sexta-feira, maio 05, 2006

6 Bilhões de Dólares

A notícia saiu na Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19955.shtml): A MPAA, associação dos estúdios produtores de cinema de Hollywood divulgou estudo informando que houve um prejuízo de 6 bilhões de dólares (6 bilhões de dólares!!!) por pirataria de filmes. Segundo a notícia, tal prejuízo é assim distribuído: 2,4 bilhões via compra de filmes piratas, 2,3 bilhões via downloads rotulados de ilegais, e 1,3 bilhão devido a cópias de uso que os proprietários de cópias autênticas fazem(!!!).
Seria interessante conhecer mais da metodologia utilizada nesse estudo. Mas desde já, ele obviamente é feito mais para impressionar congressistas, e fazer lobby junto ao governo americano, para conseguir leis mais draconianas e repressão policial mais ativa.
Começando pelo fim: os estúdios querem que se compre uma cópia do filme para o DVD Player da sala, outra para o player do quarto, e uma terceira cópia para o automóvel (desde que é possível equipar o automóvel com players de DVD)? E isso gerou uma perda de 1,3 bilhão de dólares em 2005?
Aqui no Brasil estamos acostumados com venda de cópias piratas na rua, pela metade, ou mesmo por um quarto do preço de um filme original. Agora, como os estúdios sabem que a pessoa que compra uma cópia pirata compraria uma cópia autêntica se não houvesse a cópia pirata muito mais barata?
O apresentador Jô Soares, quando recebe resultados de alguma pesquisa que ele considere esdrúxula, costuma começar dizendo "pesquisadores desocupados de tal país divulgaram recentemente uma pesquisa...". No caso do estudo da MPAA, podemos dizer: pesquisadores especializados em produzir estudos para alegar prejuízo à indústria de cinema (ou de música, ou de software) acabam de divulgar mais um estudo em que esta indústria perdeu tantos bilhões de dólares com cópias ilegais.