quinta-feira, julho 05, 2007

Percepções Infantis

"(...) Por exemplo, a percepção de que os objetos caem no chão, adquirida na mais tenra idade, pode dificultar a aceitação de que a Terra é esférica. Como as pessoas situadas no lado oposto não despencam? (...)
Em sua ingenuidade, as crianças tendem a achar que tudo foi criado para atender a determinada finalidade, propensão chamada de teleologia promíscua. Para quem tem 4 anos, as borboletas foram feitas para voar, as flores para embelezar, os cachorros para guardar a casa e os golfinhos para fazer acrobacias. No futuro, esta característica poderá sse tornar incompatível com a idéia de que a vida surgiu por acaso e que chegou até nós através da seleção natural.(...)

Trechos do texto "A percepção das crianças", publicado na revista CartaCapital, nº 450, de 27 de junho de 2007, pelo Dr. Dráuzio Varella. O texto fala da compreensão do mundo, por parte das crianças, a partir de um artigo publicado na revista Science, pelos pesquisadores Paulo Bloom e Deena Weisberg, do Departamento de Psicologia da Universidade de Yale. E a frase inicial do texto é "A dificuldade para aceitar fatos científicos é universal na espécie humana".
O Dr. Dráuzio Varella acredita, e é um dos grandes divulgadores da evolução e da seleção natural entre os brasileiros. Vez por outra, em seus textos, ou em seus vídeos, o ouvimos falar em "grandes primatas, entre os quais os seres humanos" ou coisa parecida.
Eu creio que Deus, de alguma maneira, criou o Universo, a Terra e o homem. Possivelmente nesta ordem. Alguém pode questionar que esta é a ordem em que o universo "evoluiu", vamos dizer. Eu certamente não poderia contestar.
A questão aqui é que o Dr. Varella afirma que essa característica infantil é a causa para a dificuldade de aceitar fatos científicos. Fico me perguntando a quais fatos científicos ele se refere? A própria evolução?
Por outro lado, alguns cientistas têm a tendência a serem teleológicos eles mesmos, ao traçarem caminhos da evolução, tipo, os braços da baleia se tornaram nadadeiras para tornar melhor a adaptação à vida na água. os braços do morcego se tornaram asas para ele poder voar, e por aí vai.
E, de qualquer maneira, já que o Dr. Varella falou em "teleologia promíscua" nas crianças, e eu comentei uma certa teleologia funcional na evolução das espécies, poderíamos perguntar, por que, afinal, as crianças tendem a achar que cada coisa foi criada para atender determinada finalidade?

Marcadores: , , ,