domingo, abril 29, 2007

Vaidade

Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.

Livro de Eclesiastes, capítulo 1, verso 2.

Marcadores:

sábado, abril 28, 2007

Egolatria

Acho que eu sempre imaginei que podia ser escritor. Pois escrever em blogs está me dando esta sensação. Virei um pouco um escravo do "SiteMeter", pois todos os dias verifico quantas pessoas "bateram", ou viram os meus blogs, e fico admirado que haja mais de dez pessoas interessadas no que escrevo. Sim, porque o contador de visitas diz que umas 15 pessoas acessam este blog a cada dia, mas certamente destes 15, uns cinco acessos são produzidos por eu mesmo!
O Paulo Coelho que se cuide! :))

Marcadores: , , ,

quinta-feira, abril 26, 2007

Causa nobre

A Ferrari está negociando com a Globo o afastamento definitivo de Galvão Bueno da F-1. O locutor, como se sabe, não participou da narração do GP de Bahrein e a escuderia italiana credita à sua ausência a primeira vitória de Felipe Massa na temporada.

Também do Tutty Vasques.

Marcadores: ,

Jurado não é juiz

O mundo do samba está revoltado com as suspeitas da Polícia Federal sobre a lisura do título da Beija-Flor nos desfiles das escolas de samba no Rio! Tudo bem que comprem sentenças nos tribunais de Justiça, mas, peralá, Carnaval é coisa séria.

Do Tutty Vasques...

Marcadores: ,

quarta-feira, abril 25, 2007

Diariamente...

terça-feira, abril 24, 2007

Jorge da Capadócia

Este é um blog de um blogueiro protestante. Assim não faz muito sentido homenagens ao chamado "santo guerreiro" aqui.
Mas aqui há lugar para arte. Assim, me lembrei da canção de Jorge Benjor, que já foi conhecido como Jorge Ben, na voz de Fernanda Abreu. Procurei no Youtube, e encontrei esta montagem que encaixo aqui.



Marcadores: , , , ,

E Passam os Dias - 2

Ontem, segunda-feira, dia 23, estava sendo comemorado o dia de São Jorge. Um santo sobre o qual, me parece, chegaram a pairar dúvidas. Não nos cultos sincréticos afro-brasileiros, que o adotaram com gosto. Aqui no centro de Porto Alegre houve procissão-carreata, com direito a uso de sirenes. Não consegui ver se havia alguma viatura policial escoltando a procissão-carreata.

Marcadores: ,

E Passam os Dia

Abril é pleno de dias significativos. Dia 19 é Dia do Índio. Dia 21 é Dia de Tiradentes, nosso Mártir da Independência. E coincidentemente também é o dia do falecimento de Tancredo Neves, aquele presidente que foi eleito pelo Colégio Eleitoral da Ditadura Militar, mas nunca tomou posse. E dia 22 é o dia em que os portugueses descobriram o Brasil, embora quando eles tenham descoberto ainda não se chamava Brasil, e, em lugar do país continente de hoje, eles achavam que tinham encontrado uma ilha não muito grande.
Quando eu era criança, ainda no tempo do tal regime de exceção, nas aulas pela manhã, nesses dias todos, havia formação dos alunos para cantar o Hino Nacional, e hasteamento da bandeira.
Como estarão estes ritos cívicos hoje?

Marcadores: ,

Boris Yeltsin - 1931-2007

O UOL, e provavelmente muitos outros saites de notícias, informa a morte do ex-presidente da Rússia, Boris Yeltsin.
Que posso dizer sobre Yeltsin? Nas minhas lembranças, dos noticiários da televisão, ele foi o homem que enfrentou os tanques que a linha dura do então Partido Comunista da União Soviética tinham enviado para o centro de Moscou para tentar parar, e mesmo retroceder, as reformas que o então líder máximo da União Soviética, Mikhail Gorbachev vinha tentando implantar no país. As chamadas "Glasnost", ou reformas para implantar maior liberdade política, e "Perestroika", para tornar a economia mais eficiente.
Por conta da Glasnost, a Cortina de Ferro (aquele grupo de países a oeste da União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, que, a partir do final da Segunda Guerra Mundial, começaram a ter regimes políticos semelhantes ao da União Soviética) começou a apresentar fissuras. A Hungria foi o primeiro país a abrir suas fronteiras para o ocidente, liberando a sua fronteira com a Áustria. Esta abertura de fronteiras da Hungria causou uma avalanche de migrantes da antiga Alemanha Oriental, que começaram a migrar para a então Alemanha Ocidental, via Hungria, o que, por fim, acabou causando a derrubada do "Muro da Vergonha", como era chamado um muro que separava as Alemanhas, bem como a cidade de Berlim, encravada em pleno território alemão oriental (hoje os novos muros da vergonha estão separando os Estados Unidos, do México, bem como Israel e Palestina).
Foi esta fuga em massa, bem como a aparente desagregação do poder do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) que disparou a tentativa de golpe da linha dura do partido. Com o líder Mikhail Gorbachev detido e isolado em algum lugar próximo ao Mar Negro, Yeltsin tomou a iniciativa da resistência, que acabou levando ao fracasso do golpe. Como era presidente eleito da Federação Russa, a maior nação das que formavam a União Soviética, Yeltsin logo destituiu Gorbachev de qualquer poder formal, e acabou produzindo a desintegração da União Soviética, que a princípio gerou a Comunidade de Estados Independentes, que acabou, por fim, levando à independência de diversos países: Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia (que se tornaria Belarus), Lituânia, Letônia, Estônia, os países do Cáucaso: Azerbaijão, Armênia, Geórgia, e os da Ásia Central, como Cazaquistão, Quirguistão, e outros. São muitos países para este blogueiro lembrar. Mas, de repente, todos os atlas geográficos ficaram obsoletos.
Assim como parou uma tentativa de golpe. Tempos depois, ele resistiria a outra tentativa de golpe de seu então vice-presidente.
E em 1994, ele teria que se ver com a primeira Guerra da Chechênia, em que o pequeno território no norte do Cáucaso, e sul da Rússia tentaria sua independência. A reação russa foi avassaladora, mas não muito efetiva, com destruição de cidades chechenas, e violação de direitos humanos, mas sem conseguir acabar com as tentativas de secessão.
Yeltsin também levou a Rússia de volta ao mais selvagem e caótico capitalismo, de maneira que a destruição do que havia de bem estar social na antiga União soviética levou milhões a ficar abaixo linha de pobreza. E a destruição dos mecanismos do capitalismo de estado soviético fez a economia russa diminuir em 50%.
Com o tempo, pareceu que Yeltsin começou mais e mais a se desinteressar pelos assuntos de estado, e se interessar mais e mais pela vodka, de forma que acabou renunciando à presidência da Rússia, e indicando Vladimir Putin para o seu lugar. Isso lá pela segunda metade dos anos 1990. Putin permanece como líder máximo da Rússia até hoje.
A notícia do UOL diz que Yeltsin sofria de insuficiência cardíaca crônica e progressiva.

A notícia no UOL:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2007/04/23/ult1859u132.jhtm






Marcadores: , , ,

sexta-feira, abril 20, 2007

Fernando Gonsales - Folha de São Paulo, 14/04/2007

quinta-feira, abril 19, 2007

Turquia Bloqueia YouTube - 2

Lá também foi uma decisão da justiça. E a liberdade de expressão foi cerceada.

Marcadores: , , , ,

Do Observatório da Imprensa: Turquia Bloqueia YouTube

Edição 423 de 6/3/2007
www.observatoriodaimprensa.com.br
URL do artigo: www.observatoriodaimprensa.com.br

TURQUIA
Tribunal ordena bloqueio do YouTube

Tribunal turco determinou bloqueio ao sítio de compartilhamento de vídeos YouTube na quarta-feira (7/3) após a recomendação de um promotor por causa de clipes que insultariam o fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk. A Turk Telekom, maior provedor de telecomunicações do país, afirmou que a companhia atendeu a ordem instantaneamente. "Nós não estamos em posição de dizer se o que o YouTube fez foi um insulto, ou se estava certo ou errado", afirmou o presidente da empresa, Paul Doany. "Uma decisão do tribunal nos foi entregue, e nós estamos fazendo o que esta decisão determina".

Na semana passada, a imprensa do país divulgou a existência de uma "guerra virtual" entre gregos e turcos no YouTube, com pessoas dos dois lados postando vídeos depreciativos e ofensivos. O clipe que levou ao bloqueio afirmaria que Ataturk e o povo turco eram homossexuais. O sítio da CNN no país abriu um link para que turcos reclamassem diretamente ao YouTube sobre o suposto insulto.

Segundo a primeira página de quarta-feira do jornal Hurriyet, milhares de pessoas haviam escrito ao sítio e os vídeos sobre Ataturk haviam sido removidos da página. "O YouTube entendeu o recado", dizia a manchete. Na Turquia, insulto a Ataturk ou à "identidade nacional" é crime. Enquanto o país tenta se unir à União Européia, críticos alertam que as autoridades não têm feito o suficiente para conter o nacionalismo extremista e para proteger a liberdade de expressão. Informações da AP [7/3/07].


Marcadores: , , , ,

Vida

Por estes dias, meu filho me intimou a viver, pelo menos, até os 80 anos, ou seja, quando ele estiver às portas dos 60.
Respondi a ele que, de minha parte, faria o possível.
E o curioso é que, tendo vivido não muito mais que 30, acho que minha vida já foi vivida. Não que eu esteja ansioso para morrer, nada disso! Mas sei que já não serei nenhum gênio que vai produzir idéias que mudarão o mundo. Quer dizer, não é que eu não serei. Pode até acontecer de eu vir a ser, mas normalmente as pessoas que mudam o mundo produzem suas idéias, ou fazem suas fortunas (financeiras) antes dos 30.
A vida é boa (na medida do possível), e é bom estar vivo (também na medida do possível), mas estou consciente que já cumpri três quartos daquilo que aprendemos sobre seres vivos em biologia, que eles nascem, crescem, se reproduzem, e morrem.
Mas tudo bem. A minha promessa é de aproveitar bem os primeiros 80 anos. Para os 80 seguintes ainda há tempo para planejar...

Marcadores: ,

terça-feira, abril 17, 2007

Nair Bello - 1931-2007

Após meses em coma, faleceu a humorista Nair Bello, internada desde novembro passado, após uma parada cardíaca.
Ultimamente fazia o papel de Santinha no humorístico Zorra Total, da TV Globo. Tinha 75 anos.

Marcadores:

Kurt Vonnegut

1922-2007 - Escritor norte-americano, autor de Matadouro 5. Era prisioneiro de guerra em Dresden, na Alemanha, quando os aliados arrasaram a cidade em contínuos bombardeios, em 1945. E a vivência daquele massacre foi uma expericia que acabou por definir sua escrita.
O Correio do Povo já havia noticiado. O Jean Scharlau me relembrou.
O escritor faleceu dia 11 passado, por danos em seu cérebro, decorrentes de uma queda em casa. Tinha 84 anos.

Marcadores: ,

domingo, abril 15, 2007

Ainda Sobre o Filme Goldfinger

Eu sempre imaginei que o ator que fazia o papel de motorista e guarda-costas de Goldfinger, no filme de mesmo nome da série 007, fosse de ascendência chinesa, até porque os cúmplices de Goldfinger que pretendem implantar uma "bomba suja" para contaminar com radioatividade todo o ouro do governo norte-americano depositado em Fort Knox são chineses.
Com toda esta pesquisa sobre Shirley Bassey e o filme Goldfinger acabei por perceber que o ator é chamado de Harold Sakata nos créditos iniciais do filme. Ora, se é Sakata, a ascendência é japonesa.
Recorri à Wikipédia, em inglês, para ver o que ela dizia sobre Harold Sakata . E lá diz que ele era um cidadão americano, de ascendência japonesa, nascido no Hawaii, com o nome de Toshiyuki Sakata. Quando mudou-se para o continente, começou a utilizar o nome ocidentalizado "Harold". Como era muito magro, 51 kg para uma altura de 1,73 m, começou a se exercitar com pesos, e chegou a ganhar uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, levantando 410 kg. Nos anos 1950 começou a praticar luta romana, até o início dos anos 1960, e se tornou campeão mundial da modalidade. Foi pela sua aparência intimidadora que os produtores da série 007 se interessaram por ele para o papel do guarda-costas de Goldfinger (nome "Oddjob"). Sakata não tinha experiência como ator, mas quem viu o filme pode confirmar que ele entrar quieto e sai calado do filme, sendo que o seu silêncio era parte do caráter intimidador do personagem. A elegância de Oddjob o fazia usar um chapéu, que também era uma arma mortal, espécie de bumerangue. Segundo a Wikipédia, o uso do chapéu como arma foi copiada e parodiada em vários filmes. Este blogueiro cita, por exemplo, o senhor Cabeça de Batata usando seu chapéu para segurar uma porta, na animação Toy Story 2. Curiosamente, o verbete da Wikipédia informa que particularmente Harold Sakata não gostava de usar chapéu, embora tivesse sido contratado para fazer papéis em outros filmes parodiando a si mesmo, e, obviamente, utilizando chapéu.
Nascido em 1º de julho de 1920, Harold Sakata veio a falecer em 29 de julho de 1982, de câncer, em Honolulu, no Hawaii.

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, abril 13, 2007

Sexta-feira, 13 de abril de 2007

Você acredita em mau agouro? Se você acredita, azar o seu.
Hoje o dia foi lindo, belíssimo, ensolarado! Tanta beleza num dia só foi muita bênção!

Marcadores: , ,

Bem-Vindo, Outono!

Sexta-feira, 13 de abril. Depois de um dia radiante, temperatura em torno de 25 graus Celsius, à noite a temperatura caiu para 20 graus, segundo os relógios-termômetros, e uma brisa noturna produzia uma sensaçãozinha de frio.
Bem-vindo, outono!

Marcadores: , ,

Poente 12/04/2007


Poente 12042007 04948
Originally uploaded by Ze Alfredo.

quinta-feira, abril 12, 2007

Fernando Gonsales - Folha de São Paulo, 08/04/2007

terça-feira, abril 10, 2007

Internet de Infinitas Possibilidades

A Internet permite uma infinidade de meios para nos distrair, para nos enriquecer, para prender nossa atenção.
Dias atrás estive visitando o blog Animot, do Cesar Schirmer, e lá estava, encaixado no blog, um vídeo com a Shirley Bassey. Aquele vídeo, muito bom, por sinal, onde ela canta "Light My Fire" do "The Doors", e "Big Spender", do musical "Sweet Charity", pode ser visto abaixo.


Eu conheci, ou soube de Shirley Bassey, pelos temas de 007 (este mesmo, o James Bond). Ela é cantora do tema do filme Goldfinger, que saiu no Brasil como 007 Contra Goldfinger, de 1964. Goldfinger é um dos melhores filmes da série 007. Ela também era intérprete dos temas dos filmes Diamonds are Forever, ou, em português, Diamantes são Eternos, e Moonraker, que no Brasil virou 007 Contra o Foguete da Morte.
Pesquisando no YouTube foi possível encontrar vários vídeos sobre Shirley Bassey. Aqui no blog vou encaixar duas versões de Goldfinger. Uma dos anos 1960, e outra dos 1990.






Assim, como não poderia deixar de ser, abaixo, o vídeo da abertura do filme Goldfinger, com a canção interpretada por Shirley Bassey.



Pela Wikipédia, é possível saber mais sobre Shirley Bassey, mas infelizmente o verbete ainda não traduzido para o português, ou ninguém quis criar um sobre a cantora. Ela nasceu em 1937, na Grã-Bretanha, casou-se e divorciou-se duas vezes, teve duas filhas, e adotou um menino. Atualmente vive em Mônaco, e vez por outra realiza turnês pela Europa e Estados Unidos.
Shirley Bassey foi a única cantora a interpretar mais de um tema nos filmes da série 007.

Marcadores: ,

O Jardim Secreto do Heuser

Um beija-flor no jardim secreto do Heuser.




Obviamente nas Crônicas do Heuser.

Marcadores: ,

domingo, abril 08, 2007

Este Blog Deseja Uma Feliz Páscoa

"E, estando elas perplexas a esse respeito, eis que lhes apareceram dois varões em vestes resplandecentes; e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia."

Evangelho de Lucas, capítulo 24, versos 4 a 6.

Pois afinal, a Páscoa Cristã é sobre ressurreição de Jesus!

Marcadores: , , , ,

sexta-feira, abril 06, 2007

Vésperas da Sexta-Feira da Paixão

" Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim."

Evangelho de João, capítulo 13, verso 1.

Marcadores: , , ,

quinta-feira, abril 05, 2007

Que Infelicidade, Colorados!

Na noite em que o Internacional deveria comemorar seus 98 anos, ele foi derrotado pelo Veranópolis, da cidade de mesmo nome, e acaba de ser eliminado da segunda fase do Campeonato Gaúcho de Futebol.
Se 2006 foi um ano glorioso, 2007 inicia pavoroso.

Marcadores: , , , ,

PARABÉNS, COLORADOS!

Marcadores: , ,

quarta-feira, abril 04, 2007

Feira do Peixe de Porto Alegre

Começou a Feira do Peixe de Porto Alegre. Acredito que vá até o "Sábado de Aleluia" (aquele que precede o Domingo de Páscoa).
Na verdade o nome é Feira do Peixe, mas também vende vinhos e chocolates! :)



Marcadores: , ,

segunda-feira, abril 02, 2007

Comerciais Censurados

Recebi por correio eletrônico uma série de brincadeiras com algumas marcas. O título das brincadeiras era como o título deste "post", "Comerciais Censurados". Selecionei os dois mais leves, e estou compartilhando aqui no blog.



Marcadores: ,