terça-feira, julho 31, 2007

José Paulo Kupfer: Rio 2007, Metáfora do Brasil

"Os Jogos Panamericanos do Rio não foram a catástrofe anunciada pelos críticos nem a maravilha que os responsáveis alardearam. Servem mesmo como uma metáfora do Brasil: uma nação com potencial para fazer o melhor, mas onde o desleixo, a imprevidência, a roubalheira e o descompromisso com a cidadania não deixam ir além de um paiseco meia-boca.

O Pan-Rio 2007 foi meia boca tanto no campo esportivo quanto na organização. O recorde de medalhas alcançado não credencia o Brasil a uma vaga entre os melhores do esporte no mundo. A organização do evento funcionou, mas não a ponto de eliminar muitas dúvidas sobre a capacidade brasileira de promover eventos ainda mais complexos, como uma Olimpíada.

Se os equipamentos esportivos – estádios, ginásios, arenas – surpreenderam pela grandiosidade e qualidade, os gastos para erguê-los também surpreenderam, mas, no caso, negativamente. Previsto para consumir R$ 400 milhões, a maioria de recursos privados, o Pan levou quase dez vezes esse montante, quase todo em dinheiro público.

Resultado: o que poderia ter sido uma obra em tudo benéfica ao País e ao Rio de Janeiro, a um custo perfeitamente compatível com os benefícios, terminou com gosto de desperdício e, mais do que isso, de total subversão de prioridades no uso dos recursos públicos.

Dá raiva!"

http://www.jpkupfer.com/?p=135

Eu apenas complementaria que não chego a ficar com raiva. Já foi pior, penso eu. Mas ainda precisa melhorar!


Marcadores: , , ,