quarta-feira, setembro 06, 2006

Agência Nacional de Saúde Divulga Ranking

O saite da Agência Nacional de Saúde - ANS divulgou um ranking de prestadores de serviços médicos. O ranking divide as empresas por tipo de organização, por exemplo cooperativa de médicos, seguradoras com seguro-saúde, etc, e atribui a elas notas que vão de zero a 1, divididas em quatro faixas, de zero a 0,25, de 0,25 a 05, de 0,5 a 0,75, e de 0,75 a 1, que seria a nota máxima.
Segundo o saite a nota é obtida da seguinte maneira: "A avaliação de desempenho considera a atenção à saúde como o critério de maior peso (50%). O equilíbrio econômico-financeiro vem em segundo lugar (30%), seguido de estrutura e operação (10%) e satisfação do beneficiário (10%).".
Assim, o Centro Clínico Gaúcho, por exemplo, ficou na faixa entre 0,25 e 0,5; a Bradesco Saúde na faixa de 0,5 a 0,75. E algumas entidades / empresas não foram avaliadas, ou por não terem enviado as informações solicitadas pela ANS, ou por terem enviado dados inconsistentes.
Esta notícia saiu na Folha de São Paulo, de 06/09/2006, que foi ouvir o que os representantes das empresas tinham a dizer sobre o ranking. A Fenaseg - Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização, e a Abramge - Associação Brasileira de Medicina de Grupo informaram que tinham ressalvas quanto a metodologia do ranking.
Em tese, tal ranking deve servir para que potenciais consumidores possam avaliar um plano de saúde antes de aderir.

ANS: http://www.ans.gov.br/portalv4/site/home/default.asp
Ranking da ANS: http://www.ans.gov.br/portal/upload/noticias/Qualificacao_lista-2afase.pdf