segunda-feira, julho 09, 2007

Eventos Midiáticos

Ao contrário de outros finais de semana, neste até foi possível acompanhar a programação da televisão.
Além dos seis gols feitos pelo Brasil contra o Chile, chamam a atenção as tais "novas 7 maravilhas do mundo", e a aproximação dos Jogos Panamericanos. Eventos claramente "turbinados" pela mídia em geral, e pela Rede Globo em particular.
Nesta coisa de novas 7 maravilhas, chama a atenção a ausência da Torre Eiffel, e da Estátua da Liberdade, e o fato do nosso Cristo Redentor ser a única maravilha que não é plurissecular, como suas associadas, uma pirâmide Pré-Colombiana no México, a cidade de Macchu Picchu no Peru, o Palácio do Taj Mahal na Índia, as ruínas de Petra na Jordânia e a Grande Muralha da China. Nosso Cristo é muito jovem perto de seus associados.
Quanto aos Jogos Panamericanos, passamos por uma interessante evolução da quase indiferença aos jogos de Mar del Plata, em 1995, ao ufanismo com que a TV Globo nos cerca com as competições que começarão esta semana na cidade do Rio de Janeiro.
Na disciplina de História Contemporânea, da faculdade de História da UFRGS, o professor nos indicou para ler a obra "A Sociedade do Espetáculo", de Guy Débord, a qual ainda não tive ocasião de ler, mas que cada vez mais me convenço que devo ler. Pesquisei no saite da Livraria Cultura, e vi que o livro existe inclusive em edição brasileira, da Editora Contraponto. Inescapável.

Marcadores: , , , , ,