sábado, janeiro 07, 2006

Dia de Reis

Hoje é dia de reis. Referência aos "reis" magos, que teriam vindo do oriente adorar (possivelmente prestar homenagem) Jesus quando este nasceu, embora o texto bíblico de Mateus, no capítulo 2, fale apenas em "magos", não reis, como é possível constatar no texto abaixo - Mateus capítulo 2, versos 1 a 11:
"Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:
Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém;
e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.
Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera;
e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.
E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra."
É o dia em que desmontamos nossas árvores de Natal, e guardamos nossos presépios. Dizem que em países tão diferentes como Rússia e México, é neste dia que são distribuídos presentes, o que não deixa de ser coerente com o que a tradição comemora.
Mas eu me pergunto o por quê de comemorarmos Dia de Reis onze dias após o Natal. Será este o número de dias que uma caravana de camelos (como eu imagino que pudesse ser a dos magos) leva para ir da Mesopotâmia até Jerusalém e arredores (levando em consideração que a Mesopotâmia seja o ponto de partida, devido a tradição de observação astronômica daquela região por séculos)?