segunda-feira, outubro 30, 2006

Mais Efemérides de Outubro

Para cristãos de extração protestante, um dos dias mais importantes do ano, senão o mais importante, é o dia 31 de outubro, Dia da Reforma. Acho que para os protestantes deveria ser ponto facultativo (para compensar, os feriados dedicados a santos poderiam ser pontos facultativos para católicos, e os protestantes poderiam trabalhar).

Dia das Bruxas: É Isso Aí, Macacada!

Meu filho fica me dizendo que o Dia das Bruxas está sendo comemorado aqui no Brasil. Eu normalmente respondo que isso é uma tradição americana que estamos importando, e sem necessidade. "Travessuras ou Gostosuras" fica bem nas historinhas do Charlie Brown, mas é meio estranho na terra da Mônica.
Mas esta já é uma guerra perdida. Por todo lado já vejo crianças fantasiadas de bruxas, e acredito até que em alguns condomínios fechados as crianças já vão de porta em porta, atrás dos doces. Fazer o que?... Já imagino daqui há algum tempo, abóboras recheadas com velas na frente das casas e prédios.
Para quem gosta é amanhã...

Estúdio do Sistema Guaíba / Correio do Povo na Feira do Livro

Nas fotos abaixo, o estúdio que a Rádio Guaíba montou para a 52a edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Aqui o secretário geral do PSDB no Rio Grande do Sul, Tomaz Wonghon, está relatando um pouco da campanha vitoriosa de Yeda Crusius.








24 Graus Celsius em Porto Alegre

O verão vem chegando. Agora à noite, o Canal do Tempo informa 24º C, às 21 h. Durante o dia chegou a mais de 30. Uff...

Laerte - Folha de São Paulo, 30/10/2006

sábado, outubro 28, 2006

De Novo o Fiat Idea

Já comentei aqui sobre a propaganda do automóvel Fiat Idea, que foi feita aqui em Porto Alegre. Depois, comentei o equívoco que o Emílio Pacheco (http://emiliopacheco.blogspot.com) me chamou a atenção (ver aqui: http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/10/ainda-o-fiat-idea.html). Pois agora, eu recebi uma propaganda pelo correio eletrônico. Abaixo a imagem, e a sua correção... Ou como disse o Emílio Pacheco, a Porto Alegre II, de algum universo paralelo, e a forma como nós a conhecemos.





Que Tal? Já é Natal no Bourbon Country

28 de outubro de 2006 e a decoração de Natal no Bourbon Country Shopping já está posta...


52a Feira do Livro de Porto Alegre Começou Hoje

Na foto abaixo, algumas das barracas na altura da Rua Sete de Setembro, à noite.


Manifestações de Apoio

Gostaria de agradecer todas as manifestações de apoio.
Também gostaria de esclarecer que um culto ecumênico seria mais apropriado de fato, mas eu não fui consultado a respeito...

Missa de Primeiro Ano - 2

Mais manifestações de apoio...

-----Mensagem original-----
De: Um dos outros
Enviada em: sexta-feira, 27 de outubro de 2006 17:13
Para: Um e os outros
Assunto: RES: Missa de Primeiro Ano

Um culto ecumênico não seria mais apropriado?

-----Mensagem original-----
De: Um
Enviada em: sexta-feira, 27 de outubro de 2006 16:03
Para: Outros
Assunto: Missa de Primeiro Ano

Convido a todos a participar hoje às 19:30hr, na Catedral Metropolitana, da missa em homenagem ao primeiro ano das
vítimas do blog do Zé.

Missa de Primeiro Ano

Manifestações de apoio nesse primeiro ano do blog: o texto abaixo deve ter sido enviado para cerca de uma dezena de pessoas.


-----Mensagem original-----
De: Um
Enviada em: sexta-feira, 27 de outubro de 2006 16:03
Para: Outros
Assunto: Missa de Primeiro Ano

Missa de Primeiro Ano

Convido a todos a participar hoje às 19:30hr, na Catedral Metropolitana, da missa em homenagem ao primeiro ano das
vítimas do blog do Zé.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Feliz Aniversário!

Está blog está completando seu primeiro ano de vida! São quase 900 "posts", 2.900 visitantes, e 4.900 "page views" até agora. Obrigado pela sua visita e participação!


52a Feira do Livro de Porto Alegre: Falta 1 Dia

Abaixo, foto da Área Internacional. Últimos retoques antes da abertura...


52a Feira do Livro: Faltam 2 Dias

Pórtico na Avenida Siqueira Campos.


Efemérides de Outubro

Hoje é dia do dentista.
Neste mês já tivemos o dia do professor, o dia da criança, o dia do médico... O dia da criança é comemorado no mesmo dia da Senhora de Aparecida, que por sinal, também é o dia em que Cristóvão Colombo encontrou a América em seu caminho para as Índias, em 1492. É interessante lembrar que naquela época, a América não tinha esse nome, que recebeu, dizem, em homenagem a outro navegador, Américo Vespúcio. Mas mesmo sendo na América, por conta do erro, os nativos das novas terras do rei de Castela, isto é , da Espanha, mas aí já nos lembramos do tal castelhano que é associado a espanhol... Bom, voltando, os nativos da novas terras passaram a ser chamados de índios, e chamamos quem é natural da Índia de indiano, ou hindu...
Bom, mas este mês também teve a comemoração do dia de Santa Edwiges, no dia 16. Santa Edwiges é a santa padroeira dos endividados. A revista CartaCapital desta semana, em sua coluna "Brasiliana", faz um perfil da santa, que seria originaria da Silésia, atual Polônia, no século XIII, e que, seguindo a ordem de Jesus, tinha um ministério com encarcerados. Neste ministério descobriu que muitos dos presos, estavam condenados por dívidas. Sendo ela casada com um príncipe da região, começou a pagar dívidas, e tirar muitos encarcerados da prisão. A mesma revista relata sobre um templo na cidade de São Paulo dedicado à santa. Como seria de se esperar, os ministérios de ação social da paróquia também sofrem de dificuldades. Assim, segundo a tradição, a santa matriarca tem que cuidar já do seu próprio templo. Segundo a revista são muitos os que fazem votos à santa para pedir trabalho para poder pagar dívidas.
Como comentei com meu filho, nós como protestantes ficamos um pouco carentes neste aspecto. Não temos tantos a intermediar por nós. Mas não há problema. Os evangélicos vivem repetindo "Jesus salva"! Com o que, aliás, os católicos concordam.
Bom, depois de tudo isso, tenho a dizer que eu espero que os dentistas tenham tido um bom dia!

Chutar Cachorro Morto - Ditado Popular

"Chutar um cachorro morto diz pouco sobre o cachorro, mas muito sobre quem chuta."

Devo ter ouvido ou lido em algum lugar, embora não tenha conseguido descobrir onde...

O Automóvel Incendiado no Terra

O "post" anterior sobre um automóvel roubado e incendiado foi publicado, com algumas alterações no Terra, no "Vc Repórter".
Ver em: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1211476-EI5030,00.html

quarta-feira, outubro 25, 2006

Incêndio em Automóvel Movimenta Rua da Zona Norte de Porto Alegre

Pouco depois das 23 h, desta terça-feira, 24 de outubro, moradores da rua Domingos Seguezio, no Jardim Ipiranga, na Zona Norte de Porto alegre foram surpreendidos por um barulho forte, semelhante a uma explosão, e viram um automóvel Kadett, placas IEQ8217 em chamas. O incêndio no automóvel gerou uma rápida mobilização, e populares munidos de extintores conseguiram dominar o fogo. Pouco mais de 15 minutos depois, chegou um caminhão dos bombeiros, que trataram de se certificar se não havia o risco de novo foco. Após verem que a situação estava sob controle, os bombeiros deixaram o local.
Uma ligação para o número 190 conseguiu a informação que o automóvel tinha uma queixa de furto. Possivelmente o ladrão tenha tentado uma "queima de arquivo". O incêndio foi na cabine do automóvel. Apesar do chamado ao número de emergência, até 00 h 10 min não havia chegado nehuma viatura da polícia militar, ou da polícia técnica ao local.
Vez por outra, a rua Domingos Seguezio tem sido utilizada para "desova" de automóveis roubados ou furtados.
.


.

.

.

.

Noites Frias, Dias Quentes em Porto Alegre

Assim são os dias enquanto aguardamos a abertura da 52ª Feira do Livro. Uma primavera para ninguém botar defeito! Calor do amolecer piche durante o dia. E um leve frescor à noite. Pelo menos, facilita para dormir...

Estilo - Laerte - Folha de São Paulo, 24/10/2006

terça-feira, outubro 24, 2006

14 Bis - Doce e Singela Homenagem

Mais uma colaboração que chega pelo correio eletrônico. Esta ligada ao 14 Bis.
Parece que hoje está se completando o centenário do vôo do 14 Bis no campo de Bagatelle, em Paris.
.
Uma singela homenagem ao querido Santos Dumont, Pai da Aviação, pelo centenário do vôo do 14 Bis.
.

Pai da Aviação

Homenagem a Santos Dumont, na passagem dos 100 anos do vôo do 14 Bis.
.

.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Continua a Montagem da Feira do Livro

A julgar pela estrutura na foto abaixo, este ano teremos um "portal" de entrada pela Avenida Sepúlveda. Na feira do ano passado, neste acesso ficava a barraca de autógrafos.
.

Sobressaltos - 2

Os dias de vão passando tão rapidamente que a gente nem se lembra de comentar algo sobre o qual já escreveu.
Isto vale para um "post" chamado "Sobressaltos" (http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/10/sobressaltos.html), em que eu comentava que um avião havia atingido um edifício em Nova York, na tarde de 11 de outubro.
Bom os serviços de segurança dos Estados Unidos descartaram um novo ataque terrorista contra a cidade, e até identificaram o piloto que, segundo as autoridades, sofreu um acidente. Seria um jogador profissional de beisebol, que estava em aula de pilotagem. Por algum erro, o avião se chocou contra o prédio, e morreram ele e o instrutor de vôo.
Como sempre acontece em ocasiões assim, vai aparecer alguém para dizer que as palavras dos agentes do governo sejam só para tranqüilizar a população, e que o acidente foi um atentado mesmo.
Fiquemos com as palavras do governo: foi um acidente.

sábado, outubro 21, 2006

Morte no Shopping Iguatemi de Campinas

A Folha de São Paulo de hoje, 20 de outubro, informa que um jovem, Rafael Silva de Paula Moraes, de 26 anos, foi morto por um segurança do Shopping Iguatemi de Campinas, SP, após uma discussão, possivelmente porque Rafael, quando estava saindo do estacionamento do shopping, de moto, com outros dois amigos motociclistas, teria derrubado alguns cones de sinalização. Houve uma discussão com o segurança do shopping, que sacou sua arma e disparou contra a cabeça de Rafael. Uma vida ceifada, por um motivo banal. O que demonstra despreparo do segurança para estar trabalhando armado. O pai de Rafael é policial militar aposentado, e informou à reportagem da Folha que nunca tinha precisado disparar um tiro durante sua carreira. Rafael era filho único.
Esta notícia está sendo reproduzida aqui porque tempos atrás, o meu filho foi expulso de um dos tantos shopping centers e centros comerciais que há em Porto Alegre, sem nenhuma motivo aparente, a não ser, talvez, o fato do tal segurança não ter ido com a cara do meu filho, ou não ter gostado da maneira como ele estava vestido, ou ainda não ter gostado do cabelo longo dele, e ter desconfiado dele.
Quando eu, meu filho, e a mãe dele fomos ao encarregado do estabelecimento reclamar, este encarregado disse que os seguranças tinham a melhor preparação possível, e eram orientados a como proceder. Além disso, este encarregado afirmou que não havia cabimento em o segurança expulsar meu filho, pois muitos adolescentes freqüentavam o estabelecimento, e disse que iria tentar descobrir o responsável, e conversar e orientar os seguranças. Ele pediu desculpas como responsável pela segurança.
Quem porta uma arma e lida com o público, tem que estar muito bem preparado para saber agir.

Ainda Sobre o Discurso do Papa Bento XVI - Folha de São Paulo, 20/10/2006

O discurso do papa e a modernidade



LUIZ FELIPE PONDÉ

O papa é difícil porque não se move nos limites da "estética da diversidade cultural", modo sofisticado de flacidez intelectual e ética

TODO PENSAMENTO que percebe um problema estrutural no projeto racional da modernidade é de difícil apreensão justamente porque não tem uma vocação historicamente voltada para a retórica das massas -que banaliza tudo em favor da "democratização dos saberes", como bem perceberam Burke e Tocqueville. É sempre um risco andar fora dos muros da banal indústria da crítica cultural herdeira de Rousseau.
A monotonia implantada no pensamento desde os movimentos revolucionários do século XVIII ainda faz sentir sua inércia. Bento XVI conhece filosofia para além do senso comum "iluminista". Seus textos demandam repertório erudito e abertura para ultrapassar clichês intelectuais que barateiam o debate, do tipo: "Ele é um reacionário contrário à biodiversidade".
O discurso de Regensburg [uma aula magna na universidade, na qual o papa associou o profeta Maomé à violência] parte do elogio da "velha universidade", pobre tanto em luxos administrativos quanto em "tecnologias da informação", mas rica em um debate intelectual direto entre docentes e alunado -hoje atolados no pântano da burocracia e das políticas da produtividade.
O papa é difícil porque não se move nos limites da "estética da diversidade cultural", modo sofisticado de flacidez intelectual e ética: o multiculturalismo deságua em debates que não podem durar mais do que 30 minutos sem que seja servido o coquetel, sob risco de perdermos a compostura da tolerância barata.
A peça de Regensburg se fecha com um chamado para o diálogo entre as culturas: o problema é que a forma de diálogo proposto pelo papa fere a sensibilidade do multiculturalismo, alérgica à textura indesejável da realidade. A dor do discernimento está fora de moda.
No meio da peça, duas críticas claras: a primeira, ao uso da violência religiosa (a referência ao islamismo que destruiu Bizâncio: a condenação explícita à "Guerra Santa"), e a segunda, essencial na economia argumentativa do texto, ao positivismo científico (a referência à intolerância epistemológica materialista, tipicamente ocidental, razão de nossa paralisia intelectual diante do fundamentalismo). O foco positivo da peça é um elogio à idéia de Deus como lógos e ao diálogo religioso como desdobramento dessa idéia (trata-se da "helenização da Revelação abrâamica").
Estando entre Jerusalém e Atenas, Bento XVI faz aqui um elogio claro às virtudes de Atenas (reconhecendo-as como essenciais à vida religiosa): ferir o lógos é agir contra Deus, portanto, o modo de fazer diálogo religioso é mesclar os profetas do deserto com a busca socrático-platônica. E mais: a dimensão do "sobrenatural" só começa no ápice da experiência racional, e não contra ela.
Nesse sentido, converter pela espada é um erro teológico (erro esse que, evidentemente, já foi cometido por várias religiões e não é exclusivo de certos setores do islamismo).
A sensibilidade ocidental contemporânea percebe, com um horror infantil, que problemas "medievais" não foram resolvidos pelo bê-á-bá moderno, que resolve tudo delirando com um ser humano que não existe, mas que se afoga cotidianamente na fragmentação das esferas compartimentadas da vida: a agonia dos aeroportos internacionais lembra comicamente o terror das cruzadas, em meio à estética brega dos "free shops".
O núcleo da crítica não é ao fundamentalismo islâmico, mas à fanática exclusão da vocação humana para a reflexão teológica (que abandona o ser humano à espada ou às banais tecnologias da modernidade): o secularismo é que não entende o fundamentalismo, pensando que se pode "resolver" o problema com um coquetel de produtos multiculturais.
Na realidade, grande parte de nós, ocidentais, pensa (silenciosamente) que tudo se resolveria se "eles" compreendessem de uma vez por todas que é possível crer (como nós) sem levar a sério essa crença, bastando dissolvê-la na idéia de que "tudo é cultura", do acarajé a Alá, passando por uma música dos Beatles e pelo Jesus que dança.
A violência da peça de Regensburg não está na aparente quebra do protocolo diplomático por parte do papa (dizendo que é feio matar em nome de Deus), mas na sua clara recusa de manter o debate no viés de uma mera "pastoral da modernidade". Sua fala rompe, ruidosamente, o sono dogmático que se instalou entre nós desde o século XVIII.


LUIZ FELIPE PONDÉ, filósofo, é professor do programa de pós-graduação em ciências da religião do Departamento de Teologia da PUC-SP e da Faculdade de Comunicação da FAAP. É autor de, entre outros títulos, "Conhecimento na Desgraça" (Edusp, 2004).


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2010200609.htm

José Sarney Vê a Política nos Estados Unidos - Folha de São Paulo, 20/10/2006

JOSÉ SARNEY

No espaço sideral

A AVENTURA espacial, diz o historiador, cientista e político francês Claude Allègre, foi ao mesmo tempo um sonho e uma decepção. A presença do homem no espaço é cara e ineficaz. A fantasia das redes universais Iridium e Global Star foi suplantada pela velha tecnologia dos cabos submarinos, agora óticos.
Mas restou a ciência. O Hubble é uma maravilha que persiste depois que sua vida útil terminou. As sondas espaciais revelam detalhes dos outros planetas. Os satélites de observação e informação (como GPS, Galileo), cada vez mais miniaturizados, abrem extraordinárias perspectivas às ciências geográficas.
Vejo, siderado, que o Bush resolveu se meter com o espaço e decretou que "os propósitos pacíficos (grifo deles) da exploração do espaço permitem as atividades de defesa e inteligência na busca dos interesses nacionais". E "os controles sobre armas propostos não devem atrapalhar os direitos dos EUA de pesquisar, proceder a ensaios ou ter outras atividades no espaço". Atividades militares, entenda-se.
O maior volume de recursos americanos para a pesquisa espacial não é o da Nasa; é o das unidades militares, como as bases Vanderberg e Spawar, na Califórnia, e Arnold (AEDC), no Tennessee. Isso passa um retrato assustador do desprezo da política americana pelo mundo. A mesma falta de respeito que tem pelo direito que a Revolução Americana trouxe ao mundo na declaração de Jefferson e agora é revogado pela nova lei sobre tribunais militares, com a qual Bush avisou aos tribunais que o direito de habeas corpus está suspenso em relação aos prisioneiros de Guantánamo. É a primeira vez que o habeas corpus é suspenso nos EUA desde a Guerra Civil. Eles podem ainda persuadir confissões com métodos "alternativos".
Mas não só más notícias vêm de lá. Uma conferência de prefeitos americanos anuncia que 168 grandes cidades, como Seattle (de quem partiu a iniciativa), Nova York e Los Angeles, decidiram aplicar o Protocolo de Kyoto.
A idéia do espaço sideral, infinitamente em expansão e estendido no tempo -no céu vemos estrelas, buracos negros, poeira, radiação como eram há milhões e bilhões de anos-, deveria levar-nos a pensar mais no nosso mundo e em nossas limitações. "Podemos inflar nossos conceitos além dos espaços imagináveis, só criamos átomos, em detrimento da realidade das coisas", dizia Pascal. A realidade é a Terra ameaçada pela violência e pela guerra, pela destruição do homem e da natureza.
Fiquemos com os satélites, que podem e devem nos ajudar, controlando queimadas e desmatamentos. E com o sonho do espaço como símbolo da paz.


jose-sarney@uol.com.br

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2010200606.htm

sexta-feira, outubro 20, 2006

Fofa!

quinta-feira, outubro 19, 2006

Montando a Feira do Livro 2006


Continua a montagem da Feira do Livro 2006.

Manifestação de Alunos da UERGS no Centro

Hoje, quase 13 h, estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS estavam fazendo uma manifestação por melhores condições de estudo. Eles vinham pela rua Caldas Júnior, e seguiram pela avenida Siqueira Campos, como foi possível ver nas fotos.




quarta-feira, outubro 18, 2006

Primavera em Porto Alegre

Estava me dando conta, que faz alguns dias que eu não falo do clima. Pois têm sido dias agradáveis. Sol na sexta-feira, chuva no domingo, sol ontem, sol hoje.
Ontem à noite a temperatura caiu bastante.
E agora, temos um dia de primavera.
O Canal do Tempo indicava 22º C às 16 h.

terça-feira, outubro 17, 2006

Pombos em Frente à Prefeitura

E uma menininha alimentando os pombos e causando rebuliço entre eles (os pombos). A vida, em suas manifestações mais simples, parece melhor, mais bela e mais rica, do que muitas outras manifestações do espírito humano.
A gente vê a menina entre os pássaros, e, por um momento, acha que a vida é bela, que a vida vale a pena!

Um vídeo:


Uma URL: http://www.youtube.com/watch?v=liI31JLmGtM

Outro vídeo:


Outra URL: http://www.youtube.com/watch?v=3e8CITknhCA

E uma foto:

domingo, outubro 15, 2006

A Respeito do "Abraço" ao Banrisul


O Correio do Povo deste sábado, dia 14, informa que o abraço ao Banrisul foi promovido pela Frente Popular, com o ex-governador Olívio Dutra, candidato ao governo do estado pelo PT, presente.

A Greve dos Bancários Acabou - 2



Todos os bancários voltaram ao trabalho. Mesmo os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal entraram em acordo com suas respectivas diretorias. O reajuste ficou mesmo em 3,5%.

15 de Outubro, Dia do Professor


Então parabéns a esta categoria tão necessária, e nem sempre valorizada como poderia.

A Greve dos Bancários Acabou

Já tinha acabado na quarta-feira, para muitos sindicatos. E como muitos sindicatos aceitaram a proposta de reajuste da Federação dos Bancos, de 3,5%, o movimento ficou dividido e perdeu força para continuar. Tenho a impressão que apenas o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal em alguns estados continuam em greve hoje.

sábado, outubro 14, 2006

Gillo Pontecorvo - 1919-2006

O cineasta italiano Gillo Pontecorvo faleceu quarta-feira, dia 11, em Roma, Itália. Seu maior sucesso foi o filme "A Batalha de Argel", um clássico, reprodução histórica da tentativa do exército francês de sufocar a independência da Argélia, inclusive empregando tortura contra os nacionalistas argelinos. O filme é de 1965.

Dossiê

É curioso. Na Rádio Gaúcha, no programa Gaúcha Atualidade, os jornalistas Armindo Antonio Ranzolin e Ana Amélia Lemos se referem ao dossiê que gerou o rolo todo do PT, e que possivelmente foi um dos fatores que levou a eleição presidencial para o segundo turno de "Dossiê Cuiabá". Por que não "Dossiê Vedoin" ou "Dossiê Sanguessuga", como o faz, por exemplo, o Observatório da Imprensa (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=399JDB014) ?

Dia de Abraçar o Banrisul - 2

Nas fotos, participantes do "abraço", na rua Capitão Montanha. E um flagrante do candidato ao governo do estado Olívio Dutra, que ia passando por ali (o flagrante do Olívio é cortesia de uma colega).
.

.

.

Dia de Abraçar o Banrisul

Hoje, por volta de 12 h 30 min houve um abraço por parte de funcionários, familiares e sindicalistas ao Banrisul, em que as pessoas que "abraçavam" o banco gritavam "Não à Privatização". Este movimento deve ter um endereço certo: o candidato a vice-governador Paulo Feijó, na chapa de Yeda Crusius, do PSDB. Segundo as mais recentes pesquisas Yeda Crusius tem larga vantagem sobre Olívio Dutra, seu concorrente no segundo turno da eleição no estado. Paulo Feijó manifestou desejo de privatizar o Banrisul, ou qualquer outra empresa cuja iniciativa privada pudesse fornecer ao estado e à população. Como a chapa Yeda Crusius / Paulo Feijó é favorita, há o temor dos funcionários.

Depressão...

Ainda o Fiat Idea

Dias atrás, comentei aqui (http://voltasnoporto.blogspot.com/2006/09/fiat-idea.html) que a propaganda do Fiat Idea fora gravada em Porto Alegre, nas esquinas da Av. Borges de Medeiros com a Rua José Montaury, e a versão impressa fora montada na esquina da Rua Uruguai com a Rua Sete de Setembro. Pois o Emílio Pacheco (http://emiliopacheco.blogspot.com/2006/10/universo-paralelo.html) me chama a atenção que a foto não é na esquina da Uruguai com a Sete de Setembro, como eu havia pensado a partir da prefeitura à direita na foto. Trata-se na verdade de uma inversão da foto, na mesma esquina da Borges com a José Montaury. Como ele disse lá, deve se tratar de uma Porto Alegre II, de um universo paralelo.

quinta-feira, outubro 12, 2006

1° de Julho

1° de Julho
Legião Urbana

Composição: Renato Russo

Disco: A Tempestade - 1996

Eu vejo que aprendi
O quanto te ensinei
E nos teus braços que ele vai saber
Não há por que voltar
Não penso em te seguir
Não quero mais a tua insensatez
O que fazes sem pensar aprendeste do olhar
E das palavras que guardei pra ti
Não penso em me vingar
Não sou assim
A tua insegurança era por mim
Não basta o compromisso
Vale mais o coração
Já que não me entendes, não me julgues
Não me tentes
O que sabes fazer agora
Veio tudo de nossas horas
Eu não minto, eu não sou assim
Ninguém sabia e ninguém viu
Que eu estava a teu lado então
Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua Deusa, meu amor
Alguma coisa aconteceu
Do ventre nasce um novo coração
Não penso em me vingar
Não sou assim
A tua insegurança era por mim
Não basta o compromisso
Vale mais o coração
Ninguém sabia e ninguém viu
Que eu estava ao teu lado então
Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua deusa, meu amor
Baby, baby, baby, baby
O que fazes por sonhar
É o mundo que virá pra ti e para mim
Vamos descobrir o mundo juntos baby
Quero aprender com o teu pequeno grande coração
Meu amor, meu amor

http://legiao-urbana.letras.terra.com.br/letras/46920/

Daniel na cova dos Leões

Daniel na Cova dos Leões
Legião Urbana


Composição: Renato Russo

Disco: Legião Urbana Dois - 1986


Aquele gosto amargo do teu corpo
Ficou na minha boca por mais tempo
De amargo então salgado ficou doce,
Assim que o teu cheiro forte e lento
Fez casa nos meus braços e ainda leve
E forte, cego e tenso fez saber
Que ainda era muito e muito pouco.

Faço nosso o meu segredo mais sincero
E desafio o instinto dissonante.
A insegurança não me ataca quando erro
E o teu momento passa a ser o meu instante.
E o teu medo de ter medo de ter medo
Não faz da minha força confusão
Teu corpo é meu espelho e em ti navego
E eu sei que tua correnteza não tem direção.

Mas, tão certo quanto o erro de ser barco
A motor e insistir em usar os remos,
É o mal que a água faz quando se afoga
E o salva-vidas não está lá porque não vemos



http://legiao-urbana.letras.terra.com.br/letras/46935/

10 Anos sem o Bardo

Hoje faz 10 anos que morreu Renato Mafredini Júnior, o Renato Russo. Eu não me lembro como recebi a notícia do falecimento do cantor, mas me lembro que a notícia me transtornou. Em matéria de musica e poesia foi uma grande perda.
Os "posts" seguintes são homenagem a ele.

quarta-feira, outubro 11, 2006

Sobressaltos

11 de outubro de 2006, 16 h 30 min: entra a Internet a manchete que que um avião "uma pequena aeronave" atingiu um prédio residencial em Nova York. As autoridades norte-americanas se apressaram a informar que não deve ser um novo ataque terrorista contra a cidade.
A pequena aeronave era um bimotor, ou seja, nem tão pequena assim. As imagens mostram pelo menos dois andares atingidos e um incêndio no prédio.
Vamos ver a cobertura nos noticiários.

Ignacio Ramonet: O Norte e o Sul (A Coréia) - Folha de São Paulo, 11/10/2006

O Norte e o Sul

IGNACIO RAMONET

A dissensão na península Coreana cresceu acentuadamente, apesar dos repetidos avisos de Washington e Tóquio, após a Coréia do Norte ter feito disparos experimentais de sete mísseis, em 5 de julho. Os sete caíram no mar do Japão, embora um deles, o Taepodong-2, seja teoricamente capaz de alcançar o território dos EUA.
Os testes não infringiram leis internacionais, mas foram repreensíveis por ameaçarem a segurança no nordeste da Ásia, potencialmente uma das regiões mais perigosas do mundo. O nível de ansiedade aumentou ainda mais com o anúncio de Pyongyang, segunda, de que tinha testado uma arma nuclear.
Em setembro de 2005, Pyongyang se comprometeu a deixar seu programa de armas nucleares, e a decisão, adotada sob negociações em seis partes (China, Japão, Coréia do Norte, Rússia, Coréia do Sul e os EUA), suscitou grandes esperanças, sobretudo na Coréia do Sul.
Após a restauração da democracia, na década de 90, Seul começou a melhorar suas relações com seu vizinho setentrional. O presidente sul-coreano na época, Kim Dae-jung, visitou Pyongyang e em 15 de junho de 2000 assinou uma declaração conjunta com seu colega norte-coreano, Kim Jong-il, que marcou uma virada nas relações entre as duas Coréias.
As autoridades da Coréia do Sul confiam em diálogo e intercâmbios, especialmente na esfera econômica, além de no desenvolvimento de interesses comuns, para reduzir diferenças entre os dois países, prevenir conflitos e abrir caminho a uma eventual reunificação. Os intercâmbios comerciais hoje movimentam US$1 bilhão, e a Coréia do Sul é a segunda maior parceira comercial de Pyongyang, depois da China.
Uma zona econômica especial foi criada em Kaesong, ao norte do paralelo 38, e cerca de 8.000 norte-coreanos trabalham em empresas sul-coreanas estabelecidas ali. Apesar dos obstáculos persistentes, as duas partes estão trabalhando também em propostas para restaurar a ligação ferroviária entre Seul e Pyongyang, além de outras comunicações.
Após o acordo de 19 de setembro de 2005, a situação se deteriorou repentinamente quando o Tesouro norte-americano adotou medidas financeiras contra Pyongyang, sob o pretexto de que o Banco Delta Asia, em Macau, havia lavado dinheiro para a Coréia do Norte -acusação que nunca foi consubstanciada por uma investigação internacional posterior.
Em fevereiro deste ano, com medo do que Washington poderia fazer, o banco congelou ativos norte-coreanos avaliados em US$24 milhões. Pyongyang reagiu fechando a porta às conversações em seis partes, reafirmando seu direito de ter bombas nucleares e levando adiante os disparos experimentais que foram condenados pelo Conselho de Segurança da ONU, incluindo a China.
Segundo a Coréia do Norte, o governo norte-americano não quer uma solução diplomática e busca um objetivo apenas: uma mudança de regime. Algumas autoridades da Coréia do Sul compartilham essa opinião.
Kim Dae-jung, arquiteto da reconciliação com a Coréia do Norte e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2000, nos disse em Seul, em 14 de setembro, que desaprovou os disparos experimentais de mísseis, mas que pensava que Washington não estava fazendo nada para acalmar a situação.
Os neoconservadores em Washington não querem a paz nessa região. Eles não defendem os interesses americanos, como fazia o presidente Bill Clinton; este apoiava os esforços em favor de um diálogo pacífico. Mas os neoconservadores têm obsessão por sanções, embora as sanções nunca tenham funcionado contra Cuba, Iraque, Afeganistão ou Irã.
Agora exortam Tóquio a também impor sanções. Isso alimenta os desentendimentos regionais e propicia aos elementos de direita no Japão uma desculpa para pedir o rearmamento do país, o que aumenta a desconfiança da China. Para Kim Dae-jung, tudo isso forma uma espiral perigosa.
O atual presidente sul-coreano, Roh Moo-huyn, tem visão semelhante. Ele normalmente é obrigado a tentar agradar seu poderoso aliado, mas se manteve firme na discussão com o presidente George W. Bush na cúpula de Washington, em 15 de setembro, em relação a três pontos sobre os quais os países têm posições discordantes.
Roh reiterou sua determinação de, no caso de uma guerra, assumir o comando militar dos 30 mil militares americanos estacionados na Coréia; insistiu sobre mais tempo para negociar os planos altamente impopulares para um acordo de livre comércio com os EUA e se recusou a impor mais sanções à Coréia do Norte.
Sobre esse ponto, Seul está determinada a não se dobrar diante das pressões de Washington, mas a conservar o direito de tomar suas próprias decisões. Como diz Kim Dae-jung, os sul-coreanos não querem a reunificação pela força, como aconteceu no Vietnã, nem uma reunificação destrutiva, como foi o caso na Alemanha. Eles querem ser deixados sozinhos para avançar em seu ritmo próprio, lenta e pacificamente, na direção de uma solução feliz.


O jornalista e escritor IGNACIO RAMONET é editor-chefe do "Le Monde Diplomatique"

Tradução de CLARA ALLAIN

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1110200607.htm

Editorial da Folha de São Paulo de 11/10/2006 Sobre a Bomba Nuclear Norte-Coreana

A bomba prolifera

O SUPOSTO teste nuclear norte-coreano deve ser deplorado. Se já é ruim que mais países tenham acesso a bombas atômicas, pior quando tais artefatos caem nas garras de uma ditadura tenebrosa.
Feita essa constatação, é preciso reconhecer que, em termos estritamente jurídicos, a Coréia do Norte tem tanto direito quanto os EUA ou a Rússia de possuir uma bomba. Só o que limita a aquisição ou o desenvolvimento de artefatos bélicos atômicos é o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), do qual a Coréia do Norte não é mais signatária.
Daí não segue que o mundo esteja de mãos atadas. Se um ou mais países quiserem impor sanções à Coréia do Norte por conta do que consideram um comportamento hostil, podem fazê-lo.
O problema é a assimetria do sistema de não-proliferação. Firmado em 1968, o TNP peca por tentar congelar a divisão do mundo em duas categorias de países. Na primeira figurariam as cinco potências nucleares da época -EUA, URSS (depois a Rússia), Reino Unido, França e China-, autorizadas a manter arsenais. Na segunda estariam os demais, que se comprometeriam a nunca adquirir tais armas.
Não surpreende que o TNP jamais tenha funcionado bem. Índia, Paquistão e Israel, que nunca assinaram o documento, desenvolveram arsenal atômico. A África do Sul também, mas o destruiu nos anos 90. A Coréia do Norte, que era signatária do pacto, denunciou-o em 2003.
Um TNP imperfeito é ainda preferível à anarquia nuclear. Mas, para que o pacto possa ser respeitado, as potências nucleares deveriam dar seguimento a uma das previsões do tratado e estabelecer um cronograma de longa duração para o completo desmantelamento atômico.
Tal disposição jamais foi tratada com seriedade. A existência de duas categorias de países pode ser admitida como excepcional e transitória; não como definitiva.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1110200602.htm

terça-feira, outubro 10, 2006

Ontem Foi um Dia de Primavera em Porto Alegre

Foi um dia ensolarado, e de temperatura agradável. Teria sido um dia perfeito se a Coréia do Norte não resolvesse explodir uma bomba atômica em seu subsolo.

Montando a Feira do Livro

A Feira do Livro continua sendo montada. Será a 52ª edição.
.

Bancários Continuam em Greve

A categoria dos bancários continuava em greve nesta terça-feira, 10/10/2006.
Durante o dia houve proposta da Federação dos Bancos de 3,5 % de reposição salarial, o que repõe o índice inflacionário de 2,85% mais reajuste real de 0,65%. Os bancários farão assembléias no final da tarde / início da noite para avaliar a proposta.
.
Na foto, a entrada da principal agência da Caixa Econômica Federal em Porto Alegre.
.

Outra do Fim do Mundo - 2

Não têm sido fáceis os últimos dias.
Noticiamos aqui os testes dos indianos com seu míssil de longo alcance Agni. A Coréia do Norte havia comemorado a independência dos Estados Unidos, em 4 de julho lançando vários mísseis Taepong 2. Agora temos a bomba atômica da Coréia do Norte...

Outra do Fim do Mundo

Como diria o Tutty Vasques, colunista do No Mínimo, a turnê do Fim do Mundo não tem fim.
Hoje fomos acordados com a notícia que a Coréia do Norte explodiu uma bomba atômica, de 5 a 15 kilotons segundo medições russas. A medição da Coréia do Sul, a partir de registro sísmico, indicava uma detonação de 0,8 kilotons. 1 kiloton é equivalente a 1.000 toneladas de TNT. A bomba que destruiu Hiroshima tinha cerca de 15 kilotons.
Assim, agora temos 9 nações com capacidade de produzir bombas nucleares: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coréia do Norte. A África do Sul tinha um programa atômico militar, mas desistiu dele, e se adequou às regulações da Agência Internacional de Energia Atômica, pelo menos aparentemente.

segunda-feira, outubro 09, 2006

A Feira do Livro Vem Aí de Novo

E já que o "post" anterior falou em Feira do Livro, é bom ressaltar que ela já vem de novo. A próxima feira do livro já está sendo montada. As armações de metal já estão espalhadas pelas avenidas Sepúlveda e Sete de Setembro. A feira de artesanato, que fica na altura da Setembro, na Praça da Alfândega, já se mudou para a Rua da Praia.

100 Coisas de Gaúcho

Estas "Coisas de Gaúcho" eu também recebi pelo correio eletrônico. Segundo o início foi escrito por um carioca (acredite se quiser).
Copiando o George Orwell, "todos os gaúchos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros", de maneira que não participei de certas coisas como as relacionadas ao Anchieta, ao Grêmio Náutico União, à Sogipa, ...
Vez por outra aparece algum termo chulo, pelos quais peço desde já desculpas àqueles que se sintam ofendidos.
No mais, ria! Ou sorria amarelo!...
.
Coisas de Gaúcho , é o DNA deles... (escrito por um carioca)

1- Ele comenta com você notícias que "deu no rádio".

2- Quando ele conversa, parece uma briga!

3- As 6 da manhã, mesmo sábado ou domingo, ele já faz barulho com a chaleira e o mate.

4- Não existe lugar nem hora inconveniente para andar com uma cuia...

5- Domingo sempre tem churrasco de meio-dia.

6- O que sobra, vira arroz carreteiro...

7- Se é colorado, é anti-gremista.

8- Se é gremista, é anti-colorado.

9- Se não tem dinheiro vai para: Capão da Canoa, Imbé e Tramandaí, as melhores praias do Sul.

10- Se tem dinheiro vai para: Punta del Este, Floripa e Bahia.

11- Prefere pala e poncho a casaco.

12- Não dá a mínima para o 7 de setembro e sim para o 20 de setembro.

13- Fica furioso com Revolução Constitucionalista de 32.

14- Canta de cor todo o Hino Rio-Grandense no 20 de setembro.

15- É separatista.

16- Paga " um boi " pra não entrar numa briga e, depois que entrou paga " dois bois " pra não sair.

17- Tem a bandeira no RS colada na traseira do carro.

18- Sempre tem um amigo "estanciero" (fazendeiro) em Bagé ou Passo Fundo.

19- Teve algum parente na Revolução de 30.

20- Nunca existiu mulher mais linda do que Ieda Maria Vargas!

21- Odeia a poluição de São Paulo, mas adora a de Buenos Aires.

22 - De Getúlio a Médici, todos grandes presidentes . Por que? Eram gaúchos!...

23- Deus enviou o seu Messias ao Rio Grande do Sul . Nome? Leonel Brizola!!

24- Se acha provinciano, e se orgulha disso!...

25- Harvard? Oxford? Cambridge? Yale? Princeton? Sorbonne? Que nada, universidade é a Ufrgs (se pronuncia ÚRGUIS), chamada de "a federal". Essa é de verdade!

26- Tem porte de arma.

27- Não sabe onde esta sua arma ("Vou dar um tiro no piá que escreveu isso.") .

28- O Centro de Porto Alegre, não fica no Centro ...

29- Todo mundo tem apelido.

30- Quando neva em Gramado, faz de conta que já sentiu frio bem pior.

31- A estrada que vai para o litoral se chama "Free-Way".

32- "Balada" tem conotação a tiroteio (Acho que ele nunca veio aqui.) .

33- Tomar um "Balaço" é embriagar-se.

34- Vai no Marcanã ver o Fla-Flu com camiseta do Inter.

35- Reza pra encontrar alguém do Casseta & Planeta e encher de porrada!

36- O primeiro telefone na memória do celular é sempre o do advogado

37- Fez CPOR, na arma de cavalaria.

38- Já quis ser piloto da Varig.

39- Tem algum amigo piloto da Varig.

40- Reclama dos preços da Varig.

41- Pelé foi um enganador, craque era o Tesourinha e o Alcindo!...

42- Sonha em ter um sítio.

43- Quem tem o sítio, tem uma "eguinha", pra dar " banda" no sábado.

44- Gosta de comer "Bergamota" na cama.

45- Acha que entende tudo de vinho.

46- Acha que a melhor cerveja do mundo é a Polar.

47- Não tem a mínima idéia do motivo que pão francês é "cacetinho".

48- Gosta de domir depois do churrasco . "tchê, vou tomar uma magnésia bisurada e dar uma sestiada..."

49- Adora passear na Expointer.

50- Não perde uma oportunidade de trazer contrabando de Rivera.

51- Chama a esposa de "Mãe" e marido de "Pai".

52- Ou é "chimango" ou é "maragato".

53- Ou é PT ou é anti PT e não tem meio termo.

54- Adora passar o dia em Gramado.

55- Acha Gramado caríssimo!!!

56- Desmarca até o casamento de um filho para uma pescaria ou caçada.

57- Adora chamar os outros de "fiá-da-puta" cujo plural é "fiá-das-puta".

58- Enlouquece quando é chamado de "filho da puta".

59- Adora assistir corrida com chuva no Autódromo de Tarumã.

60- Acha a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul melhor que a de Munique.

61- Já foi filiado ao PTB ou ao PDT.

62- Parece íntimo de todo mundo.

63- Adora caminhar na Rua da Praia, mesmo sem saber o que anda fazendo por ali.

64- Não tem carro, tem "auto" (Sem comentários...) .

65- Sabe de cor o " Canto Alegretense, Céu Sol Sul e Querência Amada".

66- Sempre leva um baralho de cartas pra praia, pra um " carteado com dia de chuva".

67- Gosta de passear em supermercado.

68- Acha a Cidade Baixa um espécie de "SoHo" nova-iorquino dentro de Porto Alegre.

69- Acha o Moinhos de Vento parecido com a Recoleta ou Palermo Chico.

70- Assistiu a algum show da Elis Regina, mesmo que tivesse 4 anos quando ela morreu...

71- Sempre foi apaixonado pelas "gurias do Anchieta"...as Anchietanas.

72- Já conheceu uma namorada no Dado Bier.

73- Traiu a namorada no Café do Prado.

74- Vai pra Factory em São Leopoldo, pra não ser descoberto.

75- Gosta de ir no "Parcão", no "Brique" e na "Encol".

76- Come sushi com costela!

77- Não perde uma despedida de solteiro na "Tia Carmen".

78- Gosta de dias de sol no inverno, pra "lagartear" (e comer a tal de "bergamota").

79- Acha que ainda está em tempo de "pegar em armas contra a ditadura do governo central"

80- Já leu "A Ferro e Fogo", do Josué Guimarães umas 10 vezes.

81- Chama o Metrô de "Trensurb".

82- Os táxis em Porto Alegre são de uma cor indescritível, e não tem o banco do passageiro na frente .

83- Já foi no " Ocidente", no Bom Fim, mas nega até a morte!

84- Chama arquibancada de "Geral".

85- Chama "Geral" de "Coréia".

86- Os Colorados acham que o Beira-Rio é maior que o Olímpico.

87- Os Gremistas acham que o Olímpico é o maior que o Beira-Rio.

88- Chama cavalo de "pingo".

89- Chama menino de " piá".

90- Chamam os gays de "Odete".

91- Chamam as lésbicas de "Machorra".

92- Chama os vizinhos "as véia(o) aí do lado". Independente da idade deles.

93- Chama massa de ar polar de "minuano".

94- Já cantou muito Kleiton & Kledir.

95- É sócio, ou já foi, do Grêmio Náutico União ou da Sogipa.

96- Sempre quis ser sócio do Leopoldina Juvenil.

97- Tem fixação por "produtos coloniais".

98- Espera o ano todo pela Feira do Livro.

99- Tem a mania de falar "Buenas Tchê".

100- Acha que as gaúchas são as mulheres mais bonitas do Brasil ( e são mesmo!! )!...

Marcadores: ,

sábado, outubro 07, 2006

Bancários Continuam em Greve

A categoria dos bancários continua em greve nesta sexta-feira, 6 de outubro.
Ontem à tarde havia diversas agências com piquetes. Algumas bloqueadas outras não, de diversos bancos. Porto Alegre tem a peculiaridade que muitos bancos no Centro se localizam numa área pequena concentrada entre as ruas Sete de Setembro, Siqueira Campos, Borges de Medeiros e João Manoel. Assim era fácil constatar a força aparente do movimento.

Problemas em Rede

Ontem, dia 5, não consegui acessar meu correio eletrônico. Agora estou usando o "webmail", e o saite do fornecedor do correio esteve indisponível nos momentos em que eu o tentava acessar. Igualmente, não consegui acessar o Blogger.
Estes são o tipo de dificuldade que enfrentamos com estes serviços em rede.

Dia de Chuva em Porto Alegre

A temperatura está agradável, mas há muita umidade. Choveu de madrugada e de manhã.
O Canal do Tempo indica 21º C no início da tarde.

Bancários em Greve

Bancários de todo o Brasil estão em greve, em busca de melhor reposição salarial.
A Federação dos Bancos propõe reajuste de 2,85%, o que repõe a inflação do período, mas não significa nenhuma avanço na correção salarial, apesar dos lucros do setor bancário.

quinta-feira, outubro 05, 2006

RBD em Porto Alegre

E o que está "bombando" em Porto Alegre nestes dias, ontem e hoje, é o conjunto musical RBD, da novela mexicana "Rebelde", que, se não me engano, é exibida aqui no Brasil pelo SBT.
Ontem alguns milhares de crianças, adolescentes e adultos responsáveis foram ao Gigantinho para verem o conjunto que se apresentou por volta de 20 h . O show será repetido hoje.
Observação: digo que o show será repetido hoje, mas é provável que quando a nota estiver publicada no blog, o show já tenha acabado.

Dia Internacional de Apoio aos Animais

4 de outubro de 2006 - Hoje é o Dia Internacional de Apoio aos Animais, que a espécie humana consagrou. É uma data oficial da ONU.
Também é dia de São Francisco de Assis, e assim, nos templos católicos em que este santo é patrono, por assim dizer, terão missas em que as pessoas que possuírem um animal de estimação, poderão levá-los para receber a bênção do sacerdote.

China Tem 34 Milhões de Blogs

Esta notícia veio do caderno de informática da Folha de São Paulo.
Existem 34 milhões de blog mantidos por internautas chineses, e 55 milhões de leitores periódicos destes blogs. Segundo a mesma notícia, o número de internautas da China é de pouco mais de 120 milhões.

terça-feira, outubro 03, 2006

Dia de Primavera, Quase de Verão, em Porto Alegre

Sol e calor marcaram o dia de hoje.
O relógio-termômetro da esquina da Caldas Júnior com a Sete de Setembro marcava 22º C às 14 h. E o Canal do Tempo informava 24º C às 18 h 30 min.
A previsão para amanhã, no mesmo Canal do Tempo é de máxima de 32º C.

Ainda a Respeito de Cristianismo e Islamismo

Islâmicos vêem Jesus como um profeta, na linhagem dos homens do Velho Testamento, sendo que o maior de todos os profetas foi Maomé.
Cristãos, em sua maioria, vêem Jesus como um profeta também. Contudo ele é muito mais que um profeta. Ele é o próprio Deus que se fez carne (ou corpo), habitou entre nós, e morreu pelos nossos pecados.
Certamente existem grupos dissidentes de cristãos que pensam de maneira diferente, assim como é possível que exista algum muçulmano que creia que Jesus seja maior que Maomé, mas é certo que a maioria dos muçulmanos diria que a idéia cristã de Jesus como a encarnação de Deus é uma blasfêmia.

Laerte: Plágio - Folha de São Paulo, 03/10/2006

segunda-feira, outubro 02, 2006

Dono da Verdade

O colunista da revista CartaCapital, Nirlando Beirão escreveu em sua coluna, um texto com o título acima. Reproduzo este texto dele abaixo (CartaCapital, nº 412, ano XIII, 27/09/2006, página 47):

"Houve quem visse, no recente surto de Bento XVI contra os discípulos de Alá, o despertar daquele que presidiu até a morte de João Paulo II a Santa Inquisição com estilo tão imperioso que o chamavam de "Rottweiler da Fé". Na verdade, o papa alemão andou tentando se adocicar, em palavra e ação, de forma a ampliar o espectro de seu pontificado. O problema de Bento XVI não é temperamento. Como todo teólogo de formação, ele não pode duvidar de sua fé. É um intelectual, acadêmico, dogmático. Religiões são por natureza exclusivistas - a verdade é única, a sua. Por mais que se desminta, Bento XVI crê no que diz. João Paulo era de outra índole. Dizia-se pastor. O pastor crê, mas sabe que o mundo tem algo a lhe ensinar."

O único reparo que eu faria é que me parece que as religiões não são por natureza exclusivistas. Talvez seja a questão de se questionar o que significa "por natureza" em primeiro lugar, haja visto que religiões não são naturais, mas, historicamente, são criações culturais dos homens. Mas se o autor quis dizer que faz parte do caráter intrínseco das religiões serem exclusivistas, vamos lembrar que isso se aplica mais ao cristianismo e ao islamismo. Hinduísmo é uma religião que adora muitos deuses. O budismo tem variadas formas e respeito por outras fés. Os antigos paganismos aceitavam acréscimos de deuses de outras sociedades.