sexta-feira, junho 16, 2006

Teorias de Conspiração e o Código da Vinci


A julgar pela produção audiovisual, norte-americanos adoram uma teoria da conspiração. Vide, a série Arquivo X.
No filme "O Código da Vinci", a certa altura um personagem diz que é preciso divulgar que Jesus foi apenas um homem, e que teve uma descendência com Maria Madalena, para "liberar as pessoas que permanecem escravizadas à Igreja". Me deu vontade de rir de tal declaração. Padres têm um certo poder, conhecem segredos que não podem ser revelados para que não percam tal poder. Como diria o José Simão: Rárárá!
Você acha fácil iniciar uma religião? Acha que pessoas fundam religiões para alcançar dinheiro e poder? Tente fundar uma!
A verdade é que as pessoas em número cada vez maior deixam de se submeter a qualquer autoridade eclesiástica. Aqui no Brasil, muitos se dizem católicos, desses muitos dizem discordar da orientação da Igreja. Então por que se dizem católicos? Muitos se dizem católicos, mas desses muitos não vão à missa, nem mensalmente, que dirá semanalmente. Se é verdade que no Brasil, muita gente se tornou evangélica, proporcionalmente, muito mais gente começou a se declarar ateu, ou sem religião, conforme o último censo.
Ou seja, muita gente está abandonando a fé, ou montando credos "a la carte" a partir de coisas como astrologia, ou filosofias éticas. Não estão escravizadas. Não é necessário nenhuma revelação bombástica.


1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Gostei da idéia do "Terra das Araras". :)

10:51 PM  

Postar um comentário

<< Home