quarta-feira, junho 28, 2006

TV Digital, O Veredicto Final

Pelo que tem sido divulgado por diversas agências de notícias, o presidente Lula deve assinar amanhã, dia 29, quinta-feira, na presença do ministro das comunicações do Japão, o decreto que regulamenta o Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD, que deverá seguir o modelo japonês de modulação. O ministro Helio Costa, defensor do modelo japonês, sempre disse que este era o modelo mais adequado à maneira como se produz televisão no Brasil.
Só para lembrar, as empresas de telefonia defendiam o modelo europeu de televisão digital, que o ministro Helio Costa afirmava que não possuía espectro para divulgação de imagens de alta qualidade, que aqueles felizes brasileiros possuidores de televisões com tela de mais de 30 polegadas poderão usufruir.
E o modelo nacional, defendido por movimentos sociais, segundo o ministro, além de também não ser capaz de disponibilizar imagens de alta qualidade, poderia transformar as televisões num espetáculo mambembe, pois se, conforme gostariam os movimentos sociais, fosse liberado espectro para 300 emissoras, como seria fornecido o conteúdo para todas elas?
Assim, o Brasil adotará o modelo japonês. Imagens de alta qualidade, compatíveis com a tecnologia existente para a transição, e receptíveis em telefones celulares adaptados para receber a transmissão. Poucas redes de televisão, e uma com padrão mundial de qualidade.
No futuro poderemos ver o Domingão do Faustão, ou o Domingo Legal do Gugu Liberato em aparelhos de alta definição.
E provavelmente, as atuais redes de televisão contarão com financiamento do BNDES para atualizarem suas estruturas de transmissão.