quinta-feira, novembro 30, 2006

Laerte - Folha de São Paulo, 29/11/2006

Maneira Dinamarquesa de Controlar o Trânsito

Pois o blog do Jean Scharlau (http://jeanscharlau.blogspot.com/2006/11/mesmo-em-trnsito-faa-amor-no-faa-guerra.html) divulga uma notícia do saite Espaço Vital (http://www.espacovital.com.br/novo/noticia_ler.php?padrao=3&idnoticia=5877%20), que por sua vez se refere a uma reportagem de uma televisão canadense, a RSFS, mostrando uma curiosa maneira que os dinamarqueses criaram para chamar a atenção para o limite de velocidade em sua capital Copenhagen. Colocando jovens com os seios nus a agitar placas com o limite urbano de velocidade.
É uma notícia que você vê e não acredita. Acha que deve ser armação.





Unusual_Speed_Control_Idea
Vídeo enviado por jar1966

terça-feira, novembro 28, 2006

Caco Galhardo: Realidade - Folha de São Paulo, 22/11/2006

Segunda-feira com Cara de Segunda-Feira em Porto Alegre

Dia nublado a maior parte do tempo.
Em compensação, foi dia de temperaturas amenas. Por volta das 15 h, o relógio-termômetro da esquina da Sete de Setembro com a Caldas Júnior marcava 16º C. Eu acho que a temperatura era mais que isso.
Às 22 h, o Canal do Tempo informava 19º C.

E Morreu Jece Valadão

O ator tinha 76 anos. A notícia apareceu na Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u66434.shtml) .
Uma trajetória de maior cafajeste do cinema brasileiro, a crente renascido em Cristo.

Sexta-Feira Agitada Para o MNLM em Porto Alegre

Esta sexta-feira, 24 de novembro, foi um dia agitado para o pessoal do Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM, que está ocupando o prédio que havia servido de base para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital - PCC, tentar assaltar as agências de dois bancos nas imediações através de um túnel subterrâneo. O plano dos criminosos foi frustrado pela ação da Polícia Federal.
Pela manhã houve um início de tumulto entre as pessoas que ocupam o prédio e policiais da Brigada Militar. Segundo declaração dada por Beto Aguiar, líder do MNLM, dada a Gilberto Jung (e publicada no saite do Terra: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1267017-EI306,00.html), os policiais queriam impedir o acesso dos sem teto de volta ao prédio após eles terem saído para um ato de apoio ao Movimento dos Trabalhadores sem Terra - MST. Houve ferimentos leves em alguns dos ocupantes do prédio e ao menos um policial. O tumulto também foi noticiado no Correio do Povo deste sábado, que também não estabeleceu o motivo da intervenção da polícia militar gaúcha, pois aparentemente não havia ordem de reintegração de posse do prédio, pois ele está "sob judice".
No final da tarde apareceram pessoas com bandeiras do MST, e da CUT - Central Única dos Trabalhadores, juntamente com um caminhão de som para uma pequena manifestação de apoio aos ocupantes do prédio. Contudo a manifestação teve que ser interrompida, pois logo após o início de alguns discursos, uma forte tempestade se armou sobre Porto Alegre, e obrigou os manifestantes a procurar abrigo contra a chuva.

No vídeo, a gritaria do tumulto matutino:



Ou o link: http://www.youtube.com/watch?v=BnJ07Pg9DtQ


Ou, alternativamente, no Google Vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=-449912166672106824&pr=goog-sl


Foto do início da concentração à tarde:





Vídeo da manifestação da tarde:



Ou o link: http://www.youtube.com/watch?v=FXNAk0fzouE


Ou, alternativamente, no Google Vídeo: Vídeo:http://video.google.com/videoplay?docid=-3087424426634637565&pr=goog-sl

sábado, novembro 25, 2006

Globalização

Da coluna do jornalista Carlos Brickmann, no Observatório da Imprensa:

Globalização

Portugal já criou muitos problemas para o cantor Sérgio Reis: seu sucesso da época era Panela Velha ("não interessa se ela é coroa/ panela velha é que faz comida boa"). "Panela velha", em Portugal, é gíria para uma parte do corpo que não fica bem mencionar em público.

O Brasil por enquanto resistiu bem às investidas vocabulares da globalização: o Ford Pinto não foi vendido por aqui, embora o motor fosse fabricado em Taubaté, mas o Picasso circula normalmente. E estão chegando dois novos modelos: a Chana, chinesa, e o Picanto, coreano.

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=408CIR001


Voltando a Falar do Clima de Porto Alegre Para Variar

E hoje, 24 de novembro, por volta de meio-dia, o Canal do Tempo informava 32o C, com sensação térmica de 36o C. Ou seja, aquele abafamento que a gente começa a imaginar que vai derreter se ficar muito tempo na rua, ou se caminhar mais que 10 metros.
Pois às seis da tarde o tempo virou, e uma tempestade de vento agitou a cidade, seguida de uma chuva forte, mas que logo virou chuva fraca...
Bom. Pelo menos refrescou um pouquinho...
O Canal do Tempo informa 22o C agora à noite.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Caco Galhardo: Insuportável! - Folha de São Paulo, 14/11/2006

Ainda Sobre o Dia da Consciência Negra

A coluna Toda Mídia do jornal Folha de São Paulo, de ontem, 21 de novembro, informou que o Dia da Consciência Negra foi ignorado na TV Globo pelo Fantástico e pelo Bom Dia Brasil, ganhou duas frases no jornal Hoje, e notícia no Jornal Nacional.
Mas teve ampla cobertura da Folha de São Paulo.
Eu acrescentaria que o jornal Correio do Povo, aqui de Porto Alegre, também deu ampla cobertura à data.
E o blog Animot (http://animot.blogspot.com/) relembra, citando o Correio do Povo de 20 de novembro de 2003, que quem entrou na justiça contra a decretação dos feriados municipais em Porto Alegre, Alvorada e Pelotas foi a Fecomércio - Federação do Comércio de Bens e Serviços do RS. E os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul acataram a argumentação da Fecomércio que não cabia aos municípios estabelecer feriados cívicos.
O tópico do Animot que aborda isso se chama "O Dia da Inconsciência Branca" (http://animot.blogspot.com/2006/11/o-dia-da-inconscincia-branca.html), para quem quiser dar uma olhada.

Amamentação

E esta notícia foi publicada na Folha de São Paulo de hoje, 22 de novembro, vinda da agência Associated Press.
Um grupo de mães se reuniu no aeroporto de South Burlington, estado de Vermont, nordeste dos Estados Unidos, para amamentar seus bebês. A reunião foi uma manifestação pelo direito de amamentar os bebês quando quer que fosse, pois no dia 13 de outubro passado, no mesmo aeroporto, uma mãe foi convidada a se retirar de um vôo no aeroporto porque não quis cobrir com um cobertor o seio exposto para a amamentação.
A empresa aérea se chamava Freedom Airlines. Isto mesmo: Linhas Aéreas da Liberdade numa tradução possível. A empresa afirma que a comissária que tomou a atitude foi repreendida.
É isso aí...

terça-feira, novembro 21, 2006

Laerte - Folha de São Paulo, 14/11/2006





"I should not to hide an aligator in the teacher's desk, I should not to hide an aligator in the teacher's desk,..."


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f31411200602.htm

Ooops! Morreu Robert Altman

Deu notícia agora no UOL que morreu o cineasta Robert Altman. Ele tinha 81 anos. A causa da morte não foi revelada. Robert Altman foi diretor de filmes como O Jogador, em que mostra sua visão do mundo hollywoodiano, e M.A.S.H., uma comédia (!) sobre a Guerra da Coréia.

segunda-feira, novembro 20, 2006

20 de Novembro, Dia da consciência Negra

Hoje é dia da Consciência Negra, dia de reflexão para os que, em sua esmagadora maioria, são descendentes de escravos, ajudaram a construir a riqueza do país, e, por meio da violência primeiro, e de subterfúgios depois, sempre acabaram afastados desta riqueza e marginalizados.
Hoje já é feriado na cidade de São Paulo, por exemplo, e uma série de outras.
Curiosamente, cerca de três anos atrás, a prefeitura de Porto Alegre tentou estabelecer um feriado municipal neste dia, e uma entidade patronal entrou na justiça contra, afirmando que o município não tem autonomia para decretar feriados cívicos, apenas religiosos, e ficou por isso mesmo.
Se é feriado em São Paulo, e os municípios não têm autonomia para decretar feriados cívicos, significa que nenhuma entidade patronal entrou na justiça em São Paulo?
Espero que em breve, este dia se torne feriado nacional. Temos feriados demais? Sugiro a transformação dos feriados religiosos em pontos facultativos. Natal e Semana Santa são observados por todos, ou quase todos, os ritos cristãos, mas não precisam ser observados por judeus e muçulmanos. Protestantes não precisam observar dia da Senhora Aparecida, ou de Corpus Christi, mas talvez quisessem observar o Dia da Reforma. Os judeus têm seu próprio ano novo. Ou seja, maneira de se celebrar um feriado cívico nacional a mais há. Só é preciso refletir em como fazê-lo.

Dia da Consciência Negra - Charge da Folha de São Paulo, 20/11/2006

E o Prédio que Abrigou o PCC foi Ocupado

O prédio a partir do qual bandidos do PCC (Primeiro Comando da Capital, organização criminosa surgida em São Paulo), pretendiam cavar um túnel para assaltar dois bancos em Porto Alegre foi ocupado na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro, por membros da FNLM - Frente Nacional de Luta poela Moradia. Esta organização deseja que o governo federal desaproprie o prédio, e o deixe em condições de habitação para moradores sem teto.

Nas fotos abaixo, o prédio, na Rua Caldas Júnior esquina com Avenida Mauá.



sábado, novembro 18, 2006

Laerte: Paz! Folha de São Paulo, 11/11/2006


"...Don't worry. I only shoot on the white ones."
.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f31111200603.htm

Outro Que Se Vai 2: Ferenc Puskas

Goleador que gloriosamente perdeu a Copa do Mundo de Futebol de 1954, para a então Alemanha Ocidental, na Suíça, Ferenc Puskas fez parte de um time que foi considerado o melhor daquela Copa.
A mesma equipe já havia sido campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, venceu de goleada a Alemanha na fase preliminar da Copa, mas perdeu na final, em que Puskas jogou machucado, e que, parece, os alemães pegaram pesado nas faltas.
Acabou se envolvendo com a Revolução de seu país, em 1956, e se exilou na Espanha quando veio a repressão. Acabou se naturalizando espanhol.
Morreu de pneumonia aos 79 anos, na Hungria, para onde havia voltado. Nos últimos anos, Puskas sofria do Mal de Alzheimer.

Outro Que se Vai: Milton Friedman

O economista Milton Friedman faleceu ontem, quinta-feira, aos 94 anos, nos Estados Unidos.
Um dos economistas mais famosos do mundo, e, sem dúvida, o mais famoso a partir da segunda metade do século XX. Foi professor na Universidade de Chicago, e de lá, professou que o melhor governo era o menor governo. Popularizou a frase "there is no such thing as a free lunch", ou "não existe almoço grátis", o que significa que se alguém está recebendo algum benefício econômico, alguém pagou por isso (por exemplo, segundo esta idéia, as passagens de ônibus em Porto Alegre deveriam ser mais baratas se não houvesse gratuidade para idosos, e desconto de 50% para estudantes [claro que as aposentadorias são uma lástima, e, em tese estudantes ganham menos que um profissional formado, ou mesmo não ganham nada, mas isto é uma outra história]). Como o melhor governo é o menor governo para Friedman, ao governo caberia regular a oferta de moeda no mercado, reduzindo-a durante processos inflacionários, e aumentando-a durante período recessivos. Eis o motivo pelo qual, Friedman e seus discípulos receberam o rótulo de "monetaristas".
É curiosa nossa história (nossa, humana).
No final do longo ciclo especulativo que culminou com a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e a onda de miséria que se espalhou a partir de então, com o conselho do economista inglês John Meynard Keynes (que foi o outro grande economista do século XX), os governos foram incentivados a intervir na economia, de maneira a prover emprego e diminuir a agudeza das trocas de ciclos econômicos. E assim foi nos Estados Unidos e na Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial e até os anos 1970, quando a expansão econômica diminuiu seu ritmo, e a inflação nos Estados Unidos chegou a dois dígitos. Foi por essa época que Friedman começou a popularizar a idéia que coisas tais como auxílio-desemprego ou aposentadorias generosas eram coisas que desincentivavam o crescimento da economia, e parte de suas proposições começaram a ser praticadas por Margaret Thatcher no Reino Unido, e Ronald Reagan nos Estados Unidos. Este inclusive, em sua campanha para presidente dizia algo como "as pessoas pensam que o governo faz parte da solução, mas na verdade o governo é parte do problema". Por conta disso, o governo Reagan começou a diminuir os benefícios sociais oferecidos pelo governo federal norte-americano, e também por conta disso, o então presidente do FED ("Federal Reserve", o equivalente americano ao Banco Central) Paul Voelcker aumentou assustadoramente a taxa de juros dos títulos do tesouro americano, a melhor forma de retirar dinheiro do mercado. A inflação desabou e os países subdesenvolvidos, o México à frente, mas também o Brasil, quebraram. Ainda por conta do menor governo, o então presidente Reagan tratou de diminuir impostos, o que, dizem, beneficiou a parcela mais rica da sociedade estadunidense.
Foram as idéias de Friedman também que inspiraram a reforma previdenciária promovida pelo governo Pinochet, no Chile, no final dos anos 1970. E também são elas que fornecem boa parte da bagagem teórica que inspira o que hoje se convencionou chamar de "neoliberalismo".
É bem possível que as idéias preconizadas por Friedman estimulassem a atividade e o progresso econômico. É provável também que tais idéias tenham como efeito colateral o fortalecimento dos já privilegiados economicamente, e a miséria aos menos privilegiados, miséria esta que tende a crescer e se tornar acintosa por conta do fim dos "amortecedores" sociais tais como auxílios para desempregados e doentes, ou pensões e aposentadorias.
De maneira geral, as pessoas tendem a ter reações passionais diante das idéias de Friedman, ou as adoram, ou as detestam. O debate continua...

sexta-feira, novembro 17, 2006

"Tired of Dancing" - Vida Mais ou Menos

Do blog "Vida Mais ou Menos":

Tired of Dancing

Se conheceram, por acaso, num churrasco.
Conversaram um pouco, só pra passar o tempo.
Ele estava sozinho, ela não tinha mais ninguém.

Por conveniência, ele pediu para ela o telefone.
E ela, por conveniência, anotou o número em um papelzinho.

E, por conveniência, ele ligou no dia seguinte.
Ela não tinha nada para fazer e era domingo.
Então, por conveniência, foram ao cinema.

Ele continuava sozinho e ela ainda não tinha ninguém.
Por conveniência, continuaram saindo durante um tempo.
Faziam as coisas convenientes que os casais fazem.

Era mais conveniente, então ele a pediu em namoro.
E ela aceitou, claro, por conveniência.

Depois de uns meses, ainda estavam convenientemente juntos.
Parecia adequado, até valia a pena.
Trocavam palavras bonitas e convenientes.
Trocavam presentes quando convinha.

Concluíram que seria conveniente também - por que não? - que se casassem.

E se casaram.
Na igreja, por conveniência.

Tiveram algumas brigas, nada sério.
E, convenientemente, sempre faziam as pazes.

Depois de uns dois anos decidiram, por conveniência, planejar e ter filhos.
Tiveram dois filhos.
Um menino e uma menina, que era mais conveniente.

Um dia, ele sentado na sua poltrona, lendo o jornal.
Ela, lendo uma revista no sofá.
As crianças corriam uma atrás da outra.
Interromperam a leitura e, naquele momento, ela percebeu que estava feliz.
Mas só por conveniência.

http://daniell.blogspot.com/2006/11/tired-of-dancing.html

terça-feira, novembro 14, 2006

Minuto

Do blog Baú de Espantos, da poeta Ana W.


MINUTO

cada minuto que passa

é uma esperança que morre

cada instante chorado

é um minuto perdido

cada soluço é um chamado

que antecipa a morte

cada esperança que passa

é um minuto que morre

cada minuto de choro

é um instante perdido

cada espaço vencido

é uma dor superada


http://baudespantos.blogspot.com/2006/09/minuto-cada-minuto-que-passa-uma.html


segunda-feira, novembro 13, 2006

Feira do Livro de Porto Alegre, Pena Que Acaba

A 52a Feira do Livro de Porto Alegre trminou ontem. Hoje era dia de recolher os estoques que sobraram e começar a desmontar a estrutura da feira. Agora só no ano que vem!



domingo, novembro 12, 2006

Sobre o Controle da Internet Proposto Pelo Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)

O senador Eduardo Azeredo propôs um projeto para "regulamentar" a Internet, e dar mais poder à justiça para punir crimes praticados pela via digital.
O problema é que o projeto proposto resultou tão invasivo quanto inviável. Por exemplo, o jornal Zero Hora, deste sábado, resume o que aconteceria se o projeto fosse aprovado:
  • Todo usuário teria de se cadastrar, e caberia ao provedor verificar a veracidade das informações;
  • O internauta precisaria fornecer nome completo, data de nascimento, número de identidade e endereço completo quando fizesse seu cadastro junto ao provedor;
  • Os provedores precisariam manter os registros das conexões, com identificação do usuário, endereço eletrônico, data, hora de início e de término da conexão, por três anos;
  • O provedor precisaria informar ao usuário, quando pedisse sua identificação, que a conexão obedece às leis brasileiras e que qualquer comunicação seria de sua responsabilidade;
  • O responsável pelo provedor poderia ser condenado a uma pena de dois a quatro anos de prisão, no caso de não identificar corretamente o usuário.

Fonte: Zero Hora - http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=6718&template=&start=1§ion=&source=a1342741.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=23&themeid=§ionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Ou, como diz o Sérgio Leo, em seu blog, será o fim do crime em nosso país:

Considerando que o aumento da criminalidade se beneficia da incapacidade da polícia em diferenciar cidadãos de bem dos marginais, nas ruas;

Considerando que a liberdade para as pessoas irem e virem anonimamente dificulta ainda mais o trabalho policial, e, portanto, abre portas ao crime;

Considerando que é precária a habilidade investigativa da polícia;

Decreta-se:

1)De hoje, em diante, antes de entrar em banco, trocar mensagens na rua,andar por vias de grande movimento ou freqüentar lugares onde outras pessoas possam portar valores, cada cidadão brasileiro estará obrigado a informar, à delegacia policial mais próxima, sua saída de casa e seu destino, e a portar uma tabuleta que permita à polícia acompanhar seu trajeto.

2)Os que quiserem reduzir o incômodo da comunicação diária poderão obter certificados em cartório, por preço módico.

3)Os pobres ou incapacitados de fazer a comunicação em tempo hábil ou de obter o certificado acima mencionado serão probidos de circular, a não ser em locais previamente determinados.

4)Essas regras não valerão para pessoas portando passaportes estrangeiros, ou vinculados a Embaixada de outro país.

Revogam-se as disposições em contrário, à exceção das que aumentem a burocracia no trânsito dos cidadãos, pelo bem da segurança.


Troque "embaixada" e "passaporte" por provedor, e é mais ou menos isso que certos esclerossauros pensam em fazer com a Internet brasileira, nesse momento, no Senado.

Cartas para o senador Eduardo Azeredo, o entusiasta dessa contribuição cibernética ao bestialógico nacional.

(Blog do Sérgio Leo: http://sergioleo.blogspot.com/2006/11/o-fim-do-crime-no-pas-por-que-no-se.html) .

Mas acho que a melhor cobertura para este projeto é do blog coletivo "Insanus", com os textos da "Nova Corja". Eles questionam se a real intenção do senador não é criar dificuldades para que literalmente alguém possa vender facilidades.
E com humor, lá pelas tantas eles informam que o ex-deputado José Dirceu era contra o projeto, a afirmam que o José Dirceu obviamente deveria ser contra, pois projeto tão disparatado deveria ser exclusividade do PT. Maldade dos rapazes da Nova Corja! :)

Confira: http://www.insanus.org/novacorja/







Feira do Livro, 11 de Novembro de 2006

A 52a Feira do Livro de Porto Alegre esteve movimentada em seu penúltimo dia de funcionamento, neste sábado.
Pois é. É uma pena que esteja acabando!...



Sítio Arqueológico Aberto Neste Sábado

O sítio arqueológico do antigo cais de Porto Alegre, esteve aberto à visitação pública neste sábado novamente.

sábado, novembro 11, 2006

Jesus Salva!

Foi o que pensei mais uma vez quando vi a notícia no Correio do Povo, que um ladrão havia devolvido a uma vítima uma televisão roubada anteriormente. O caso foi o seguinte: o tal ladrão havia invadido a casa da vítima, e roubado uma TV de 29 polegadas. O crime ocorreu em 9 de março deste ano. Depois o ladrão entrou em contato com a vítima, se identificando, mas dizendo que não iria dizer aonde estava a TV roubada "por questões éticas".
Pois ontem, o tal ladrão chegou à casa de sua vítima trazendo uma nova televisão de 29 polegadas, inclusive com qualidade superior a anteriormente roubada. Não satisfeita com a retribuição, a vítima se encaminhou à delegacia onde havia registrado a ocorrência do roubo, com o novo aparelho, com medo que também fosse roubado, mas o funcionário da delegacia que tudo estava em ordem, inclusive com a nota fiscal. E em depoimento o ladrão arrependido disse que havia "se convertido" e entrado para uma igreja. Este rapaz tem 26 anos, segundo a notícia. Tomara que permaneça no bom caminho no decorrer de sua vida.
De certa forma, ele reproduz a história de Zaqueu, relatava no livro de Lucas, no Novo Testamento, capítulo 19. Zaqueu era um coletor de impostos, e os coletores de impostos tinham a prerrogativa de cobrar mais que o exigido em impostos, e embolsar a diferença, ou seja praticavam extorsão. Quando encontrou Jesus, e foi tocado pela mensagem deste, chamando-o à mudança de vida, inclusive à honestidade, Zaqueu aceitou o conselho de Jesus e afirmou que restituiria a quaisquer pessoas que tivesse prejudicado o que elas reclamassem.
Como eu costumo repetir: Jesus salva!

Mais Um Que Se Vai: Jack Palance

Ouvi a notícia no rádio pela manhã, e pude confirmar por meio de jornais hoje. Faleceu ontem, sexta-feira, na Califórnia, aos 87 anos, o ator Jack Palance. Os necrológios falam de filmes tão antigos quanto "Os Brutos Também Amam", de 1953, um faroeste em que ele faz o papel de um bandido assassino. Para lembrar dele, em filmes mais recentes, ou menos antigos, citemos alguns do final da década de 1980: Bagdad Café, do alemão Percy Adlon, de 1988, ele faz o papel de um artista retirado em um hotel de beira de estrada no deserto. No filme Batman, de Tim Burton, de 1989, aquele em que o bandido Coringa, vivido pelo ator Jack Nicholson, aparece mais que o herói Batman, atuação de Michael Keaton, Palance faz uma ponta como chefe de Nicholson, antes do acidente que o transforma no Coringa.
Eu sempre penso que o mundo fica mais pobre quando perde figuras assim. Apesar disso, dizem os jornais que o ator se vangloriava de NÃO ver seus próprios filmes, pois, em geral, os achava ruins, e muitos dos diretores com quem trabalhou incompetentes.

Na 52a Feira do Livro: "Todos Pela Educação"

Durante a Feira do Livro do ano passado tive a oportunidade de "postar" um texto em que eu dizia que nem todo mundo estava na Feira para vender livros, mas para divulgar idéias (http://voltasnoporto.blogspot.com/2005/11/chega-de-tanto-imposto.html) .
Este ano encontrei uma banca com panfletos pregando "Todos Pela Educação", com metas de melhoria da educação no Brasil, e até um saite na Internet (www.todospelaeducacao.org.br) . Em tese é uma idéia fácil de vender, pois não deveria haver pessoa em sã consciência que pudesse ser contra a educação. Isto é, se neste aspectos eu não estiver sendo um otimista inveterado. O, digamos, projeto tem apoio institucional do Grupo Gerdau, como é possível constatar pela cópia digitalizada do panfleto abaixo.
Curiosamente, na mesma banca havia em lugar menos saliente aqueles mesmos folhetos que foram divulgados pela Aclame - Associação da Classe Média, clamando "Chega de Tanto Imposto!" . Será que são as mesmas pessoas promovendo as duas propostas?





Congresso de Odontologia - Fernando Gonsalez - Folha de São Paulo, 10/11/2006

sexta-feira, novembro 10, 2006

Black Eyed Peas em Porto Alegre - 2

Nesta sexta-feira também não houve notícias sobre o show do Black Eyed Peas aqui em Porto Alegre nos jornais locais, Zero Hora e Correio do Povo, pelo que pude constatar. Não tive acesso ao diário O Sul. Vai ver que a vinda do grupo norte-americano, que juntou mais de 10 mil espectadores na Fiergs, não é relevante para os nossos jornais.
No extremo, talvez a vinda do grupo tenha sido apenas uma alucinação deste blogueiro. Já que os jornais locais não noticiaram, talvez não tenha acontecido...

Brinquedo Bomba na Caxemira

Notícia no UOL (http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/11/10/ult1808u78986.jhtm) informa que uma "boneca-bomba" foi utilizada na Caxemira Paquistanesa, resultando na morte de cinco meninas. Segundo a notícia, o incidente aconteceu em Muzaffarabad, capital da Caxemira Paquistanesa. Ainda segundo a notícia, oficiais da polícia paquistanesa disseram que as forças de segurança indianas costumam "plantar" brinquedos-bomba próximos da fronteira, em território paquistanês, visando ferir civis.
Se isso for verdade, deve ser a maneira como as forças de segurança indiana encontraram para se vingar dos freqüentes atentados promovidos por guerrilheiros islâmicos, que a Índia afirma serem apoiados pelas forças militares paquistanesas, que matam civis indianos.
Demonstração que a estupidez humana pode ser bem criativa.
Esta notícia é parecida com uma que li em algum lugar que dizia que existiam minas que deixavam acima do solo formas coloridas que lembravam borboletas, de maneira a chamar a atenção de crianças, para matá-las ou mutilá-las. Haveria muitas minas deste tipo espalhadas em lugares que são ou que foram zonas de conflito pela África.
A estupidez humana pode ser bem criativa.

quinta-feira, novembro 09, 2006

Feira do Livro, 9 de Novembro de 2006

A Feira do Livro de Porto Alegre continua. Na foto abaixo, uma visão da Rua da Praia.


Brasil em 69º Lugar no Ranking de Desenvolvimento Humano da ONU

Segundo notícia da Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86508.shtml), o Brasil ficou em 69º lugar no ranking de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU - Organização das Nações Unidas. O Brasil repetiu em 2006 o mesmo índice de 2005, com 0,792 - o índice vai de 0 a 1, mas caiu de 63º para 69º este ano. Os três primeiros de 2005, continuam sendo os primeiros de 2006: Noruega, Islândia e Austrália. Na América ao sul dos Estados Unidos, o primeiro país a aparecer na lista é Barbados, na 31º posição. Barbados é uma ilhazinha no Caribe, com pouco mais de 270 mil habitantes, onde se fala inglês e se vive do turismo. Depois vêm Argentina (36º), Chile (38º), Uruguai (43º), Costa Rica (48º), Cuba (50º), São Cristóvão(ou Saint Kitty) e Névis - outro pequeno arquipélago caribenho de fala inglesa (51º), Bahamas - mais um pequeno arquipélago caribenho de fala inglesa (52º), México (53º), Trinidad e Tobago - um arquipélago um pouco maior que os já citados, também no Caribe (57º), Panamá (58º), Antígua e Barbuda - mais um pequeno arquipélago caribenho (59º), Dominica (68º), e, finalmente Brasil. Assim no ranking americano ficamos em 15º (Canadá é o primeiro colocado na América, em 6º, e Estados Unidos fica em 8º).
Segundo a Folha, há 17 países da América Latina e Caribe com pior índice de desenvolvimento humano pior que o brasileiro, começando pela Colômbia (70º) até o Haiti (154º).
Sempre se deve ter em mente que é preciso ter algum critério ao comparar jaca com maçã. O o índice de desenvolvimento humano da ONU é baseado no PIB per capita com paridade por poder de compra, a expectativa de vida, e as taxas de alfabetização e escolarização de cada país.
A Folha publicou o índice completo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/20061108-idh-tabelas.pdf .

Black Eyed Peas em Porto Alegre

O Black Eyed Peas esteve ontem em Porto Alegre, e quase sofre um "black out" de notícias. Nem o jornal Zero Hora, nem o Correio do Povo deram notícia do show que aconteceu ontem, 8 de novembro, na Fiergs, Zona Norte da cidade. Possivelmente as edições de hoje já estivessem fechadas no momento em que o show acabou, e a cobertura fique para sexta.
Havia algo no Terra. O saite estimou em cerca de 10 mil espectadores assistiram ao show, em que o grupo cantou suas melhores canções. Informa ainda que Will.I.Am disse que adorava o Brasil, e que possivelmente fora brasileiro em outra encarnação. E que Fergie, apesar de estar com o corpo bastante coberto, "rebolou bastante" (sic), e se mostrou insinuante, como os fãs do grupo deveriam esperar, por sinal.
O saite do Terra informou outras coisas interessantíssimas sobre a estadia do grupo em Porto Alegre, como informar que eles se hospedaram no Sheraton local, Fergie foi nadar na piscina da Associação Leopoldina, ao lado do hotel, que eles estiveram em uma boate, e experimentaram a típica caipirinha brasileira...
O Black Eyed Peas é um grupo de hip-hop / rap / funk norte-americano, composto por três rapazes com nomes estranhos, Will.I.Am, Apl.de.Ap e Taboo, e uma moça lânguida e insinuante chamada Fergie. Se você não conhece, procure assistir à MTV, onde certamente passará algum clipe deles, ou ouvir a rádio Pop Rock FM (107,1 no dial do rádio), entre outras, que certamente você ouvirá alguma música deles. Boas para quem gosta do ritmo e para dançar.
Então tá.
Mais no Terra: http://musica.terra.com.br/planetaterra/interna/0,,OI1238437-EI5858,00.html

Feira do Livro, 8 de Novembro de 2006

Nesta edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o país homenageado é o Japão.



Dia Lindo em Porto Alegre

Dia lindo, ensolarado, mas com vento, e inesperadamente frio para esta época do ano, quando estamos literalmente esquentando para o verão. A temperatura era de cerca de 15º C, pelo início da manhã, e por volta de 13 h 30 min, o Canal do Tempo informa 19º C.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Feira do Livro, 7 de Novembro de 2006

A foto abaixo é da área internacional...

terça-feira, novembro 07, 2006

Feira do Livro, 6 de Novembro de 2006

O dia que começou com chuva. Por isso a umidade na praça. Na foto abaixo, o espaço próximo à Avenida Sepúlveda.


E A Propósito do Tempo

Hoje tivemos chuva forte pela manhã, tempo nublado no decorrer do dia, e sol no final da tarde...

Primeiro Dia "Útil" do Horário de Verão

E o sol foi se pôr após as 19 h 30 min...

domingo, novembro 05, 2006

Dia 5 de Novembro é Dia da Língua Portuguesa


"o amor é um fogo que arde sem se ver
é ferida que dói, e não se sente
é um contentamento descontente
é dor que desatina sem doer"

Este trecho acima é do soneto número 5 de Luiz de Camões, e musicado
pela Legião Urbana, na música Monte Castelo, no álbum As Quatro Estações, de 1989.



Escavações Arqueológicas na Praça da Alfândega

Neste sábado, dia 4, o sítio de escavações arqueológicas em frente ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS estava aberto ao público. Assim, quem estivesse por ali, poderia conferir o antigo cais, que segundo os monitores ali presentes, era de 1858. Além deste sítio, há outro próximo à estátua do General Osório, que seria do cais anterior, do início do século XIX, cerca de 1820.
Há mais de 150 anos a cidade de Porto Alegre, vem tomando terrenos do rio Guaíba, que agora é chamado de lago...







Feira do Livro, 4 de Novembro de 2006

A Feira do Livro continuava com bastante movimento neste sábado, dia 4. Um dia nublado, e com bastante vento.

Menos Um: Clifford Geertz

A nossa imprensa marcou bobeira, e eu fiquei sabendo pelo blog da May(?), chamado "Thats that, Tucanada" (http://beauvoriana.zip.net/arch2006-10-29_2006-11-04.html), que o antropólogo Clifford Geertz faleceu. O blog dela liga para o saite da Universidade de Princeton (http://www.princeton.edu/main/news/archive/S16/23/30G03/index.xml?section=topstories) , onde informa que o antropólogo morreu dia 30 de outubro, aos 80 anos, após uma cirurgia cardíaca.

sábado, novembro 04, 2006

Feira do Livro, 3 de Novembro de 2006

Surpreendentemente a Feira do Livro estava bastante cheia hoje.
Além da foto com a multidão na Feira, foi possível flagrar alguém gravando imagens da Feira.






Efemérides de Novembro

O mês de novembro já começa com dias significativos. No dia primeiro, os católicos comemoram o Dia de Todos os Santos. Alguns protestantes fazem galhofa com este dia. Como se não bastassem haver, às vezes, mais de um santo para cada dia, ainda existe um dia para todos os santos. Isto é, se esqueceram alguém, fica para o dia de todos os santos. Também é um dia para pagar dívidas, pois como muitas vezes, quando perguntados quando pagarão suas dívidas alguns devedores replicam informando o "Dia de São Nunca", se não há um dia específico de ""São Nunca", ele pode ser comemorado no dia de todos os santos.Eh, eh, brincadeirinha...
E no dia 2, é o dia de Finados, que também é conhecido como o dia de limpar e arrumar túmulos por aqueles que não fizeram isto nos outros dias do ano. Dia de intensa movimentação em direção aos cemitérios, e de bonança para os vendedores de flores.

quinta-feira, novembro 02, 2006

13a Fenamor da 52a Feira do Livro de Porto Alegre

Neste dia 1o de novembro, princesas da 13a Fenamor - Feira Nacional da Amora, Morango e Chantily, de Feliz, estiveram promovendo a festa que deverá se realizar nos dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19 próximos.
Feliz fica a cerca de 80 km de Porto Alegre.




Continua a 52a Feira do Livro de Porto Alegre - 2

Nas fotos abaixo, o estúdio da Rede Riograndense de Comunicações, dono da TV Pampa, do diário O Sul, e algumas emissoras de rádio. O estúdio fica na ponta oposta ao do estúdio Guaíba / Correio do Povo, na Rua da Praia.




quarta-feira, novembro 01, 2006

Morreu Pieter Botha

Segundo notícia da Folha de São Paulo, morreu ontem, enquanto dormia, Pieter Botha, aos 90 anos. Ele foi presidente da África do Sul no auge das sanções ao país por causa do apartheid. Quando saiu da presidência, foi substituído por Frederik de Klerk, que começou o desmanche do regime. A notícia da Folha informa que estima-se que 2.000 pessoas foram mortas sob sua presidência, e 25.000 detidas, sendo que algumas destas foram torturadas.

Dia do Saci - 2

Esqueci de informar. Este "post" abaixo, do Dia do Saci, foi uma colaboração que chegou via correio eletrônico.

Continua a 52a Feira do Livro em Porto Alegre

A foto abaixo foi batida em 31 de outubro de 2006, no centro geográfico da Praça da Alfândega, na esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Sepúlveda.


Relembrando: Dia 31 de Outubro é Dia da Reforma

Em 31 de outubro de 1517, o então monge agostiniano Martinho Lutero pregou na porta da igreja (ou foi do castelo? não importa. O local pode ser consultado depois...) em Würtemberg, as suas 95 teses contestando as coisas que achava erradas na igreja do tempo dele.
Este ano é o aniversário de número 489.

Dia do Saci!

SACI-PERERÊ - FOLCLORE BRASILEIRO







O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e de uma perna só, que vivia aprontando travessuras.



Viva o Saci!!!!!