sexta-feira, abril 28, 2006

Eucaliptos

Eu me aproximei da minha amiga bióloga e disparei:
- E aí, os eucaliptos realmente degradam o solo, esgotando água e nutrientes?
A resposta dela atalhou:
- Pois é, que bobagem aquela coisa que esse pessoal fez, né?
Claro que ela se referia a depredação de um viveiro de mudas e um laboratório de pesquisas da empresa Aracruz Celulose, e sabia que a minha pergunta tinha esse incidente como pano de fundo. Quem não saberia com a retumbante cobertura da mídia local e nacional?
Ela continuou:
- Mas pior mesmo é o pinus, que consome o solo muito mais...
- Pinus?
- É. Se tu viajas para os campos de cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, ...) tu vês plantações e plantações de pinus.
Ou seja, além de plantações de eucaliptos, temos plantações de pinus para produção rápida de madeira e celulose. Ambas espécies exótica à flora gaúcha. Ambas gerando florestas artificiais.
Eu tentei continuar:
- Mas e o eucalipto?...
- Sim consome recursos, mas a atitude desse pessoal foi uma bobagem.