terça-feira, janeiro 09, 2007

O YouTube Foi Desbloqueado...

O YouTube já teve seu acesso liberado pela justiça brasileira. Mas o caso nos deixa com uma pulga atrás da orelha.
1. Como um juiz expede uma ordem dúbia que restringe o acesso de 5 milhões de internautas a uma fonte de informações, por um processo de uma pessoa que defendia sua honra, mas que, contudo, havia praticado atos libidinosos em área pública?
2. Por que as operadoras de telefonia Brasil Telecom e Telefônica foram tão rápidas em acatar a ordem que prejudicava centenas de milhares de seus clientes sem procurar uma ação neutralizasse a liminar da justiça paulista? Afinal todos sabemos que a nossa justiça tem recursos e mais recursos para os assessores jurídicos que os quiserem explorar (uma dica: talvez elas tenham ficado felizes por restringirem fluxo de vídeos, que consome muita banda de transmissão de dados. Ver em: http://computerworld.uol.com.br/comunicacoes/2007/01/09/idgnoticia.2007-01-09.9723178592/IDGNoticia_view ).
3. Deu a impressão que é muito fácil restringir o acesso das pessoas a determinada fonte de dados. Embora o vídeo, objeto da ação na justiça tenha sido espalhado para vários saites diferentes, tornando nula a decisão da justiça para restringir o acesso a ele, as operadores de telefonia restringiram com facilidade o acesso de 5 milhões de pessoas ao YouTube. Havia dicas de como evitar a restrição, mas nem todo mundo iria seguir estas dicas. E por alguns dias o estado de direito da democracia representativa brasileira viveu momentos de ditadura que procura controlar o acesso à informação.
Houve uma vultosa reação. Fóruns, enquetes, blogs, comentários em blogs, todos desancavam a modelo Daniela Cicarelli, e um pouco menos seu namorado, Renato Malzoni. Mas melhor teria sido que não houvesse reação pelo fato de que não deveria ter acontecido nenhuma ação deste tipo.
E, para variar, a notícia correu mundo. E o Brasil virou motivo de chacota, pois alguém resolveu iniciar uma ação judicial sem sentido, e um juiz sem muita noção do que é a Internet a acolheu.