quinta-feira, janeiro 19, 2006

Questão de Semântica

Acho que a matéria da Folha Online - Informática, com chamada "Pirata registra site para divulgar quebra de códigos" (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19517.shtml) teve um título depreciativo e mal intencionado, pois não me parece que o norueguês Jon Johansen seja um "pirata virtual", como a Folha o chamou. Ele não obtém lucro com a sua divulgação de códigos, e também não rouba ninguém, apenas procura ter liberdade para usar como quiser os produtos que ele mesmo adquire, e dar essa mesma liberdade a outros. Também não consta que ele tenha atacado barcos e navios mares e portos mundo afora.
Será que quando compramos um filme em DVD, temos a obrigação de assistir também os trailers, e as propagandas que vem junto, ou será que poderíamos recusar estes privilégios, se quiséssemos? Quem compra um disco DVD não possui o direito de fazer uma cópia de segurança (o pessoal da Folha já ouviu falar em becape [ou back-up], e além disso todos conhecem a robustez de um disco ótico)?
Enfim, diante do exposto, creio que a Folha deveria reavaliar o seu vocabulário, e usar certas palavras com mais parcimônia.
Att.
Zé Alfredo