terça-feira, dezembro 19, 2006

Grandes Coisas - 2

A educação evangélica que me foi passada, me fez imediatamente pensar no Salmo 126 ("post" anterior), quando o Internacional de Porto Alegre alcançou o título de Campeão Mundial de Clubes.
Parece vão, ou ímpio, relacionar a inspiração dos Salmos com a vitória no futebol, mas para mim foi inevitável. O Salmo veio a minha cabeça como música. Até porque existem versões musicadas em português do referido Salmo. Uma delas, gravada por um conjunto chamado Vencedores por Cristo, inicia dizendo "Quando o Senhor restaurou nossa sorte, tudo o que somos se pôs a sonhar, e nossa boca se encheu de sorriso, e a nossa língua de júbilo a cantar".
O Salmo se refere à volta do judeus para sua Terra Santa, após os anos de cativeiro na Babilônia, Mesopotâmia, por volta do século V a.C. E para aqueles judeus voltar à sua terra era como um sonho.
Pois a vitória do Internacional ontem, foi, para mim, como um sonho. E a minha boca se encheu de sorriso. E não só a minha. Muitos colorados não sabiam se riam ou se choravam, para comemorar uma vitória que soava muito difícil, para não dizer impossível. Mas um grande peso foi retirado da alma colorada. Não há mais título maior, dos quais os rivais possam se gabar. Todos já foram alcançados.
Quando eu cito as Escrituras, eu não quero dizer que Deus lutou por nós, colorados. É muito provável que houvesse crentes em ambas as equipes no confronto de ontem. Mas mesmo esta banal vaidade humana, decorrente do jogo de futebol, foi como uma bênção divina para este blogueiro!...