terça-feira, março 14, 2006

Israel Destrói Prisão Palestina em Jericó Para Capturar Suposto Envolvido com Morte de Ministro Israelense em 2001

E por falar em Israel (nota anterior), a BBC informa (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/03/060314_israelprisaojerico3rc.shtml) que o exército de Israel atacou e destruiu uma prisão palestina, em Jericó, para capturar Ahmed Saadat, militante da FPLP - Frente Popular de Libertação da Palestina, acusado de ter conexões com o assassinato do ex-ministro do turismo israelense Rahavam Zeevi, ocorrido em 2001. Saadat havia sido eleito deputado nas recentes eleições parlamentares palestinas, e era possível que a Autoridade Palestina viesse a libertá-lo, alegando não haver comprovação da ligação de Saadat com os assassinos do ex-ministro.
Um detalhe é que a prisão era mantida em parte sob vigilância de carcereiros norte-americanos e britânicos, que abandonaram a prisão alegando falta de segurança.
Como a região já está num impasse desde que o movimento político-guerrilheiro Hamas, que não reconhece a existência de Israel, obteve maioria no parlamento palestino, espera-se um acirramento dos ânimos...