quinta-feira, outubro 26, 2006

Efemérides de Outubro

Hoje é dia do dentista.
Neste mês já tivemos o dia do professor, o dia da criança, o dia do médico... O dia da criança é comemorado no mesmo dia da Senhora de Aparecida, que por sinal, também é o dia em que Cristóvão Colombo encontrou a América em seu caminho para as Índias, em 1492. É interessante lembrar que naquela época, a América não tinha esse nome, que recebeu, dizem, em homenagem a outro navegador, Américo Vespúcio. Mas mesmo sendo na América, por conta do erro, os nativos das novas terras do rei de Castela, isto é , da Espanha, mas aí já nos lembramos do tal castelhano que é associado a espanhol... Bom, voltando, os nativos da novas terras passaram a ser chamados de índios, e chamamos quem é natural da Índia de indiano, ou hindu...
Bom, mas este mês também teve a comemoração do dia de Santa Edwiges, no dia 16. Santa Edwiges é a santa padroeira dos endividados. A revista CartaCapital desta semana, em sua coluna "Brasiliana", faz um perfil da santa, que seria originaria da Silésia, atual Polônia, no século XIII, e que, seguindo a ordem de Jesus, tinha um ministério com encarcerados. Neste ministério descobriu que muitos dos presos, estavam condenados por dívidas. Sendo ela casada com um príncipe da região, começou a pagar dívidas, e tirar muitos encarcerados da prisão. A mesma revista relata sobre um templo na cidade de São Paulo dedicado à santa. Como seria de se esperar, os ministérios de ação social da paróquia também sofrem de dificuldades. Assim, segundo a tradição, a santa matriarca tem que cuidar já do seu próprio templo. Segundo a revista são muitos os que fazem votos à santa para pedir trabalho para poder pagar dívidas.
Como comentei com meu filho, nós como protestantes ficamos um pouco carentes neste aspecto. Não temos tantos a intermediar por nós. Mas não há problema. Os evangélicos vivem repetindo "Jesus salva"! Com o que, aliás, os católicos concordam.
Bom, depois de tudo isso, tenho a dizer que eu espero que os dentistas tenham tido um bom dia!