segunda-feira, janeiro 02, 2006

2 de Janeiro

Hoje é dia 2 de janeiro de 2006.
Porto Alegre vai entrando num ritmo, digamos assim, de férias. Parafraseando o escritor Luís Fernando Veríssimo, o verão é quando as hordas que vivem no litoral, migram de volta para lá. Aí a cidade fica num ritmo mais lento. É mais fácil ir ao cinema, ou jantar fora, para quem tem acesso a essas opções da lazer.
O processo se acentua após o final do vestibular da UFRGS. Este ano o vestibular da UFRGS inicia no próximo dia 8, e deve durar até o dia 12. Na sexta-feira, 13, mais automóveis devem se dirigir às praias.
Entre as pessoas que podem tirar férias e viajar, cerca de 40% devem ir agora em janeiro. Os outros 40% devem ir em fevereiro. Os 20% restantes se dividem entre aqueles que viajam em dezembro, e aqueles que gostam de viajar em baixa temporada. É claro que esses percentuais são puro chute, pura achologia.
A cidade fica mais tranqüila em janeiro e fevereiro. E essa tranqüilidade chega a uma espécie de clímax no Carnaval, quando mais gente ainda abandona a cidade. Mas na Quarta-Feira de Cinzas o ritmo recomeça a ficar frenético.