sexta-feira, junho 16, 2006

Código da Vinci


- Tá certo que O Código da Vinci é uma obra de ficção, mas não precisava usar esta justificativa para espalhar mentiras. - Disse eu.
- Não são necessariamente mentiras. São as teorias do autor. - Ele me respondeu.
- Peraí. Não havia nenhuma guerra entre cristãos e pagãos no tempo de Constantino. Desde o advento do cristianismo houve algumas perseguições, relativamente esporádicas, aos cristãos. E casualmente a perseguição mais sistemática foi a movida pelo imperador Diocleciano, não muitos anos antes do imperador Constantino ter liberado o cristianismo no Império.
- O Concílio de Nicéia - continuei - pode até ter selecionado que livros vieram a fazer parte do Novo Testamento, mas os livros que ficaram de fora, os que foram chamados de apócrifos, não mostravam um Jesus mais humano. Pelo contrário, mostravam um Jesus muito mais divino e poderoso que o Jesus dos Evangelhos Canônicos.
Eu não pude parar de falar: - O Concílio de Nicéia foi realmente convocado pelo Imperador Constantino, que só se deixou batizar no seu leito de morte, mas o cristianismo foi liberado mais de dez anos antes, em comum acordo entre Constantino, que então era Imperador apenas da parte ocidental do Império. O imperador, Licínio, do oriente concordou. Daí surgiu o Edito de Milão. O cristianismo foi liberado.
Continuei falando: - O Concílio de Nicéia consagrou o que até agora é a ortodoxia entre cristãos: Jesus era pleno homem, e pleno Deus. Constantino foi batizado no seu leito de morte, como eu já disse. E quem batizou Constantino? Um bispo de fé ariana. A fé ariana dizia que Jesus não era pleno Deus. Que tal? A propósito ariano, vem de Ário, maior defensor da desta doutrina. A fé ariana é considerada um desvio doutrinário por católicos e protestantes, ainda hoje em dia.
Eu não parava de falar: - É estranho falar de guerra entre cristãos e pagãos. O que Constantino realmente conseguiu fazer foi trazer as lutas intestinas entre os cristãos para dentro do Império. As lutas de cristãos contra cristãos foram mais reais do que "guerra entre cristãos e pagãos".
- Além disso, será difícil encontrar qualquer evidência que Jesus tenha casado com Maria Madalena em qualquer evangelho, seja canônico, seja apócrifo.
- E o cristianismo só se tornou religião oficial com o Imperador Teodósio, mais de 50 anos depois de Constantino.
Ele afinal me respondeu novamente:
- Mas ele deve ter se baseado em alguma coisa para propor tal teoria.
- Só se ele quiser desprezar as evidências históricas.


1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Que bom que gostaste.
Foi uma colocação para o meu filho que ficou impressionado com o filme.

10:52 PM  

Postar um comentário

<< Home