segunda-feira, julho 30, 2007

Pan, Pena que Acaba! Ou, A Gente não quer só Comida!

Hoje é o último dia dos Jogos Panamericanos do Rio de janeiro. Uma pena que estão acabando.
Mesmo que o Governo Federal tenha enterrado ali uma montanha de dinheiro que poderia ser aplicada em educação, ou saneamento básico. o Pan trouxe para mim, e milhares de outros brasileiros emoções que não tem preço, como diria a propaganda do cartão de crédito.
Pouco importa se os Estados Unidos trouxeram equipes mais fracas, e o time D no basquete, se Cuba tem cada vez menos recursos para aplicar em esporte, e mesmo assim ficou na nossa frente, se a equipe do Canadá era pouco qualificada.
Acredito que o Pan tenha feito muito mais bem do que mal ao Brasil, e ao Rio de Janeiro.
Nas poucas entrevistas que prestei atenção, dava para sentir o entusiasmo dos atlestas brasileiros por estarem participando, algumas vezes vencendo, de uma competição em seu próprio país, apesar de todas as dificuldades que cada um enfrenta em sua própria modalidade.
No momento de aparente esgarçamento social que vive nosso país, é bom termos eventos que promovam um pouco de coesão social.
Vamos ver como será o desempenho dos atletas brasileiros na Olímpiada, no ano que vem, em Pequim, principalmente frente a Cuba, Canadá, México, Argentina, ...
Vamos aguardar. O país ainda pode vir a hospedar uma Copa do Mundo nos próximos anos.
Acho que a Olímpiada de 2012, ou 2016, foi tornada inviável. A nossa torcida, desse nosso povo tão simpático e amigo, demonstrou que está bastante apta para jogos de futebol, mas não tem classe para outras competições que exigem silêncio e respeito pelo adversário.

Marcadores: , ,