terça-feira, junho 27, 2006

Brasil 3 x 0 Gana


O Brasil ganhou de Gana, com um gol de impedimento. Com isso passou às quartas-de-final da Copa do Mundo.
Mas aqui no centro de Porto Alegre não houve grandes comemorações. A comemoração foi no máximo morna, isso quando aconteceu. Não sei se nós, gaúchos, estamos tão enfarados de títulos que estamos nos importando pouco, ou se estamos tão céticos com o rendimento da seleção brasileira, que só celebraremos quando e se o Brasil for efetivamente campeão.
Ou pode ser saudade daquele momento, no século XIX, em que o Rio Grande do Sul formava um ambiente econômico comum com o Uruguai e parte da Argentina.
É, vai ver que é isso. Tenho um colega que se diz argentino, e que comemorou o único gol sofrido pelo Brasil, feito pelo Japão. Mas este não pode ser levado a sério, pois ele faz referência à Redentora comovido e batendo continência. Quer dizer, torce pela Argentina, mas se ancora no nacionalismo das Forças Armadas.
Tem outro que diz que torce antes por Portugal, depois pela Argentina, depois pela Alemanha (me parece que ele tem estudado alemão ultimamente), e finalmente, pelo Brasil.
Mas ainda acho que estes são a minoria.
Acho que a maioria está louca para vibrar. Mas está se contendo!...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu acho que Porto Alegre é um reflexo de outras cidades, se olharmos aonde tem um telão disponibilizado por uma empresa de tv regional, encontraremos muitas pessoas comemorando muito, isso ocorre em várias cidades do Brasil onde um grupo de pessoas se reunem para assistir os jogos, mas nós gaúchos não temos o hábito de nos reunirmos para comemorações coletivas nas ruas e praças, aqui as coisas não terminam em samba e sim em fandango, e se terminam em fandango, devemos comemorar em algum(ns) CTG's.

5:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois por estes pagos os caras comemoram mesmo, bebem de monte, arranjam confusão. No jogo Brasil e Japão havia só dois policiais em um dos pontos de encontro e eles tiveram sérios problemas (foram ameaçados e tudo). Então ontem havia um esquema especial de segurança.

9:27 PM  

Postar um comentário

<< Home