sexta-feira, junho 09, 2006

Então é a Copa do Mundo!...

Começou hoje, às 13 h, horário de Brasília.
Num título feliz, a FIFA chamou o filme oficial da Copa do Mundo de 1994, de "Todos os Corações do Mundo". Agora todos os corações do mundo se voltam para a Copa, mesmo os dos cidadãos de países que não conseguirem se classificar para a Copa, mesmo os corações de pessoas excluídas de cidadania, que não pertencem a nenhum estado nacional.
Na Folha de São Paulo de hoje, há um texto do secretário geral da ONU, em que ele saúda a Copa do Mundo, e faz um paralelo de como ele gostaria que as Nações Unidas participassem de uma competição como a Copa, com regras, em que cada nação tenta superar a outra sem o derramamento de sangue, e aonde a violência e a deslealdade são punidas, ao menos devem ser.
No Correio do Povo, há notícia de que os comandos palestinos devem evitar ataques à população ou ao exército de Israel durante a Copa.
Para destoar da felicidade geral, nas manchetes de hoje, Israel atacou o que chamou de posições de extremistas palestinos, e a digamos assim guerra civil de baixa intensidade continua no Iraque ocupado, e possivelmente exista uma situação semelhante no Afeganistão. Sim, ainda a guerra civil no Sudão também, mas ouvi falar que na Costa do Marfim foi firmada uma trégua, pelo menos até o final da Copa.
Mas é Copa. Na imensa maioria das cidades do mundo, as pessoas vão estar olhando e comentando as partidas de futebol.