domingo, junho 04, 2006

Ofra Haza


Em algum lugar da minha memória eu me lembrava de ter ouvido falar em Ofra Haza. Foi alguma coisa relacionada com "World Music" (World Music: coisa de americano etnocêntrico: quando aparece algo que eles não conseguem classificar, eles taxam de "world music" - música do mundo...), lá pelo final dos anos 1990. Esta mesma vaga lembrança dizia que era uma cantora israelense.

Minha quase ex-esposa é fã da música da cantora britânica Sarah Brightman, de modo que de tanto escutar Sarah Brightman, eu acabei gostando da música dela (de Sarah Brightman) também. Um dos discos de Sarah Brightman se chama "Harem", e a música Mysterious Ways, que faz parte deste disco, traz uma pequena participação de Ofra Haza. São três versos em hebraico, que dão um clima mais exótico à música, em um disco que tenta ser exótico.



Encantado com a participação de Ofra Haza no disco de Sarah Brightman, lá me fui ao saite da Amazon (http://www.amazon.com), para ver a discografia de Ofra Haza. Surpresa! Esta cantora tem traços de mulher árabe. Será ela uma cidadã israelense de origem árabe? E justo ela, ter feito sucesso com "world music", no final dos anos 1990?

Para acabar com minhas dúvidas, resolvi consultar a enciclopédia on-line Wikipédia, no caso a versão em inglês (http://en.wikipedia.org). Graças à Wikipédia, as descobertas.



Ofra Haza era um cidadã israelense de origem judaica, mas de judeus que haviam emigrado do Iêmen. O que explica os traços árabes. O nosso Érico Veríssimo, em seu livro Israel em Abril, se eu não me engano de 1973, um relato de viagem, já dizia que a ele parecia que os judeus israelenses pareciam muito com as pessoas das comunidades nas quais viviam anteriormente. Assim, os judeus da Europa Central e Oriental eram loiros. Os judeus que viviam entre árabes tinham traços árabes. Depois, na década de 1980, descobrimos que na Etiópia viviam judeus, que eram, como se poderia pensar, negros.

E a descoberta desagradável: Ofra Haza havia falecido no ano 2000, mais exatamente em 23 de fevereiro, de pneumonia, ou septicemia. A Wikipédia esclarece que a família da cantora fez questão de deixar o motivo do falecimento como assunto de interesse privado.

Mas o disco Harem é de 2003. Como poderia ser? Acontece que o produtor do disco de Sarah Brightman é Frank Peterson (a propósito, seu atual companheiro), que foi produtor de discos de Ofra Haza na década de 1990, e achou que a voz dela ficaria bem no disco de Sarah.



Assim a voz de Ofra Haza se tornou um espectro que me assombrou.

Também me trouxe aquela espécie de luto emocional que nos acomete quando perdemos pessoas que admiramos. Aconteceu comigo na tarde de 11 de outubro de 1996, quando Renato Russo morreu. Aconteceu com o locutor da Rádio Ipanema FM, na noite de 5 de abril de 1994, quando Kurt Kobain se suicidou (eu sei porque estava escutando a rádio naquele dia, óbvio).

É estranho uma sensação de perda por alguém que morreu há 6 anos atrás, mas é uma sensação real. Acho que é porque foi uma morte prematura, e eu imaginava que a cantora devesse estar viva. É realmente triste que pessoas que trazem alegria a tantos morram precocemente. Ofra Haza tinha 42 anos quando morreu!...


Vídeos Significativos de Ofra Haza no You Tube:

Galbi - http://www.youtube.com/watch?v=wQpMotwJuek&search=Ofra

Yad Beyad - http://www.youtube.com/watch?v=_HvhYHR524E&search=Ofra

Tzur Menti - http://www.youtube.com/watch?v=7rV_G7tYuRo&search=Ofra

Im Nin Alu - http://www.youtube.com/watch?v=kPeRBwSxemU&search=Ofra

Shaday (remix) - http://www.youtube.com/watch?v=R1hdiYqGjuE&search=Ofra

Jerusalem of Gold (quando da celebração dos 50 anos do Estado de Israel, no estádio da Universidade Hebraica) - http://www.youtube.com/watch?v=aZPmQjQ712c&search=Ofra


E uma nostálgica homenagem:

Sodot (secrets), por Roi Aloni - http://www.youtube.com/watch?v=SLRZXK9kXxc&search=Ofra

13 Comments:

Blogger Unknown said...

Ofra Haza sempre teve seu nome respeitado dentro do mundo Judaico, e dentro de Israel. infelizmente há factos que distorcem a realidade de sua morte mas, o respeito merecido por esta Judia de origem iemenita ainda é muito grande.
Ofra, a sua voz vive dentro de nossos corações.
B'H'

10:41 PM  
Blogger José Elesbán said...

Obrigado pelo comentário.

1:52 AM  
Anonymous marcos roberto said...

realmente,a voz desta cantora era algo extraordinario, e com certeza continua entoando em muitos coraçoes.

10:11 PM  
Blogger José Elesbán said...

Obrigado pelo comentário. Curioso que alguém comente aqui mesmo passados cinco anos desde a postagem.

11:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

ela fez uma participação na musica e single temple of love 2002 do sisters of mercy

incrivel

3:58 PM  
Blogger José Elesbán said...

É. Incrível mesmo.

11:13 PM  
Blogger Carol said...

Cantora fantástica! Conhecia a música Im Nin'Alu de um CD árabe que perdi e não sabia quem cantava e o nome :( Há tempos estava procurando pelo nome da música ou quem cantava... Quando que nas Olimpíadas Mundial de Ginastica 2019 a equipe de Israel veio com essa música!!!Olha que mágico!!! Dali foi um passo para descobrir a cantora e a música na internet... Que me fez parar aqui :D Compartilho o sentimento de pesar pelo falecimento desse talento! Estou em um misto de alegria por conhecer melhor a cantora e reencontrar com a minha música querida e tristeza pelo desencarne precoce dessa cantora tão maravilhosa... E tem mais... Depois de anos mais alguém chegando por aqui... Música sempre foi e será atemporal! ;) Muito obrigada!

2:18 PM  
Blogger José Elesbán said...

Obrigado pelo comentário.

5:27 PM  
Blogger Unknown said...

Tinha uma voz de anjo.

10:15 PM  
Anonymous Renata Besson said...

Hoje vi uma referência a Ofra Gaza em um post do Instagran. Não a conhecia mas quis conhecer sua história. Estamos no ano de 2024. E neste post foi onde encontrei mais referência a sua história. Obrigada.

9:00 AM  
Anonymous Renata Besson said...

Me perdoem não foi minha intenção. Foi o corretor OFRA HAZA

9:02 AM  
Anonymous Renata Besson said...

Me perdoem. Foi o corretor. *OFRA HAZA

9:20 AM  
Blogger José Elesbán said...

Que bom que esse texto publicado em 2006 tenha te ajudado de alguma forma, Renata Besson.
Obrigado pela visita.

12:41 PM  

Postar um comentário

<< Home