quarta-feira, março 08, 2006

Oscar

06/03/2006 -
Esta noite foi transmitida a premiação do Oscar 2006.
Autêntico fenômeno midiático, ele é transmitido ao vivo(ou quase, não tenho certeza) para o Brasil, e é foco de notícias nos principais jornais, em rádios e televisões.
Em muitos casos eu tendo a discordar do ex-cineasta e atual comentarista televisivo Arnaldo Jabor, mas neste eu concordo, que a premiação do Oscar é uma festa caipira, da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, para ela mesma, e que premia os filmes feitos no "padrão hollywoodiano". É uma festa americana, que marginalmente é importante para o restante do mundo.
Numa ocasião, o ex-presidente FHC disse que o brasileiro era um povo caipira, como de maneira geral são os povos de países continentais: Estados Unidos em primeiro lugar, mas também China, ou Rússia, por exemplo. Justamente por haver uma vastidão de território para cada cidadão percorrer, essa atitude é mais natural.
Povos de países pequenos podem ser mais cosmopolitas. A distância do Rio de Janeiro a Salvador é pouco menor do que a distância entre Lisboa e Paris. Isto não é uma regra, nem uma lei, só um palpite.
Deveríamos dar tanta importância para o Oscar quanto damos para o Festival de Cannes, por exemplo.