segunda-feira, outubro 31, 2005

A revista Veja ataca de novo

A edição deste final de semana da revista Veja ataca de novo. Informa que o Partido dos Trabalhadores - PT teria recebido 3 milhões de dólares do governo de Cuba para a sua campanha de 2002. Ainda não pude ler o artigo ainda, mas pelo que se lê pela Internet, a reportagem é uma divulgação de um diz-que-me-diz. Dois ex-assessores do ministro Antonio Palocci teriam ouvido falar de um outro ex-assessor, falecido em 2004, que a campanha recebeu o tal dinheiro cubano, embalado em caixas de uísque e rum (literalmente um dinheiro bêbado!).
Meses atrás a revista noticiou que a guerrilha colombiana FARC teria enviado dinheiro para o PT, denuncia que até agora deu em nada.
Dentro das circunstâncias da divulgação que está sendo dada à contribuição do governo cubano, é difícil investigar qualquer coisa a respeito desse dinheiro. Afinal, duas pessoas ouviram uma terceira pessoa já falecida ter falado em doação cubana, em dinheiro vivo, em caixas de bebida. Como rastrear, investigar isso?
Claro que todos sabemos que a economia cubana é uma das mais pujantes do hemisfério ocidental. Tão exuberante que enviar 3 milhões de dólares para ajudar a eleger um governo amigo no Brasil, é considerado troco...
O governo cubano nega qualquer doação.
Logo após a distribuição da revista, os partidos de oposição já falaram em cassar o registro do PT, se for comprovada a doação cubana. Gente fina. O golpe se dá por meios legais e jurídicos. Impedimento para o presidente da república, e cassação do partido que lhe fornece a legenda. Afinal golpes tradicionais, podem acabar em fechamento do Congresso, e restrições à liberdade de imprensa, isto é, de empresa.
Abaixo, reprodução da capa da tal doação da FARC.