segunda-feira, maio 07, 2007

Seu Nome Era Enéas

E morreu o deputado federal Enéas Carneiro, criador do PRONA - Partido de Reedificação da Ordem Nacional, e ex-candidato a presidente por este mesmo partido. Enéas Carneiro ficou conhecido por seu bordão, com o qual encerrava seus sumários pronunciamentos nas campanhas eleitorais: "MEU NOME É ENÉAS!"
Ele era cardiologista, e um homem com grande capacidade intelectual. Talvez fosse um cripto-fascista, o que nunca saberemos de fato, mas um partido para reedificar a ordem nacional, dá a impressão de um partido que surgiu para pôr ordem na bagunça em que se havia transformado o país. Mas como eu disse, nunca saberemos de fato, pois o Dr. Enéas não teve chances de exercer o poder, com todas as implicações que isto tem.
Em 1998 foi o deputado federal mais votado para a Câmara, e levou consigo meia dúzia de correligionários dentro da cota do partido. E, nas notícias que consegui ler, aparecia pouco para as votações.
Mas seu bordão, sua barba longa (que acabou por perder devido à quimioterapia), seus óculos grandes, e sua figura pequena, o tornavam uma pessoa bastante simpática. Tanto que achei uma pena o seu precoce passamento.
Tinha 68 anos e morreu em conseqüência de leucemia.

Marcadores: , ,