segunda-feira, janeiro 09, 2006

2 Filhos de Francisco

Você já viu o filme 2 Filhos de Francisco? Não? Então vá ver! Vá a sua locadora e alugue o disco (DVD) ou a fita (VHS). Há ainda a opção de comprar o disco (segundo o Larry Rohter, correspondente de The New York Times no Brasil, já foram vendidas 500.000 cópias oficiais, e talvez umas 400.000 cópias piratas do filme). Melhor ainda, vá a uma sessão especial de cinema (já que a essa altura ele já saiu do circuito comercial).
Vá e se emocione, se deixe comover por um filme muito bom! Você não gosta da música de Zezé de Camargo e Luciano? Não importa. Eu também não gosto. E isso não estraga o filme.
O filme é tecnicamente bem feito. Tem boa fotografia. Razoáveis reconstituições de época. Desempenho primoroso do ator Ângelo Antonio no papel do "seu" Francisco, e um bom desempenho, mais contido, da Dira Paes. De certa forma é um pequeno retrato do Brasil nos últimos 40 anos, em que grande parte da população migrou do campo para a cidade, e sempre em busca de uma vida melhor para si e seus filhos. O filme retrata isso. A migração. A luta por uma vida melhor. A luta para fugir da pobreza.
Então vá! Vá ver o filme! Além de tudo você vai ficar sabendo que o verdadeiro nome do Zezé é Mirosmar, e o do Luciano é Wélson. Bom, isso o "seu" Francisco podia ter escolhido melhor...