quinta-feira, julho 24, 2008

JOSÉ ALFREDO SILVA FILHO (1933-2008)

JOSÉ ALFREDO SILVA FILHO (1933-2008)

As transmissões do cronista Joe Silva

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Joe Louis tornou-se famoso por encher os adversários de porrada nos anos 30 e 40. Foi campeão mundial dos pesos pesados. Joe Silva não precisou bater em ninguém para ficar conhecido no Paraná. Bastou ser radialista e cronista esportivo.
O nome artístico, porém, revela que José Alfredo Silva Filho gostava de uma boa briga quando jovem. O Joe veio do boxeador dos EUA. O Silva era dele mesmo. Da junção, nasceu o apelido.
Natural de Dores do Indaiá (MG), mudou-se para Maringá (PR) na casa dos 20, atraído pelas perspectivas que o tio via na região graças ao "ouro verde" (café). Passou por várias rádios no Estado, foi dono de algumas, mas a paixão era pela crônica esportiva -chegou a ser presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do PR.
Nos anos 60, escalado para comentar um jogo no interior de SC, topou com dificuldades: com apenas uma linha de som na cidade, a narração de sua equipe não chegaria ao PR. Às pressas, recorreram a um transmissor de ondas curtas como quebra-galho. Trabalho feito, quando voltaram para casa, descobriram que ninguém havia ouvido o jogo. A gambiarra não funcionou.
Usuário do bordão "bem amigos" antes mesmo de Galvão Bueno, como garante o filho, Joe morreu na madrugada de anteontem, aos 74 anos, em Curitiba, em conseqüência de um AVC (acidente vascular cerebral). Deixa três filhos e sete netos.

Texto da Folha de São Paulo, de 17 de julho de 2008. Por que está aqui? Óbvio. É um homônimo do blogueiro.


Marcadores: