segunda-feira, novembro 21, 2005

Lago Rio Guaíba

O ator Werner Schünemann, quando esteve no Programa do Jô, e lhe foi perguntado como se chamava o acidente geográfico que banhava a cidade de Porto Alegre, respondeu que o fluxo d'água era um lago. "O Lago Rio Guaíba", informou ele. Faz bastante sentido. Gaúchos com idade de trinta e alguma coisa anos de idade cresceram ouvindo falar do Rio Guaíba, que inclusive tinha balneabilidade até o início dos anos 1970 (ainda hoje há alguns corajosos que insistem em se banhar no Guaíba à altura do bairro Ipanema).
Em algum momento entre os anos 1970 e 1980, o Guaíba passou a ser chamado de estuário. Algo maior que um rio, e que recebia águas dos rios Gravataí, dos Sinos e Jacuí. No encontro dessas águas há um grande e belo delta, que infelizmente é difícil de ser apreciado.
E de uns tempos para cá, o Guaíba virou lago. Então, é isso aí, Lago Rio Guaíba, embora alguns queiram reduzir para Lago Guaíba.


3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O Rio Guaíba passou á ser chamado Lago após a Lei 4771 de 1965 que considera as áreas de preservação permanente, foi uma maneira de burlar esta Lei, pois se aplicada deixaria um entorno de 500 m á contar da margem do Guaíba como não utilizável e que no futuro seria um grande parque e área de preservação. O poder econômico se movimenta rápido.
A própria Lei Orgânica do Município de Porto Alegre chama até hoje de Rio Guaíba, sendo a prova da burla.
Eng Henrique Wittler

8:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Complementando minha posição referente ao Rio Guaíba peço permissão para deixar um enderêço no qual apresento uma apresentação sobre a grande farsa na troca de Rio para Lago além de outros pontos de vista.

http://portoalegredosproblemas.blogspot.com/

2:56 PM  
Blogger osm18 said...

HD sex

5:27 AM  

Postar um comentário

<< Home