terça-feira, agosto 01, 2006

Ainda Qana

Este blogueiro foi olhar o blog da Garota de Bagdá, que foi traduzido aqui como Bagdá em Chamas - Baghdad Burning, e também um outro blog de Bagdá, o Tesouro de Bagdá - Treasure of Baghdad. Ambos equalizam o massacre de Qana no Líbano, ao massacre de Amiriya em Bagdá, em 1991.
Em 1991, o Iraque, então governado por Saddam Hussein, havia invadido o Kuwait. O então presidente dos Estados Unidos, George Hoover Bush, pai do atual George Walker Bush, tomou a iniciativa de reagir à invasão do Kuwait. A doutrina do então comandante do Estado Maior dos Estados Unidos, Colin Powell, preconizava o uso maciço de bombardeios, e o uso maciço de tropas, para liquidar o inimigo.
Mas, e em guerras sempre há mas, dentre os bombardeios cirúrgicos americanos sobre Bagdá, os bombardeiros americanos lançaram bombas com grande poder de destruição sobre o abrigo Amiriya, onde havia mais de 400 mulheres e crianças, dos quais, segundo o Tesouro de Bagdá, apenas 10 saíram vivos.
O blog Bagdá em Chamas diz que sua autora demorou para perceber que as imagens na televisão não eram de mais um atentado no Iraque, mas sobre o bombardeio israelense no Líbano.
E já falamos anteriormente que este não foi o primeiro bombardeio israelense com vítimas civis em Qana.
Então, a cronologia é a seguinte:
1991: Quase 400 mulheres e crianças mortos no abrigo antiaéreo de Amiriya, Bagdá, Iraque;
1996: Cerca de cem civis morrem quando tentavam se proteger em um abrigo da ONU, bombardeado por aviões israelenses, em Qana, sul do Líbano;
2006: Cerca de 60 civis,l dos quais mais de 30 crianças, morrem em um bombardeio aéreo israelense, em Qana, sul do Líbano.

Os endereços dos blogs (em inglês):
Bagdá em Chamas - Baghdad Burning: http://riverbendblog.blogspot.com/2006_07_01_riverbendblog_archive.html
Tesouro de Bagdá - Treasure of Baghdad: http://baghdadtreasure.blogspot.com/2006/07/qanas-crimebaghdads-amiriya-shelter.html