segunda-feira, agosto 28, 2006

Um Grito Preso na Garganta


Não é que eu seja um colorado tão fanático como pareceu após o Internacional ter conquistado o título de Campeão da Copa Libertadores da América 2006. Mas como torcedor do Inter me parecia que havia algo engasgado na garganta.
E nem era algo tão longínquo como a final perdida para o Nacional de Montevidéu, em 1980. Há muitas memórias lembrando o tal gol do Vitorino, que deu aquele título ao time uruguaio. Eu nem me lembrava mais disso. A minha lembrança mais forte era do goleirodo Nacional, o Rodolfo Rodriguez, onde os ataques do Inter paravam. Era uma parede imensa, a qual o time gaúcho não conseguiu vencer.
Creio que o problema realmente foi a conquista do mesmo título pelo Grêmio Porto-Alegrense, o nosso rival, em 1983. Aquele título encheu os gremistas de orgulho, e tornou muitos deles intragáveis.
Em 1975, eu me lembro que eu era um piá, que comemorou a vitória sobre o Fluminense de Rivelino e Companhia, com um gol soberbo do Paulo César Carpeggiani, junto com outros piás, muitos deles gremistas. Ia ser a primeira vez que um time gaúcho decidiria umtítulo brasileiro. Naquela ocasião contra o Cruzeiro de Belo Horizonte. O título foi conquistado. No ano seguinte, o título foi repetido. Em 1979, novo título de Campeão Brasileiro, desta vez invicto, e, após o Inter ter sido terceiro colocado no campeonato gaúcho daquele ano.
Em 1981, o Grêmio foi Campeão Brasileiro. Nada demais. Era o rival ganhando um título que ainda não havia ganho. O Grêmio foi finalista novamente em 1982, mas perdeu o título para o Flamengo. Este vice-campeonato foi o que permitiu ao Grêmio disputar a Libertadores de 1983, na qual se consagraria Campeão. No final desse ano de 1983 o Grêmio prevaleceu sobre o Hamburgo da Alemanha, e se tornou campeão mundial. A partir de então o rival passou a alternar momentos de píncaros de glória e momentos de profunda depressão. Foi campeão da primeira Copa do Brasil, em 1989. Esteve na segunda divisão em 1991, e voltou de lá por um golpe de mesa. Mas depois na década de 1990 ganhou vários títulos, inclusive a Libertadores novamente, em 1995, e foi vice-campeão em vários outros, em um período de bonança que durou até 2001, quando o Grêmio ganhou novamente a Copa do Brasil, e aí entrou em novo período depressivo, voltando à segunda divisão em 2005.
Enquanto isto, nós colorados, acumulávamos frustrações, como o vice-campeonato na Copa União, de 1987, o vice-campeonato brasileiro de 1988, quando chegamos à final após vencermos o Grêmio na semi-final. Em 1989, a desclassificação na Libertadores em plenoBeira-Rio, após termos vencido o Olímpia do Paraguai em Assunción no jogo de ida. Só para lembrar, o técnico nesta derrota no campeonato brasileiro, e nesta Libertadores era Abel Braga. Em 1992 ganhamos finalmente uma Copa do Brasil, em cima do Fluminense. Mas parecia pouco. Em 1999, o Inter parecia que chegaria novamente a ser campeão da Copa do Brasil. O time parecia bem armado, e ia decidir a passagem à final no Beira-Rio. E em pleno Beira-Rio, o Internacional, treinado por Paulo Autuori, levou uma goleada do Juventude de Caxias do Sul, que por sinal, acabou se tornando campeão naquele ano. E nossa frustração veio até o ano passado, onde a CBF determinou que uma série de jogos apitados por juízes querendo manipular resultados fossem realizadas novamente.Isto permitiu ao Corintians recuperar pontos que havia perdido, e fez o Internacional ficar em segundo lugar novamente.


Mas agora tudo isto está no passado. Até que haja novo campeão, em 2007, o Internacional é Campeão da América. Isto redime todas as frustrações acumuladas. Como já disse outro, uma série de piadinhas que os gremistas guardavam para flautear os colorados, quando das frustrações destes, perderam a validade. Os gremistas mesmos ficaram em estado de choque. Eu, pelo menos, tive um prazo de uma semana antes que chegasse a mim algum argumento sobre a superioridade do Grêmio, obviamente rememorando o título ganhopor eles em 1983. Além disso, coroa uma série de conquistas de categorias amadoras por parte de Inter. Por exemplo, campeão mundial sub-15, em 2000, campeão da Taça São Paulo de Juniores, de 1998, até campeão mundial de futebol de salão associado à Ulbra.Mas faltava um grande título profissional. E este veio agora. O grito preso na garganta pôde ser liberado. É gol!!! É Campeão!!! A felicidade. O choro da alegria. A vitória tudo redime!