sábado, março 31, 2007

O Brasil de Pierre Verger: Só Até Domingo no MARGS

A mostra "O Brasil de Pierre Verger" em exposição no MARGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, se encerrará no próximo domingo dia 1º de abril. Quem perder, sabe lá quando terá ocasião para apreciar uma mostra semelhante. Não é sempre que temos uma mostra assim em Porto Alegre.
Pierre Verger foi um antropólogo francês que chegou ao Brasil na metade da década de 1940, se encantou com o país, e por aqui se radicou.
Esta mostra fotográfica têm várias coleções, que Verger soube captar, quer como etnólogo, quer como repórter. Há Carnaval, Bumba Meu Boi, Frevo, Vaqueiros, santuários que são alvo de peregrinação, e manifestações de religiosidade afro-brasileira (estas últimas, este blogueiro fundamentalista não apreciou).
Pela lente de Verger, podemos captar o que o francês captou, e nos encantarmos com o que ele se encantou.
Além das fotos espalhadas na mostra, há um vídeo montado a partir das fotografias e sonorizado com música que possui afinidade com os temas. Uma curiosidade que me chamou a atenção foi um retrato de uma velha senhora iluminado com uma lâmpada vermelha, o que deu à fotografia em preto e branco, ares de pintura de Rembrandt com seus contrastes de claro e escuro.
Imperdível!

Marcadores: , , , ,

Sendo Cozidos em Porto Alegre

O Canal do Tempo informava temperatura de 33º C com sensação térmica de 38º C, por volta de 16 h, de hoje, 30 de março. A umidade relativa do ar estava em 55%, o que significa que diminuiu, com relação aos dias anteriores.
Com esta temperatura parece que estamos cozidos em fogo baixo. "Fogo baixo?", foi o que me respondeu um colega que escutava quando eu comentava nossa temperatura com outra pessoa. "Sim, pois se o fogo fosse alto possivelmente já teríamos todos morrido.", foi o que pude responder.
Minha ex-quase-ex-esposa, que me havia telefonado disse que ela, que estava em casa, se sentia sendo cozida. É. A sensação está por todo lado.
Os meteorologistas prometem todos os dias uma chuva que nunca aparece para amenizar o nosso calor.
Estamos em 30 março, em pleno outono. Será este calor um reflexo do tal aquecimento do planeta?

Marcadores: ,

sexta-feira, março 30, 2007

Porto Alegre, 30 Graus

Estamos na Semana de Porto Alegre, a semana em que se comemora o aniversário da cidade. Conforme está sendo amplamente divulgado, a cidade comemora neste ano de 2007, 235 anos desde que foi emancipada de Viamão, e alçada a condição de "vila".
235 anos. Estes números divisíveis por 5 são muito interessantes para mim. Uma das primeiras coisas que me ocorreu foi de pensar que daqui há 15 anos, todos aqueles de nós que estivermos vivos (em 15 anos viver será uma bênção ou um tormento? aguardemos...) verão a cidade completar 250 anos. Será que será grande a festança?
Pensar um pouco nessas datas que agitam o nosso imaginário é "uma viagem". Quando eu era um menino há bem menos tempo que hoje, digamos, quando eu tinha 7 ou 8 anos, eu me lembro que entre os meninos da minha idade ficávamos imaginando como seria o anos 2000. Certamente seria uma época de muitos avanços. Depois quando eu tinha uns 10 anos, na casa de um vizinho havia um livro, que se chamava algo como "Tesouro da Juventude". O livro era da década de 1960, e um dos textos comentava em tom triunfante como seria um passeio à Marte, por volta do ano 2000. Uma viagem imaginada em três estágios. Uma ida da Terra à Lua, havendo nesta um transbordo para uma nave que levasse da Lua a um dos satélites naturais de Marte, e então novo transbordo para veículo que levasse os viajantes à superfície do Planeta Vermelho. É curioso como esse sonho deu para trás. Na década de 1960, em plena efervescência dos programas espaciais soviético e estadunidense, era possível imaginar um dia no futuro próximo, em que viagens tripuladas a outros planetas com finalidade turística seriam possíveis. Hoje, o máximo que há são viagens caríssimas com o objetivo de levar viajantes quase para fora da órbita terrestre para ver a Terra "de fora", e sentir a falta de gravidade.
Outra coisa que causava expectativa era o possível fim do mundo no ano 2000. Além das profecias de Nostradamus, havia interpretações bíblicas apontando muitos eventos (guerras, terremotos, ...) prevendo o final do mundo, neste caso o mundo como o conhecemos, com a volta triunfal de Cristo também para o ano 2000.
Na década de 1970, eu contava que eu teria 33 anos no ano 2000. O ano 2000 veio e passou, e o mundo não acabou... Pelo menos ainda não. Terá acabado em 2022, ano em que Porto Alegre completará (completaria?) 250 anos? Curiosamente é também o ano em que o Brasil poderá contar 200 anos de independência.
E nesta semana, em que Porto Alegre completa 235 anos, as temperaturas têm estado acima de 30 graus Celsius. Um calor de fazer a gente pensar que vai derreter. Porto Alegre, "paralelo 30" como diz a música de Kleiton e Kledir, e um calor de amolecer piche, fritar ovo no capô do carro, um calor senegalês. Faltou algum bordão clichê?
Uma boa semana de Porto Alegre para você!

Marcadores: ,

quinta-feira, março 29, 2007

Na Semana de Porto Alegre...


Orla (Porto Alegre Planet)
Originally uploaded by Omar Junior.
... Uma foto diferente da orla do Guaíba no Centro de Porto Alegre. Produção do Omar Júnior.

Marcadores: , , ,

terça-feira, março 27, 2007

A Tese de Doutorado do Coelho - 2

A historinha do "post" anterior obviamente também foi recebida pelo correio eletrônico.

Marcadores:

A Tese de Doutorado do Coelho

Era um dia lindo e ensolarado o coelho saiu de sua toca com o notebook e pôs-se a trabalhar, bem concentrado. Pouco depois passou por ali a raposa, e, viu aquele suculento coelhinho tão distraído, que chegou a salivar. No entanto, ficou intrigada com a atividade do coelho e aproximou-se, curiosa:
- Coelhinho, o que você está fazendo aí, tão concentrado?
- Estou redigindo a minha tese de doutorado - disse o coelho, sem tirar os olhos do trabalho.
- Hummmm... E qual é o tema da sua tese?
- Ah, é uma teoria provando que os coelhos são os verdadeiros predadores naturais das raposas.
A raposa ficou indignada:
-Ora!!! Isso é ridículo!!! Nós é que somos os predadores dos coelhos!
- Absolutamente! Venha comigo à minha toca que eu mostro a minha prova experimental.
O coelho e a raposa entram na toca.
Poucos instantes depois ouvem-se alguns ruídos indecifráveis, alguns poucos grunhidos e depois silêncio.
Em seguida, o coelho volta, sozinho, e mais uma vez retoma os trabalhos de sua tese, como se nada tivesse acontecido.
Meia hora depois passa um lobo. Ao ver o apetitoso coelhinho, tão distraído, agradece mentalmente à cadeia alimentar por estar com o seu jantar garantido.
No entanto, o lobo também acha muito curioso um coelho trabalhando naquela concentração toda.
O lobo resolve então saber do que se trata aquilo tudo, antes de devorar o coelhinho:
- Olá, jovem coelhinho! O quê o faz trabalhar tão arduamente?
- Minha tese de doutorado, seu lobo. É uma teoria que venho desenvolvendo há algum tempo e que prova que nós, coelhos, somos os grandes predadores naturais de vários animais carnívoros, inclusive dos lobos.
O lobo não se conteve e farfalha de risos com a petulância do coelho.
- Ah, ah, ah, ah!!! Coelhinho! Apetitoso coelhinho! Isso é um despropósito; nós os lobos, é que somos os genuínos predadores naturais dos coelhos.
-Aliás, chega de conversa...
- Desculpe-me, mas se você quiser eu posso apresentar a minha prova experimental. Você gostaria de acompanhar-me à minha toca?
O lobo não consegue acreditar na sua boa sorte.
Ambos desaparecem toca adentro. Alguns instantes depois ouvem-se uivos desesperados, ruídos de mastigação e ... silêncio.
Mais uma vez o coelho retorna sozinho, impassível, e volta ao trabalho de redação da sua tese, como se nada tivesse acontecido.
Dentro da toca do coelho vê-se uma enorme pilha de ossos ensangüentados e pelancas de diversas ex-raposas e, ao lado desta, outra
pilha ainda maior de ossos e restos mortais daquilo que um dia foram lobos.
Ao centro das duas pilhas de ossos, um enorme leão, satisfeito, bem alimentado, a palitar os dentes.

MORAL DA HISTÓRIA:

1. Não importa quão absurdo é o tema de sua tese;
2. Não importa se você não tem o mínimo fundamento científico;
3. Não importa se as suas experiências nunca cheguem a provar sua teoria;
4. Não importa nem mesmo se suas idéias vão contra o mais óbvio dos conceitos lógicos.
5. O que importa é QUEM É O SEU PADRINHO...

Marcadores: ,

Das Crônicas do Heuser: Um Dia Como Qualquer Outro

Um dia como outro qualquer

Por Paulo Heuser


Mais uma sexta-feira normal, como outra qualquer. Desço a Caldas Júnior, mostro o crachá ao soldado que, apesar da cara feia, levanta o cordão de isolamento, me abrindo passagem. A imprensa ainda não chegou. O pipoqueiro, sim, bem como a velhinha dos panos de prato de cinco reais – hoje tá barato! – surrealmente sentada naquela cadeira de praia, sob o andaime, dentro da área isolada pelos soldados. A mãe dela teria vendido panos de prato bordados aos soldados alemães e franceses nas trincheiras da Alsácia-Lorena? Subo ao andar, coloco a moeda na cafeteira e dou uma espiada pela janela.

O prédio da esquina com a Mauá, de onde saiu o PCC e entrou o MST, e sabe lá mais o quê, está sendo desocupado pela tropa de choque. Macacões azuis e capacetes laranjas cercam as ruas e os telhados. No meio da rua vazia, um sujeito de terno e pasta. Será o oficial de justiça? Ingrata profissão, de homens poderosos e solitários. Ninguém os recebe com fanfarras. Quarenta e cinco minutos após o ultimato de cinco minutos, as tropas invadem o prédio. Não há resistência, física, pelo menos.

Começa a retirada das pessoas e das tralhas. Aquelas se reúnem em semicírculo, obedecendo a uma voz de comando que parece sair de um sujeito de bermudas, regata e boné branco. Deve ser o comandante, pois se posta no interior do semicírculo e começa a puxar o coro de frases de efeito, algumas feitas. Uma é vaiada, pois todo mundo já está cansado de saber que o povo unido jamais será vencido. A realidade nos mostra isso o dia todo. À frente, colocam-se as crianças, enviadas por uma mulher jovem, vestindo calça capri e colant pretos, chapéu de palha, com um bebê no colo. As crianças formam uma bizarra ala de frente, carregando um estandarte contra o machismo, o imperialismo e outros ismos. Logo a seguir, vêm os da outra ala, carregando os estandartes de um estranho MTD – Movimento dos Trabalhadores Desempregados (sic). No semicírculo, começa uma fieira de cânticos, muito eclética, por sinal. Começam com Para não dizer que falei de flores, do Geraldo Vandré, seguem com Atirei o pau no gato, sei lá de quem, Asa branca, do Grande Gonzaga e, para encerrar com chave de ouro, Parabéns a você, sei lá de quem também. Gosto da primeira e da terceira. Não entendo a segunda e a quarta. Ops, não terminou ainda, agora vem algo gospel. Chega a imprensa. E o congestionamento vai longe. O telefone toca, alguém relatando que está preso no túnel. Deus ajuda quem cedo madruga. Enquanto um helicóptero tudo observa, voando feito um zangão barulhento.

O trânsito é liberado na Mauá. Meia dúzia tenta bloqueá-lo. Um apito de soldado basta para demovê-los. A turba se vai, cantando cânticos ensaiados, perdendo-se ao longe, em meio a buzinaria dos que perderam a hora da manhã. O café terminou, a janela fechou. Numa sexta-feira que começou como qualquer outra. Quem invadirá o prédio hoje à tarde?

Marcadores: , , , ,

Sem Teto

O "post" anterior foi publicado primeiramente no meu blog sobre política, o Ainda a Mosca Azul . Resolvi republicar aqui pois foi neste blog que comentei a ocupação do prédio , e um movimento da Brigada Militar para, talvez, tentar desalojar os ocupantes.
Também porque quero, a seguir, copiar a visão do Heuser, em uma de suas crônicas sobre a desocupação, ou o despejo.

Marcadores: , , , , ,

Sem Teto Desalojados de Prédio na Rua Caldas Júnior

Ontem, sexta-feira, dia 23 o grupo de pessoas que estava ocupando o prédio na esquina da Rua Caldas Júnior com a Avenida Mauá foi desalojado pela Brigada Militar gaúcha, que cumpriu mandato judicial de reintegração de posse do edifício.
Para a desocupação, segundo o jornal Correio do Povo, foram mobilizados 150 policiais, e mais 110 agentes de trânsito da prefeitura. O tráfego de veículos próximo a região foi bloqueado e desviado, o que causou sérios transtornos no trânsito e longos engarrafamentos, atrasando a vida de quem tentava chegar ao centro de Porto Alegre.
Alguns comentaristas(como o blog RS Urgente, ou o Diário Gauche) acharam o aparato policial para o desocupação excessivo, mas segundo o oficial da Brigada, a quantidade de policiais mobilizados serviu para prevenir as situações imprevisíveis que podem acontecer numa desocupação como a que estava acontecendo. Este blogueiro acredita que agiu bem a Brigada. Cumpriu um mandato judicial, e não agiu violentamente com os moradores do prédio.
Agora as 32 famílias que ocupavam o prédio terão que procurar outro lugar para morar. O prédio está fechado. Uma parede de tijolos foi construída na entrada para prevenir novas invasões. Isto indica que o prédio ficará a especulação imobiliária. Uma parede na entrada indica que o atual proprietário não reformará o imóvel, para vender ou alugar os apartamentos / conjuntos que o compõem.


Marcadores: , , , , ,

domingo, março 25, 2007

Laerte - Folha de São Paulo, 12/03/2007

Contratempos Tecnológicos

Este blog ficou sem ser atualizado ontem, sexta-feira, por dificuldades de acesso à Internet. A princípio pensei que o problema fosse com o provedor, e cheguei a abrir uma chamada técnica. Depois, olhando melhor concluí que o problema era configuração do meu computador mesmo.
Durma-se com uma barulho tecnológico desses.

Marcadores: ,

quinta-feira, março 22, 2007

O Inacreditável Clima de Porto Alegre

Hoje, no início da tarde estive andando pela rua com o guarda-chuva aberto, ao mesmo tempo em que os raios solares produziam uma sombra forte na calçada.
Quando eu era criança, ouvia falar de "sol e chuva, casamento da viúva". A chuva foi intensa o suficiente para que eu sentisse a necessidade de abrir o guarda-chuva, mas não durou muito. Logo passou. Mas ficaram as poças no chão e aquela desagradável sensação de umidade.
Hoje tivemos chuva, sol e temperatura altas. O Canal do Tempo promete para amanhã, um dia de sol, com temperaturas próximas do insuportável.
Vai entender!...

Marcadores: , ,

Ano Novo Persa

Este blog já fez felicitações sobre o Ano Novo da Cristandade Ocidental, e também sobre o Ano Novo Chinês. Hoje, o UOL mostra uma foto (abaixo) de comemoração do Ano Novo Persa, no Afeganistão. Rica humanidade!

Marcadores: , , ,

terça-feira, março 20, 2007

Silêncio

Os seguintes versos vieram dos "poemas nos ônibus", de um coletivo da Companhia Carris.

"O silêncio não é a ausência
É a presença inconciliável de todas as palavras"
Marli Tasca

Marcadores: , ,

Reflexões a Partir de uma Aula de Didática

Diz o chiste que os alunos do curso de História da universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, são todos comunistas e maconheiros. Por galhofa me incluo entre eles, embora não tenha certeza se sou comunista, e, com toda certeza, não sou usuário de cannabis sativa.
Mas hoje, tive uma aula, que me pareceu, que em determinado momento o chiste se transformaria em paradigma, pelo menos, com relação ao comunismo. Lá pelas tantas a discussão derivou para duas questões, ou três. As questões eram, se existe a realidade, se o marxismo é iluminista, e possui uma verdade positiva, e se o pós-modernismo, ou pós-estruturalismo é paralisante, alienante e fragmentário.
Tudo isso a partir de um texto sobre Didática, um artigo em revista especializada de educação, que os estadunidenses chamariam de paper, em que o autor afirma que a Didática precisa ir além do paradigma tecnicista (o paradigma tecnicista diz que a Didática é uma ferramenta, uma técnica [como não?], em que o professor aprende melhores maneiras de ministrar o ensino), e além do paradigma crítico (o paradigma crítico, gerado a partir de uma base conceitual marxista [e aqui ele cita o filósofo francês Louis Althusser], diz que o professor deve ser uma espécie de instrumento para libertar o aluno da opressão gerada pela economia capitalista, onde existe a exploração do homem pelo homem). Além do tecnicismo, e além do criticismo, o professor deve buscar um paradigma hipercrítico, em que mesmo o paradigma crítico pode ser criticado, ou seja, é necessário um constante questionamento sobre as razões da nossa maneira de pensar, e de transmitir nosso pensamento (conhecimento).
Como já foi dito acima, a conversa foi para esta discussão sobre se há realidade verdadeira, ou se a realidade é fragmentária, e existe a partir da nossa percepção de partes desta realidade. E os marxistas, cheios de fé, afirmavam que, por ser fragmentário, o pós-modernismo desviava forças e dividia na luta contra a opressão, contra a exploração do homem pelo homem.
É inacreditável! Me senti como um conservador puro e duro no meio daquela turma. Um reacionário mesmo. Uma parte da turma ainda quer lutar contra a opressão. Um deles disse que acreditava que Deus não existia (talvez, a palavra dele fosse que deus não existia), o que me aborreceu ainda mais, pois possivelmente para me libertar da opressão, ou talvez libertar outros do meu modo de vida opressor, eu fosse um dos primeiros a ser designado para o paredão, ou para um campo de reeducação.
Tive vontade de dizer que os regimes que foram chamados de socialistas, ou de comunistas, no decorrer da história humana não acabaram, por exemplo, com a opressão feminina. E que em Cuba hoje, homossexuais ainda são perseguidos. Inacreditável!

P.S. Para esclarecimento e tentar estabelecer alguma clareza conceitual, este blogueiro tem a informar que ele é teísta, ou seja, ele acredita que exista um Deus, que esse Deus tenha uma espécie de personalidade (mas o que é personalidade, afinal? Esta é uma questão que vai ficar para um outro dia), Ele se deu a conhecer, e, de alguma maneira, pode ser Conhecido.
Com base no parágrafo anterior, este blogueiro também acredita que exista uma realidade real, ou, usando palavras do artigo, uma verdade verdadeiramente verdadeira, embora tenha sérias dúvidas sobre apossibilidade de nós, seres humanos, conseguirmos captar esta realidade real existente.

Marcadores: , , , , , ,

Nosso Clima

Ao contrário dos dois verões anteriores, o verão de 2006 / 2007, este que está se encerrando, não foi seco. Não sofremos longas estiagens. Na região leste-nordeste, até pelo contrário tivemos chuva em boa quantidade. As fronteiras sul e oeste sofreram um pouco mais, mas não sei se isto não é em decorrência das estiagens dos verões passados, numa longa recuperação.
Este ano tivemos chuvas em janeiro, e em fevereiro. A semana do Carnaval foi quase toda de chuva, ora mais fraca, ora mais forte.
Hoje, 19 de março, estava chovendo como é possível conferir neste curto vídeo abaixo. No final de semana choveu...


Marcadores: ,

sábado, março 17, 2007

Previsão do Tempo

Outra piada recebida pelo correio eletrônico...

Com a aproximação do inverno, os índios foram ao cacique perguntar:

- Chefe, o inverno este ano será rigoroso ou ameno ?

O chefe, vivendo tempos modernos, não tinha aprendido como seus ancestrais os segredos de meteorologia. Mas claro, não podia demonstrar insegurança ou dúvida. Por algum tempo olhou para o céu, estendeu as mãos para sentir os ventos e em tom sereno e firme disse:

- Teremos um inverno muito forte ! É bom ir colhendo muita lenha !

Na semana seguinte, preocupado com o chute, foi ao telefone e ligou para o Serviço Nacional de Meteorologia e ouviu a resposta:

- Sim, o inverno deste ano será de muito frio !

Sentindo-se mais seguro, dirigiu-se a seu povo novamente:

- É melhor recolhermos mais lenha. Teremos um inverno rigoroso !

Dois dias depois, ligou novamente para o Serviço Meteorológico e ouviu a confirmação:

- Sim? Este ano o inverno será rigoroso !

Voltou ao povo e disse:

- Teremos um inverno muito rigoroso. Recolham todo e qualquer pedaço de lenha que encontrarem, teremos que aproveitar até os gravetos.

Uma semana depois, ainda não satisfeito, ligou para o Serviço Meteorológico outra vez:

- Vocês têm mesmo certeza de que teremos um inverno tão rigoroso assim ?

- Sim, responde o meteorologista de plantão. Este ano teremos um frio muito intenso.

- Mas como vocês têm tanta certeza assim ?

- É que este ano os índios estão recolhendo lenha pra caramba!!!

Marcadores: ,

sexta-feira, março 16, 2007

Caco Galhardo: Chico Bacon - Folha de São Paulo, 27/02/2007

quarta-feira, março 14, 2007

Pontualidade

Piada recebida por correio eletrônico.


Para sensibilizar as pessoas sobre a importância da pontualidade...


Certo padre recebia um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho ininterrupto à frente de uma paróquia. Um político da região e membro da comunidade foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso. O político se atrasou. O sacerdote, então, decidiu proferir umas palavras:


- “A primeira impressão que tive da paróquia foi com a primeira confissão que ouvi”.


- “Pensei que o bispo tinha me enviado a um lugar terrível, pois a primeira pessoa que se confessou me disse que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro dos seus pais, também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com a esposa do chefe. Também em outras ocasiões se dedicava ao trafico e a venda de drogas e para concluir, confessou que tinha transmitido uma doença à própria irmã".


- "Fiquei assustadíssimo... Mas com o passar do tempo, entretanto, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem... Inclusive vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio".


Justo nesse momento chega o político, e foi lhe dado a palavra para entregar o presente da comunidade, prestando a homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o discurso dizendo:


-"Nunca vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróquia... Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a se confessar com ele.”





Marcadores: , ,

Caco Galhardo - Folha de São Paulo, 02/03/2007

terça-feira, março 13, 2007

Temporada de Bixos

Início de semestre é sempre a temporada de aparecimento dos bixos.
No início do semestre passado, eu pude ver alguns deles pedindo dinheiro no cruzamento da Ipiranga com a Silva Só. É fácil reconhecer aquele tipo de bixo. Carrega roupas manchadas de tinta, às vezes a mesma tinta está espalhada pelo cabelo, outras vezes o cabelo embranqueceu com generosas porções de farinha. Muitas vezes estão descalços, pois seus calçados foram raptados e só serão devolvidos mediante determinada quantia, que é justamente o que eles vão arrecadar em cruzamentos, criando rotos pedágios solidários improvisados.
Algumas vezes o bixo está disfarçado. Vi uma enquanto aguardava uma lotação na Osvaldo Aranha. A jovem estava carregando cadernos, olhar desconfiado. Após algum tempo na mesma parada de lotação que eu, me perguntou "Aqui passa ônibus que vá para a Protásio Alves?". Eu respondi que ela precisava caminhar até um pouco mais adiante, e, em frente ao Instituto de Educação, atravessar para o corredor de ônibus, e lá esperar pela condução desejada. E lá foi ela caminhando na direção certa. Minutos depois ela voltou, com ar perdido, e perguntou onde era o Instituto de Educação.
Minutos depois, apareceu um rapaz. Este não estava disfarçado. Roupa pintada, calçados desamarrados, cabelo desarrumado. Na Osvaldo Aranha quase na esquina com a Sarmento Leite, ele me pergunta "Como é que eu posso chegar na avenida Salgado Filho?". Foi relativamente simples explicar a ele. Até porque, só alguém recém-chegado a Porto Alegre não saberia ir da esquina da Osvaldo Aranha com a Sarmento Leite até a Salgado Filho.
E ainda tive que ouvir piadinhas com trocadilhos.
Comentei com uma colega que havia visto bixos pedindo numa sinaleira. Ela me respondeu "Mas bicho não pede dinheiro em sinaleira. Quem pede dinheiro em sinaleira é gente!". Rá, rá, rá!...
Dããããã...

Marcadores: , , ,

sexta-feira, março 09, 2007

Dia Internacional da Mulher, Dia de Flores

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi um dia de ver muitas mulheres carregando flores. Principalmente rosas.

Marcadores: , , , ,

Despedidas - 3: O Pai dos Smurfs

Também nesta terça-feira faleceu o cartunista belga Yves Delporte. Yves foi criador dos Smurfs, pequenos seres azuis, que foram popularizados em todo mundo pelos estúdios Hanna Barbera. A exemplo de Baudrillard, este blogueiro sabe pouca coisa a respeito de Yves Delporte, a não ser que ele foi quadrinista, e o criador do Papai Smurf, da Smurfete, do Gargamel e do gato Cruel. É o bastante.

Marcadores:

Despedidas - 2: Jean Baudrillard

Nesta terça-feira passada, dia 6 de março, faleceu o pensador francês Jean Baudrillard.
Alguns o chamam de "teórico do pós-modernismo". Outros dizem que não é nada disso.
Este blogueiro admite que não sabe quase nada a respeito do pensador francês, a não ser que ele existiu, e que escreveu livros que influenciam e influenciaram bastante gente. Inclusive se diz que suas proposições serviram como uma das inspirações para o filme Matrix . Este blogueiro também leu em algum destes necrológio que ele foi convidado para assessorar a produção das continuação do filme, chamadas Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, mas negou-se afirmando não conhecer o suficiente sobre kung-fu.

Mas enfim, os textos comentando o passamento do filósofo e sociólogo são muitos, por exemplo: na BBC em português, num texto do Correio do Povo de quarta-feira, dia 7, de Juremir Machado da Silva (para assinantes), na Folha de São Paulo (também para assinantes) no dia 7 de março , e também hoje, 8 de março, e ainda em blogs, como o RS Urgente, Marco Aurélio Weissheimer, o La Vieja Bruja - Boa Noite Pro Porco, do Marcelo Duarte, e o Sítio do Sérgio Leo.

Imagino como estarão os saites de notícias e a blogosfera francesa...

Marcadores:

Despedidas - 1: Dom Ivo Lorscheider

O bispo católico emérito de Santa Maria, faleceu nesta segunda-feira, dia 5 de março. Os necrológios afirmam que ele foi um dos que denunciaram torturas na nossa recente ditadura militar.

Marcadores:

quinta-feira, março 08, 2007

Na Boca do Caixa

Aparentemente o blog "Na boca do caixa", em que um bancário, trabalhador de algum banco na zona norte de Porto Alegre, zona esta que ele apelidou de "Faixa de Gaza", foi dado como concluído na sexta-feira passada, dia 2. Pelo menos o tom do último "post" era de despedida.
Era um blog onde era possível ver o cotidiano do atendimento de um banco, pela ótica de um bancário.

Marcadores:

Dia Internacional da Mulher

Benditas as mulheres! Qual homem não haverá de amá-las e necessitar delas? Mesmo os homossexuais que nasceram sob o sexo masculino têm, ou tiveram, mães, que lhes deram carinho e lhes carregaram no ventre.
Todo homem precisa, ou precisou, de, ao menos, uma mulher!

Marcadores:

quarta-feira, março 07, 2007

Laerte - Folha de São Paulo, 31/01/2007

segunda-feira, março 05, 2007

Adolf

Eu encontrei este inacreditável gato chamado Adolfo no Diário Gauche. E segundo o autor do blog, o gato existe mesmo, ou seja, não é uma foto montagem, e o proprietário do gato é de ascendência judaica.

http://diariogauche.zip.net/arch2007-02-16_2007-02-28.html#2007_02-26_19_15_27-7501453-0

.


Marcadores: , , , ,

sexta-feira, março 02, 2007

Fecharam o Acesso da Galeria do Rosário à Rua Otávio Rocha - 3

O Emílio Pacheco vem informar que ele já havia comentado a parede que bloqueou o acesso à Galeria do Rosário pela Rua Otávio Rocha. O texto no blog dele é de abril de 2006. Como eu tenho acompanhado o o blog dele, aproximadamente desde o final de 2005, isto deve significar que eu me esqueci completamente a notícia dele, a qual eu acredito que eu tenha lido.
É. É impossível lembrar de tudo.
Curiosamente ele informa no texto dele que logo no início a Galeria iniciava na Rua Vigário José Inácio, como é até hoje (o "endereço oficial" da Galeria do Rosário é Rua Vigário José Inácio, 371), e fazia um "L" no acesso à Rua Otávio Rocha. Só depois é que foi aberto o acesso até a Rua Marechal Floriano, quando, então, o "L" se transformou num "T".
Nas minhas lembranças infantis eu me lembro da Galeria já com o "T". Uma parente trabalhava lá. E da janela do escritório, se eu não me engano no 11.andar, era possível ver a Rua Otávio Rocha.

Marcadores: , , , ,

quinta-feira, março 01, 2007

Sobre Blogs

"É um exibicionismo tímido, mas que, no fundo, tem o objetivo de tornar público mais do que a vida, idéias privadas que nunca teriam difusão ou platéia que não por meio da internet."

Do livro "blog: comunicação e escrita íntima ma internet", página 67 (SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.)

Marcadores: , , ,