domingo, novembro 20, 2005

20 de Novembro, Dia da Consciência Negra

Hoje é 20 de novembro, dia ao longo de anos, movimentos de consciência negra vem celebrando como Dia da Consciência Negra. 20 de novembro é utilizado porque é o dia em que o líder do quilombo de Palmares, no Nordeste do Brasil, foi assassinado, em 1695.

Há uns três anos atrás, o governo municipal de Porto Alegre, tentou transformar a data em feriado, mas foi barrado por uma liminar impetrada pela associação comercial, junto ao Supremo Tribunal Federal. O Tribunal alegou que não cabe aos municípios instituir feriados de fundo cívico, como seria o caso de um dedicado uma personalidade histórica como Zumbi.
É o que diz a lei. Também o município de Pelotas, tentou criar data semelhante, e igualmente foi barrado. Mas lá, parece que o comércio ficou às moscas. O boicote, se planejado, foi uma boa reação. A propósito, boicote pode ser uma maneira dos movimentos negros lutarem para que o dia seja tornado feriado.

Desde 2003, o Dia da Consciência Negra está inserido no calendário escolar no Brasil, assim como o Dia do Índio, ou o Dia da Abolição.

Há quem veja que esse tipo de comemoração seja algum revanchismo, ou mesmo uma forma de tornar o racismo mais saliente, em uma das sociedades mais integradas do mundo, se não a mais integrada do mundo. Bobagem. Ninguém reclama das celebrações de "Oktoberfest", ou do Dia do Colono (25 de julho). É só uma maneira de lembrar que os negros fazem parte da história brasileira, e que ajudaram a criar a riqueza da nação.