segunda-feira, setembro 25, 2006

Há Mais Alguma Coisa Errada Por Aí

Muitos comentaristas políticos acham que o Papa errou ao citar uma frase que poderia ser interpretada como uma ofensa ao Islã. Normalmente são comentaristas de esquerda, liberais nos Estados Unidos, socialistas, marxistas ou não, por aqui.
Estas pessoas afirmam que o Papa pisou em terreno perigoso, lembraram que a Igreja Católica já convocou as Cruzadas, e estas Cruzadas geraram banhos de sangue no oriente. Lembram também que no seio da Igreja surgiu a inquisição, que foi responsável pela morte de centenas de hereges.
Mas esperem aí. As cruzadas foram do século XI ao XV, no máximo. Já são mais de 300 anos que ninguém é queimado por ser herege.
Se o líder supremo da fé católica não puder se manifestar sobre a sua fé, quem poderá? Se a fé da pessoa não tiver conteúdo, e não for significativa, não servirá para nada.
Deixemos o Papa falar!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Discordo de ti. Esperar que terroristas e/ou fundamentalistas tenham moderação me parece ilusório.
Já esperar que alguém cujas palavras serão ouvidas e levadas em consideração por milhões de pessoas tenha bom senso e discernimento é outra bem diferente.
Acho que a citação do cismático Manoel II foi uma inconveniência.

3:01 PM  
Blogger José Elesbán said...

Já disseste: "Discordo de ti."
O Papa é o líder máximo da ortodoxia cristã católica ocidental.
Bom senso e discernimento podem não significar a mesma coisa, a partir das crenças de cada pessoa.
O Papa deve respeitar todas as fés, e na minha opinião ele não desrespeitou o islamismo no seu discurso, mas deve pregar a fé cristã, no caso católica.
Como a crença cristã tida como ortodoxa se diz "A" Verdade, é inevitável que os choques apareçam.

1:22 AM  

Postar um comentário

<< Home