quinta-feira, agosto 31, 2006

Educação e Repressão

Uma vez, conversando com alguém, eu comentei que com educação e repressão seria possível alcançar níveis civilizatórios, digamos, suíços, mesmo para nós brasileiros. A pessoa com quem eu conversava ficou perplexa, se me lembro bem, devido a eu ter utilizado a palavra "repressão". Esta pessoa tinha formação pedagógica, e a pedagogia em que fora ensinada primava pela "liberdade", ou seja, neste caso, o contrário de repressão.
Mas repressão deve estar na base do processo civilizatório. Num exemplo gritante, uma pessoa deve reprimir o seu desejo de alívio imediato, para alcançar o banheiro mais próximo e poder liberar sua excreção, em lugar de liberar isto pela rua mesmo.
Todo este blá-blá-blá para comentar que ontem quando eu voltava da faculdade, vi uma mulher amassar um papel e jogá-lo na calçada, antes de embarcar no ônibus. Eu acharia muito normal, pois muita gente faz isto. O detalhe que me aborreceu foi que ela também era aluna da Ufrgs, ou, pelo menos, carregava uma bolsa da Ufrgs, e portava carteira para passe escolar do DCE da Ufrgs. E já parecia uma mulher mais madura, isto é, não era nenhuma pós-adolescente.
Talvez eu devesse tê-la chamado a atenção. Falar algo como "Que feio! Jogando lixo no chão. Uma aluna da Ufrgs!". Qual o que... Eu não disse nada. Não fiz nada.