sexta-feira, maio 05, 2006

Espanha Mostra o Caminho aos Estados Unidos

A notícia já é velha, mas talvez tenha passado meia desapercebida.
A Folha de São Paulo, de 12 de abril passado, noticiou que a justiça da Espanha indiciou 29 pessoas por assassinato, terrorismo e outros crimes (que no caso do Brasil me parece que seria formação de quadrilha, e nos Estados Unidos seria conspiração), em referência aos atentados de 11 de março de 2004. Três dos indiciados são acusados de 191 assassinatos e 1.755 tentativas de assassinato. Apesar do indiciamento de tantas pessoas, a polícia espanhola não conseguiu reunir evidências fortes de ligação entre as pessoas acusadas pelos atentados e a Al Qaeda.
Talvez pela sua longa convivência com os atentados do ETA, a polícia espanhola investigou e indiciou réus. Não declarou "Guerra ao Terrorismo".
Um analista de política internacional afirmou que talvez seja mais amedrontador o fato de que não haja elos claros de apoio logístico entre os diversos atentados que têm sacudido o mundo ultimamente, e em que há indícios de envolvimento de islâmicos na preparação, e a Al Qaeda. Significa que vários grupos integristas radicais podem querer manifestar seu ódio a certos valores do chamado mundo ocidental plantando alguma bomba em algum local de grande concentração humana.