segunda-feira, setembro 25, 2006

Há Alguma Coisa Errada Com Algumas Pessoas do Islã

Há alguma coisa errada com algumas pessoas do Islã, pois só isso explica a reação extremada da parte de alguns ao discurso da aula magna proferido pelo Papa Bento XVI, em Regensburg, Alemanha, em 12 de setembro de 2006.
Não é possível que devido à citação do imperador Manuel II Paleólogo, "me mostre apenas o que Maomé trouxe que fosse novo, e você encontrará apenas coisas más e desumanas, tal como seu mandamento de espalhar pela espada a fé que ele pregava", haja motivos para tentativas de queima de igrejas (na Palestina), assassinato de uma freira (na Somália) ou ameaças de ataques terroristas ao Vaticano (por parte de um grupo iraquiano). Se o Islamismo é uma religião de paz, estas reações não têm cabimento. Teriam cabimento se todos os muçulmanos fossem como Mohammed Atta, aquele que foi o principal líder do ataque combinado ao World Trade Center, e ao Pentágono, ou como as pessoas que planejaram os atentados aos trens em Madrid. Mas eu quero crer que não são.
O discurso do Papa cita de passagem o texto de um diálogo, e o ponto do discurso não era este, mas sim como a fé deve ser apreendida de modo racional para que possa ser aceita. E neste contexto, o Papa está mais preocupado com a falta de fé da humanidade, e da Europa em especial nos dias correntes. É um longo texto, em que ele traz todo um histórico da fé cristã, do nascimento aos dias de hoje. E como o Papa é um bom teólogo, o seu discurso deve ter gerado grande prazer naqueles cristãos que o puderam ouvir, e me foi muito bom ler a transcrição.
Não me parece que o Santo Padre tenha chamado cristãos a uma cruzada, como poderia se inferir das reações de alguns líderes muçulmanos. A mim parece apenas que ele chamou os cristãos ao cristianismo.
Não creio que o Papa tenha ofendido, ou tivesse intenção de ofender qualquer muçulmano com seu discurso. Mas certas reações de certos líderes muçulmanos sinalizam para mim um grande senso de intolerância.


O link abaixo, contém um resumo em português do discurso do Papa Bento XVI:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/09/060915_papa_discurso_dg.shtml

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"Agora, vá, ataque, e condene ao extermínio tudo o que pertence a Amalec. Não tenha piedade: mate homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, bois e ovelhas, camelos e jumentos"

Citações, por citações, a incitação ao genocídio está presente em diversas fontes.

3:04 PM  
Blogger José Elesbán said...

E?... (estou aguardando que desenvolvas o teu argumento! :) )

1:09 AM  

Postar um comentário

<< Home