quarta-feira, outubro 31, 2007

31 de Outubro de 2007, 490 Anos da Reforma

Que dia das bruxas, que nada! Hoje faz 490 anos que Martinho Lutero pregou suas 95 teses nas portas de um castelo na Alemanha, rompendo a unidade da cristandade ocidental.
Este blogueiro não é luterano, mas certamente se sente um cristão protestante.
Feliz Dia da Reforma!

Marcadores: , , ,

terça-feira, outubro 30, 2007

Anti-Capitalista, Comedora de Criancinhas

Descobri que a Katarina Peixoto, blogueira do Palestina do Espetáculo Triunfante, é uma anti-capitalista, comedora de criancinhas.
Isto a propósito de um comentário que fiz no blog dela a respeito de um texto em que ela fala do coreógrafo Balanchine, que eu insistentemente escrevi errado, Balanshine (não sei onde eu estava com a cabeça). O texto da Katarina me pareceu sublime e ao mesmo tempo difícil de compreender. Provavelmente por causa disso, os meus comentários, foram três comentários, saíram fragmentados, como quem gagueja diante de algo.
A Katarina é uma filósofa, isto é, acho que é uma filósofa, escreve como uma filósofa. Além disso faz ótimos comentários cinematográficos.
Agora descobri, pela resposta dela aos meus comentários, que ela é uma anti-capitalista e comedora de criancinhas. Acho que como boa filósofa, ela não quis dizer que era, como classicamente se dizia, uma comunista comedora de criancinhas, porque afinal, comunista assumiu uma série de significados, sujeitos, portanto, a interpretações dúbias.
Acho que ela me disse isto porque eu comentei que Balanchine me lembrava Paulo Francis, pois Paulo Francis dava entre os motivos que o impediam de voltar a viver no Brasil, que ele teria dificuldades de ver coreografias de Balanchine, por aqui. E também comentei que conheci o Paulo Francis, comentarista de jornal televisivo da Globo, e depois colunista, com seu "Diário da Corte". E eu disse que o achava direitista, às vezes reacionário, mas que tinha muito contíudo a dizer.
Coisas.

Marcadores: ,

53a. Feira do Livro de Porto Alegre, Um dia de chuva


Afinal é a Feira do Livro de Porto Alegre.

Marcadores: , ,

domingo, outubro 28, 2007

Velhinha

Outra contribuição recebida pelo correio eletrônico, inclusive a foto que acompanha a historinha, razão pela qual não posso dar o crédito.

-----------------------------------------------------------------------

Uma velhinha de 80
anos foi presa por estar roubando no supermercado. Quando foi levada à presença do Juiz, ele perguntou a ela: - O que a senhora roubou ?

E ela respondeu: - 'Uma lata pequena de pessegos.'
O Juiz perguntou o motivo dela ter roubado a lata pequena de pessegos e ela respondeu que estava com fome.
O Juiz então perguntou a velha senhora quantos pessegos tinha dentro da lata. Ela disse que tinha 6.
O Juiz proferiu a sentença: - 'Eu vou prender a senhora por 6 dias.'
Mas, antes que o Juiz pudese terminar,o velhinho, marido da velhinha, perguntou se poderia falar sobre o acontecido.
O Juiz disse que sim e perguntou o que ele queria dizer.

Aí, o marido da velhinha disse:
'Ela também roubou uma lata de ervilhas...'

Marcadores:

sábado, outubro 27, 2007

53a. Feira do Livro de Porto Alegre - Começou nesta sexta...

quinta-feira, outubro 25, 2007

26 de Outubro de 2007 - Voltas em Torno do Umbigo Ano 2

Pois é. 26 de outubro de 2007 é o segundo aniversário deste blog.

Marcadores: , , ,

53a. Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre começa na próxima sexta-feira.
E a meteorologia prevê chuva no sábado. Como poderia ser o contrário?

Marcadores: , ,

Quem Mata?

Um domingo destes houve nova parada gay, desta vez em Copacabana, no Rio de Janeiro. Nada contra, muito menos a favor.
Mas uma coisa na notícia me chamou a atenção, a estatística citada de cerca de 2.500 mortes nos últimos dez anos, devidas "à homofobia", de tal maneira que se quer endurecer penas para crimes de assassinato movidos por homofobia.
Este blogueiro já esteve envolvido em algumas discussões acirradas a respeito dos direitos dos homossexuais (no Blogoleone, no Voltas em Torno do Umbigo), e aqui vai outra pergunta inconveniente: será que esse endurecimento de pena não seria apenas uma questão de status para a comunidade gay? Ou seja, com uma polícia, em geral ineficiente, uma lei mais dura para quê? Não seria melhor pedir mais eficiência da polícia para todo tipo de assassinato? E outra coisa: dessas 2.500 mortes, em quantas o inquérito chegou ao final, com indiciamento de criminosos? Há alguma? E se alguma foi esclarecida, realmente foi motivado por homofobia? Levanto esta pesquisa por que aqui no no Rio Grande do Sul, muitos assassinatos são praticados por maridos ou namorados contra a mulher que lhes rejeitou. Isto não acontece também na comunidade gay? Ou seja, um companheiro(a) não pode matar o seu(sua) companheiro(a), motivado por ciúmes ou rejeição? E isto poderia ou deveria ser encarado como homofobia?

Marcadores: , , ,

quarta-feira, outubro 24, 2007

Preguiça mental

Nova moda no Orkut: quando alguém concorda com o que você escreveu, copia a mensagem sem mudar nada e posta novamente com um número ao lado. É mais uma forma de participar sem usar o cérebro.

Nova moda no Orkut: quando alguém concorda com o que você escreveu, copia a mensagem sem mudar nada e posta novamente com um número ao lado. É mais uma forma de participar sem usar o cérebro. (2)

Nova moda no Orkut: quando alguém concorda com o que você escreveu, copia a mensagem sem mudar nada e posta novamente com um número ao lado. É mais uma forma de participar sem usar o cérebro. (3)

Eu vi isso no Blog do Emílio Pacheco.

Marcadores: , ,

Debora Kerr

Debora Kerr faleceu na semana passada, aos 86 anos.
Imortalizada na imaginação de muitos cinéfilos pelo beijo em Burt Lancaster, ambos deitados numa praia, no filme A Um Passo da Eternidade; e na voz de Rita Lee...


Marcadores:

segunda-feira, outubro 22, 2007

Trecho de Entrevista de Oded Grajew

O que mais chama a atenção na cidade?


A marca do Brasil é a desigualdade. E São Paulo representa bem os problemas dessa desigualdade, em tudo, inclusive na distribuição e nas opções de cultura, de lazer. Por quê? Porque o processo político brasileiro produz desigualdade, porque a população fica alheira ao processo. Hoje a maioria é eleita com recursos financeiros. Quem para os políticos nas campanhas ´a classe econômica dominante. E quem paga a campanha é quem tem poder sobre os políticos, que fazem política para quem os pagou. Aqueles que fazem política para os pobres são em número marginal. A cidade, por exemplo, é pensada para quem tem carro, não para quem depende de transporte público.


Trecho de entrevista de Oded Grajew, empresário, criador da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, e fundador do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, à revista CartaCapital, na edição de 19 de setembro de 2007, n. 462.


Marcadores: , ,

domingo, outubro 21, 2007

Faltam Engenheiros

Faltam engenheiros é o título de uma matéria da revista CartaCapital, de 3 de outubro de 2007, n. 464, onde aponta a falta de profissionais qualificados nos mercados de trabalho em rápida expansão nos últimos anos, tais como os países do leste europeu que faziam parte da antiga Cortina de Ferro, e mesmo nos super-povoados China e Índia, o que está acelerando o valor da força de trabalho nestes locais.
Bom sinal.

Marcadores: ,

sábado, outubro 20, 2007

Hiperconsumo e Resignação

A Felicidade Paradoxal (Companhia das Letras, 400 págs., R$ 54) é um tratado verboso das feições sociais, econômicas e psicológicas do hiperconsumo no Primeiro Mundo, um desvario que Gilles Lipovetsky debulha com perfeição, sem o dom da brevidade. Enxergando só a França, ele chama de felicidade paradoxal aquela do consumidor infeliz, padecendo da eterna carência de conforto psíquico, além da miséria afetiva e sexual persistente.
Apesar da infinita de prazeres, evasões e lazeres, tal consumidor é incapaz de aplacar comportamentos desenfreados, excessivos e mais um sem-número de frustrações e desordens subjetivas, com a hipertrofia sexual imaginária. Viver resume-se à patética maratona contra mínimas doenças, poluição e obesidade para ganhar qualidade de vida., aí incluída a boa consciência. Triunfou, na opinião de Lipovetsky, o “homem medíocre” e indiferente, realimentado por um pensamento mágico, apesar da esmagadora dominação tecnocientífica.
Nesta sociedade hedonista liberal, as ofertas de felicidade são restritas. No mundo do trabalho multiplicam-se “as discordâncias entre o desejável e o efetivo, o imaginário e o real, as aspirações e a experiências vivida e cotidiana”, mesmo para os abençoados.
Pobres, pretos, migrantes e desvalidos experimentam o “quase nada” e o medo permanente do “cada vez menos”, vivendo um pauperismo mais humilhante, já que os ideais hiperconsumistas são universais. Daí o crescimento exponencial da criminalidade juvenil, produto do desemprego irredutível.
Com sistemas educacionais por toda parte degradados, pergunta-se o ensaísta se a humanidade está possuída por uma síndrome da irreflexão, atingida por uma avançada letargia, um “êxtase sonambúlico”. A ciência faz propostas aqui e ali para a sobrevivência do planeta. A vã filosofia do “é assim mesmo e assim será” é só resignação.

Texto de Márcia Mendes de Almeida, na seção “Bravo!”, da revista CartaCapital, de 10 de outubro de 2007, n. 465.

Marcadores: , , , , ,

quarta-feira, outubro 17, 2007

Mais Blau by Bier



Via Tinta China.

Marcadores: ,

terça-feira, outubro 16, 2007

Palavras de Ralph Waldo Emerson

sábado, outubro 13, 2007

Paulo Autran - 1922-2007

Um dos grandes atores do teatro brasileiro, deixará saudades.

Marcadores: ,

sexta-feira, outubro 12, 2007

Continua a Montagem da Feira do Livro de Porto Alegre

quarta-feira, outubro 10, 2007

Acidente em Santa Catarina: 25 mortos, 90 feridos

terça-feira, outubro 09, 2007

Semana da Pátria



Do Rafael, no Tinta China.

Marcadores: ,

Das Crônicas do Heuser: A História Reescrita

Lembrei-me de uma aula de Psicologia da Educação B, ao ler o jornal que mencionava um artigo publicado na revista francesa L'Express da semana passada. Aquela aula foi prática. Grupos de alunos, de cada área, davam aulas aos colegas. Os alunos da Licenciatura em História prepararam uma aula sobre exatamente isso: História. Mostraram como se observa a história, as fontes, etc. Ficou bem claro que ao falarmos de história, falamos de eventos no tempo, protagonizados por alguém e observados por alguém. Não há história sem o homem.

Parece bem evidente que os mesmos eventos podem ser vistos com olhos diferentes, conforme o tempo. Reescrevemos a história, conforme caem barreiras, pudores, preconceitos e medos. Vilões de hoje poderão ser os heróis de amanhã, e vice-versa. Adolf Hitler foi de ídolo a vilão, para não se dizer monstro. Entre os heróis de ontem e vilões de hoje, incluía-se Josef Stalin, o Paisinho dos Povos, aquela figura com cara de vovô bondoso e hábitos genocidas. Pois o Painho soviético mandou matar entre três milhões de pessoas, na estatística mais otimista, e nove milhões de pessoas. Outros falam de números ainda maiores. Stalin disputa o troféu do genocídio com Hitler, com o cambojano Pol Pot e outros não tão bem – ou mal – sucedidos, alguns bem atuais.

Stalin passou de herói a vilão. Até há pouco. O governo russo mandou seus historiadores reescreverem a história russa, materializando o livro História Contemporânea da Rússia – 1945-2006. E o Painho soviético brilhou novamente como herói. Esqueceram-se da época em que o homem esteve mais ocupado, exterminando gente, antes de 1945. Em abril de 1940, na floresta polonesa de Katyn, 22.500 oficiais poloneses foram mortos pelas tropas russas, comandas por Beria, braço direito (e esquerdo?) de Stalin. Hitler acabou levando a culpa pelo episódio, somente esclarecida oficialmente em 1992. Na nova releitura da história russa, Stalin aparece como o homem que transformou a Rússia na superpotência do pós-guerra, o que não deixa de ser verdade. Porém, esquecer as purgas políticas é um grande erro histórico. Os Gulags, as Katyns, os expurgos e as deportações foram esquecidos. Restou o bom homem. Muitos historiadores reclamaram. O governo russo, no entanto, alega que os historiadores que estudaram História, pagos pelo estado, devem escrever aquilo que o povo (governo?) quer ler. Ou seja, mandam reescrever a história conforme lhes convêm. Sabe-se que a história muito recente pode ser relatada de modo muito diferente pelos periódicos, conforme seus alinhamentos políticos. Contudo, um estado moderno mandar reescrever a história não tão recente, dessa forma, é bizarro. O que descobriremos a seguir? Tenho medo das releituras que farão por aqui.


www.pauloheuser.blogspot.com


Marcadores: ,

sexta-feira, outubro 05, 2007

Feira do Livro de Porto Alegre

Como diz outro blogueiro aqui de Porto Alegre, outubro é mês de Feira do Livro. E, de fato, ela começa no final de outubro e se extende pela primeira quinzena de novembro. Pois ontem, dia 3 de outubro, a montagem da Feira já havia começado, conforme se vê na imagem abaixo.



Marcadores:

Vaidade de vaidades, tudo é vaidade...

Fotos da Rua Uruguai, aqui em Porto Alegre, no final de setembro de 2007.

Marcadores:

quinta-feira, outubro 04, 2007

Roter Porsche


Roter Porsche
Upload feito originalmente por MrPink©

terça-feira, outubro 02, 2007

O Robô que Fotografa...

Eu gosto de fotografia. O robô do cartum abaixo também...


Do Liniers, via Animot.

Marcadores: , , ,

segunda-feira, outubro 01, 2007

Miss Moneypenny



Para mim que gosto dos filmes da série 007, uma notícia triste. Informa o jornal Correio do Povo que a atriz Lois Maxwell, que fez o papel de Miss Moneypenny, de 1962 (O Satânico Dr. No) a 1985 (Na Mira dos Assassinos) faleceu sábado na Austrália, aos 80 anos. A causa mortis não foi divulgada.

A imagem de Lois Maxwell - Moneypenny, veio do saite The Colossus: Bond.

Marcadores: , ,