sexta-feira, agosto 04, 2006

A Terceira


Abaixo trecho da coluna Toda Mídia, de Nelson de Sá, de hoje, 04/08/2006:

A Terceira


Na home do "New York Times", destaque para oito mortos civis em Israel e para as imagens de Beirute antes e depois dos bombardeios. Ao lado, também em destaque, "ameaça de guerra civil no Iraque".
O site do "Washington Post" também foi por aí, mas europeus como "Le Monde", "El País" e "Guardian" ainda dedicavam atenção ao esforço de cessar-fogo.

Ao fundo, nos mesmos e em outros como "Times" e "Washington Times", ontem e nos últimos dias, vem crescendo uma expressão, como se vê nos serviços de busca Inform.com e Google News: "third world war" ("terceira guerra mundial").
Começou semana passada, com o republicano Newt Gingrich dizendo, à NBC, que "estamos nos estágios iniciais do que eu descreveria como terceira guerra mundial, e não estamos com a atitude correta". Dias depois, o embaixador de Israel na ONU ecoava.
O "FT" deu até "pergunta e resposta". A primeira questão falou de uma "tentativa de preparar o espírito para aceitar o uso de armas nucleares". Para o jornal, não é o caso - e os "falcões" que veiculam a analogia buscam "no momento" trabalhar só a "ameaça".

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0408200627.htm