domingo, maio 28, 2006

O Tenente-Coronel Marcos Pontes, Astronauta Brasileiro

Usei o termo astronauta porque ele foi treinado pela Agência Espacial Americana, a NASA, e a NASA chama o pessoal que ela treina de astronautas, mesmo que ele tenha ido ao espaço através da Agência Espacial Russa, que envia cosmonautas ao espaço.
Um leitor comentou comigo sobre a talvez precoce aposentadoria do coronel Marcos Pontes. Eu disse que não tinha uma opinião formada sobre o assunto. Mas achei o link abaixo interessante, com várias observações. Não digo que eu concorde com as posições do autor, mas acho que ele faz uma boa análise do assunto:

Ciência em dia: http://cienciaemdia.zip.net/#2006_05-27_12_25_54-6729496-25

A minha opinião? Como eu disse, não concordo, nem discordo, muito antes pelo contrário. Na prática, eu acho que isso significa "deixa o coronel Pontes em paz". Mesmo com tudo o que foi investido nele. Ele seguiu o interesse dele, como o fazem todos, ou quase todos, os humanos. A Agência Espacial Brasileira, ou a Força Aérea, é que talvez devessem ter feito algum tipo de contrato, estabelecendo contrapartes dele, se quisesse que isso fosse evitado.