São Paulo, de hoje, 31/07/2006.

Como podemos permitir que isso continue?

ROBERT FISK
DO "INDEPENDENT"

Eles escreveram os nomes das crianças mortas em suas mortalhas de plástico. "Mehdi Hashem, sete anos, Qana", estava escrito a caneta no saco com o corpo do menino. "Abbas Shalhoub, um ano, Qana." E, quando o soldado libanês pegou o pequeno corpo, ele pousou sobre seu ombro, como o menino deve ter feito no ombro do pai no sábado. Os pequenos corpos foram colocados sobre tapetes. Os cabelos tinham poeira, e havia sangue nos narizes.
É preciso um coração de pedra para não sentir a indignação dos que presenciaram a cena. Esse massacre foi uma obscenidade, uma atrocidade -e, se Israel realmente bombardeou com a "pontaria acurada" que diz ter, foi também um crime de guerra.
O premiê Ehud Olmert falou em "terror muçulmano" ameaçando a "civilização ocidental", como se o Hizbollah tivesse matado todas aquelas pobres pessoas. E justamente em Qana, palco há apenas dez anos de outro massacre, o assassinato de refugiados libaneses, mais da metade crianças. É como se Qana tivesse sido condenada pelo mundo, destinada a receber a tragédia eternamente.
E não há dúvida sobre o míssil que matou todas essas crianças ontem. Ele veio dos EUA, e sobre um fragmento dele lia-se: "Para uso da bomba guiada MK-84 BSU-37-B ".
Encontrei Nejwah Shalhoub no hospital, o queixo e o rosto enfaixados como Robespierre antes de sua execução. Ela não chorou, não gritou, embora a dor estivesse escrita em seu rosto. Seu irmão foi morto. Sua irmã também. E ainda sua sobrinha Zeinab, de apenas seis anos. "O que, em nome de Deus, fizemos para merecer isso? As crianças estavam brincando. Por que o mundo faz isso com a gente?"
O massacre de ontem acabou com mais de um ano de antagonismo dentro do governo libanês: tanto os políticos pró-EUA quanto os pró-Síria denunciaram o "crime terrível". Ninguém no país pode esquecer como George W. Bush, a senhorita Rice e Tony Blair repetidamente se recusaram a exigir um cessar-fogo imediato -uma trégua que teria salvo essas vidas.
E qual a reação de Olmert? "Vamos continuar a atividade e, se necessário, ampliá-la sem hesitação". Quão mais longe ela pode chegar? A infra-estrutura libanesa está em pedaços, as vilas, riscadas do mapa, sua população, mais e mais aterrorizada pelas bombas de Israel fabricadas pelos americanos.
Os mísseis do Hizbollah são iranianos, e foi ele quem começou a guerra. Mas a selvageria de Israel contra a população civil choca profundamente. O Hizbollah se esconde entre as casas civis. Mas isso pode ser desculpa para tamanha carnificina?
O premiê Siniora chamou diplomatas estrangeiros ontem. Não há necessidade de dizer que o embaixador do país que fez a bomba que matou os inocentes decidiu não ir.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft3107200607.htm


Aquele Frio de Renguear Cusco Voltou a Porto Alegre


Para um inverno que estava se mostrando muito ameno, passamos um final de semana com temperaturas próximas de zero graus Celsius.

domingo, julho 30, 2006

Qana - Caná


O Fantástico identificou a cidade libanesa Qana onde ocorreu o bombardeio de civis neste final de semana, com a cidade de Caná da Galiléia, onde, segundo o Evangelho de João, Jesus realizou seu primeiro milagre, aquele de transformar água em vinho.

Um Olho Por Um Olho, Um Dente Por Um Dente


E assim todos vão ficando cegos e banguelas.

Com Relação ao Líbano


Depois de pisar na jaca, com a morte de 37 crianças, o governo israelense sinalizou a possibilidade de uma trégua de 48 horas. Vamos aguardar.

Faixa de Gaza

Na Faixa de Gaza, que o exército israelense abandonou recentemente, militantes palestinos lançaram os foguetes Qassam contra a cidade israelense de Sderot.

Continua a Guerra


E na guerra do Líbano, aviões de Israel bombardearam a aldeia de Qana, para onde muitos civis tinham migrado. Morreram cerca de 60 civis, dos quais, 37 crianças.
O governo de Israel diz que lamenta as perdas de civis, mas continuará com os bombardeios.

Centenário de Mário Quintana


Segundo os noticiários, hoje, 30 de julho de 2006, o poeta Mário Quintana estaria completando 100 anos. Quintana era "o" poeta de Porto Alegre, apesar de nascido na região da Campanha.
Viva a memória do poeta!

sábado, julho 29, 2006

Notas Sobre a Guerra 2

Enquanto se fala muito sobre a guerra no sul do Líbano, a frente sul de Israel, isto é, Gaza continua sob ocupação israelense.
Alguns palestinos lançam foguetes "Qassam" que foram aperfeiçoados e já conseguiram alcançar Ashkelon, que acredito que seja a mesma Ascalon bíblica. No tempo ´do Velho Testamento, Ascalon era uma cidade filistéia. Israel reage, e mata muitos supostos terroristas, mais ou menos como a polícia de São Paulo, em maio, matando muitos supostos criminosos. Eventualmente há efeitos colaterais desta outra guerra de menor intensidade, e uma ou outra criança palestina morre também.

Notas Sobre a Guerra 1

Li no Correio do Povo de ontem que grupos políticos e o governo do Iraque estão enviando suprimentos para o Líbano.
Na falta de uma melhor, sou obrigado a dizer: que situação interessante!

É hora de ir aonde ninguém foi.

O texto abaixo me foi enviado, como não, pelo correio eletrônico, de novo! É um manifesto de esperança. Quase um poema. Por isso está publicado aqui. Não sei a autoria.
Chegou com a advertência: "Só para colorados!" .

É hora de ir aonde ninguém foi.


Há quase 30 anos, olhamos apenas para trás. Vemos a cabeça de Dom Elias ser tocada por uma centelha divina e nos dar o Brasil. Invejamos a doce morte do colorado que deixou o corpo na social do Gigante, eufórico e confuso, sem entender como Escurinho e Falcão colocaram por terra as leis da física, contra o Atlético Mineiro. Depois, sarcásticos, acompanhamos o cortejo fúnebre dos corintianos indo se afogar no Tietê, assim que Valdomiro lhes ensinou o que era um verdadeiro 'paulistão'.

Ainda com o pescoço virado, enxergamos palmeirenses cabisbaixos, deixando o Morumbi e tocando fogo em jornais que levantavam a estúpida dúvida sobre quem era o melhor entre Mococa e o futuro Rei de Roma. Embasbacados com a mais estupenda atuação de um camisa 5 na história do futebol. Saudosos, assistimos à Velha Raposa de pé na casamata, aplaudindo o príncipe Jair por ter quebrado a espinha de Leão e colocado a terceira estrela no manto vermelho. Junto, o exclusivo ramo de louros. O ramo verde da esperança. A esperança em tempos ainda melhores. De alegrias e conquistas inimagináveis. Do melhor time do mundo da segunda metade da década de 70.

Mas as glórias almejadas nunca vieram. O ramo foi suprimido. Em seu lugar, patrocínios. Uma quarta estrela nasceu, com a sina de ter seu brilho eternamente ofuscado. A ponto de receber olhares que beiram o asco, como se fosse melhor nunca ter brotado. Assim, há quase 30 anos, olhamos apenas para trás. Agora, temos de virar a cabeça para frente.

É hora de ir aonde ninguém foi.

Quando Rafael Sóbis balançou dois equatorianos e soltou a patada de direita, um novo ramo verde se encravou do lado esquerdo do peito de metade do Rio Grande Sul. O grito de gol que estremeceu o Menino Deus fez ondas no Guaíba e mareou os olhos de 40 mil apaixonados. Como o bel-canto, que emociona e regozija, a enlouquecida sinfonia alvi-rubra empurrou aquele time para um dos melhores segundos-tempos do clube quase centenário. Só uma torcida no mundo conseguiria produzir arte sem instrumentos, valendo-se apenas da batida do coração. O Amor inveja o concreto do Beira-Rio.

O sentimento que nasce por trás do S, do C e do I entrelaçados deveria ser catalogado como doença perigosa e incurável. Contagiados desde o berço, nesse exato momento, vivemos uma crise. Assustadoramente aguda. Sem precedentes. Nunca o povo do 'Clube do Povo' esteve tão imbuído, tão concentrado. E é disso que precisamos. Daqui para frente, cada vez mais. Dia a dia. É hora de ir aonde ninguém foi.

Nada é relevante até a quinta-feira da próxima semana. Olhe para o lado. O mundo está parado. Note como o relógio travou. Seus problemas são irrelevantes. Sua mãe é irrelevante. Sua existência é irrelevante! A vida é uma camisa vermelha. Nada mais. É hora de ir aonde ninguém foi.

Antes de dormir, não reze, nem peça nada. Apenas feche os olhos. Imagine o Beira-Rio. Olhe em sua volta. 70 mil irmãos em pé. No setor sul, barras tremulam. Cabeças sobem e descem. Mãos em riste, mandando gremistas tomarem aonde eles gostam. Aparece a Academia do Povo. Brincando de Deus, a torcida cria uma nebulosa que tapa o gramado. O Inter é uma força da natureza. O jogo começa. Partida tensa. Feia. Dura. A cada carrinhaço, você pula como se fosse o título mundial. Intervalo. 0 a 0. Chove. As pernas cansam. Você não esmorece. Somos colorados, gaúchos e peleadores.

O jogo recomeça. O juiz erra. Estamos com um a menos. A voz acaba. Mas somos todos teus seguidores, lembra? Nada vai nos separar! Você continua empurrando com a alma. 45min. Perdigão lança. Sóbis dribla e cai. Falta. Na risca da área. O mundo está em silêncio. Viver não é preciso. Jorge Wagner é preciso. O grito de gol ergue o Gigante aos céus. A explosão ensurdece a América. Você abraça quem está do lado. Não importa quem é. Estará com uma camisa vermelha e terá dado a vida pelo time que você ama. Ajoelhado no concreto sagrado, você chora. O choro de desabafo que segura desde que escolheu o Internacional como estilo de vida. Você não deve mais nada para ninguém.

Você nunca foi nem nunca será menor do que ninguém.

Acreditem, esse é o nosso destino. A responsabilidade é nossa. Só nossa. É hora de fazer história.

É hora de ir aonde ninguém foi.

O Sol Volta a Porto Alegre

Hoje foi um dia de sol, embora, no final do dia haja nuvens no horizonte.
Contudo, já foi um dia para tirar o bolor, e colocar as roupas no varal.
Mas como a constituição física dos gaúchos é de uma robustez "sui generis", a meteorologia promete temperatura próximas de zero neste final de semana, em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Diário de Beirute - Agência Carta Maior





.

DIÁRIO DE GUERRA

Diário de uma semana na vida e morte de Beirute

Israel faz um favor ao Líbano ao atacar o Hezbollah, diz um diplomata de Tel Aviv. Agora entendo. Os libaneses devem dar graças aos israelenses por destruir suas vidas e sua infra-estrutura. Devem agradecer todos os ataques aéreos e crianças mortas. Até onde pode chegar o auto-engano?

Data: 26/07/2006

Beirute. É a primeira vez que, na verdade, vejo um míssil nesta guerra. Voam demasiado rápido ou a pessoa está muito ocupada em correr para deter-se a olhá-los. Mas esta manhã Abed e eu vimos realmente um que atravessava o céu acima de nós. "Habibi (meu amigo)", grita. E eu respondo: "Dê a volta, dê a volta!", e nos afastamos dos subúrbios do sul, por nossa vida. Ao dar a volta na esquina há uma explosão e uma montanha de fumaça cinza surge da rua que acabamos de deixar. O que aconteceu aos homens e mulheres que vimos correr por sua vida do foguete israelense? Não sabemos. Nos ataques aéreos, tudo o que se vê são os poucos metros quadrados que tem ao seu redor. Você sai, sobrevive e é tudo.

Chego a meu apartamento, em Corniche, e vejo que não há luz. Pronto, sem dúvida, cortaram a água. Mas sento-me na sacada e penso que não estou atirado em um sujo hotel de Kandahar ou Basra, mas sim em minha própria casa. Os cortes de energia, o medo e a falta de gasolina agora que Israel bombardeia postos de serviço, significam que desapareceram as filas de veículos que rugem e disparam buzinas perto de minha casa até às duas horas da manhã. Quando desperto na noite, escuto as aves e as ondas do Mar Mediterrâneo, e o suave movimento das folhas das palmeiras.

Esta tarde fui comprar mantimentos. Já não há leite, mas há água, pão, queijo e pescado em abundância. Quando Abed estaciona para que eu desça, o motorista da camionete 4 por 4 que está atrás gruda a mão na buzina e, quando saio do automóvel, me lança as palavras "Kess uchtak" (um xingamento a minha irmã). É a primeira vez que me xingam nesta guerra. Habitualmente, os libaneses não insultam aos estrangeiros; são pessoas corteses. Estendo a mão com a palma para baixo e a volto para cima na forma que os libaneses usam para perguntar: "qual é o problema?", mas o outro se afasta. Seja como for, não tenho irmãs.

Segunda-feira, 17 de julho. O telefone ainda funciona e meu celular começa a cantar como um passarinho. Muitas chamadas são de amigos que querem saber se devem fugir de Beirute ou do Líbano, ou de libaneses que estão fora do Líbano e querem saber se devem regressar. Escuto rugir as bombas na zona do Hezbollah, nos subúrbios do sul, mas não posso responder a essas perguntas. Se aconselho meus amigos a ficarem, e eles são mortos, serei responsável. Se disser a eles que partam e eles forem mortos em seus automóveis, serei responsável também. Assim, comento o quão perigoso o Líbano se tornou e lhes digo que a decisão é toda deles. Mas sinto muita pena por eles. Muitos já foram refugiados quatro vezes em 24 anos. Hoje, me chamou uma mulher libanesa que também tem a cidadania iraniana. Um de seus filhos tem passaporte norte-americano e outro somente passaporte libanês. Sua situação é de desespero. Sugiro que parta para as montanhas cristãs dos arredores de Faraya e trate de encontrar uma cabana. Ali estará segura. Assim espero.

Regresso de Kfar Chim, onde o pedaço de um míssil israelense ou da asa de um avião acaba de arrancar parte da cabeça de um motorista em seu carro. Seu aspecto é trágico: a cabeça lançada adiante no assento, como se olhasse todo o sangue que escorre de seu corpo no piso. Abed fica nervoso porque passou demasiado tempo no lugar: os israelenses sempre retornam. "Habibi, demorou demais. Nunca mais fique tanto tempo!" Ele tem razão. Os israelenses retornam e bombardeiam o exército libanês.
Agora, quem está mortificada é Fidele, minha empregada. Ela acha muito perigoso ir do distrito cristão de Beirute até minha casa porque os israelenses voaram perto do farol local, a 400 metros de minha porta. Fidele vem do Togo e prepara umas pizzas deliciosas (recomendo a qualquer um sua pizza togolesa). Peço a Abed que vá pegá-la e a traga para casa. Ela põe na máquina de lavar minha roupa suja e, cinco minutos depois, a luz se vai e temos que tirá-la toda para voltar a tentar amanhã.

Terça-feira, 18 de julho. Às 3:45 da madrugada, desperto ao ouvir o barulho das esteiras de um tanque e do motor de um veículo militar que avança na escuridão. Desço para descobrir que o exército libanês postou um veículo de transporte de pessoal de fabricação norte-americana no estacionamento em frente. Colocaram-no estrategicamente sob umas palmeiras, como se, com isso, não pudesse ser visto pelos aviões israelenses. A idéia não me agrada, nem a meu caseiro, Mustafá, que vive no andar abaixo. O exército libanês é agora um alvo ocasional dos israelenses e esse pequeno monstro tem todo o aspecto de uma palmeira disfarçada de tanque. Pela manhã, telefono a um general que é meu amigo e o setor de operações do exército me devolve a chamada para verificar a localização. Passa uma hora antes que encontrem o estacionamento em seus mapas. Logo recebo outra chamada para dizer-me que a unidade está em frente da minha casa para evitar que o Hezbollah use o estacionamento para lançar um outro míssil contra um barco israelense. Um pouco mais além, ainda na minha rua, está a Escola da Comunidade dos EUA. O exército libanês nos protege.

Chega o primeiro barco de guerra francês para recolher cidadãos de seu país que fogem do Líbano. Passa com orgulho em frente à minha sacada. Muitos navios franceses levam o nome de grandes chefes militares, e esta fragata anti-submarino, em particular, chama-se Jean-de-Vienne. Consulto minha pequena biblioteca sobre a história da França e descubro que Jean-de-Vienne era um almirante do século XIV que invadiu a povoação de Rye, em Sussex, e a ilha de Wight, e que morreu oh, céus combatendo aos turcos muçulmanos nas cruzadas. Um barco apropriado para começar a evacuação francesa do antigo porto cruzado de Beirute.

Quarta-feira, 19 de julho. Agora que os israelenses estão destruindo edifícios inteiros de apartamentos nos subúrbios xiitas do sul existe uma permanente nuvem de fumaça sobre a costa, adentrando o Mediterrâneo -, dezenas de milhares de muçulmanos xiitas buscam refúgio na parte ilesa de Beirute, nos parques e escolas e ao lado do mar. Caminham em frente a minha casa de um lado para outro; as mulheres levam o chador e seus maridos e irmãos barbudos olham o mar em silêncio, enquanto as crianças jogam felizes ao redor das palmeiras. Falam com raiva de Israel, mas optam por não comentar o profundo cinismo do Hezbollah xiita, que provocou a brutalidade israelense ao capturar dois soldados. Além do Hezbollah, os israelenses dirigem agora seus ataques a fábricas de alimentos, caminhões e ônibus sem mencionar 46 pontes e os caminhões que recolhem o lixo não conseguem recolher os sacos de lixo e detritos que se acumulam pelas noites, por medo de serem confundidos com um lançador de mísseis. Assim, nesta manhã, ninguém recolhe o lixo.

Os jornais locais estão cheios de fotografias que jamais serão vistas nas páginas de um diário britânico: bebês decapitados e mulheres sem pernas ou braços, ou anciãos despedaçados. As incursões aéreas israelenses são promíscuas quando se enxergam os resultados como temos visto com nossos próprios olhos e obscenas. Sem dúvida, as vítimas igualmente inocentes do Hezbollah em Israel têm o mesmo aspecto, mas a matança no Líbano é de uma magnitude muito mais terrível. Os libaneses contemplam essas imagens e as vêem na televisão como o resto do mundo árabe e me pergunto quantos são induzidos a pensar em outro 11 de setembro ou qualquer que seja a próxima data.

O que a guerra faz a esta gente? Mais tarde encontro uma jornalista austríaca e lhe pergunto distraidamente a que se dedica seu pai. "A beber", diz. Por quê? "Porque mataram seu pai em Stalingrado".

Cruzo a rua para levar chá aos soldados que estão no estacionamento. Todos são muçulmanos xiitas de Baalbek. Jamais abrirão fogo contra um veículo com mísseis do Hezbollah. Logo volto para casa de outra visita aos subúrbios do sul e descubro que eles foram embora junto com seu monstro. A primeira boa notícia do dia.

O ministro de Finanças realiza hoje uma coletiva de imprensa para falar dos bilhões de dólares de danos causados ao Líbano pelos ataques israelenses. "Recebemos promessas de ajuda da Arábia Saudita, Kuwait e Qatar", anuncia com orgulho. "E do Irã e da Síria?", pergunta o jornalista da rádio, citando os principais patrocinadores do Hezbollah no mundo árabe. "Nada", responde o ministro de forma cortante.

Quinta-feira, 20 de julho. Um dia de más notícias. Chamadas dos Estados Unidos para dizer-me que sou um anti-semita por criticar Israel. Aqui vamos de novo. Chamar de anti-semitas pessoas decentes logo acabará tornando o anti-semitismo algo respeitável, respondo a eles, e peço que digam à força aérea israelense que pare de matar civis. Um fax de um amigo judeu, da Califórnia, me diz que um tipo chamado Lee Kaplan colunista do "Noticiário Nacional de Israel", seja isso o que for, condenou-me por desenvolver "uma carreira altamente lucrativa de orador entre anti-semitas". Diferentemente de Benjamin Netanyahu e muitos outros que me vêm à mente, jamais cobrei para dar uma conferência jamais -, mas tachar de anti-semitas aos milhares de norte-americanos comuns que me escutam é escandaloso.

Outro fax vem do editor da próxima edição de meu livro, que se desculpa por me incomodar em um "momento tão difícil (sic)", mas promete enviar-me provas da impressão pelo DHL, que ainda funciona em Beirute. Vou ao centro para confirmar com a empresa de entrega. Sim, me diz o funcionário, os pacotes com destino ao Líbano são enviados para a Jordânia e dali seguem de caminhão para Beirute, via Damasco. De caminhão, penso. Céus.

Sexta-feira, 21 de julho. Os israelenses acabam de bombardear a prisão de Khiam. Um alvo interessante, porque é o cárcere no qual a antiga milícia aliada de Israel, o Exército do Sul do Líbano (ESL), torturava os prisioneiros atando-lhes eletrodos no pênis e, no caso das mulheres, nos seios, eletrocutando-os. Quando o exército de Israel se retirou, em 2000, o Hezbollah converteu a prisão em museu. Agora a evidência da crueldade do ESL se apagou. Outro alvo "terrorista".

A energia elétrica volta a minha casa às 11 da noite e vejo o cônsul geral israelense, Arye Mekel, declarar à BBC que Israel "faz um favor ao Líbano" ao bombardear o Hezbollah, e insiste que "a maioria dos libaneses aprecia o que estamos fazendo". Agora entendo. Os libaneses devem dar graças aos israelenses por destruir suas vidas e sua infra-estrutura. Devem agradecer todos os ataques aéreos e crianças mortas. É como se o Hezbollah dissesse que os israelenses deveriam se sentir agradecidos por ele atacar o sionismo. Até onde pode chegar o auto-engano?

Sábado, 22 de julho. Tomo café no jardim de meu caseiro, enquanto ele sobe a figueira com uma escada para baixar-me um prato de frutas. "Nos dá figos todos os dias", diz. "Nos sentamos a sua sombra à tarde; a brisa do mar é como um ar condicionado". Contemplo seu pequeno paraíso de plantas e bebo meu café árabe servido em uma pequena taça azul. Observamos os barcos de guerra deslizarem até o porto de Beirute. "O que acontecerá quando todos os estrangeiros tiverem ido embora", pergunta. Isso é o que todos nós perguntamos. Saberemos na próxima semana.

* Publicado originalmente no jornal The Independent
* Tradução do espanhol: Marco Aurélio Weissheimer

http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=3261&boletim_id=83&componente_id=1472


quinta-feira, julho 27, 2006

O Clima Maluco de Porto Alegre

Final de tarde e a chuva parou. Até o sol resolveu dar o ar de sua graça.
Deve ser porque chovia, e forte, quando eu saí de casa, assim tive que levar um imenso guarda-chuva, desses feitos na China, e que a cada dia de chuva são vendidos por 10 real pelos camelôs. É isto. Estes guarda-chuvões são amuletos que espantam a chuva...

Domingo no Parque

Domingo no Parque

Hoje é noite de quinta-feira. Logo será final de semana. Então fica bem aqui a música "Domingo no Parque", com a qual Gilberto Gil ficou em segundo lugar no Fertival da Canção da TV Record em 1967.
Se você conseguir, veja o vídeo da apresentação no YouTube. Ali está um jovem Gilberto Gil, com acompanhamento dos Mutantes. Então será possível ver uma jovem Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Batista. Muita atenção para o cabelo de Sérgio Batista... :)

Domingo no Parque



Gilberto Gil

O rei da brincadeira (ê, José)
O rei da confusão (ê, João)
Um trabalhava na feira (ê, José)

Outro na construção (ê, João)

A semana passada, no fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde saiu apressado
E não foi pra Ribeira jogar capoeira
Não foi pra lá, pra Ribeira, foi namorar
O José como sempre no fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio
Foi no parque que ele avistou Juliana
Foi que ele viu
Foi que ele viu Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João
O espinho da rosa feriu Zé
E o sorvete gelou seu coração
O sorvete e a rosa (ô, José)
A rosa e o sorvete (ô, José)
Foi dançando no peito (ô, José)
Do José brincalhão (ô, José)

O sorvete e a rosa (ô, José)
A rosa e o sorvete (ô, José)
Oi, girando na mente (ô, José)
Do José brincalhão (ô, José)
Juliana girando (oi, girando)
Oi, na roda gigante (oi, girando)
Oi, na roda gigante (oi, girando)
O amigo João (João)
O sorvete é morango (é vermelho)
Oi girando e a rosa (é vermelha)
Oi, girando, girando (é vermelha)
Oi, girando, girando...
Olha a faca! (olha a faca!)
Olha o sangue na mão (ê, José)
Juliana no chão (ê, José)
Outro corpo caído (ê, José)
Seu amigo João (ê, José)
Amanhã não tem feira (ê, José)
Não tem mais construção (ê, João)
Não tem mais brincadeira (ê, José)
Não tem mais confusão (ê João)

http://gilberto-gil.letras.terra.com.br/letras/46201/

Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=Vi10gxz5faA

Muita Umidade em Porto Alegre

Esta noite choveu bastante. Agora está chovendo. São 11 h da manhã. E a temperatura baixou. Tanto no rádio, quanto nos relógios-termômetros na rua marcam 16º C.

quarta-feira, julho 26, 2006

Continua a Umidade em Porto Alegre

Se bem que hoje choveu menos que ontem, a atmosfera continua úmida. E também continua uma temperatura amena. Os meteorologistas prometem frio para o final de semana.No início da noite, o Canal do Tempo indica 19º C.

26 de Julho

Segundo o Correio do Povo, é o dia dos avós. Ainda segundo o Correio do Povo, haveria refeição especial no Asilo Padre Cacique, e visita do ônibus-museu da Carris à Spaan.

Ainda 25 de Julho

Meio atrasado: ontem também foi dia do motorista, e, para os que observam datas católicas, dia de São Cristóvão, que afinal é considerado o padroeiro dos motoristas.

Surpresas - Por Riad Younes

O Dr. Riad Younes é um médico paulista, descendente de libaneses. Ele estava no Líbano, quando Beirute foi bombardeada pela força aérea israelense. Ele também colabora com a revista CartaCapital, onde periodicamente escreve para a coluna Saúde. Na ediçãodesta semana da revista, ele narra sua experiência de medo vivido no Líbano onde esperava desfrutar de férias, na terra de seus ancestrais.
O texto abaixo é um box, um pequeno texto dentro do texto maior, posto em destaque na revista, na página 10:


Grandes e Pequenas Surpresas

A ação do Hezbollah, a reação de Israel, a indiferença mundial...

Surpreendeu a Israel e o mundo a ação do Hezbollah e sua abrangência, conseguindo matar oito soldados do exército israelense e capturar dois.
Surpreendeu a demora do exército israelense em detectar esse incidente e enviar reforços a tempo para ajudar seus soldados e combater o Hezbollah.
Surpreendeu a intensidade dos ataques logo deflagrados por Israel contra milhares de alvos civis e infraestruturas no Líbano.
Surpreendeu a meticulosa destruição de pontes, portos e aeroportos.
Surpreendeu a declaração aberta dos comandantes israelenses para que a população civil, os pobres agricultores dos vilarejos do sul do Líbano, abandonassem imediatamente suas casas e se dirigissem para o norte. Motivo declarado: arrasar toda a região fronteiriça, e criar um cinturão de segurança para o norte de Israel.


Surpreendeu a indiferença mundial com morte de centenas de civis libaneses, a maioria crianças e mulheres, cuja única culpa é ter nascido ao sul do rio Litani.
Surpreendeu a indiferença das agências de notícias americanas e outras quanto à magnitude da tragédia do povo libanês.
Surpreendeu a resposta tímida do Conselho de Segurança da ONU às solicitações do governo libanês para pressionar Israel a suspender seus ataques aos alvos civis, e procurar solução negociada para a situação.
Surpreendeu a resposta medíocre da Liga dos Países Árabes ao desastre libanês.
Surpreendeu o poder e a facilidade do Hezbollah de lançar foguetes de alcance cada vez maior, atingindo cidades israelenses em distâncias nunca antes imaginadas.
Foguetes do Hezbollah de origem iraniana e síria, declaram os israelenses. Foguetes de Israel de origem americana, declara o Hezbollah. Será que a guerra no Líbano não é na realidade mais um confronto entre Estados Unidos de um lado e Irã e Síria do outro,onde somente civis dos dois lados da fronteira do frágil Líbano pagam o alto preço em mortes e destruições? Milhares de civis dormindo há dias em abrigos e prédios públicos, nem por isso a salvo do poder de fogo dos combatentes. Filas de pessoas procurando por entes queridos em hospitais e necrotérios. Pena que isso não me surpreenda nem um pouco.

Destruição

"O que está acontecendo é uma operação de destruição em massa e de punição em massa e uma operação que usa a grande força que Israel tem, e o Líbano, não. A destruição de infra-estrutura não é consistente nem mesmo com as regras de guerra, mesmo se nós dissermos que há uma guerra."

Frase atribuída ao primeiro-ministro iraquiano Nuri Al Maliki, em entrevista a rede britânica BBC, na Folha de São Paulo de hoje.

50 Anos da Nacionalização do Canal de Suez

Segundo o Correio do Povo, hoje se completam 50 anos que o então presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, resolveu nacionalizar o Canal de Suez, rota que encurtava (encurta) em muito o caminho da Europa para o oriente. Em 1956, a companhia controladora do canal pertencia parte a capitais franceses, que o haviam construído, e parte a capitais britânicos.
Quando Nasser resolveu nacionalizar o canal, tanto França quanto o Reino Unido reagiram lançando ataques militares para manter o controle da passagem. Israel aproveitou para atacar bases de guerrilheiros na península do Sinai. Mas tantos os Estados Unidos, quanto a então União Soviética foram contra a intervenção dos moribundos impérios coloniais no Egito, e, a partir de 1957, o Egito manteve a soberania sobre o canal, que segundo o Correio do Povo, é responsável por um terço de receitas do país.

25 de Julho

Hoje comemora-se 182 anos da colonização alemã no Rio Grande do Sul, iniciada em 1824, em São Leopoldo. Também é o "dia do Colono".

Umidade em Porto Alegre

Hoje choveu ou chuviscou praticamente o dia todo, aqui em Porto Alegre. Refrescou um pouco, mas não chegou a ficar frio.
.

Tempo Quente no Oriente

Além de israelenses e libaneses se matando no sul do Líbano, os milicianos do Taleban continuam ativos no sul do Afeganistão neste verão, apesar da ocupação do país estar se encaminhando para o 5º aniversário. E no Iraque continua a "guerra civil de baixa intensidade".

Inverno Quente no Hemisfério Sul

O saite do UOL exibia a foto de uma mulher em um terraço de São Paulo se bronzeando hoje. A temperatura chegou perto de 30º C, com baixa umidade relativa do ar.

Verão Quente no Hemisfério Norte

Temperaturas tem ultrapassado os 30º C no hemisfério norte, colocando serviços médicos de prontidão na França, e colocando em risco o fornecimento de energia na Califórnia, por exemplo.

segunda-feira, julho 24, 2006

BAHHH , VAIS DIZER QUE É EXAGERO TCHÊ ?

Para desopilar o fígado, nos livrando das nuvens que nos cercam por todos os lados, um "causinho", que recebi, como poderia deixar de ser? pelo correio eletrônico:

BAHHH , VAIS DIZER QUE É EXAGERO TCHÊ ?


25ºC Bahianos ligam o ar quente. Gaúchos limpam o jardim.
20ºC Sergipanos tremem incontrolavelmente de frio. Gaúchos tomam sol no parque.
15ºC Carros na Paraíba não ligam mais. Gaúchos dirigem com os vidros abaixados.
10ºC Cariocas usam sobretudo, cuecas de lã, luvas e toucas. Gaúchos botam uma camisa de manga comprida.
5ºC Toda a população do Maranhão morre... Gaúchos fecham as janelas de casa.
0ºC Roraima se desintegra. Gaúchos fazem o último churrasco no pátio, antes que esfrie...
-10ºC Amazonenses fogem para o Deserto do Sahara. Gaúchos começam a tirar os casacos quentes do armário.
-200ºC Papai Noel foge do Pólo Norte. Gaúchos ficam frustrados que o carro não liga.
-273ºC Cessa toda a movimentação atômica (zero absoluto) Gaúchos começam a dizer: 'Tá frio, barbaridade!

Dia Nublado, com Chuviscos em Porto Alegre

Foi um dia com cara de segunda-feira. Nuvens. Um chuvisco aqui, outro acolá... Mas não esfriou muito. A temperatura variou ao redor de 19º C, 20º C. Agora mesmo, 21 h, o Canal do Tempo informa 19º C.
.


Mais Oriente Médio

O noticiário na Folha de São Paulo tem opiniões para todos os gostos, e de maneira geral elas são etnicamente dirigidas, ou seja, cada um procura puxar a sardinha para o seu lado.
A opinião mais curiosa para mim foi a do historiador britânico Timothy Garton Ash, no caderno Mais! da Folha, de ontem, domingo. Ele disse que Israel tem direito à defesa, e que o Hizbolah só não produz ataque igual porque não possui poderio militar equivalente. Por outro lado, o escritor brasileiro, de ascendência libanesa Milton Hatoum questiona, se, em Israel o aeroporto Ben Gurion tivesse sido bombardeado, e 500.000 pessoas deslocadas internamente, como estariam reagindo Estados Unidos, ou as agências de notícia internacionais.
Eu continuo pensando que Israel tem o direito a se defender, mas a sua reação fez uso exagerado de seu poder militar.
Felizmente, pelo noticiário de hoje, parece que a violência diminuiu um pouco.

Paquistão

Para completar a nossa tranqüilidade, a Folha Online informa que o Paquistão está construindo nova usina nuclear, capaz de gerar material para uma bomba de plutônio. O saite informa ainda que o Paquistão deve ter estocadas entre 35 e 50 bombas atômicas à base de urânio, enquanto que a vizinha Índia deve ter esta mesma quantidade de bombas de plutônio. As bombas à base de plutônio costumam ser menores que suas congêneres de urânio, e, portanto, permitem maior "portabilidade".
O ser humano está plantando um mundo cada vez mais seguro.

Olho por Olho

Enfim, parece que no Oriente Médio, os grupos trabalham para todos ficarem cegos, na base do revide no "olho por olho".

E Hizbolah

Por outro lado, vi também notícia neste final de semana que o Hizbolah não é apenas uma milícia do sul do Líbano, mas um comando especial da guarda republicana do Irã. Acho que isso é contra-informação. Embora eu ache que é verossímil que oficiais do Irã ofereçam treinamento aos milicianos do Hizbolah...

Mais Israel

No fim de semana, um jornalista lembrou que Israel tem capacidade nuclear, e que, por baixo, tenha entre 50 e cem bombas atômicas estocadas. Lembrou que quando o país esteve a ponto de ser destruído na Guerra do Yom Kippur, em 1973, o governo israelense esteve a ponto de utilizar esta capacidade atômica como último recurso de defesa...
Todos sabem que Israel tem capacidade nuclear, mas parece que todos olham para o lado e assobiam quando o assunto vem à tona...

Israel...

Tive um fim de semana péssimo pensando em que Israel abusa de seu poder militar para destruir o Líbano. Eu que gosto tanto de Israel, e que gostaria de visitá-lo, pois afinal, Israel é a geografia da Bíblia.

domingo, julho 23, 2006

Mais Uma Perda, Gianfrancesco Guarnieri


E neste sábado, o Brasil ficou mais pobre, com a morte de Gianfrancesco Guarnieri. Bom ator, e bom dramaturgo. Foi dele uma peça, que virou filme em 1981, e um dos melhores filmes brasileiros para mim, "Eles Não Usam Black Tie".
Tinha 72 anos (1934-2006), e sofria de problemas renais há cinco anos.
Mais uma perda.

19 de Julho, Dia do Futebol


Segundo informação prestada pela Rádio Gaúcha, hoje, dia 22 de julho, o dia 19 de julho foi considerado o dia brasileiro do futebol. Nesse dia foi fundado o primeiro clube brasileiro de futebol, o Rio Grande, sediado na cidade de mesmo nome, nesse dia, no ano de 1900.
É isto aí.

Paulo Francis Faz Falta

Ainda não surgiu ninguém parecido com os artigos de Paulo Francis, e seu "Diário da Corte", ou seja, suas notícias a partir do império, no caso, diretamente de Nova York. Como ele tinha um texto afiado, e, às vezes, surpreendente, só posso ficar tentando adivinhar o que ele diria sobre o segundo mandato de FHC, o governo Lula, as eleições americanas de 2000, ou o governo Bush.
Continuo órfão...

Tudo Pelo Estilo

O texto abaixo / anexo é parte (cerca de 2/3) de artigo que foi publicado na revista CartaCapital, numa resenha sobre o livro A Voz do Escritor, de A. Alvarez.

Tudo Pelo Estilo Miguel Sanches Neto

Revista CartaCapital Edição 402, 19 de julho de 2006, Ano XII, página 63

A lição que podemos tirar é que, contrariando as fórmulas didáticas, escrever tem muito pouco a ver com técnica. O texto será tanto mais essencial quanto mais próximos da voz do autor, que não deve apenas descobrir, em meia às falsas vozes que ecoam em seuinterior, aquela que realmente é sua, mas também fortalecê-la. Logo, a formação passa pela paciente ciência de ir abandonando os penduricalhos estilísticos com o propósito de desvelar a própria voz.
Vista assim, a literatura adquire um valor humano perene, que a livra da lógica da mercadoria, sujeita a modismos, cumprindo o papel de tornar você leitor paciente mais integral e prazerosamente vivo. Livrar-se dos estilos artificiais é afastar-se dos clichês, investindo numa linguagem que, de tão espontânea, permanece eternamente virgem para os leitores vindouros.
Na segunda palestra, Alvarez trata do receptor desta voz ela deverá ser tão límpida e verdadeira quanto possível para poder ser sintonizada. Nesta concepção, toda leitura é um ato de escuta da voz, o que cria uma súbita aproximação entre quem a produziu e quem a ouve, mesmo que se passem séculos.
A primeira percepção de um texto é um contato auditivo (físico) e intenso com a voz original, pois a escrita deixa de ser uma convenção de signos para tornar-se algo tão vivo quanto o leitor, emitindo ondas sonoras imaginárias que ele consegue captar. É como se o texto incluísse o próprio corpo do autor, fazendo com que a leitura seja não uma atividade solitária, mas uma conversa íntima entre mentes afastadas no tempo e no espaço. Para que isso ocorra, o autor tem de estar presente na página, habitando-a com um verbo sincero e despojado.
Isso não deve ser entendido com uma concessão à facilidade e ao exibicionismo autobiográfico, tal como ocorre nos dias atuais, quando biografias e autobiografias ocuparam o lugar da alta literatura de imaginação, tida como elitista eis o tema da última palestra. Depois de um período de rigor neoclássico (o modernismo inglês), que fez com que escritores domassem suas neuroses por meio de um senso de medida, superando alguns princípios românticos, a literatura do século XX se entregou à mídia e à fama, confundindo vida com literatura.
O ensaísta localiza nos anos 60 mudança do padrão, momento em que viver tornou-se maior do que escrever. Os grandes responsáveis teriam sido os escritores beat (Allen Ginsberg & cia.), que fizeram da literatura um território confessional. Alvarez nega a contracultura e o texto mal-acabado que ela institucionalizou, lembrando que vem do romantismo a tendência de viver tragicamente para dotar a obra de um valor midiático, que garanta o sucesso por meio de escândalos.
Contra as drogas, as bebidas e o culto da loucura como métodos da escrita relaxada, ele entende a arte como busca pela ordem e pela sanidade empreendida por pessoas que quase sempre são perturbadas. Ela será sempre a afirmação pela linguagem do cosmo contra as forças latentes do caos.

Dia Quente de Inverno!

Nem parece sul do Brasil, em julho. Hoje tivemos uma tarde quente aqui em Porto Alegre. A temperatura deve ter chegado bem próxima de 30º C. Mesmo quase 18 h, o Canal do Tempo informa 29º C.

Charge da Folha de São Paulo, de 21/07/2006, à respeito da guerra no Oriente Médio

quinta-feira, julho 20, 2006

Dia do Amigo


Disseram que hoje é dia do amigo. Feliz dia do amigo para você!

Dia do Amigo



Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem, discutiram e um deu uma bofetada no outro.


O outro, ofendido, sem nada poder fazer, escreveu na areia:


"Hoje, o meu melhor amigo deu-me uma bofetada no rosto".
Seguiram adiante e chegaram a um oásis onde resolveram tomar banho. O que havia sido esbofeteado e magoado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo.


Ao recuperar-se, pegou um canivete e escreveu numa pedra:
"Hoje, o meu melhor amigo salvou a minha vida".
O outro amigo perguntou: Por que é que, depois que te magoei, escreveste na areia e agora, escreves na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu: Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever onde o vento do esquecimento e o perdão se encarreguem de apagar a lembrança. Por outro lado, quando nos acontece algo bom e grandioso, devemos gravar isso na pedra da memória do coração onde vento nenhum em todo o mundo jamais o poderá apagar.


Só é necessário um minuto para que simpatize com alguém, uma hora para gostar de alguém, um dia para querer bem a alguém, mas é preciso de toda uma vida para que possa esquecê-lo.


Nós conhecemos as pessoas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem em nossas vidas...

*** FELIZ DIA DO AMIGO ***

Celsius


De acordo com a Wikipédia, Anders Celsius, foi um astrônomo sueco, que viveu entre 1701 e 1744, e a escala que ele propôs é a mais usada no Brasil. Originalmente ele estabeleceu que 0º C seria a temperatura em que a água congela, em atmosfera padrão, isto é, ao nível do mar, e 100º C a temperatura em que a água ferve.
Esta escala Celsius ainda é chamada de Centígrado por muita gente. A Conferência Geral de Pesos e Medidas decidiu em 1948 estabelecer o nome de Celsius a escala, pois as outras mais utilizadas, Fahrenheit e Kelvin, eram popularmente conhecidas pelos nomes de seus criadores. Mas certos hábitos são difíceis de desarraigar; é por isso que é tão comum ouvirmos que a temperatura está em "tantos graus centígrados" em lugar de "tantos graus Celsius".

O Inverno Primaveril de Porto Alegre


Hoje, quando eu caminhava sob o sol, parecia que eu estava na primavera. Dia ensolarado. Céu de brigadeiro, nenhuma nuvem. O Guaíba parecia um espelho, liso, liso, liso. Sem vento. O relógio-termômetro da esquina da 7 de Setembro com a Caldas Júnior marcando 19º C.
Acredito que a temperatura que Adão e Eva enfrentavam antes de serem expulsos do Jardim do Éden variava entre 19 e 21º C. Mesmo que eles não conhecessem esta medida, afinal Celsius é bem mais novo.

Cenas Improváveis 4: Toque de Celular


Há certos toques de celular, que a gente imagina que existam, mas fica embasbacado quando ouve. Tá certo que eu ouvi num ônibus durante a Copa do Mundo, mas o toque de celular com o Hino Nacional Brasileiro foi algo surpreendente para mim. Pena que eu não vi de quem era aquele improvável toque...

Cenas Improváveis 3: Outro Segurança Paraplégico


A mesma livraria de que falei no outro "post" (http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/05/cenas-improvgica.html) estava com outro segurança na loja. Esta livraria já reviu conceitos.

Palavra: Vozerio


Com relação ao "post" anterior, o corretor ortográfico não encontrou caturrita nem vozerio, o que me obrigou a consultar o dicionário eletrônico Houaiss, disponível no saite do UOL para assinantes (http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm). Ambas as palavras foram encontradas. Descreve caturrita como um espécie de periquito, encontrado no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, bem como em certas áreas de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Mas interessante mesmo foi ver o que o dicionário dizia sobre vozerio. Dizia que vozerio era um regionalismo, não disse mas eu imagino que seja um regionalismo do sul do Brasil :) , derivado de uma "sufixação incomum, prov. calcado sobre vozeria". Sinônimos: vozaria, assuada. E o exemplo que o dicionário dá? "o vozerio das crianças no recreio era ensurdecedor", coincidentemente o "post" falava da algazarra das crianças. :) Trocando a frase que utilizei, "Em qualquer andar que se estivesse era possível ouvir a vozaria da criançada." ou "Em qualquer andar que se estivesse era possível ouvir a assuada da criançada." . Melhor usar vozerio mesmo. Vozaria ou assuada me parecem muito estranhas. Será que não são regionalismos nordestinos?

Casa de Cultura Mário Quintana


Esta semana alguém deixou em minha mesa um cartão informando que havia uma mostra fotográfica na Casa de Cultura Mário Quintana, referente aos 55 anos do Foto-Cine Clube Gaúcho. Fui lá. Havia, ainda há, pois a mostra vai até o próximo dia 30, um domingo, pois então havia umas 15 fotos na exposição, dos mais variados temas, pois, pelo jeito, o clube é de fotógrafos e cinéfilos gaúchos, não de temática exclusiva gaúcha. :) É uma boa seleção. Me chamaram a atenção o retrato de uma bolivianinha (uma criança) e uma garça empoleirada em um navio. Por outro lado, acho que com 55 anos, o acervo do Foto-Cine Clube Gaúcho deve ter imagens melhores guardadas. Devem estar guardadas para a exposição dos 60 anos.
.
Havia também uma excursão de escola em visita à Casa de Cultura. Seriam 60, 70 crianças?... Sei lá! Mas faziam uma algazarra que parecia um bando de caturritas excitadas. Em qualquer andar que se estivesse era possível ouvir o vozerio da criançada. Tomara que tenham aproveitado a visita!... :)

Coisas de Internet


Ontem à noite, eu pretendia enviar algumas fotos para o Flickr (http://www.flickr.com) . Para quem não sabe o Flickr é um serviço para compartilhamento de fotos digitais; recentemente este serviço foi adquirido pelo Yahoo! (http://www.yahoo.com, no Brasil: http://br.yahoo.com/ ).
Então, como eu ia dizendo, eu pretendia enviar novas fotos para o Flickr, mas quando acessei a página do Flickr havia apenas uma mensagem informando que os servidores de dados do Flickr tinham "arriado", que eles estavam trabalhando na recuperação dos servidores, e decidindo se iriam restaurar os servidores aos poucos e mais rapidamente, ou se iriam restaurar tudo de uma vez só antes de reativar o serviço. Não sei. Hoje no final da manhã, o serviço estava ativo novamente.
Coisas de Internet. Não é a toa que às vezes as pessoas ficam receosas de guardar seus "bytes sentimentais" (como uma foto digital) na Rede.

quarta-feira, julho 19, 2006

Inter 2 x 0 LDU


Valeu a torcida!
Mas ainda faltam 360 minutos para ser campeão!...

Desenvolvimento de Software


O blog do Luís Nassif, economista e colunista da Folha de São Paulo, informa que a filial brasileira da empresa indiana de desenvolvimento de software Tata, entrou contudo no mercado, inflacionando salários, e tirando funcionários da concorrência.

Menores


E esta é para fazer a direita brucutu babar de raiva, e a esquerda pró-direitos humanos ficar vermelha de vergonha.
A coluna da Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo, informa que pelo menos 61 menores estiveram envolvidos em ataques à frota de ônibus de São Paulo, e que, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, eles não podem sequer ser enviados à Febem. Segundo a lei, eles só poderiam ir para a Febem se cometessem "ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência à pessoa", o que não tem sido considerado o caso dos incêndios de ônibus.
Quando detidos, estes menores são advertidos e mandados para casa.
Desconcertante!...

Buzinaço


Final de tarde e vários automóveis e ônibus passam pela Avenida Mauá buzinando. Alguns dos ônibus vêm com janelas abertas expondo bandeiras vermelhas. Será comício de algum partido de esquerda?
Só depois de pensar um pouco é que me lembro que hoje é dia de jogo entre o Inter e a LDU, do Equador, pelas quartas-de-final da Libertadores.
Tomara que o Inter corresponda à tanto entusiasmo!

Morreu Raul Cortez


A notícia foi divulgada ontem à noite.
O ator Raul Cortez morreu em decorrência de um câncer, contra o qual lutava há algum tempo.
Pena! Era um dos bons atores brasileiros.

"Fofoca Da Vinci" - Folha de São Paulo, 19/07/2006



A fofoca Da Vinci


LUIZ FELIPE PONDÉ

O "Código Da Vinci" tem características que o tornam interessante para muita gente que é semiletrada, mas se considera crítica


IMAGINEMOS UM best-seller que juntasse fragmentos da teoria darwinista, cacos de física quântica barata, pitadas de ufologia mística e uma história mal contada do povo maia. Segundo nosso romance, há milênios, alienígenas entraram em contato com os maias.
Historiadores recentes determinaram que esse povo era agressivo, conhecedor da astronomia, canibal e, para alguns, "espiritualmente mais evoluído" do que nós, pois já praticavam, naquela época, o aborto como instrumento de melhoria da qualidade de vida e de auto-estima. Outro dado etnográfico importante é que os maias viviam sob um matriarcado feroz, no qual os homens, após fecundarem 2012 mulheres, tinham seu órgão sexual cortado para que ficassem menos fálicos.
Após complexos cálculos quânticos, segue o romance, os alienígenas decidiram usar os maias para introduzir um vírus gay na humanidade, cujo objetivo era tornar a espécie estéril, além de, como efeito colateral, gerar um profundo sentimento de culpa em quem continuasse desejando o outro sexo. As primeiras cobaias foram os próprios maias, que mergulharam numa guerra civil entre os "libertários" e os "conservadores", sendo esta a causa real de sua extinção. Os alienígenas precisavam da Terra para colonização, por isso era essencial exterminar seus "donos".
Nosso romance se desenrolaria entre Nova York e as selvas da América Central e teria como protagonistas um homem e uma mulher, alguns dos últimos espécimes heterossexuais, que sofreriam uma perseguição cruel de clones gays a serviço da extinção da espécie.
Ao final, nossos heróis seriam salvos por monges beneditinos que descobriram um antídoto para o vírus, mas que não podiam divulgá-lo, pois governos, universidades e empresas já atuavam sob tutela dos alienígenas e, por isso, difamavam nossos monges dizendo que eles eram pedófilos.
Escândalo: ongs, universidades, intelectuais e sociedades de classe se revoltariam (com razão) diante de tamanho uso absurdo de teorias científicas a serviço de preconceitos atávicos. Mas a história é boa, e alguém faz um filme (para "sorte" de nossas vítimas difamadas, um péssimo filme, ainda que com grandes astros). Tentariam proibir o filme? Revelariam seu verdadeiro intento machista homofóbico? Os direitos humanos condenariam o evento?
O "Código Da Vinci" apresenta características que o tornam interessante pra muita gente semiletrada -mas que não sabe que é semiletrada e se considera "crítica". O livro fala mal da Igreja Católica, e falar mal da igreja é o único "preconceito crítico".
Apresenta a Idade Média de forma infantil, como um período no qual se queimavam mulheres inteligentes todos os dias (o que é idiota e falso historicamente; os comunistas devem ter matado mais mulheres, mas o repertório semiletrado sobre a Idade Média é construído por Hollywood).
Faz brilhar a Ordem dos Templários misteriosos, esses heróis medievais dos semiletrados, especialistas em tudo, das melhores posições no sexo sagrado à ciência moderna, do destino da Sra. Jesus à física quântica. Além disso, o "Código Da Vinci" prestaria um serviço irresistível à causa (justa) da recuperação da imagem da mulher na história do cristianismo (o que o elevaria a categoria de obra "libertária").
Pena que isso seja à custa do uso falso dos evangelhos gnósticos e da arqueologia bíblica (o Evangelho de Maria Madalena ou o de Filipe nada nos dizem sobre a "vida de Caras Da Vinci" de Jesus e Madalena), além da difamação direta de instituições e de seus integrantes.
Pouco importa aqui a adesão ou não às vítimas da fofoca Da Vinci, o fato é que, se lembrarmos das manifestações iradas contra o filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson, podemos perceber o que move a recepção de fenômenos como esse. O motor da reação nada tem a ver com a preocupação com o conhecimento ou com a história do cristianismo, mas, simplesmente, com essa coisa que disfarça sua verdadeira identidade de preconceito e que infesta a vida com o pensamento: as tolices do multiculturalismo e as militâncias de classes.


LUIZ FELIPE PONDÉ, 47, filósofo, é professor do programa de pós-graduação em ciências da religião, do Departamento de Teologia da PUC-SP e da Faculdade de Comunicação da FAAP. É autor de, entre outras obras, "O Homem Insuficiente" (Edusp).
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1907200609.htm

terça-feira, julho 18, 2006

Portal Terra Informa Reajustes para Bolsas da Capes e CNPQ


Segundo notícia no saite Terra, o governo federal reajustou em 10% as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - CAPES, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Atualmente os valores das bolsas são de R$ 885,00 para mestrandos e R$ 1.267,00 para doutorandos. O que deve significar que os novos valores deverão ser de R$ 973,50 e R$ 1.393,00.
Possivelmente os mestrandos e doutorandos agradeçam, mas certamente estes valores não são o maior dos estímulos para estudar...

Inverno Quente em Porto Alegre


Para não dizerem que não falei mais do tempo...
O inverno de Porto Alegre está beeemmmm ameno. Hoje o dia começou com a cerração. "Cerração que baixa, é sol que racha!". Assim, a temperatura deve ter chegado próxima de 30º C hoje à tarde. No início da noite, o Canal do Tempo informava 20º C.

Parodiando o Tutty Vasquez: A Turnê do Fim do Mundo


Apesar do sucesso de três anos de apresentações no Iraque, e na região de Darfur, no Sudão, onde uma disputa étnico-tribal e por terras, têm gerado estupros, assassinatos deslocamento de populações, o Fim do Mundo resolveu incrementar sua turnê por estes dias.
Israel está destruindo toda a infraestrutura do Líbano em retaliação ao seqüestro de dois de seus soldados pelo grupo Hizbollah.
Um terremoto, seguido por tsunami, pode ter causado a morte de mais de 300 pessoas na Indonésia.
Um tufão tem causado inundações e pode ter causado a morte de 200 pessoas na China.
Uma onda de calor nos Estados Unidos, fez com que a temperatura chegasse a 48º C no estado de Dakota do Sul, no noroeste do país.

segunda-feira, julho 17, 2006

Década Perdida!?


Editorial da Folha de São Paulo, de hoje, 17/07/2006, fala do progresso obtido com a melhoria dos índices de poluição, a partir da melhora dos motores dos automóveis. Ótimo.
Achei interessante dois números citados no editorial. Ele informa que em 1990, havia pouco mais de 18 milhões de automóveis licenciados no Brasil. Hoje são um pouco mais de 42 milhões.

Alegria!


Na hora da ginástica laboral, a colega dava passinhos como quem dançava. A festa no final de semana deve ter sido boa!...

Sistemas de Difusão de Notícias São Alvos Legítimos em uma Guerra?


Me faço esta pergunta porque o aviação israelense já atacou tanto a televisão quanto a rádio pertencentes ao Hizbollah. Não dá para esquecer o ataque de um tanque norte-americano ao Hotel Palestine, onde havia jornalistas, quando da queda de Bagdá, em 2003, e também o ataque da aviação da OTAN à televisão estatal da então Iugoslávia, em Belgrado, na década de 1990, quando dos conflitos do Kosovo.

Davi e Golias


Israel sempre teve capacidade de gerar simpatias. Por exemplo, para muitas igrejas cristãs protestantes o surgimento de um estado judeu na Palestina, quase dois mil anos após a diáspora judaica, que aconteceu após os romanos terem esmagado uma rebelião no início da era cristã, era um sinal de cumprimento das profecias bíblicas acerca da restauração de Israel quando da proximidade "dos últimos dias".
Para outros, o surgimento do estado de Israel a partir da criação dos kibutzim, propriedades agrícola de caráter socialista, lembrava uma espécie de utopia.
Além disso, quando da declaração da independência de Israel, o nascente estado foi atacado por cinco exércitos árabes combinados, do Egito, da Jordânia, do Iraque, da Síria e do Líbano, e conseguiu resistir, e até aumentar um pouco os territórios que lhe haviam sido destinados ne partilha da Palestina pela ONU, em 1947 (as atuais Faixa de Gaza e Cisjordânia foram ocupadas por Egito e Jordânia, respectivamente). Parecia que os judeus repetiam os feitos de Davi contra Golias, dos tempos bíblicos.
Assim foi em todos os conflitos que envolveram Israel. Os árabes atacavam, mas os judeus conseguiam resistir. Até 1982.
Em 1982, sob a alegação de destruir base palestinas no sul do Líbano, de onde eram lançados mísseis contra cidades do norte de Israel, as forças armadas lançaram um ataque sobre o Líbano, expulsaram a liderança palestina de Beirute para a Tunísia, e criaram uma zona de ocupação no sul do Líbano, além de armarem um grupo para lhes ajudar na zona de ocupação. Esta ocupação do sul do Líbano durou até o final da década de 1990, quando o então primeiro-ministro Ehud Barak resolveu desocupar a área, que já havia custado o suficiente em dinheiro e vidas israelenses. Na ocasião, centenas de milicianos fugiram do sul do Líbano para Israel.
Foi durante esta ocupação que se formou o Hizbollah, tendo como base a resistência à ocupação israelense do sul do Líbano.
Assim, me parece que a percepção sobre Israel mudou. Ultimamente parece que o Golias é o próprio Israel, e o Davi, as milícias que lhe tentam resistir. O Hamas na Faixa de Gaza, ou o Hizbollah no sul do Líbano. Estes grupos pregam a destruição total de Israel. Já mataram dezenas de cidadãos israelenses. Mas as reações de Israel parecem com um gigante matando insetos, tipo, para cada cidadão israelense morto, devem morrer cinco palestinos ou libaneses. Israel tem o direito a se defender, e os cidadãos israelenses têm o direito a viver seguros e em paz, mas parece que para que isso aconteça, a iniciativa está mais com Israel do que com palestinos, ou libaneses, mas Israel hesita, pois parece que acredita que tem que parecer forte (talvez tenha mesmo...) para estabelecer fronteiras e a paz nas condições que quiser.

O Governo de Israel Enlouqueceu?

Sob a alegação de direito de defesa, e resgate de dois soldados capturados pelo movimento guerrilheiro Hizbollah, Israel está bombardeando toda a infraestrutura do Líbano, incluindo o aeroporto internacional de Beirute, mais pontes e estradas libanesas. Como este bombardeio colabora para o resgate dos soldados? Será que com isto, Israel não está na verdade gerando mais recrutas para o Hizbollah?
Fazendo analogias: como o mundo responderia se um grupo guerrilheiro uruguaio seqüestrasse dois soldados do exército brasileiro, e o Brasil começasse a bombardear Montevidéu, incluindo o aeroporto internacional?
Já são mais de 100 mortos nos ataques de Israel e contra-ataques do Hizbollah, pelo menos, 10 cidadãos israelenses...
Abaixo fotos. A primeira de um tanque incendiando no aeroporto de Beirute. A segunda de um prédio em Haifa, porto israelense.
.Nabil Mounzer/Efe.Ammar Awad/Reuters

sexta-feira, julho 14, 2006

14 de Julho - Dia da Queda da Bastilha


Dia 14 de Julho é feriado nacional francês. Dia em que parte do povo de Paris invadiu a fortaleza da Bastilha, onde eram presos os "inimigos do rei", em 1789, e libertaram quem estava detido lá.
Seria o início daquilo que os próprios franceses chamaram de Revolução Francesa, que ao cabo de alguns anos levaria e o rei e a rainha à guilhotina, e a popularização de direitos constitucionais para todos os cidadãos.

Protásio Alves


E li ontem no Correio do Povo que está saindo uma biografia deste gaúcho que dá nome a esta avenida de Porto Alegre, que, como dizia a minha mãe é "mais comprida que esperança de pobre".
Protásio Alves esteve envolvido na fundação da primeira faculdade de medicina do estado do Rio Grande do Sul, em 1898, e que posteriormente viria a fazer parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Durante a chamada "República Velha" esteve envolvido com educação no estado.
A Avenida Protásio Alves é uma das principais e mais extensas vias de Porto Alegre, iniciando no bairro Bom Fim, e indo até a divisa de Porto Alegre com os municípios de Viamão e Alvorada.

Bauru do Trianon

Dias atrás falei do Cachorro Quente do Rosário.
Então, para falar de outro "fast food" bem de Porto Alegre, existe o Trianon, com seus baurus de pão "cervejinha" e bife de filé. Esta semana comi um numa loja na Rua da Praia (ou, se quiserem, Rua dos Andradas), quase em frente à Casa de Cultura Mário Quintana.
No caso do Bauru do Trianon, parece não haver uma cisão familiar como com o Cachorro Quente do Rosário, mas uma franquia mesmo. A loja da Rua da Praia tem "design" praticamente igual à loja original do Trianon, na Protásio Alves, em frente ao Colégio Rio Branco.
.
.

O Inverno Voltou à Porto Alegre


Se bem que não chega a estar frio.
Mas hoje pela manhã o dia esteve nublado, com chuviscos.

quinta-feira, julho 13, 2006

E o Lombardi Foi Nomeado Porta-Voz do Papa Bento XVI


É verdade, como não puderam deixar de notar os leitores do jornalista José Simão da Folha de São Paulo de hoje. Ele noticiou da seguinte forma: "Sabe como se chama o porta-voz do papa Chico Bento 16? Lombardi! Então o verdadeiro papa é o Silvio Santos! É VOCÊ, LOMBARDI? Rarará! E papa não tem porta-voz, tem porta-jóia!" .
Falando sério, o novo porta-voz do Papa Bento XVI se chama Federico Lombardi, um padre jesuíta. Coincidências à parte... :)

Hoje é Dia Mundial do Rock


Eu não sei porquê. Mas tanto a MTV quanto a rádio Pop Rock FM passaram o dia anunciando.
13 de julho, Dia Mundial do Rock...

Continua o Verão no Inverno de Porto Alegre


Ontem a temperatura chegou a 33º C, segundo os jornais.
Hoje por volta do meio-dia, a temperatura estava em 26º C.
Os meteorologistas dizem que isso devido a uma massa de ar quente e seco que cobre a maior parte do Brasil.
Então tá!

Dilbert - Folha de São Paulo, 12/07/2006

Morreu Syd Barret

Quem? Um antigo membro do Pink Floyd, que saiu do grupo em 1968. Tinha 60 anos. A notícia correu mundo esta semana, mas dizem que a morte ocorreu sexta-feira passada, 7 de julho. Era um recluso, provável sequela de vícios extremos na década de 1960.
Abaixo a letra de uma das músicas que conheci, deste velho Pink Floyd, através de um disco de vinil emprestado por um colega de serviço.

Arnold Layne

Composição: Syd Barrett

Arnold Layne had a strange hobby
Collecting clothes
Moonshine washing line
They suit him fine
On the wall hung a tall mirror
Distorted view, see through baby blue
Oh, Arnold Layne
It's not the same, takes two to know
Two to know, two to know
Why can't you see?
Arnold Layne, Arnold Layne, Arnold Layne, Arnold Layne

Now he's caught - a nasty sort of person.
They gave him time
Doors bang - chain gang - he hates it
Oh, Arnold Layne
It's not the same, takes two to know
Two to know, two to know
Why can't you see?
Arnold Layne, Arnold Layne, Arnold Layne, Arnold Layne

Don't do it again

http://pink-floyd.letras.terra.com.br/corrige-77928-arnold-lane.php

Cachorro Quente do Rosário - 2

O Cachorro Quente do Rosário da loja do Shopping Rua da Praia mantém o padrão de qualidade das outras lojas, e é compatível com o da carrocinha.
É gostoso!
Mas prepare-se para comer, se lambuzar e fazer uma baita sujeira!
.

Cachorro Quente do Rosário

Num dia destes, a minha quase ex-esposa chegou em casa carregando um cachorro quente do Rosário para cada um de nós, direto da fonte tradicional, a carrocinha que fica em frente ao Colégio Rosário. As embalagens eram diferentes das que eu estava acostumado a receber, quando fazia pedidos à tele-entrega. Além disso, nestas embalagens estava escrito algo como "O Cachorro Quente do Rosário não tem filiais". Como podia ser? E os quiosques espalhados por alguns shopping centers de Porto Alegre, já referidos aqui neste blog inclusive (http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/03/cachorro-quente-do-rosrio-na-rua-da.html) ? A minha quase ex-esposa também havia estranhado, e perguntara ao atendente da carrocinha, como aquilo poderia ser. O atendente esclareceu que a franquia existente pertencia ao filho do dono da carrocinha.

Ou seja, uma cisão familiar nos negócios.

"Ah bom", eu disse.
.

Atrocidades - Do Blog de Bagdá

O texto começa comentando o calor, a falta de eletricidade, as moscas, as descobertas diárias de cadáveres nas ruas, o massacre de mais de 40 pessoas sunitas, por parte de uma milícia xiita, e o caso recentemente relatado da menina de 14 anos que foi violentada por cinco soldados dos Estados Unidos, que depois a assassinaram, bem como a família dela, pai, mãe e uma irmã de cinco anos incluídos...


Atrocidades...


(...)

Me enche de raiva ouvir e ler sobre isso (o estupro e assassinato). A compaixão que eu tinha pelas tropas estrangeiras no Iraque se foi. Ela foi erradicada pelas atrocidades em Abu Ghraib, as mortes em Haditha, e as recentes notícias sobre estupro e assassinatos. Eu os olho em seus veículos blindados, e, para ser honesta, eu não me importo se eles têm 19 ou 39 anos. Eu não importo se eles conseguirão voltar vivos para casa. Eu não me importo nada a respeito de esposas, ou pais, ou filhos que eles tenham deixado. Eu não me importo porque é difícil ver além do horror. Eu os olho e me pergunto quantos inocentes eles assassinaram e quantos mais eles irão matar antes que voltem para casa. Quantas garotas iraquianas mais eles irão estuprar?



Por que os americanos simplesmente não voltam para casa? Eles causaram bastante dano e nós ouvimos falar sobre como ficarão as coisas se eles resolverem partir de uma vez, mas na verdade eles não estão fazendo nada agora. Quão pior a coisa pode ficar? As pessoas estão sendo mortas nas ruas e em suas próprias casas – o que está sendo feito a respeito? Nada. É conveniente para eles – iraquianos podem matar uns aos outros, e eles podem sentar e apreciar o banho de sangue – a menos que eles queiram se juntar nos assassinatos e estupros.


(...)


Original:


(...)


It fills me with rage to hear about it and read about it. The pity I once had for foreign troops in Iraq is gone. It's been eradicated by the atrocities in Abu Ghraib, the deaths in Haditha and the latest news of rapes and killings. I look at them in their armored vehicles and to be honest- I can't bring myself to care whether they are 19 or 39. I can't bring myself to care if they make it back home alive. I can't bring myself to care anymore about the wife or parents or children they left behind. I can't bring myself to care because it's difficult to see beyond the horrors. I look at them and wonder just how many innocents they killed and how many more they'll kill before they go home. How many more young Iraqi girls will they rape?

Why don't the Americans just go home? They've done enough damage and we hear talk of how things will fall apart in Iraq if they 'cut and run', but the fact is that they aren't doing anything right now. How much worse can it get? People are being killed in the streets and in their own homes- what's being done about it? Nothing. It's convenient for them- Iraqis can kill each other and they can sit by and watch the bloodshed- unless they want to join in with murder and rape.

(...)


http://riverbendblog.blogspot.com/2006_07_01_riverbendblog_archive.html

A Garota de Bagdá Voltou a Escrever...

Provavelmente porque eu reclamei para ela que fazia 1 mês que ela não escrevia. :)
O próximo "post" é uma tradução de um trecho do mais recente "post" do blog dela.

Mísseis

Enquanto isso, o Correio do Povo, em sua edição de segunda-feira, 10 de julho, informou que a Índia testou com sucesso seu míssil Agni III, com capacidade de alcance de até 3.000 km. Este míssil tem capacidade de carregar ogivas nucleares, que a Índia também possui.
Com 3.000 km de alcance, o míssil indiano tem uma capacidade um pouco maior que os foguetes Taepondong 2 da Coréia do Norte que alcançam 2.000 .
Aparentemente nenhum país protestou contra o teste, nem mesmo o Paquistão, que seria um alvo lógico para tais armas.
A Índia é um país com democracia consolidada!?...

quarta-feira, julho 12, 2006

Mundo Louco

Como diria o Tutty Vasques (que, parece está em férias do saite No Mínimo), o fim do mundo voltou a se apresentar nestes últimos dias.
Atentado a bomba que matou quase 200 pessoas em Bombaim, na Índia; tufão no Pacífico, assolando a China continental e a ilha de Formosa; Israel invadindo o Líbano, pois mais soldados israelense foram seqüestrados, desta vez pelo Hezbollah, que é um grupo guerrilheiro e partido político no Líbano; e, no Brasil, para não ficar atrás, os bandidos do tal PCC voltaram a atacar agentes da lei na cidade de São Paulo, de madrugada.

Uauh! 30 Graus no Inverno

Em pleno inverno, a temperatura hoje, agora ao meio-dia está em 30º C, segundo os relógios-termômetros. 29º C segundo o Canal do Tempo.
Se ontem eu disse que o dia esteve primaveril, hoje está um dia de verão. Talvez venha alguma tempestade por aí...
Ontem, como eu disse, no final da tarde, o dia ficou nublado, e os informes meteorológicos noticiavam que uma chuva deveria acontecer. Saí com o guarda-chuva que deixo baseado no escritório, mas ele só serviu pelo exercício de carregar um peso desnecessário prá lá e prá cá. Hoje, com o sol a pino, 30º C, como estou dizendo, vinha eu bem belo carregando guarda-chuva. Ainda bem que ele é do modelo portátil, e não modelo tacape!
Clima destemperado este de Porto Alegre.

terça-feira, julho 11, 2006

Dia Primaveril de Inverno em Porto Alegre


Por volta de 14 h, o relógio-termômetro da esquina da Rua Sete de Setembro com Rua Caldas Júnior marcava 20º C . Uma tarde ensolarada e agradável.
Contudo, como previsto pelos serviços de meteorologia, no final da tarde o tempo começou a mudar, e a ficar nublado. Está prometida chuva para o final da tarde e para a noite.


segunda-feira, julho 10, 2006

A Garota do Blog de Bagdá Não Escreve Há Um Mês

Hoje é 10 de julho, segunda-feira.
O último "post" do blog da garota de Bagdá, Bagdá em Chamas (Baghdad Burning - http://riverbendblog.blogspot.com/ ), às 13 h 30 min, horário de Brasília, é do dia 10 de junho, comentando a morte de Zarqawi.
Será que ela cansou de escrever? Ou será que há problemas com a Internet no Iraque? Ou será que ela também se tornou mais uma vítima do conflito?


In English:
Today is July, 10th, Monday.
The last post in the blog of "Girl from Baghdad", Baghdad Burning - http://riverbendblog.blogspot.com/ , on 1 h 30 min PM, hour of Brasilia, Brazil, was on June, 10th, talking about the death of Zarqawi.
Is she tired of writing? Is there troubles with Internet In Iraq? Or has she became one more casualty in the conflict?

Itália 1 x 1 França


Nos pênaltis, Itália 5 x 3 França.
Parabéns à Esquadra Azzurra, Tetra-Campeã da Copa Mundial de Futebol!

domingo, julho 09, 2006

Curso por Correspondência

Recebi o texto / imagem abaixo, que pelo jeito foi tirado de um jornal de negócios chamado Diário do Comércio e Indústria - DCI, pelo correio eletrônico, como tantas outras coisas. Junto vinham as palavras "Precisando de uma grana extra?", "Taí uma boa sugestão..." .
Eu acrescentaria, como já disse em outro "post", neste mesmo blog (http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/06/teorias-de-conspiradigo-da-vinci.html)
"Você acha fácil iniciar uma religião? Acha que pessoas fundam religiões para alcançar dinheiro e poder? Tente fundar uma!"
.
.

Problemas do Corporativismo


A Folha de São Paulo informou ontem, 6 de julho, que o Senado Federal aprovou projeto no sentido de regulamentar atividades que exijam diploma de jornalismo, tais como repórteres fotográficos, repórteres cinematográficos e comentaristas.
Muito bem que pessoas que estudaram, procurem fazer prevalecer seus pontos de vista. E é natural que uma corporação tente regulamentar seu mercado para conseguir salários mais altos. Mas, no caso de jornalismo, o que impede que um bacharel em letras, por exemplo, seja jornalista? E por que uma pessoa que faça uma série de cursos livres, ou seja autodidadata, deve ser impedida de trabalhar como fotógrafo de uma publicação qualquer?
O grande problema deste projeto é que ele realmente fere a liberdade de expressão, e o país já tem assinado tratados internacionais, se não me engano na OEA, que, em tese, deveriam impedir o Brasil de criar regulamentações que dificultem a atividade de repórteres.
Não devemos entrar pelo caminho que foi noticiado dias atrás da China, que talvez venha a impor multas de 5 a 10 mil dólares por "divulgação de notícias não autorizadas" (http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/06/china-pode-multar-quem-divulgue-noto.html).
A regulamentação pode inclusive ser utilizada contra blogueiros, como acontece em alguns países.
Lembrando, repórter vem do inglês reporter, aquele que produz reports, rapport em francês, ou seja, relatório. Repórter é apenas aquele que divulga relatórios, isto é, notícias. Não me parece necessário um diploma de certo tipo de educação superior para que a profissão seja exercida, embora o diploma seja bem-vindo. Se o repórter for semi-analfabeto, provavelmente ninguém o lerá.