terça-feira, novembro 28, 2006

Sexta-Feira Agitada Para o MNLM em Porto Alegre

Esta sexta-feira, 24 de novembro, foi um dia agitado para o pessoal do Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM, que está ocupando o prédio que havia servido de base para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital - PCC, tentar assaltar as agências de dois bancos nas imediações através de um túnel subterrâneo. O plano dos criminosos foi frustrado pela ação da Polícia Federal.
Pela manhã houve um início de tumulto entre as pessoas que ocupam o prédio e policiais da Brigada Militar. Segundo declaração dada por Beto Aguiar, líder do MNLM, dada a Gilberto Jung (e publicada no saite do Terra: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1267017-EI306,00.html), os policiais queriam impedir o acesso dos sem teto de volta ao prédio após eles terem saído para um ato de apoio ao Movimento dos Trabalhadores sem Terra - MST. Houve ferimentos leves em alguns dos ocupantes do prédio e ao menos um policial. O tumulto também foi noticiado no Correio do Povo deste sábado, que também não estabeleceu o motivo da intervenção da polícia militar gaúcha, pois aparentemente não havia ordem de reintegração de posse do prédio, pois ele está "sob judice".
No final da tarde apareceram pessoas com bandeiras do MST, e da CUT - Central Única dos Trabalhadores, juntamente com um caminhão de som para uma pequena manifestação de apoio aos ocupantes do prédio. Contudo a manifestação teve que ser interrompida, pois logo após o início de alguns discursos, uma forte tempestade se armou sobre Porto Alegre, e obrigou os manifestantes a procurar abrigo contra a chuva.

No vídeo, a gritaria do tumulto matutino:



Ou o link: http://www.youtube.com/watch?v=BnJ07Pg9DtQ


Ou, alternativamente, no Google Vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=-449912166672106824&pr=goog-sl


Foto do início da concentração à tarde:





Vídeo da manifestação da tarde:



Ou o link: http://www.youtube.com/watch?v=FXNAk0fzouE


Ou, alternativamente, no Google Vídeo: Vídeo:http://video.google.com/videoplay?docid=-3087424426634637565&pr=goog-sl