sexta-feira, janeiro 27, 2006

Clima

Tempos atrás, uma revista semanal fazia propaganda na televisão, dizendo quem em suas páginas havia muito conteúdo útil. Para isso mostrava um homem adulto, relativamente jovem, conversando com outro, mais velho e possivelmente seu superior, sobre uma vasta gama de assuntos, como, por exemplo, saúde, onde a perda de tonicidade dos músculos, devido à idade, podia ser compensada com exercícios físicos; ou o mais recente livro do Saramago, onde supostamente após a leitura da resenha na revista, não seria necessário ler o livro em si, "espetáculo", fala o homem do tal livro, muito eloqüentemente. Acontece que o homem loquaz possuía um teleprompter , o ponto eletrônico; um transmissor-receptor usado, por exemplo, em programas de entrevistas, para passar dicas da direção do programa ao entrevistador; e algum problema técnico interrompe a transmissão da série de informações que alimentavam a conversa. De repente a loquacidade pára, e o homem fica sem ter o que dizer, perdido. Então, ele apela: "será que chove?..."
Clima é um assunto ameno, que sempre justifica o ato de puxar alguma conversa. Não é à toa, que este blog quase diariamente fala do tempo em Porto Alegre.
E agora há pouco, vi uma informação de uma massa de ar quente e seco está afligindo o centro do país. O Rio de Janeiro alcançou ontem a temperatura de 40,3º C, São Paulo 34,5º C, Vitória 36º C, Brasília 31,4º C, e Belo Horizonte 35º C, sendo que na capital mineira, a umidade relativa do ar esta em apenas 26%, um risco para a saúde pública (http://infotempo.uol.com.br/zml/jt?act=details&start=&start1=&act1=&id=21759).
É um verão quente este.