sábado, julho 21, 2007

Nouvelle Vague, e que Vague!

Coisas da Internet. Eu sabia absolutamente nada sobre uma banda, ou um grupo musical, chamado "Nouvelle Vague" até ontem, 17 de julho de 2007,quando vi um vídeo do grupo encaixado no Animot.
Ouvi a musiquinha e gostei. Colei aqui.
Fui procurar mais no YouTube, e havia mais, algumas delas estou encaixando por aqui. Com os encaixes dos vídeos no blog, fui procurar mais informações sobre Nouvelle Vague. Alguns dados estão na Wikipédia em Português, possivelmente traduzidos da Wikipédia em Inglês. O Nouvelle Vague é um coletivo artístico francês, que interpreta músicas dos anos 1980, aproximadamente, principalmente punk e new wave, em ritmo de bossa nova. De fato, você não leu errado. Se as informações que colhi não são falsas, um grupo de franceses cantando punk em ritmo de bossa nova!
Nouvelle Vague, para quem nunca ouviu falar é um termo associados a uma determinada renovação do cinema francês, na década de 1960, sendo que alguns de seus principais expoentes são Truffaut e Godard. E literalmente, em francês significa "nova onda". E bossa nova (Nova!) é aquela música de banquinho e violão, surgida na zona sul carioca, também na década de 1960, sob influência do jazz. E punk foi aquele rock básico de protesto surgido na segunda metade da década de 1970, no Reino Unido. Que foi suavizado, e ganhou sonoridades eletrônicas, com a new wave, na década de 1980. New wave, como se poderia esperar, significa "nova onda" em inglês. Tanta coisa nova junta, me faz lembrar um trecho de um filme que o Caetano Veloso andou cometendo, e que, se não me engano, se chamava "Cinema Falado", onde alguém dizia algo como "o novo será substituído pelo ainda mais novo!".
Pois o Nouvelle Vague, o grupo musical francês tem um saite oficial: http://www.nouvellesvagues.com/ . O saite mostra componentes atuais e antigos do grupo. O Nouvelle Vague teve diversas cantoras ao longo do tempo. O saite inclusive fala de um NV1, e de um NV2, os quais interpretei como Nouvelle Vague 1, e Nouvelle Vague 2. Assim, pude descobri que Melanie Pain é quem faz os vocais nesta "This is not a Love Song", e Marina Celeste canta em "Eisbaer" (ou "Eisbär").
Assim, aproveite o novo!

Marcadores: , ,

2 Comments:

Blogger Cé S. said...

até dias atrás eu também não conhecia o grupo. agora escuto sem parar.

6:57 PM  
Blogger José Elesbán said...

Eu também. Coisas da Internet.

3:50 PM  

Postar um comentário

<< Home