sábado, janeiro 27, 2007

Férias

Este blog entra em ritmo de férias até quase o final de fevereiro.
Não quer dizer que nada será publicado neste período. Significa apenas, talvez, menos regularidade para os "posts".

Mais Uma Foto do Cometa McNaught

Esta foi tirada pelo fotógrafo Bryan Parsley.

Para saber mais sobre Bryan Parsley, é possível acessar o saite dele: www.prophoto.com.br/

E no saite da revista Viagem e Turismo há uma pequena coleção de fotos dele, neste endereço: http://viagemeturismo.abril.com.br/multimidia/galeria/index_bryan.shtml

Zeus

O jornal Correio do Povo, de segunda-feira passada, na seção internacional traz um pequena notinha (12 linhas com 35 colunas) informando que cerca de 200 pessoas se reuniram no domingo nas ruínas de um antigo templo grego para adorar a Zeus, o Rei dos Deuses, segundo a religião da Grécia Clássica. Segundo a notícia, é a primeira cerimônia deste tipo desde a proibição do politeísmo no século IV.
É isso então. 1600 anos após o imperador Teodósio ter proibido outras religiões, que não o cristianismo, e este em sua versão católica. no Império Romano, um deus antigo é trazido de volta à adoração.
Hermeneutas das profecias bíblicas devem estar em polvorosa.

Americanos Comparam Compartilhamento de Arquivos Semelhante a Multa de Trânsito

Esta notícia veio do saite de tecnologia do UOL.
Pesquisa conduzida pela empresa canadense Toronto Research chegou à conclusão que 59% dos norte-americanos (o que este blog acredita que sejam os cidadãos dos Estados Unidos, mesmo a pesquisa sendo conduzida por uma empresa canadense) consideram o download de filmes e músicas uma contravenção semelhante a um delito de trânsito. Já o roubo de um filme em DVD de uma loja seria um crime muito grave para 78% deles. E 40% afirmam que o download ilegal, ou o compartilhamento em redes ponto a ponto (ou "peer to peer" ou ainda "p2p" se você fala inglês) é um crime muito grave.
Para estes 59% que acham que estacionar em local proibido um delito pior que compartilhar arquivos, os grandes estúdios e os artistas-celebridades dos filmes arrasa-quarteirão (ou "blockbusters" se você fala inglês) já ganham dinheiro bastante, e não precisam ficar importunando consumidores que baixam obras de redes de compartilhamento.
Mau sinal por os grandes estúdios e seus advogados.

Mais em: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2007/01/25/ult3949u861.jhtm

Renascer

No blog do Paulo Moreira Leite, no jornal O Estado de São Paulo, uma entrevista com uma repórter que fez uma investigação sobre os problemas com a Igreja Renascer, em 2002. A reportagem foi capa da revista Época na ocasião.

http://blog.estadao.com.br/blog/paulo/?title=torcia_por_esse_desfecho_diz_reporter_qu_2002&more=1&c=1&tb=1&pb=1

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Atenção!... Filas!...

Mensagem recebida pelo correio.

"Divulguem esta informação, tentem passar ao máximo de pessoas que
puderem, mas

não deixem de informar este direito do cidadão.

Vivi hoje uma experiência que confirmou uma suspeita.

Há cerca de um mês eu entrei no banco para fazer um pagamento e, quando vi o tamanho da fila, pensei: "vou ficar horas aqui dentro." Foi quando lembrei-me de repente da Lei que entrou em vigor no Brasil, que regula o tempo máximo de espera em fila bancária. Salvo engano, são 20 minutos em dias normais, e 30 em dias de pagamento de pensionistas do INSS.

Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na fila, pois se o tempo excedesse eu encaminharia o papelucho para a Prefeitura multar o banco.

Entrei na fila, e notei que de repente aquele apito que sinaliza caixa desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi diminuindo rapidamente. Quando cheguei ao caixa ele solicitou a senha, para autenticar, e eu fiquei intrigado. No meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo????Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei...Foram 17 minutos de fila. Ótimo!!! Eu esperava ficar mais de uma hora. Achei que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento fluiu rapidamente.

Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa.

Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele, fazendo cara de quem não gostou, e perguntou:"Que senha???

Não tem senha. Entre na fila." Eu insisti. Ele disse que não sabia de senha nenhuma...

Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: " Se necessitar senha, solicite ao caixa".

Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de quem não gostou e disse: "Que senha?" Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a senha.

Então eu exigi: " a senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei...." O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila.

No início continuou lenta,quase não andava.De repente, o mesmo fenômeno,começou a apitar que não parava mais, e a fila foi rapidamente diminuindo. Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha pra autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que circulava por trás dos caixas, com cara de gerentona, e em resposta à pergunta dela de ..."e aí ?? tudo bem???" o caixa respondeu. "BELEZA". Matei a charada...."BELEZA" foi a E a gerentona então deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao público.


MORAL DA HISTÓRIA - Existe sim um número de funcionários nos bancos,suficiente para atender dignamente o público, porém eles são desviados para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por telefone,enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila. Esta aqui não fica mais... Cada vez que entrar em um banco, eu peço a senha com o horário.

Vamos lutar por esse direito obtido. Não sejamos bobos... É só a gente divulgar e insistir para a lei pegar.


EM TEMPO: OS BANCOS RECORRERAM AO SUPREMO PARA FICAREM FÓRA DA LEI DE

DEFESA DO CONSUMIDOR E ESSE PROCESSO SE ARRASTA HÁ 5 ANOS NO TRIBUNAL."


Laerte - Folha de São Paulo, 15/01/2006

Uma atualização da piadinha gasta sobre o funcionário público sempre ausente de seu emprego, mas que deixou o paletó, e segundo os colegas "deve ter dado uma saidinha, mas não demora, pois deixou o paletó." Não sei até que ponto a piada seria baseada na realidade, ou simples maldade dos insatisfeitos. Mas esta atualização do Laerte ficou irresistível.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f31501200703.htm

De qualquer maneira, pode-se interpretar neste caso que o fulano trabalhou até morrer na repartição.


terça-feira, janeiro 23, 2007

Cometa McNaught - 2

Hoje, dia 22 de janeiro, por volta de 21 h 30 min ainda era possível ver sobre o céu de Porto Alegre o cometa McNaught. Certamente uma aparição mais pálida do que em dias anteriores, mas o cometa ainda estava lá, visível, para quem se dedicasse a observá-lo. No mesmo sentido sudoeste, ou seja, à esquerda de onde o Sol se pôs.
Uma visita marcante neste ano de 2007!


Halo Solar, Outras Visões - 4


The End of the World
Originally uploaded by Omar Junior.
De Omar Junior. Ele deu o nome de "The End of the World", e realmente está o Fim do Mundo esta foto dele.

Halo Solar, Outras Visões - 3


Parhelion
Originally uploaded by laurallis.
De Lauralis.

sábado, janeiro 20, 2007

Cometa McNaught

Neste outro blog, mais fotos do cometa McNaught, com comentários.

http://poanet.blogspot.com/2007/01/inesquecvel.html


O Cometa McNaught


Comet McNaught
Originally uploaded by jawaka.
O Jawaka viu...

Ontem, Eu Vi a Luz!

Ontem eu via a luz!
A luz do cometa McNaught. A propósito, era uma luz bem fraquinha. Mas era visível. Para minha felicidade, aconteceu uma feliz coincidência, eu estava saindo do serviço, e um colega estava vindo ao meu andar para apreciar o tal cometa. E ele se aproximou da janela e enxergou o cometa. Me chamou para apreciar a aparição. A princípio eu não enxerguei, mas ele me indicou a posição do cometa no céu visível. E lá estava o McNaught, a sudoeste, ou, mais fácil, de onde olhávamos ele estava à esquerda da chaminé do Gasômetro.
Saí caminhando o mais rápido que pude para a ponta do Gasômetro, na esperança de observar melhor o cometa, mas quando cheguei lá praticamente só havia a cauda do cometa já se desvanecendo.
Mas o rápido brilho que pude ver antes já valeu!


sexta-feira, janeiro 19, 2007

Ashley X

Eu vi a notícia no jornal Folha de São Paulo do dia 5 passado.
Ashley "X", uma menina com um dano cerebral irreparável, atualmente com 9 anos de idade, teve seu útero e suas glândulas mamárias extraídas, e está recebendo tratamento hormonal por via intradérmica, de maneira que não poderá crescer.
Seus pais, que se dizem pessoas com formação superior, também pais de dois irmãos de Ashley, uma menina e um menino, que não sofrem de nenhuma deficiência cerebral ou física, dizem que tomaram a decisão pela filha de forma a poderem tratar dela da melhor maneira possível. Como o dano cerebral é irreversível, o crescimento do corpo só traria transtornos para Ashley e para quem cuidasse dela. Nesse caso, parece que esta tarefa será uma tarefa para toda a vida dos pais, e que mesmo após a morte deles, será transferida para os irmãos de Ashley. Os pais informam que se tal tratamento tivesse sido iniciado antes, os benefícios poderiam ser ainda maiores. Eles a chamam de "Angel Pillow", numa tradução livre, o "Anjo do Travesseiro", pois sobre um travesseiro a menina passa sua vida. Não consegue firmar a cabeça, não consegue sentar sozinha, e é alimentada por um tubo.
Como quase tudo na vida, a decisão dos pais sobre Ashley trouxe opiniões contra, e apoios.
E como quase tudo na vida, é fácil emitir opinião, mas difícil se colocar no lugar destes pais. O que você faria? Na prática, parece coerente. Um ser humano que sempre terá a mente de um bebê, ficará eternamente num corpo de criança. Por outro lado, não sei se estes pais não ficarão sempre pensando se têm o direito de impedir o crescimento do corpo de sua filha. Eu possivelmente ficaria...
Mais detalhes:
Folha de São Paulo (para assinantes): http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0501200710.htm
Em inglês:
Blog da Ashley: http://ashleytreatment.spaces.live.com


Halo Solar, Outras Visões - 2



Originally uploaded by bruno_antunes.
De Bruno Antunes.

Halo Solar, Outras Visões


Halo solar
Originally uploaded by Buratto.
De Buratto.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Linha do Horizonte de Porto Alegre


porto alegre
Originally uploaded by Calovi.
Também do Calovi!

Halo Solar, Uma Outra Visão


solar halo
Originally uploaded by Calovi.
Do Calovi!

Halo Solar Sobre Porto Alegre - 2


halosolar-16012007-03326
Originally uploaded by Ze Alfredo.
Outra foto.

Um Halo Solar Sobre Porto Alegre


halosolar-16012007-03300
Originally uploaded by Ze Alfredo.
Um halo de luz envolveu o sol sobre Porto Alegre, hoje, dia 16 de janeiro.

Laerte - Folha de São Paulo, 07/01/2007

Mais uma do Laerte. Sempre ótimo e desconcertante...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Fernando Gonsalez - Folha de São Paulo, 30/12/2006 - 2

Cicarelli - Espero Que Seja o Último "Post" Sobre o Assunto

Pois após os 300 de Gideão, que seguindo o juiz hebreu, destruíram um exército muitas vezes maior, e os 300 de Esparta (que alguém me disse que contando com armeiros, e outros apoios logísticos seriam na verdade 5 mil) que impediram o avanço de exército persa na Grécia do século IV, eis que no sábado passado, dia 13, 25 valentes foram à sede da MTV Brasil, em São Paulo, pedir a demissão da apresentadora Daniella Cicarelli, em retaliação à dificuldade de acesso ao saite de compartilhamento de vídeos YouTube no Brasil, devido a um processo que a apresentadora e o seu namorado, Renato Malzoni, levaram à Justiça por violação de privacidade, com um agravo impetrado por este último.
Depois de terem sido enviadas mais de 80 mil mensagens de correio eletrônico à emissora, segundo a contagem da revista CartaCapital, edição 427, foram 25 os que se apresentaram para se manifestar, após o acesso ao YouTube ter sido restabelecido.
Embora se deva levar em consideração que estas 80 mil mensagens foram enviadas de todo o Brasil, talvez até algumas do exterior, é certo que alguns milhares destes 80 mil correios foram enviadas de São Paulo, ou seja, é mais fácil enviar um e-mail a uma emissora do que ir até lá reclamar. Certamente a reversão da sentença acalmou o ímpeto de muita gente.
Parece que a direção da emissora, ou alguém delegado pela direção, recebeu boa parte dos participantes, e a própria Cicarelli pediu desculpas pelo transtorno que em parte havia causado.
Caso encerrado?

sábado, janeiro 13, 2007

A Suíça Lava Mais Branco e Uniformes Cor de Laranja

Tempos atrás, um intelectual suíço lançou um livro cujo título, se não me engano, era "A Suíça lava mais Branco". Era uma denúncia de como os bancos suíços, protegidos por uma legislação relativamente liberal com relação a depósitos e movimentação bancários estavam "lavando" dinheiro proveniente do crime organizado, corrupção política e tráfico clandestino de armas. O lançamento do livro serviu de mote para que a revista Veja fizesse uma entrevista com o autor na época (infelizmente este blogueiro não lembra o nome do autor do livro). Na entrevista o autor falava como os bancos suíços, aproveitando-se de iniciativas seculares que no seu início pretendiam proteger os correntistas de perseguições políticas e religiosas que aconteciam na Europa, a partir do século XVI, vinham legalizando dinheiro de tráfico de drogas, bem como durante a Segunda Guerra Mundial guardavam reservas do Reich Nazista, e logo após esta guerra criaram dificuldades para os sobreviventes judeus ou seus herdeiros sacar seus recursos. No início a privacidade dos bancos suíços era para proteger correntistas de perseguição política e religiosa (sendo que pelo século XVI e XVII, muitas vezes política e religião estavam muito ligadas).
Na edição on-line da Folha de São Paulo de hoje, 12 de janeiro, há cinco textos sobre a prisão dos líderes da Igreja Renascer em Cristo nos Estados Unidos. Lá eles estão detidos por mentirem a respeito de quanto dinheiro eles estavam trazendo para o país. Os textos da Folha de São Paulo informam que o casal está preso em celas separadas num centro de detenção federal em Miami, e usando os característicos uniformes cor de laranja de prisioneiros. Também informa que eles dispensaram assistência consular, e constituíram advogados em território estadunidense. Ao mesmo tempo, a sede da igreja em São Paulo foi pichada, mas os cultos continuavam acontecendo normalmente, e os fiéis continuavam a freqüentar a igreja, bem como dízimos e ofertas continuavam a ser recolhidos, inclusive, para aparente surpresa dos repórteres, por meio de cartões de débito bancário.
Por conta de intelectuais franceses e do Fórum Social Mundial, a palavra "alteridade", ou seja, aquilo ligado ao "outro", ou ao "diferente" tem sido muito valorizada. Mas é interessante ver a dificuldade que o pessoal da Folha tem de perceber o "outro" neste caso. Embora procurem a palavra de advogados para verem o que os acusados têm a dizer, eles parece que têm dificuldades de entender o que acontece. Para os fiéis da igreja é bem possível que o escândalo todo seja uma criação midiática, a partir das acusações de um procurador de justiça. Por que outro motivo alguém iria pichar "ladrões" na fachada da igreja, se não houvesse ampla repercussão das acusações do procurador na imprensa? As acusações podem ser fortes, mas ainda precisam passar pelo crivo de um juiz, como já foi dito aqui em outro "post". Se a igreja possui contabilidade estruturada, com contador, como eu imagino que deveria ter, eu vou querer ver em que artigo do código penal o casal Hernandez poderá ser enquadrado.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, o casal Estevam e Sônia Hernandez sofrem na prisão. Provavelmente pensem de si como mártires, que cometeram um erro, quando fugiam do Brasil perseguidos pela inveja de algumas pessoas. Estão presos por alguma coisa que aqui no Brasil seria como contravenção. Se fossem presos e obrigados a vestir uniforme presidiário aqui, provavelmente veríamos como arbitrariedade. Talvez se tivessem buscado refúgio na Suíça não estivessem passando por isso, e estariam revivendo o início das tradições helvéticas de proteção ao correntista.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Outra: Rubinho Ganha Processo Contra Comunidades no Orkut

O saite da revista Info Exame (http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/012007/11012007-1.shl) informa que o piloto Rubens Barrichello conseguiu que a Justiça de São Paulo acatasse pedido para retirada de comunidades no Orkut que o criticassem.
A revista informa ainda, que desde a tarde de ontem, dia 10, não era possível acessar comunidades que criticassem o piloto no Orkut.
Ou seja, vamos precisar de alguma sociedade para livre circulação de informações. Assim como não se deve xingar sob a capa do anonimato, quem vai ser a contra-parte para verificar se as coisas não são apenas tentativas de censura e de esconder informações?

Daniella é Parte no Processo de Censura ao YouTube

Conforme é possível ver no saite da Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67486.shtml) . Daniella Cicarelli é co-autora do processo em que é solicitada o cancelamento de acesso do saite de compartilhamento de vídeos YouTube aos internautas brasileiros. A notícia informa inclusive o nome completo da moça ("Daniella Cicarelli Lemos"), que aparece na nota da decisão da Justiça que restringe acesso ao YouTube. Em entrevista à Folha de São Paulo publicada ontem, Daniella dizia que não tinha nada a ver com o processo (para assinantes: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1001200710.htm).
Batendo uma notícia contra a outra, dá para dizer que a moça mentiu.
E o saite Boicote a Cicarelli (http://www.boicoteacicarelli.com/) está programando uma manifestação em frente à MTV no próximo sábado, dia 13.

Morreu Jean-Pierre Vernant

Historiador francês, Jean-Pierre Vernant faleceu, aos 93 anos, terça-feira passada, dia 9. A causa da morte não foi revelada.
Era especialista em Grécia Antiga. Seu primeiro livro sobre o assunto se chama "As Origens do Pensamento Grego", e continua a ser lido e editado. Mas há outros, como, por exemplo, "Mito e Sociedade na Grécia Antiga", "Mito e Tragédia na Grécia Antiga", "O Universo, Os Deuses, Os Homens".
Informações do RS Urgente (http://rsurgente.zip.net/) e da Folha de São Paulo (para assinantes: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1101200723.htm).


Fernando Gonsalez - Folha de São Paulo, 30/12/2006

Daniela Cicarelli, Renato Malzoni Jr., e outros quetais

O meu filho me escreveu para ressaltar que a Daniela Cicarelli procurou ressaltar que foi o namorado dela, Renato Malzoni, que entrou com o processo que resultou na dificuldade de acesso ao YouTube no Brasil. Todas as pessoas a quem eu perguntei acreditaram nisso, que a própria Daniela não tem nada a ver com isso, a não ser figurar no tal vídeo.
No mais, dizem que a MTV Brasil recebeu mais de 20 mil e-mails reclamando da Daniela Cicarelli, alguns possivelmente informando que não assistiriam mais a tal emissora até que a modelo deixasse de ser apresentadora lá.
Um saite para boicotar a Cicarelli foi lançado: http://www.boicoteacicarelli.com/ . Um outro (e provavelmente vários outros) surgiram para avacalhar a situação esdrúxula: http://www.8p.com.br/grupo/youtubebrasil/flog/a24715/210729/#a24715-211198 .
E, claro, a paródia da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, em sua paródia, e disponibilizada pelo Kibeloco (www.kibeloco.com.br) no Google Vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=-5503498773966581583&q=dengarelli< . Que, por sinal, a própria Cicarelli, em entrevista à jornalista Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo, de hoje (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1001200710.htm , para assinantes da Folha ou do UOL) achou que era "uma falta de respeito descomunal".
Um toque exótico nisso tudo foram os comentários do blog do Dr. Peter Rost (eu acredito que esse "dr." se deva a que ele possivelmente seja médico), ex-vice-presidente dos laboratórios Pfizer (http://peterrost.blogspot.com/, em inglês) . Depois do assunto ter sido noticiado por "The New York Times", BBC, CNN, e outros, o Dr. Peter Rost também comentou o assunto, e inclusive publicou o vídeo no blog. Pois o Dr. Rost tem uma teoria para o Sr. Renato Malzoni Jr. ter tomado a iniciativa de procurar tirar o vídeo do ar. Depois de lembrar que ele trabalha para a corretora Merryl Lynch, e que ele seria um "machão", num "país de machões", o Dr. Rost diz que a performance de Malzoni no vídeo, digamos, deixa a desejar. Deixemos o Dr. Rost falar:
"Mas, enquanto Cicarelli parece bem quente no vídeo, seu amante parece outra coisa.
A patética, sunga verde estilo Speedo, que ele usa no vídeo é totalmente cafona. E sua tentativa de, literalmente, colocar algas sobre ela, para, presumivelmente realçar sua masculinidade não torna a situação melhor em nada.
Para a Merryl Lynch ter um negociador forçado a colocar algas sobre sua cueca pareceria algo embaraçoso, (...).
E provavelmente é isto o que levou a querer tirar o vídeo do ar. A sunga e as algas marinhas. Não o sexo."

Quem sabe?

terça-feira, janeiro 09, 2007

Laerte - Folha de São Paulo, 30/12/2006

Igreja Renascer

E está nas manchetes dos principais portais de Internet do Brasil a prisão dos líderes da Igreja Renascer em Cristo, a bispa Sônia Hernandez e o apóstolo Estevam Hernandes, títulos estes auto-infligidos.
Com grande estardalhaço é noticiado que ambos foram detidos em Miami, pelo FBI, pela posse em dinheiro vivo de U$ 56 mil, quando teriam informado apenas U$ 10 mil . As acusações contra o casal no Brasil são de estelionato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Pode ser que o casal seja realmente tudo isso de criminoso, mas até que a justiça determine a culpa deles, tudo que eles são é acusados pelo ministério público do estado de São Paulo. Assim como a justiça de São Paulo expediu um mandato de prisão contra o casal, o Superior Tribunal de Justiça lhes deu um habeas corpus, que inclusive foi o que permitiu que eles viajassem ao exterior.
Tempos atrás a revista Época havia feito uma reportagem em que acusava o casal de estelionato. Para mim, o que ficou é que os líderes da Renascer não pagaram aluguel de alguns locais que utilizavam como templo, e membros da igreja, que haviam sido fiadores do aluguel, foram obrigados a arcar com estes encargos. Isto pode ser caracterizado como estelionato, mas caberá a um juiz a convicção de culpa. As notícias também falam em passivo trabalhista, mas normalmente patrões relapsos são alvo da justiça do trabalho, e raramente são presos como criminosos.
Me parece que o tamanho das manchetes é mais uma onda de sensacionalismo em cima de um alvo fácil, e com dificuldades de se defender. Afinal, ficaram ricos recolhendo dízimos dos fiéis, e prometendo a felicidade. Usaram parte do dinheiro assim adquirido para compra de propriedades e outros luxos "terrenos". O que acontece no momento não é diferente da demonização promovida contra a Igreja Universal anos atrás. Quase todas as igrejas evangélicas vivem das ofertas que são recolhidas entre os seus fiéis. E muitas delas tratam os seus líderes da melhor maneira que podem. A questão com grandes igrejas como esta Renascer ou a Universal é de escala. Como elas são muito maiores, ficam mais visíveis, e chamam mais a atenção.
Mas vamos aguardar. Pode ser que um juiz determine que o ministério público de São Paulo está certo. Os portais de Internet estavam certos de publicar as manchetes, e este blogueiro errado.

O YouTube Foi Desbloqueado...

O YouTube já teve seu acesso liberado pela justiça brasileira. Mas o caso nos deixa com uma pulga atrás da orelha.
1. Como um juiz expede uma ordem dúbia que restringe o acesso de 5 milhões de internautas a uma fonte de informações, por um processo de uma pessoa que defendia sua honra, mas que, contudo, havia praticado atos libidinosos em área pública?
2. Por que as operadoras de telefonia Brasil Telecom e Telefônica foram tão rápidas em acatar a ordem que prejudicava centenas de milhares de seus clientes sem procurar uma ação neutralizasse a liminar da justiça paulista? Afinal todos sabemos que a nossa justiça tem recursos e mais recursos para os assessores jurídicos que os quiserem explorar (uma dica: talvez elas tenham ficado felizes por restringirem fluxo de vídeos, que consome muita banda de transmissão de dados. Ver em: http://computerworld.uol.com.br/comunicacoes/2007/01/09/idgnoticia.2007-01-09.9723178592/IDGNoticia_view ).
3. Deu a impressão que é muito fácil restringir o acesso das pessoas a determinada fonte de dados. Embora o vídeo, objeto da ação na justiça tenha sido espalhado para vários saites diferentes, tornando nula a decisão da justiça para restringir o acesso a ele, as operadores de telefonia restringiram com facilidade o acesso de 5 milhões de pessoas ao YouTube. Havia dicas de como evitar a restrição, mas nem todo mundo iria seguir estas dicas. E por alguns dias o estado de direito da democracia representativa brasileira viveu momentos de ditadura que procura controlar o acesso à informação.
Houve uma vultosa reação. Fóruns, enquetes, blogs, comentários em blogs, todos desancavam a modelo Daniela Cicarelli, e um pouco menos seu namorado, Renato Malzoni. Mas melhor teria sido que não houvesse reação pelo fato de que não deveria ter acontecido nenhuma ação deste tipo.
E, para variar, a notícia correu mundo. E o Brasil virou motivo de chacota, pois alguém resolveu iniciar uma ação judicial sem sentido, e um juiz sem muita noção do que é a Internet a acolheu.

Salvador, Negro Amor

Galeria de fotos no UOL: "Salvador, Negro Amor".

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Angeli - Folha de São Paulo, 05/01/2007

O Angeli tem um grande poder de síntese!...


You Tube Bloqueado?

Segundo notícia do saite da revista Info Exame, quem recebe provimento de conteúdo pela empresa Brasil Telecom aqui no Brasil, tem acessado ao saite de compartilhamento de vídeos YouTube vedado, porque a empresa está cumprindo decisão da justiça de São Paulo, aonde Renato Malzonni entrou com processo para que o vídeo tenha divulgação proibida no Brasil. Enquanto isso, informa a turma da Nova Corja que o tal vídeo está disponível no PornoTube, no Daily Motion, ...
Como diria o Arnaldo Jabor, citando Nelson Rodrigues, em algum daqueles comentários dele na TV Globo, "eu só conheço duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana... E olha que com o universo eu ainda tenho dúvidas...".

Morreu o Criador do Miojo

A Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u113534.shtml) informa que o criador do macarrão miojo, o japonês Momofuku Ando, nascido em Formosa em 1910, quando esta ilha era colônia japonesa, faleceu no Japão, nesta sexta-feira, dia 5 de janeiro.
A notícia diz que ele criou sua indústria de alimentos logo após o fim da Segunda Guerra, quando o Japão
ainda passava por racionamento de alimentos. E em 1958 criou o macarrão instantâneo.
Com a sua invenção ele se tornou uma espécie de padroeiro de todos nós apressados, práticos ou
preguiçosos, que na correria do capitalismo tardio não arranjamos tempo para produzir refeições adequadas.

sábado, janeiro 06, 2007

Dia de Reis

Hoje, 6 de janeiro, é Dia de Reis. Segundo a tradição, o dia em que os sábios do oriente encontraram Jesus, e lhe deram ouro, incenso e mirra. Em muitos países, como por exemplo, o México, hoje é que é o dia de dar e receber presentes. Inclusive eu acho isso mais de acordo, mas nossa tradição aqui é trocarmos presentes no dia em que comemoramos o nascimento de Jesus.

Do Observatório da Imprensa: Do Sensacionalismo Nasce a Barbárie

Edição 410 de 5/12/2006
www.observatoriodaimprensa.com.br
URL do artigo: www.observatoriodaimprensa.com.br

COCAÍNA NA MAMADEIRA???
Do sensacionalismo nasce a barbárie

Eduardo Moraes

Hoje acabaram-se toda a minha capacidade de tolerância e compreensão face à liberdade de imprensa e todo o meu conceito sobre o assunto, ainda que mal formado, posto que não é de meu costume e princípio dar atenção à insuportável exploração pela mídia da banalidade e da desgraça alheia, ora criando transtornos irreversíveis na vida de pessoas comuns, ora simplesmente destruindo suas vidas, famílias e patrimônios.

Aos fatos: vimos por semanas e semanas no noticiário de todo o país, inclusive no horário nobre da TV brasileira, o caso da mãe que em Taubaté (SP) envenenou o filho com a administração de cocaína no leite da mamadeira. Agora, estarrecido, leio que as informações não tinham fundamento, não existia cocaína alguma. E a mãe, rotulada de ex-viciada, psicótica e alienada, presa e surrada por colegas de cela, perdeu parte da audição depois de ter um dos ouvidos perfurado por uma caneta, introduzida pelas detentas como forma de vingança e repúdio ao ato da mãe - afinal inocente e totalmente fragilizada pela perda irreparável de seu bebê, a perda de um filho.

A única palavra

Com isso não se brinca! Não achei uma forma de ignorar mais um bizarro fato do cotidiano deste país de sensacionalismo e circo, e por isso escrevo para a redação deste Observatório da Imprensa. Não consigo imaginar como seria possível aos responsáveis pela difusão e exploração de um caso tão delicado e trágico como este chegarem a suas casas com a sensação de dever cumprido em nome da imprensa e da liberdade que lhes foi dada.

Justiça é a única palavra que vem à cabeça: que a justiça seja feita. A mim, como mero espectador deste circo, só me resta sonhar que um dia não tenha que ser cúmplice indireto de tamanha barbaridade.

***

Laudo inocenta mãe acusada de matar filha

Laura Capriglione # copyright Folha de S.Paulo, 6/12/2006

Foi colocada em liberdade ontem [5/12], depois de 37 dias de prisão, a jovem Daniele Toledo do Prado, 21, acusada injustamente de envenenar a própria filha, Victória Maria do Prado Iori Camargo, de apenas um ano e três meses, com cocaína colocada na mamadeira da menina.

Laudo definitivo do Instituto de Criminalística provou que não era cocaína o pó branco encontrado na mamadeira. Também deu negativo para cocaína o exame feito no pó branco encontrado na boca da criança e recolhido no hospital.

Caiu assim a única evidência que incriminava Daniele, um laudo provisório que a levou à prisão logo que constatada a morte clínica da menina, às 10h40 de 29 de outubro. O alvará de soltura foi concedido pelo juiz da Vara do Júri e da Infância e Juventude de Taubaté, Marco Antonio Montemor.

"Eu nem tinha ainda conseguido entender o que significava aquele pííííííííí do oxímetro [que indicava a ausência de pulso], a correria dos médicos para ressuscitá-la, o corpinho inerte da Victória ainda com o tubo saindo da boca, quando a doutora Érika me arrastou pelo braço para a sala onde estava minha filha, gritando: 'Olha o que você fez, sua assassina. Encara o que você fez, monstro'."

Dali, sem tempo para chorar a perda da filha, Daniele foi levada para a cadeia pública de Pindamonhangaba. "Joga o bicho da mamadeira para cá." Essa foi a senha para o início da surra que deixou Daniele com a mandíbula quebrada, hematomas no corpo e lesões na cabeça, por causa das pancadas contra as grades da cela. Nada menos do que 18 presas participaram da ação contra a jovem.

"Uma presa enfiou uma caneta no meu ouvido e já ia dar um soco para que entrasse até o talo, quando outra lhe pediu que não fizesse isso. Então, ela quebrou a caneta e metade ficou dentro", lembra Daniele. Apesar dos gritos, o socorro só chegou duas horas depois, ao amanhecer, quando a jovem foi levada inconsciente para o pronto-socorro.

Doença estranha

Daniele e sua filha eram bem conhecidas no Hospital Universitário de Taubaté. A menininha tinha uma doença até hoje não diagnosticada, que a deixava inconsciente por várias horas. A criança tomava de quatro a cinco remédios diariamente, inclusive um para evitar convulsões, composto por pó branco. Por causa do agravamento de seu quadro clínico, os últimos quatro meses de vida de Victória foram um entra-e-sai do hospital, com várias internações na UTI.

No dia 8 de outubro, a filha internada, Daniele foi estuprada dentro do hospital. Bastante machucada e em estado de choque, foi atendida lá mesmo. Segundo o delegado-seccional de Taubaté (130 km de SP), Roberto Martins de Barros, um laudo confirma a violência sexual. Na delegacia, Daniele acusou, como autor do crime, um quintanista de medicina, do corpo de residentes do hospital.

"Ele me ameaçava e dizia, enquanto me estuprava, que sabia que eu precisava do hospital para cuidar da minha filha", lembra Daniele.

Depois da denúncia contra o residente, a moça teve de ir à delegacia outra vez, antes da morte da filha. Dia 19 de outubro, médicos do hospital denunciaram ter encontrado um pó branco suspeito no pescoço de Victória. Sem autorização da mãe, foram recolhidas amostras de sangue e de urina da criança. Suspeita: cocaína. O resultado deu negativo.

A última alta de Victória foi no dia 25 de outubro. Mas a menina podia voltar a ter uma de suas crises a qualquer momento. Foi entregue a Daniele uma carta de encaminhamento assinada por duas médicas. Se o quadro clínico da menina piorasse, ela tinha autorização para ir diretamente ao Hospital Universitário.

No dia 28, a criança teve nova crise e a mãe, como combinado, levou-a ao hospital. Não quiseram recebê-la. A mãe deveria levá-la primeiro ao Pronto-Socorro Municipal, onde chegou às 20h30.

A mãe denuncia que, mesmo inconsciente, a criança ficou sem atendimento até as 4h25, quando recebeu glicose em soro. Nesse momento, foi coletada a substância branca da língua da criança (a mesma que o exame preliminar do Instituto de Criminalística afirmava ser cocaína). Às 10h40, Victória morreu.

Assim que foi libertada, ontem, a mãe de Victória abraçou os familiares que a esperavam do lado de fora da Penitenciária de Tremembé (a 138 km de SP). Chorou e, depois, conforme havia pedido à advogada Gladiwa de Almeida Ribeiro, foi para o cemitério visitar o túmulo da menina.

Ela pretende entrar na Justiça para saber se a filha morreu por omissão de socorro ou por morte natural. Também quer punir o estuprador que a vitimou. "Eu tenho o direito de saber exatamente do que a minha Victória morreu." (Colaborou o "Agora")

Preconceito

"Consegui mostrar a cara do Brasil. Independentemente de eu ser a única negra na competição, sei que vitórias como essa ajudaram a mudar as coisas na ginástica artística, apesar de o Brasil esconder o preconceito", afirmou a atleta, que disputou seu terceiro torneio no ano."

Daiane dos Santos, ginasta brasileira, campeã mundial, na Folha de São Paulo, de 18/12/2006.

Dia Excepcional

Hoje cheguei mais cedo do que meus colegas estão acostumados a ver. Isto gerou certo espanto.
Um deles, resolveu me fotografar próximo de um relógio para marcar o "evento".

sexta-feira, janeiro 05, 2007

"Vídeo da Profecia"

Coisas da Internet. O Emílio Pacheco, no blog dele, "postou" um vídeo antigo que ele havia gravado ainda em VHS, da RBS TV, com o humorista André Damsceno imitando o comentarista Paulo Santana, e dizendo que ele, Paulo Santana, seria bi-campeão do mundo de futebol, desta vez torcendo pelo Internacional, porque o Grêmio não quis contratar o "Renato Gaúcho Jr." . Com a lembrança do Emílio Pacheco, o vídeo voltou à baila, e se tornou um dos hits da Internet.
Agora a "profecia" "se cumpriu".

http://emiliopacheco.blogspot.com/2006/09/o-vdeo-da-profecia-agora-no-youtube.html

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Laerte - Folha de São Paulo, 26/12/2006

Millôr: Racismo

"Nos últimos trinta anos foi enorme a conquista de espaço pela mulher, depois dos anos sessenta a aceitação da negritude, a princípio forçada, logo depois até admirada, é irreversível. Hoje praticamente não há racista que não seja antiracista."

Cuidado com os Pneuzinhos

Tempos atrás, um certo "vídeo da Cicarelli" causou certo furor na Internet. O tal vídeo mostrava cenas da apresentadora Daniela Cicarelli em beijos e abraços num balneário da Espanha com seu namorado, captados por um paparazzo.
Pois aparentemente, a secretaria de saúde do Rio Grande do Sul resolveu pegar carona, e criar um vídeo para evitar a propagação de mosquitos. Eu vi no blog do Sérgio Leo. Confira: http://sergioleo.blogspot.com/2007/01/cuidado-com-os-pneuzinhos.html


quarta-feira, janeiro 03, 2007

Laerte - Folha de São Paulo, 24/12/2006

Tempo Bom é Isso

33º C num dia, 35º C no outro, 37º C...
À noite a temperatura cai para amenos 29º C.
Quem não possui ar condicionado nem dorme direito.
E quem se anima a caminhar durante o dia, sente como se estivesse derretendo, com suor escorrendo por todos os poros, e a roupa grudando no corpo.
Verão em Porto Alegre!

Ano Novo de 2007 em Porto Alegre - 2

Se o vídeo abaixo ficou muito escuro, é possível acompanhar esta seqüência de fotos, com os fogos.



Ano Novo de 2007 em Porto Alegre

No vídeo encaixado, os fogos de artifício na chegada do ano 2007, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
A imagem é escura. Só dá para ver os fogos. A chaminé da usina só pode ser percebida como uma sombra.

Laerte: Ano Novo - Folha de São Paulo, 28/12/2006

terça-feira, janeiro 02, 2007

Um Feliz (?) Ano Novo, com a Charge do Angeli, na Folha de São Paulo, em 28/12/2006